A final do Brasileiro tem exposto uma disputa fora de campo entre duas forças que se opõem radicalmente – de um lado, Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, indiciado pela Justiça dos EUA por crimes de corrupção e que não viaja para o exterior com receio de ser preso; do outro, Eduardo Bandeira de Mello, presidente do clube de maior torcida do País e responsável direto pelo saneamento financeiro do Flamengo. Com o poder do futebol nacional em suas mãos, Del Nero leva vantagem no confronto.
Se continuar na CBF até o fim do seu mandato, em 2019 – hipótese pouco provável -, Del Nero vai querer a reeleição e tentará administrar a resistência de muitos clubes das Séries A e B do Brasileiro que têm visto em Bandeira de Mello uma liderança emergente.
Já submerso numa crise que impede a transferência de US$ 100 milhões da Fifa para a CBF, porque a entidade máxima do futebol suspeita da gestão da confederação, Del Nero sofreria um desgaste político mais acentuado ainda se visse o Flamengo de Eduardo Bandeira de Mello conquistar o Brasileiro de 2016.
Por isso, Del Nero, cujo coração pulsa pelo Verdão, não esconde sua torcida contra o Flamengo entre seus auxiliares mais próximos.
Talvez por coincidência, a CBF tenha vetado recentemente a venda de mando de campo nas rodadas finais do Brasileiro. Isso foi feito dias depois de o América-MG ‘vender’ o local de seu jogo com o Palmeiras – de Belo Horizonte para Londrina, cidade em que a torcida palmeirense é imensa. O Flamengo reclamou, mas não passou disso e vai ter de enfrentar o América na capital mineira em 16 de novembro.
Agora, o Rubro-Negro se vê diante de outra controvérsia, provocada pelo árbitro Sandro Ricci no jogo em que venceu o Fluminense por 2 a 1, em 13 de outubro, em Volta Redonda (RJ). O gol anulado de Henrique, que seria o do 2 a 2 e que estava realmente em impedimento, virou alvo de investigação pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de suposta interferência externa que teria levado Ricci a invalidar o lance.
Até aí, flamenguistas e tricolores podem apresentar argumentos cada qual em defesa de seu clube e isso não vem ao caso. O que é de se estranhar, no entanto, é a reação do presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, que declarou serem robustas as evidências de interferência externa na decisão de Ricci. Ao se manifestar dessa forma, Piacente praticamente já antecipou a votação do tribunal – ou seja, o jogo deverá ser anulado.
“Mais prudente seria que ele tivesse ficado em silêncio e deixado a procuradoria do STJD se manifestar”, disse ao Terra um especialista em direito esportivo e figura presente quase toda semana no plenário do STJD para defender clubes de todo o país.
O presidente do STJD ocupa o posto desde 14 de julho e só chegou lá graças à interferência externa de Del Nero, que foi seu cabo eleitoral número 1 em eleição realizada entre os nove auditores de última instância do tribunal. Piacente havia sido presidente do TJD-SP quando Del Nero dirigia a federação paulista. Os dois são aliados antigos e trabalham em conjunto.
Não é preciso ir longe para saber como começaram as rusgas entre Del Nero e Bandeira de Mello. A Primeira Liga, cada vez mais viva no cenário nacional, só se manteve até agora em razão do esforço do presidente do Flamengo. Ele apagou incêndio que se anunciava devastador, meses atrás, quando Gilvan Tavares jogou a toalha e anunciou sua saída da presidência da Liga, por razões políticas. Bandeira de Mello o convenceu a voltar atrás.
A saída de Gilvan, naquele momento, provocaria uma ruptura que provavelmente esfacelaria o movimento de clubes. Enquanto a Primeira Liga tentava se impor, a CBF de Del Nero fazia de tudo para boicotá-la. Esse desencontro permanece até hoje, tanto que a Liga não é reconhecida oficialmente pela CBF.
O dirigente da confederação teme que uma liga nacional de clubes esteja sendo semeada por Flamengo e outros grandes do Sul e Sudeste do Brasil. E nada indica que ele vá diminuir sua disposição de tomar medidas contrárias à Primeira Liga.
Além dessas questões, há uma outra que também deixa clara a oposição entre Del Nero e Bandeira de Mello. O presidente do Flamengo está à frente de um grupo de grandes clubes que ameaçam ir à Justiça para obrigar a CBF a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que determina a participação dos clubes das Séries A e B nas assembleias eletivas da confederação.
Del Nero e seu grupo não admitem isso e tentam, em conversas reservadas com um e outro presidente de clube, dissuadi-los de recorrer à Justiça.
Convicto de que o sucesso do Rubro-Negro representa uma ameaça ao seu projeto de poder na CBF, Del Nero tentou em vão uma aproximação com Bandeira de Mello. Convidou o desafeto para ser o chefe da delegação do Brasil na Copa América Centenário, em junho, nos EUA – competição em que a Seleção foi eliminada na primeira fase.
O dirigente do Flamengo aceitou a honraria, em nome de seu clube, mas voltou atrás dias depois por causa dos maus resultados do time no início do Brasileiro – havia pressão interna para que não se ausentasse da Gávea. Como Del Nero não ousaria viajar para o país no qual é denunciado por corrupção, substituiu Bandeira pelo coronel Antônio Nunes, um dos vices da confederação.
Bandeira de Mello já tinha ‘dado o bolo’ em Del Nero numa outra oportunidade. Mas daquela vez em conjunto com presidentes de outros grandes clubes. Foi em outubro do ano passado, quando o presidente da CBF recebeu os integrantes da Primeira Liga para uma reunião seguida de almoço na sede da entidade. Os convidados participaram da primeira parte do encontro e recusaram a refeição, num claro recado a Del Nero.
Fonte: Sílvio Barsetti
Terra Esportes
Ver comentários
Leitura interessantes dos fatos, só achei errado o presidente aceitar o convite da CBF poderia alegar que não havia como abandonar o Flamengo naquele momento, ele foi claramente usado no meio da coletiva do Dunga para a CBF demonstrar poder; A CBF joga sujo, os clubes de SP jogam sujo, a Globo joga sujo, tudo para atender os seus interesses e manter os clubes sobre a coleira, É HORA DE APOIARMOS O BANDEIRA,
e cobrarmos mais lisura no futebol brasileiro. Minha seleção é o Mengão.
SRN #FODASEACBFEAGLOBO
So não entendo a emissora.
Querem que o Mengão assine o carioca nos termos da federação do rio de janeiro!
Faz sentido seu comentário. A globosta é revanchista. Ela sempre ataca quem não se alinha aos seus interesses.
A rede globo coloca seus interesses comerciais e financeiros acima do esportivo, acho que o Bruno (abaixo) citou um ótimo exemplo, ela não quer saber se os presidentes da federação carioca e da CBF são uns canalhas que administram o futebol de maneira leviana e desorganizada, o que ela visa é a audiência e dane-se o resto, até por que é melhor tratar com um corrupto do que com um dirigente honesto, e quem perde nessa é o futebol brasileiro, pois ela sempre vai priorizar o time que ela deseja, nesse caso a Peppa.
a emissora compra os direitos para a transmissão, não existe time da globo, a globo infelizmente e a melhor no quesito esporte no país, interesse? claro que tem, ela paga bilhões para transmitir e exige, não gosto da globo mas para criticar a emissora temos que largar o lado clubismo, a globo transmite os jogos do flamengo não importa onde, leitura labial não e prova de nada, a emissora tem os profissionais e sabe dobra esses amadores que administram os clubes, e o palmeiras vai fechar com ela porque qual emissora vai pagar o que ela paga, esse lado torcedor de boteco não pode existir.
Não é lado de torcedor de boteco não, é exatamente o contrário penso que uma empresa que preze pela sua honestidade e transparência deveria se preservar quanto aos seus parceiros comerciais e deveria exigir a saída do Del Nero e também entender que ela não é Dona do futebol brasileiro, se criticamos o Flor por achar Imoral o pedido de anulação do jogo não devemos esquecer que ainda assim é legal, então só por que a globo paga ela deve ditar os horários dos jogos e influenciar nas partidas? Há um título sendo disputado sabia? Por que não há um protocolo de transmissão como na copa do mundo para preservar os árbitros? (impedimento só após a confirmação do juiz) Por que fazer reportagem com leitura labial sendo que o lance foi irregular e gerou mais revolta dos adversários? (só para ficar no pontual, mais assunto é muito mais profundo). É preciso ter responsabilidade também, o esporte tem que estar acima de tudo. sem contar que qualquer empresa séria deveria assinar o pacto pelo esporte que cobra das entidades mais transparência (O acordo é voluntário e visa definir regras e mecanismos nas relações de investidores com entidades esportivas (confederações, federações e clubes, ou seja corrupto não assina). Papo de boteco é ser superficial nas análises e achar que quem paga pode tudo, mas nós estamos no Brasil, entendo seu ponto de vista, (pagou - levou) só não concordo e jamais concordarei, acima do dinheiro está o esporte, e nessa questão a CBF se encaixa perfeitamente nas pretensões globais e vice-versa . SRN
Eduardo,
acredito que o Bandeira aceitou o convite porque infelizmente a política é a arte de constranger sem transparecer. Então ele foi colocado em uma posição de constrangimento social. Se ele diz não, "todos os outros" diriam que o Bandeira não é uma pessoa de diálogo.
Tem até muitos na imprensa esportiva que condenam o Bandeira por bater tanto de frente dizendo que isso acaba se refletindo na falta de força política no momento do Flamengo - o problema é que isso é traduzido para cabresto.
Força EBM,
E mantenha o Zé para o ano que vem. Só que com autonomia. Faça a cartase do Jaime de Almeida.
SRN
Respeito o seu ponto de vista, mas realmente achei desnecessário, uma vez que ele apareceu de surpresa lá (nem dirigentes do Fla sabiam, lembra?), então se ele negasse ninguém saberia sequer que foi convidado. SRN
Concordo Eduardo
Sou Flamengo
Seleção Brasileira pra mim não existe
não assisto e lá em casa nem deixo ligar no canal que passa
Na hora do jogo da seleção vejo Lagoa Azul em fita de video.
Só para deixar claro, a questão não é o time, mas sim os dirigentes que lá estão, que a cada sucesso da seleção se perpetuarão no poder, assim como todo esse sistema corrupto e nefasto que atrasa o futebol brasileiro como um todo. Vai de cada um, quem conseguir fechar os olhos para isso só tenho a lamentar, mas devo admitir que é algo cultural. SRN
Torço contra a Seleção Clubista da CBF pq Sei q eu ñ ganho nada e os Mafiosos se dão bem
O Flamengo tem de mandar todios seus inimigos para PQP,pois estes times de 2° e 3° divisões são o lixo e a vergonha do futebol nacional. Ao meu ver já passou da hora de mandar a CBF se fuder e o Flamengo organizar uma liga nacional com o maior número possível de clubes. A CBF é o câncer do futebol e ela não pode continuar avacalhando com ele. Vamos fazer barulho,esta palhaçada tem de acabar,se Flamengo e Corinthians cortassem relações com a CBF eles iasm ficar na sarjeta !
Pelo fim da putaria ! Temos de extinguir os poderes da merda chamada CBF !
SRN !!!!
Tricolor filho da puta !!!!
O time mais ridículo do mundo !
Rei da viadagem e do tapetão !
Monte de lixo !
Curica Sao amigos da CBF esquece
Sempre podemos escolher nossos amigos,não podemos escolher os inimigos.
Tenho certeza que no RJ nunca teremos apoio,os outros são pequenos e invejosos demais. Não existe clube no Brasil a nossa altura,tenho certeza disso,porém sozinho é muito mais difícil.
A melhor opção é influenciar um a um que o campeonato forte todos ficarão mais fortes. Não há como explicar isso a gente que quer validar gol ilegal ou pessoa que acha que a única coisa importante é ter estádio.
Flamengo é melhor e maior que todos !!!!!!!!
SRN
Não acredito que li um texto decente dessa mídia 7x1.
Quanto dinheiro não deve estar rolando nos bastidores!
Tadinha da pepa ne Tinha que forcar a barra para ganhar.desespero de 23 años na fila.SRN
mosaico gigante com os dizeres. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. SRN
Os que odeiam o Flamengo Sao engracados.Ue cade Flaglobo Mamae Globo? Esses times Sao tao lixos que ao inves de sé unirem todos para derrubar essa rataiada de CBF ficam e tentando prejudicar um e outro.Ta Ai essa paulistada fazendo circo e com a ajuda do Aladin Tapete acabando com o futebol brasileiro.SRN
O delnero administra a CBF estilo PT, a sorte dele que Sérgio moro esta o investigando kkkkj
Essa raça tem que ser varrida do mundo esportivo. O Flamengo é e sempre será o maior adversário da ferj e da cbf. O Flamengo é um GIGANTE sempre incomodou, mas por questões de má administração figurou como coadjuvante. O Flamengo é tão grande no cenário brasileiro que poderia formar uma federação sozinho, formar os times e levar um campeonato. A cbf e os clubes sabem do potencial do Flamengo e vão fazer de tudo para atrapalhar a caminhada do GIGANTE Flamengo. Se formos campeões neste ano dificilmente teremos vida fácil, mas cá entre nós: Quando tivemos vida fácil nos últimos 35 anos?
Então já sabemos que o fla n ganhará o campeonato, pois a sacanagem é monstra, ainda tenho dúvidas em dar credibilidade a um jogo qualquer onde sempre sabemos quem é o vencedor da partida antes de começa lá. Vergonhoso, o Del Merda está ainda nessa condição sabendo que esta mais cagado que pau de galinheiro. Ridículo esse campeonato. Nao compro mais ingresso pra assistir jogos. Acho q todos deveriam fazer isso.
Acho que a situação poderá mudar de acordo com a opinião pública, ainda dá pra acreditar sim. Só o fato dessa matéria sair, já os deixa constrangidos. SRN
Eu acredito que seremos campeões, desde que o ZR mude algumas peças e varie o esquema. E acho que ele acordou, pelo menos sinalizou a mudança após o jogo de domingo.
Fala, Elvis! Ele sinalizou que poderia mudar o time? Vi uma matéria hoje que praticamente descartava a utilização do Mancuello e Cuéllar até o fim do campeonato porque estão sem ritmo. Me deu uma desanimada. Realmente torço pra que ele varie o esquema e volte a usar o argentino.
Fala, Johny.
Eu acredito que vamos nos fortalecer ainda mais depois desse episódio.
Pq agora ficou configurado que lutamos contra tudo e todos, desde as facções corruptas do futebol cbf, stjd, ferj, bancada da bola, até os adversários que fecham com o errado, como flu, palmeiras, vasco, etc.
Agora, para isso, é preciso que o ZR mude algumas peças e varie o esquema, pq ele já sinalizou após o jogo contra o inter que é preciso mudar alguma coisa. Pelo menos eu entendi isso. E se não o fizer por bem, o fará na marra domingo no maracanã. Já falei com amigos aqui no Rio, pq as vendas começam hoje, e geral tá acreditando nisso, que o time precisa mudar. Não é só o Mancuello, é tb a entrada de Damião ou Vizeu.
Na minha opinião, é imprescindível colocar Mancuello, Damião ou Vizeu e dar sequência a eles, dando tb oportunidades a Adryan e Tiago Santos. Para isso é preciso tirar a panela (gabriel, cirino, alambik e sheik) e substituir o caramujo em determinados momentos dos jogos - já que barrá-lo e dar uma sequência pro Cuellar ou Ronaldo, eu confesso que perdi as esperanças faz tempo -, já que esse bucha é menos um em campo (Vitinho que o diga). Agora é hora de sair da zona de conforto e arriscar tudo.
Tomara, camarada! Concordo que é hora de arriscar, privilegiar jogadores com maior capacidade ofensiva e não apenas operários. Minha dúvida é se o Zé vai fazer isso, mas realmente com o Maracanã de volta a história é outra. Vamos com tudo! SRN
Quais mudanças ?
Fala Cosme!
Cara, eu queria ver aquele time que jogou os minutos finais contra a chapecoense ou aquele que encarou o figueira no pacaembu.
O ideal seria:
Muralha, Pará, Rever, Vaz e Jorge; Cuellar, Arão, Mancuello e Diego; Guerrero e Damião.
Aí no segundo tempo, conforme fosse, colocaria um ponta (Tiago santos, Fernandinho, Éverton ou até o Adryan ou Paquetá) pegando o adversário mais cansado, colocaria o Vizeu que vem em grande fase, Ronaldo no meio pra segurar e reforçar a marcação e de repente alambik, que só joga bem faltando 20 minutos pra acabar.
O resto (caramujo, gabriel, cirino e sheik) eu colocaria só se eu batesse a cabeça e perdesse o juízo .
Abs
Com certeza, meu amigo... O problema é o cabeça dura do Zé tentar fazer o óbvio... Abraço... SRN