Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Santa Cruz neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O jogo, válido pela 29ª rodada da competição nacional, opõe duas equipes em extremos opostos da tabela, já que o time pernambucano é o vice-lanterna, com apenas 23 pontos, contra 54 do time rubro-negro.
A partida, entretanto, tem caráter decisivo para ambos. No Flamengo, o objetivo é somar os três pontos para continuar a perseguição ao líder Palmeiras na disputa pelo título. Já o Santa busca o milagre ainda possível de escapar do rebaixamento.
Com chances matemáticas de realizar o feito, a equipe pernambucana teria que vencer pelo menos sete das dez partidas que lhe restam na competição, o que significa alcançar um nível de aproveitamento de 70%, superior ao do Palmeiras.
Em entrevista coletiva, o meia João Paulo expressou o sentimento que domina o elenco pernambucano.
“A gente acredita né. Não é da boca pra fora, mas enquanto houver chance matemática, a gente vai entrar em campo pra conseguir os pontos necessários para gente fugir (do rebaixamento). Eu acho que se não fosse assim a gente nem entraria em campo.”
Já do lado do Flamengo, o técnico Zé Ricardo encara com naturalidade o fato do Palmeiras ter aberto três pontos na frente na última rodada, e tenta tirar a cabeça do elenco da tabela da competição e manter o grupo focado na próxima partida.
“A gente não tem motivo para estar desanimado. Cair em estresse porque aumentou a diferença. Sequência dura que temos e que os adversários também terão. Temos que pensar rodada a rodada.”
Para a partida deste domingo, as duas equipes têm desfalques importantes. No Flamengo, o lateral Jorge está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do São Paulo, assim como Leandro Damião. Como Paolo Guerrero está servindo à seleção peruana nas Eliminatórias da Copa, o jovem Felipe Vizeu será o comandante do ataque contra o Santa. Já Chiquinho deve entrar na lateral esquerda.
Outra alteração que deve ocorrer nos titulares do Flamengo é a entrada de Fernandinho no lugar de Everton. Este último tem apresentado desgaste físico acentuado nas partidas e não está com o mesmo rendimento de antes.
Se no Flamengo o problema maior é no ataque, no Santa Cruz os principais desfalques são na defesa. A dupla de zaga formada por Neris e Danny Moraes recebeu o terceiro amarelo no duelo contra o Palmeiras, na última segunda-feira, e não joga. Wellington Silva e Luan Peres comporão o setor.
Outro desfalque, este por razões médicas, será o volante Derley, vetado por conta de uma tendinite no tendão de Aquiles da perna esquerda. Jadson será o substituto. Já o lateral esquerdo Allan Vieira, que era dúvida até a quinta-feira, voltou a treinar e está confirmado.
Fonte: ESPN