A novela que envolve a licitação do Maracanã ganha novos capítulos dramáticos a cada dia. No momento em que os clubes comemoram a possibilidade de administrar o estádio, o governo estadual volta a negociar, paralelamente, com o grupo Lagardère e BWA — que perdeu a primeira licitação — para que assumisse o atual contrato sem necessidade de nova concorrência pública. O grupo herdaria o estádio nos termos atuais concedidos à Maracanã S.A — Odebrecht e AEG. Com isso, os contratos entre os clubes seriam mantidos e eles não poderiam administrar, como pretende a diretoria do Flamengo.
A movimentação para que a francesa Lagardère (administradoras de estádios na Europa) e a BWA (empresa especializada em venda de ingressos) assumam o atual contrato foi confirmada por fontes do governo, das empresas interessadas e até da Odebrecht. Pessoas próximas do governador em exercício, Francisco Dornelles, são responsáveis pela negociação. Com o processo de arbitragem pedido pela Maracanã S.A. junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), o governador quer evitar que o estado tenha de assumir, mesmo que temporariamente, o Maracanã.
A Odebrecht, majoritária no consórcio, não pretende ficar à frente da administração do estádio até março de 2017, quando o governo espera que o novo processo licitatório esteja concluído. E, por isso, entrou com o processo de arbitragem. Porém, a FGV, juíza do caso, pode decidir pela devolução do estádio ao estado antes de março, como quer a empreiteira. Dessa forma, o governo que tem problemas de caixa, precisaria sustentar o Maracanã por alguns meses.
O novo processo era para ter sido feito durante os Jogos Olímpicos para que, no final da Paralimpíada, o novo dono já fosse conhecido. Em junho, a Odebrecht avisou formalmente o governo que estava oficialmente encerrando as negociações para se manter à frente da administração do Maracanã. Nesse mês, o novo processo de licitação poderia ter começado, já que ele era estudado desde fevereiro.
No entanto, a Lagardère e BWA, que tentaram negociar a “compra do contrato” atual ainda com a Maracanã S.A., passaram a negociar diretamente com o governo. Agora, com o pedido de rompimento formal feito pela Odebrecht.
Porém, esse processo atrasou devido às negociações entre o governo do estado e o consórcio Lagardère/BWA. Agora, com a arbitragem oficialmente pedida, o governo não precisa mais do aval da Maracanã S.A. para que o contrato seja firmado sem nova licitação. A lei federal de licitações (8.666) permite que, em caso de desistência formal do consórcio vencedor de uma licitação, o segundo colocado assuma, desde que ainda cumpra as exigências do edital em vigor.
No entanto, segundo fontes do governo, o secretário da Casa Civil, Leonardo Espindola, responsável pelo novo edital, é contra esse acordo, porque ele vem com problemas antigos. Espindola defende a nova licitação, com a parceria dos clubes. Foi ele que, em setembro, contratou a FGV para fazer o estudo de viabilidade econômica e elaborar a base de edital que será lançado no ano que vem.
PREOCUPAÇÃO RUBRO-NEGRA
E é com a força jurídica de Espindola que o Flamengo conta para seguir a estratégia que vai usar na concorrência para tentar administrar o estádio. Além disso, publicamente, não pegaria bem para o governo voltar atrás da decisão de deixar os clubes participarem da nova administração, ainda mais, depois de o edital estar sendo elaborado. No entanto, o Flamengo já sabe que a conversa entre o governo e Lagardère/BWA estão adiantadas e demonstra preocupação com isso. Já o Fluminense, por enquanto, não se preocupa, pois o atual contrato de uso do estádio lhe agrada.
O atual modelo de concessão teria que ser renegociado com a Lagardère/BWA, já que ainda está em desequilíbrio, com a proibição da construção de estacionamentos e lojas onde estão o Júlio de Lamare e o Célio de Barros.
Fonte: O Globo
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Flamengo encara o Atlético-MG no próximo domingo (10) Depois de vencer o Cruzeiro por 1…
Simeone e Filipe Luís trabalharam juntos por oito temporadas no Atlético de Madrid (ESP) Após…
Vitória contra o Cruzeiro garantiu maior sequência invicta da história contra o time mineiro O…
Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…
Depois de ter caído para quinta colocação, o Flamengo voltou ao G-4 do Brasileirão O…
Ver comentários
Desde o início o Maracanã deveria ter sido administrado pelos clubes (Fla em especial), o flor viria de contrapeso. Novelinha...o Fla tem que partir para a construção do seu Estádio. O Governo dificilmente vai deixar os clubes participarem da licitação, pois não é interessante para ele. Querem manter os clubes 'prisioneiros" ao Maracanã. O time de maricas, claro que está na dele pensando nele somente como sempre. OK, cada um na sua mesmo. Por essas e outras, simples...o Fla não assina contrato e quero ver...mas tem que ser firme mesmo. Jogar duro e ficar encima, pois é ano de eleição. Tem que pressionar os políticos, ai pode até ser.
O problema de partir para a construção de um estádio novo e conseguir as autorizações da prefeitura e principalmente do Estado, acho que o Estado não vai liberar nunca, pois como vc disse, ele quer manter os clubes presos ao Maracanã.
Olha a novela que está para conseguir as autorizações para a Arena McFla, um ginásio minúsculo e nada, imagine um estádio de médio a grande porte.
Então o Flamengo nunca vai escapar das garras do Estado, Prefeitura,etc.. ai no Rio de Janeiro?
Meu amigo o governo fica muito feliz com seu pensamento é ttudo que ele quer um pensamento derrotado antes de tentar entrar na guerra esse estádio sai sim que eles não querem aautorizar todos idiotas já Sabem chega de ficar repetindo isso é vamos fazer o mesmo coro queremos estádio próprio e pronto a pressão vai ser grande pra ele sair
Ainda bem que temos profissionais dirigindo o Flamengo, se fosse depender de pessoas como você, estaríamos completamente quebrados.
O Fla não jogará mais no maraca. Simples assim...SRN
A nossa torcida quer um estádio? a partir de 200 mil ST teremos a possibilidade de ter nosso estádio.
Todos sabem que nossos diretores atuais sabem administrar, mas se vierem no futuro algumas Patrícias Amorins se reelegerem? A possibilidade é mínima mas existe. Essa deve ser a preocupação do governo.
Se tivesse a PA no comando, já tinha entubado o maracanã não importanto o apoio.
Rs, que desespero. Se a Odebrecht que é daqui não conseguiu ter lucro, agora que está provado que o Maracanã não se sustenta sem Flamengo, é mais difícil essas estrangeiras oferecerem muito.
Amigo, você é o moderador desta página?!?
simples, não aceita. volta rodar o brasil. não vão aguentar 3 meses sem o fla.
simples ...so boicotar jogar nesse estadio... roda o brasil de novo .. arruma algum estadio no rio .. ate eles se afundarem em prejuizo !! maracanã sem flamengo, com todo respeito ao que esse estadio ja representou, vira um ELEFANTE BRANCO !
E ai defendedores desse maldito estádio, ainda querem serem mais humilhados ? Tá pouco querem mais ? Já não.basta ficar 2 3 anos sem estádio pq não é é nem nunca sera nosso já chega de ser humilhado esquece esse estádio desgraçado chega de humilhação e parte pra fazer o nosso jogamos 3 anos em estádios pequenos e grandes aalugamos o maracanã até até ficar pronto depois deu aDeus a esse estádio maldito e mandem o governo ir pro inferno e vamos cuidar do que poderemos chamar de nosso e verdade não um estádio que marcam casaamentos la ee temos que caçar outro local pra jogar por causa disso
tem torcedor que eu vou te contar e igual corno sem vergonha e levando chifre da mulher é querendo voltar e a mesma coisa desse estádio e sendo humilhados e falando que quer é ele
Se eu fosse alguma coisa dentro do Flamengo eu engajaria os torcedores na construção do estádio. Criaria uma meta de sócios-torcedores (no mínimo 6 dígitos) e um prazo entre 3 a 5 anos; teríamos um aumento incrível nos Sócios torcedores, um estádio aceitável e estaríamos OK para construir uma nova história ainda mais vitoriosa.
Hahahaha O PMDB fode com o Flamengo até hoje, não me surpreenderia se deixassem o clube mais uma vez fora da licitação.
Mas o cidadão rubro-negro merece, vai eleger prefeito um merda que recebe apoio de grande parte do PMDB pra continuar a farra das empresas nessa cidade, como é no Estado. Também não me surpreenderia se o Maracanã virasse um templo da Universal.
Um dia a gente aprende. Ou não.
Aprende nada amigo. Brasileiro é igual mulher de cafajeste. Não vamos aprender nunca. Vão eleger um prefeito que claramente está com todas as forças obscuras da política ao seu lado.
Eu já perdi minhas esperanças.
O problema eh que se elergermos o outro, estaremos fudidos tb. Chegamos numa sutuacao bizarra e surreal.