Notícias

Coluna do Torcedor: “A memória do brasileiro”

A memória do brasileiro é fraca mesmo! Estão escruvelando o cara que comanda o time que está em segundo lugar do Campeonato Brasileiro?

O Zé errou nesse jogo e pode ter errado em outros dois jogos, afinal ele é humano, mas é inegável que grande parte dessa campanha deve-se atribuir a ele! Pegou time desfigurado e em crise, sem esquema tático definido e franco candidato a brigar para fugir do rebaixamento (hoje estaria no lugar no Internacional). Arrumou a defesa, definiu o esquema tático, recuperou peças dadas como péssimos investimentos e que hoje são importantes e se impôs como técnico dando segmento a suas convicções independente dos palpites da torcida e imprensa modinha (demonstrou personalidade).

Olha que uma ou outra vez, ele colocou para jogar o time que muitos defendiam e aclamavam, resultado: deu muito errado (Donatti, Juan e Cuellar = vexame para o Figueirense pela Copa Sulamericana).

Eu vejo no Zé um futuro grande técnico e melhor, feito em casa, pois, “Craque e técnico, o Flamengo faz em casa”. Prova disso é que o mesmo time que ele pegou na zona de rebaixamento, ele conduziu até o sexto lugar do campeonato. O cara é estudioso, entende de futebol e conhece como ninguém o seu elenco, ou seja, é o ideal para comandar o Flamengo.

Depois que pegar mais experiência e o Flamengo investir em sua qualificação, ele será um grande técnico, mas se a torcida não tiver paciência com ele, quem vai colher os frutos no futuro será o Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Fluminense, Botafogo e até mesmo o Vasco (Campeão Carioca com técnico e auxiliar formados no Flamengo). Enquanto isso, não vejo a torcida do Botafogo querendo a cabeça de seu técnico, após o resultado de empate em casa com o Coritiba.

Aí eu pergunto: Quem seria melhor que o Zé Ricardo?

Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes (ambos fracassaram até na China), Luis Felipe Escolari (lascou o Grêmio e a Seleção), Muricy (aposentado e sem condições atualmente), Joel Santana (fanfarrão que trocou o Flamengo pela Seleção da Africa do Sul em momento delicado da Libertadores), Levir Culpi (Veja o Atlético e Fluminense), Ricardo Gomes (sem qualquer perfil para comandar o Flamengo e com trabalhos pífios no Brasil), esqueçam Marcelo Oliviera (bom técnico, porem não daria certo no Flamengo), Cuca (ainda tem que provar que sabe trabalhar apenas com as peças que o time dispõe, além de ser muito chorão, ou seja, não tem perfil para ser técnico do Flamengo), Roger Machado (É o Zé Ricardo do Grêmio. Tenho dúvida se funcionaria no Flamengo. Tem que ter mais bagagem e criar casca, pois, além de ser novo, não conhece o dia a dia do Flamengo), Fernando Diniz (o trabalho dele no Audax foi um ponto fora da curva. Veja o trabalho dele no Oeste quanto a campanha na Série B: Esqueça! Para mim é o mesmo que Jorginho, Deivid, Silas e Rogério Lourenço).

Os únicos técnicos do futebol brasileiro que considero capazes de comandar o Flamengo hoje são Tite e Dorival Junior, ambos impedidos. Acho que muitos torcedores têm que amadurecer e não se deixar levar por comentários de escusos de certos jornalistas.

Temos que tirar as nossas próprias conclusões, pois, isso me parece notícia ou comentário plantado por alguém que tem interesse que o Flamengo não se reestruture e perpetue a bagunça tática, bem como, jornalista torcedor de rival ou mesmo, algum técnico desempregado que tem interesse de comandar o Flamengo na Libertadores 2017.

Abram os olhos!

Herbert Freitas


Faça como o Herbert Freitas, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadofla.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

    • V ocê S abe Q uem....
      KKKKKKKKKKKKKKKKKK
      MasssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaHorroroújo !!!!!
      Muito boa...
      Grande Abraço !!!!

  • Se o Zé Ruela Ricardo entrar numa piscina com água pela cintura, Herbert Freitas morre afogado.

  • A lógica é simples no meu modo de ver:

    Onde vocês acham que esse Flamengo dos últimos jogos estaria brigando? Esse que tomou virada do Internacional(por sua vez não conseguiu vencer o lanterna essa semana); que tomou sufoco do Corinthians, time desfigurado e que passa por crise.

    A resposta é simples, lá na parte do meio da tabela, no máximo.

    Pra quem achava que os jogadores é que faziam a diferença, aí está a grande prova que não é bem assim.

    O que esse time vem demonstrando de bom - faz algumas rodadas que não o faz - é grande parte devido ao Zé Ricardo. O cara que pegou um "não-time" no meio da temporada, em um esboço de crise, e colocou na ponta disputando o título.

    Ou olhem para os outros trabalhos. Algum deles faz ou fez alguma coisa de muito melhor?? Dorival, Marcelo Oliveira, Cuca, Roger, Celso Roth?

    O Zé não é um Tite, mas é muito melhor que a esmagadora maioria dos que aí estão. Muito mais capaz que o Muricy por exemplo.

    Não acho que vale a pena troca-lo, acredito que o melhor é dar continuidade ao trabalho. Agora com um CT de ponta que vai ser inaugurado; sem ter que viajar. Acho que ele ainda vai fazer um grande trabalho e vai levar o time à conquistas.

    Essa é a minha opinião.

    • Respeito sua opinião Edson, mas não é bem assim, Muricy tinha um time e o Zé tem outro recebeu vários reforços no meio do ano inclusive zagueiros, Diego, Damião, Fernandinho, outra, Zé não mudou nada em relação ao Muricy, manteve o mesmo esquema de jogo e o que ele fez foi optar pelas peças mais ruins que tinha no elenco MA, Gabriel , Pará(que foi bem em alguns jogos e fraco em outros) deixou os gringos de fora como quase que dispensáveis, no mais teve sorte em vários jogos e quando precisou mudar o esquema tático ficou perdido!! é um aprendiz com um time milionário na mão, pode crescer pode, mas está muito longe de ser um técnico que o Flamengo precisa !!

      • Você acha que o ZR recebeu Messi, CR7 e Neymar depois que o Muricy né? Quer criticar o ZR, crítica. Acho que ele não deve continuar porque comete erros gravíssimos para um técnico de futebol. Mas teve méritos na organização do time, usando os piores jogadores. O que o time de Muricy tinha? Organização tática? Não. Bom sistema defensivo? Não. Bom meio campo? Não. Bom ataque? Não. Muricy foi extremamente nocivo ao Flamengo. Além de pedir a permanência de jogadores limitados que iriam ser negociados, pediu ainda os estercos do Fernandinho e do Chiquinho. Zé Ricardo deu padrão ao time antes mesmo da chegada dos reforços. Damião e Diego só jogaram a partir da 20ª rodada. O time não apresenta um bom futebol, mas no 1º turno tinha um estilo de jogo minimamente aceitável, jogando de igual para igual ou superior aos adversários. Entretanto os resultados não eram regulares, seja por decisões equivocadas do técnico, por desequilíbrio emocional dos jogadores ou erros individuais deles. No 2º turno, com a chegada do Diego, apesar dele fazer bem abaixo do que eu esperava dele, o time passou a ser mais regular, porém foram pouquíssimas boas partidas. O que acontece é que o técnico sabe jogar em um esquema só e tem dificuldade de fazer o time mudar a maneira de jogar. Troca peça por peça e não o esquema. Ele deveria ser auxiliar técnico e contratar um bom técnico, mais experiente para a Libertadores.

        • Yan, Zé Ricardo apenas usou o Esquema que Muricy já usava nada mais, ele tem muito mais medo de perder que vontade de ganhar, olha quantos jogos que ele comandou que vencemos por 2 gols de diferença !!! não acho que ele deva ser demitido até porque é sangue Rubro negro mas é muito inexperiente numa liberta, não aguenta pressão !! E outra nenhum time aki no Brasil tem Boateng ou Sérgio Ramos pra jogarmos com Messi e CR7, nosso ataque no papel é um dos melhores do Campeonato e por incrível que pareça funciona muito pouco, aí está a questão do Técnico !!

          • Praticamente o mesmo esquema (4-3-3 -> 4-2-3-1), só que bem mais organizado. Ao meu ver ele pegou o time que o Jayme colocou nas partidas contra o Grêmio e a Chapecoense, conseguiu ajustar o time taticamente, porém não quis sair muito de sua zona de conforto. Não variou o esquema, testou outros jogadores no lugar de jogadores medíocres ou aqueles que vinham/vem jogando mal no time titular e utiliza os mesmos jogadores de um elenco numeroso. Ele conseguiu montar um time tecnicamente mais fraco que o time do técnico anterior, mas com maior eficiência e equilíbrio. A falta de ousadia, erros nas substituições, medo de arriscar, dificuldade em enxergar o que está e o que está errado, não utilizar gringos, não utilizar bem o elenco, deixando jogadores com potencial no banco sem ritmo de jogo, ter apenas um esquema e não saber mudar o time quando esse apresenta dificuldades são fatores que o tornam, no meu ponto de vista, um técnico limitado. Que ele seja auxiliar e busque aprimorar/resolver esses aspectos. Mas que ele conseguiu tornar o time competitivo mesmo usando peças limitadas tecnicamente, ele conseguiu. Sobre o ataque, a limitação técnica dos pontas que temos e o fato de não termos um centroavante matador (o melhor deles é o Vizeu, mas está no banco) são os principais motivos de nosso ataque não funcionar bem e o ZR por usar somente esse esquema que depende dos pontas e joga com um centroavante isolado, não consegue resolver o problema. Outro fator é que mesmo nas partidas em que o Flamengo criou muitas chances o time não conseguiu aumentar o placar, recuando em seguida e tomando sufoco. O time tem mais dificuldade em fazer o 2º gol do que o 1º. Só pra vc ter ideia, fechamos o 1º turno como o time que mais teve chances claras de gol, mas com o 6º pior ataque (106 chances claras de gol e 23 gols feitos). Falta tranquilidade pra definir e também encaixar o último passe. Ultimamente, porém, criamos pouquíssimas chances, devido aos times estarem marcando o nosso jeito de jogar. Na partida contra o CAM, porém voltou o velho problema do 1º turno: várias chances criadas desperdiçadas, seja por defesa do goleiro ou capricho na finalização, recuamos e tomamos sufoco. Antes conseguíamos segurar o placar, agora não mais.

  • Verdade Herbert o mercado de técnico esta em baixa, tenho esperança no Zé também, no entanto ele necessita urgente aprender a trabalhar com os melhores, com os bons de bola, tentar de toda maneira encaixa-los, pois acredito que o Mais Querido vai contratar para o ano 'nomes de peso que vem pra ser titular' o que Zé vai fazer, vai deixa-los na reserva em detrimento de "esquema" ou jogador esforçado e limitado como MA, que ele volte para base então, ou vai ser técnico de time pequeno lá tá cheio de MA os esforçados da serie B é o que não falta, e outra, este Brasileiro a nação até vai aceitar um pouco, creio né, caso não o conquistemos devido as circunstancia, mas em 2007 a nação não vai aceitar outra desculpa, somente o título nos interessa .SRN

Notícias recentes

Gabigol encerra jejum de 5 meses após gols na final da Copa do Brasil

Último gol de Gabigol com a bola rolando havia sido na goleada de 6 a…

05/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

05/11/2024

EXCLUSIVO | Ex-Manchester United e Seleção Brasileira revela detalhes sobre negociação com o Flamengo

Volante Fred revelou bastidores de conversas em negociação com o Flamengo Apurado por: Thomas Alencar…

05/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

Filipe Luís usa trio inédito no meio de campo e prepara novidade em escalação do Flamengo

Flamengo tem jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão nesta quarta-feira (06) Filipe Luís encerrou a…

05/11/2024

Vitória no clássico! Flamengo bate Osasco fora de casa e quebra invencibilidade do rival na Superliga

Sesc RJ Flamengo não tomou conhecimento do Osasco nesta terça-feira (05) A maior rivalidade do…

05/11/2024