No Flamengo desde julho do ano passado, o peruano Paolo Guerrero pela primeira vez enfrentará um clube de fora do Brasil vestindo vermelho e preto. Será nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio Monumental, em Santiago, contra o Palestino-CHI. Após cinco jogos de ausência, motivados por convocação para a seleção do Peru, chegada ao Brasil em cima da hora da partida contra o Vitória e uma gastroenterite, ele volta ao comando do ataque titular rubro-negro.
Pelo Corinthians, o camisa 9 foi muito bem em duelos contra equipes estrangeiras. Seu primeiro confronto foi diante dos egipícios do Al-Ahly, e o segundo diante do Chelsea. Marcou nas duas vitórias corintianas por 1 a 0 e garantiu o Mundial de Clubes 2012 ao seu ex-clube. Pela Libertadores, fez 12 jogos contra gringos, fez oito gols, venceu oito vezes, empatou duas e perdeu quatro.
O jogador foi assediado no hotel em Santiago por peruanos que trabalhavam na obra de outro edifício. Há forte imigração peruana no Chile. São quase 200 mil em território chileno, que tem população de 18 milhões de habitantes. Há 23 clubes sociais peruanos registrados no Chile, três jornais, restaurantes e um time de futebol: o Club Deportivo Incas del Sur.
O peruano será o principal nome do time misto que o técnico Zé levará a campo. Sete jogadores não foram à capital chilena: Gabriel, Donatti e Leandro Damião, entregues ao departamento médico; além de Réver, Willian Arão, Everton e Diego. O provável Flamengo que encara o Palestino é formado por Paulo Victor, Rodinei, Juan, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Cuéllar e Alan Patrick; Marcelo Cirino, Fernandinho e Guerrero.
Fonte: GE