Colunas

O caso Alan Patrick

Na última quarta-feira, o Flamengo entrou em campo contra o Palestino pela Copa Sul-americana e como já sabemos, mesmo jogando com a vantagem, a equipe rubro-negra acabou sendo eliminada da competição. A quarta desclassificação do time no ano acabou se tornando um prato cheio para uma enxurrada de críticas. E um dos jogadores mais lembrados pela torcida foi o meia Alan Patrick.

Chamado de lento e displicente, o meia ex-Shakhtar Donetsk não foi poupado pela má atuação diante da fraca equipe chilena. Na primeira metade da partida, atuando como meia centralizado, não deu criatividade ao time. E após a entrada do argentino Mancuello, foi deslocado para a faixa direita do campo e não deu o apoio ofensivo que a equipe necessitava. Fora a má atuação, adiciona-se o cansaço que demonstrou a partir da metade do segundo tempo, digno de quem acabara de correr uma maratona.

Mas não só de maus momentos vive Alan Patrick. Em sua última partida no campeonato brasileiro, contra o Cruzeiro, entrou no segundo tempo para ser peça fundamental na espetacular virada rubro-negra. Atuando na vaga de um dos pontas e jogando mais aberto pela faixa esquerda, Patrick conseguiu se reinventar e deu as duas assistências para os gols do Mais Querido. Nesta oportunidade, as críticas eram poucas e os elogios eram muitos.

Alguns passaram a falar que Patrick era jogador de segundo tempo. Que só rendia entrando no decorrer das partidas. Mas seria justo chamá-lo assim? É bom lembrar que antes da chegada do astro Diego, ele era o meia titular do time. Era a principal peça de organização das ações ofensivas da equipe. Havia ganhado a posição do argentino Mancuello com méritos.

A grande verdade é que Alan Patrick alterna bons e maus momentos com a camisa rubro-negra. Por este motivo, alguns o chamam de vagalume. Oscila entre lapsos de craque e momentos de preguiça.

Pensando no futuro, seria uma boa manter este jogador no elenco para 2017? O meia ex-Santos e Palmeiras tem contrato de empréstimo até o final deste ano e para mantê-lo, o Flamengo precisaria negociar com os ucranianos a compra do seu passe ou uma improvável prorrogação de empréstimo. Para compra, Alan Patrick é um jogador caro. Seu passe gira em torno de R$ 16 milhões. Para empréstimo, a negociação se torna quase uma missão impossível. Os ucranianos dificilmente aceitariam um novo empréstimo do jogador.

Pensando no presente, Alan Patrick ainda pode e deve ser muito útil na busca do heptacampeonato.

Que a “lâmpada” do vagalume fique mais acesa do que apagada.

Curtinhas pré e pós-jogo

Flamengo 1 x 2 Palestino – Péssima atuação da equipe rubro-negra. Entraram preguiçosos, apenas esperando que os 90 minutos passassem. Perdemos o jogo e a classificação pelo péssimo primeiro tempo que fizemos. Mais uma desclassificação vexaminosa em competições internacionais.

São Paulo x Flamengo – Precisamos vencer para não deixar o psicológico dos jogadores estremecer. Uma vitória hoje será importantíssimo para manter a pegada na corrida pelo hepta. Por não ter direito a torcida visitante, a imensa nação rubro-negra acompanhou o time e fez mais uma linda festa no aeroporto Santos Dumont. Ou seria Aeroporto de Regatas do Flamengo?

Bruno Petrocelli

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Não sabe organizar o jogo sozinho. Rende melhor com outro meia pra auxiliar.

  • Eu sempre prefiro um jogador que erra muito por que tenta muito, a um que quase não erra por que nao tenta o passe em profundidade pra deixar o companheiro na cara do gol.

    É o jogador mais técnico do elenco, mas não tem essa velocidade toda que a galera quer ver nele. Esqueçam, não tem essa pegada.

    Eu vejo ele cadenciando bem o jogo na maioria das vezes, outros vêem ele sempre atrasando jogadas. Tudo é relativo e pessoal de cada um.

    Eu gostaria muito de vê-lo ano que vem jogar a libertadores pelo Flamengo, por mais difícil é custoso que isso possa vir a ser.

    • Gostaria que ele ficasse no elenco. É um bom reserva pro Diego.

      Mas acho que ele rende mais com alguem jogando do lado dele.

      Dependendo do valor tem que contratar!

      PS: Keno mito no cartola!

      • Quem não colocou o menino Keno essa rodada, Rubro negro não é! Kkkkkkk jogo da vida dele!

        • A nação conta com ele... Já falei com EBM pra contratar ele dependendo desse jogo dele!

        • Eu coloquei ele confiança total pra ele ferra o palmeiras e da uma ajuda no meu cartola.kkk

    • Eu acho o Patrick muito técnico também e acredito que renda mais com jogadores mais inteligentes do lado dele. Contra o Cruzeiro ele tinha Diego, Mancuello e Guerrero, jogadores inteligentes e técnicos.
      Mas acho pelas suas características ele precise do Diego que é mais dinâmico e busca as bolas na saída pro ataque,
      Ele buscando o jogo torna o time mais lento pois não é sua característica.
      Contra o SP hoje seria interessante ver Patrick com Diego e Arao na meiuca, jogo onde precisaremos reter a bola no ataque e agredir o adversário.

      • Com certeza. Podemos ter uma postura reativa, pois o SP tá no desespero.

        Mas se parar pra pensar, dois homens abertos, com a sinergia coletiva que estamos acostumados a ver, também pode ser uma boa alternativa se estiverem em bom dia.

        Tirem o acarajé do Gabriel pra ver se joga bola hoje!

        • Os dois homens abertos e interessante para barrar a subida dos laterais e abrir de fato o jogo, vem funcionando bem, mas acho que Patrick tem entrado bem quando joga com Diego.

          • Sou fã do menino Stela, também quero ver mais tempo como eles se comportam juntos kkkkkk

    • "Eu vejo ele cadenciando bem o jogo na maioria das vezes, outros vêem ele sempre atrasando jogadas. Tudo é relativo e pessoal de cada um." -- Exato! Inclusive, é uma opinião que não pode se limitar a um único jogador... &;-D

  • 16 milhões acho muito, por 10 compensa visto que o Marcuello custou 12 milhões

  • Alan Patrick é um jogador de muita técnica mas pouca disciplina pra atuar no meio campo, gostaria de vê lo como segundo atacante.

      • Acho ele lento quando tem que correr uma grande distância, agora mais perto da área poderia se destacar com dribles e passes, até em finalização é bom.

        • Ele não tem velocidade, tem aceleração. Ele ganha dos adversário na maioria das vezes. Porém, só nos primeiros 5, 6 metros. Depois disso não dá mais.

          Quando ele entra pela esquerda, o jogo dele pra render,precisa ser:

          Pegar a bola no último terço de campo, pra ir pra dentro ou fazer o passe. Se estiver com ela no campo defensivo, ele não carrega como o Everton. Precisa tocar, esperar 4 dias (rs), correr pra perto da área pr receber de novo.

          Em um jogo com poucos espaços, funciona, muito bem! Caso contrário, prefiro o Everton por ali.

          • Sim, jogando perto da área sem necessidade de correr longos espaços.

  • Todos nós temos bons e maus momentos. Vem me dizer que vcs nunca tiveram.

  • Alan tem técnica e isso é indiscutível! Porém, acho que estāo exagerando um pouco. No jogo da sul americana, quem era seus companheiros?Chiquinho, Cirino, Fernandinho, Juan (que jogou mal) e cuellar(erra passe e todo tipo de bote ). Jogando com esses caras até Zico iria jogar ruim. Alan jogou bem contra o cruzeiro, aliás, foi decisivo! Mas no time tinha a zaga titular, Jorge, Arão e Diego

    • Juan não foi mal cara,nao teve culpa em nenhum lance de gol,e os lançamentos grotescos do Vaz?

      • Verdade. Mas não temos só reclamar de Alan Patrick. Devemos reclamar de jogadores que nunca acrescentam(chiquinho e cirino). Lembre que futebol é coletivo, mas infelizmente não temos peças reservas a altura dos titulares

  • Se der 7 milhões eles liberam ele,nao irão utiliza-lo e só estão emprestando pra poderem vender, aposto que renovaram com Fernandinho e MA então qual o problema de pegar um pouco dos 70 milhões que serão destinados ao futebol, ne um cara de qualidade?

  • Quando ele entra pela esquerda, o jogo dele pra render,precisa ser:

    Pegar a bola no último terço de campo, pra ir pra dentro ou fazer o passe. Se estiver com ela no campo defensivo, ele não carrega como o Everton. Precisa tocar, esperar 4 dias (rs), correr pra perto da área pr receber de novo.

    Em um jogo com poucos espaços, funciona, muito bem! Caso contrário, prefiro o Everton por ali.

      • Kkkkkkk altas análises, vou mandar um email pra ser analista particular do menino stelinha kkkkmm

  • O AP é aquele tipo de jogador que entra no gramado com a mesma frequência cardíaca que acordou. No Flamengo isso não é virtude. Pode ser craque, mas tem que entrar pilhado.

  • Bom texto ......Não precisa pagar tudo isso 9...10.acho que aceita ....o macu foi 12....e onde vai encontrar um jogador com a idade do Alan e com sua técnica e que atua centralizado?...porque o ederson e nem o Mancu atuam por ali..no casa do Mancu o professor pardal insiste com o erro colocando ele centralizado...Como já errava o muric ....Se conseguirem um meia que seja do mesmo nível ou melhor do que o Alam meus parabéns. ..mais se for trazer qualquer um...prefiro que a diretoria faça um esforço para contrata lo

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024