O futebol brasileiro teve 37 casos de racismo em 2015, um aumento de 85% em relação aos 20 incidentes registrados no ano anterior. Os dados estão na 2ª edição do relatório da ONG “Observatório da Discriminação Racial no Futebol” que será apresentado na próxima segunda-feira na sede do Vasco, em São Januário. Do total, 35 foram por discriminação racial e os outros dois por homofobia e xenofobia. O Rio Grande do Sul é o estado com mais casos registrados, 9 no total – foram cinco em 2014.
Nesta edição, a ONG também levantou casos em outras modalidades. Além do futebol, também foram registrados dois incidentes no vôlei, um no basquete e outro na ginástica, totalizando 41 casos no esporte brasileiro.
– É um aumento considerável e pode ser explicado pelas pessoas que se encorajam em fazer as denúncias após a divulgação dos fatos. Mas em pleno século 21 não deveríamos estar discutindo isso – comentou o advogado Maurício Correa da Veiga, secretário da comissão de direito esportivo da OAB e que esteve envolvido nos trabalhos do relatório.
Segundo Veiga, o material deve ser entregue à CBF, federações e entidades esportivas para que seja feita uma cartilha sobre racismo no esporte e distribuída aos torcedores.
Já a escolha da sede do Vasco para a apresentação do relatório deve-se ao histórico do clube de São Januário, que foi o primeiro time brasileiro a incluir negros e mulatos na equipe, na década de 20.
Fonte: De Prima
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Ver comentários
Tem que ser muito cego para nao perceber que isso eh pura manipulacao, uma criacao de atrito etnorracial artificial para que as pessoas se desagreguem e vejam as outras como inimigos.
Quando eh que voces irao aprender que tudo que vem dessas midias corrompidas nao presta para nada?
E ao contrario do que pensam, nao estao sendo legais e defensores dos frascos e comprimidos por publicar este engodo de tolo...
... mas, certamente, estao pagando uma de trouxa util!
Abram os seus olhos: ser gente boa nao eh necessariamente 'agir como gente boa', me entende?
SRn
O nome disso é frescura.
Se fosse povão até entenderia, agora um sujeito que ganha 100 mil por mês, xinga o adversário de fdp, viado, escroto e etc... fica ofendido quando o chamam de "macaco"?!
Alguém acredita que o cara chega na sua mansao de bmw e não dorme por conta disso?!