Na briga direta pela liderança do Campeonato Brasileiro, o Flamengo precisa quebrar um tabu de quase cinco anos na próxima quarta-feira (14), diante do Palmeiras, no Allianz Parque.
Desde o dia 2 de outubro de 2011, o time carioca não sabe o que é vencer na capital paulista pela competição. Na ocasião, a equipe rubro-negra derrotou o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi.
Do triunfo contra o time tricolor até hoje, o Flamengo jogou 11 vezes na cidade em duelos válidos pelo Nacional – perdeu em oito oportunidades e empatou três partidas.
Apesar do retrospecto negativo, o meia Diego está confiante em uma vitória contra o Palmeiras.
“[O jogo contra o Palmeiras] Não decide o campeonato, mas vai ser um passo importante. Não temos que fazer nem mais nem menos do que temos feito até agora. A motivação vem de nós. Com todo respeito ao Palmeiras, é um jogo complicado, mas temos grandes chances de sair com um bom resultado”, afirmou o atleta ao Sportv, depois de o Flamengo derrotar o Vitória por 2 a 1, no Barradão, no último sábado.
“É um grupo maduro, que aprendeu a jogar sob pressão no momento certo da competição. Estamos tentando fazer de cada partida uma final”, avaliou o técnico flamenguista Zé Ricardo.
Curiosamente, neste período de jejum em São Paulo, o clube da Gávea enfrentou adversários que fizeram boas campanhas, como o campeão Corinthians em 2015, mas também encarou equipes que decepcionaram, como o próprio Palmeiras, que quase foi rebaixado em 2014. Dois anos antes, quando o time alviverde caiu, os dois clubes se enfrentaram em Barueri e deu Palmeiras: 1 a 0.
Nestes quase cinco anos, ainda há um empate por 0 a 0 contra a Portuguesa, em 2012. Em 2013, a Lusa mandou o jogo em Fortaleza, na Arena Castelão.
No ano passado, o time carioca perdeu para os três grandes da capital paulista em São Paulo.
Última vitória sobre Palmeiras foi decisiva
A última vitória flamenguista sobre o Palmeiras em São Paulo pode fazer tempo, mas foi decisiva. O 2 a 0 no antigo Parque Antarctica, em 2009, com gols de Petkovic, foi um dos ápices da arrancada do time carioca para o título do Brasileiro. Naquele momento, o Palmeiras era o líder do torneio e vinha decaindo.
Corinthians, o grande carrasco
Durante os quase cinco anos de tabu, o Flamengo perdeu todas as partidas que fez contra o Corinthians na capital paulista pelo Campeonato Brasileiro, com direito a duas goleadas por 4 a 0 – em 2013 e 2016. Inclusive, a derrota deste ano foi o único confronto que o time carioca fez em São Paulo até agora pelo Nacional.
Fonte: UOL