Para disputar Libertadores, Conmebol exigirá ‘jogo limpo’, ‘estádios confortáveis’ e auditoria

Compartilhe com os amigos

Na última sexta-feira, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aprovou seu novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer a partir de 2018.

Uma das principais novidades é que os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se tiverem também uma equipe feminina. Além disso, porém, haverá uma série de outras mudanças.

Segundo comunicado da entidade, os clubes que desejarem participar dos torneios continentais precisarão contar uma uma licença expedida pela Conmebol.

Para terem direito a este documento, as agremiações terão que cumprir diversas regras, todas determinadas pelo novo regulamento, que foi votado em reunião realizada em Lima.

A primeira regra para o licenciamento é que “todos os clubes deverão contar com um programa de desenvolvimento juvenil, que promova o jogo limpo”, escreveu a entidade. Ou seja: foco nas categorias de base e com “aulas” de fair play.

Outra determinação é que as equipes devem dispor de “estádios seguros e confortáveis para os torcedores, suas famílias e a imprensa”, além de “instalações de treinamento”. Ou seja: campos em que pedaços de arquibancada são atirados no campo pela torcida não serão mais permitidos.

A terceira mudança diz respeito às comissões técnicas dos clubes. Não haverá espaço para amadorismo: “Os clubes devem ter treinadores e médicos qualificados e profissionais, além de uma administração com boa formação”, diz o comunicado.

As últimas duas regras trabalham em cima das finanças dos clubes. O objetivo da Conmebol, de acordo com o documento, é fazer os times manterem as contas em dia.

“Os clubes devem acatar a normativa internacional, tratando todos os seus bens de forma transparente e justa”, afirma o comunicado da entidade, que completa: “inclusive com auditoria independente de todas as finanças do clube”.

Vale lembrar que, também nesta semana, a Conmebol anunciou outras mudanças para a Libertadores masculina, que agora será mais longa, sendo realizada durante boa parte do ano, e que pode ser decidida em jogo único, disputado em um estádio neutro.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Essas mudanças são para quando?
    Nem para 2019 esse clubes aqui da América do Sul vão conseguir se adaptar. Reformas de estádios demanda tempo e muito dinheiro. Auditoria externa? Fudeu geral para essas diretorias.

  • Aí só vai ter o Fla e mais uma meia dúzia de times disputando…
    KKKKKKK

  • Conmebol sua linda, bem vinda ao século 21. Só precisamos fiscalizar se realmente será posto em prática ou se é pura balela.

    OBS: Sei não mas acho que o Flamengo terá cadeira cativa, pois me parece ser um dos poucos clubes brasileiros a preencher esses critérios para a disputa da libertadores; ter uma diretoria competente e comprometida e só para quem pode.

    SRN #MengãoVisionário

  • Acho que times do peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Chile, Paraguai, equador e Argentina não poderão mais participar da libertadores. Os estádio de lá são PÉSSIMOS.

  • Pelo jeito, o Presidente Bandeira concedeu uma aula a esses caras da Conmebol. Espero que na prática, isso aconteça.

    • Pensei a mesma coisa

  • Jogo limpo? Então quer dizer que o Curica não pode mais jogar a Libertadores?

  • Era legal aquele modelo de ” guerra” da libertadores mas se não quisermos ficar mais pra trás do que ja estamos da Europa.

    • Modelo de guerra ainda há de ter, mas aquelas vandalizacoes era dureza! SRN

  • Kkkkkk estádios confortáveis na america do sul fora do Brasil…coitado de boca..emelec..Lanus…sao os estádios q ja fui e posso dizer, um lixo e tem super lotação.

  • Estão com muito meda da Champions league das Américas que terá forte investimento Americano

    • Touché, e a maioria das pessoas acham que é por causa da Champions League da Europa. SRN

  • A europa cresceu muito depois que a Uefa aprovou medidas desse nivel. Agora, sou contra aumentarem o numero de vagas da libertadores. Pow, 25% dos times do campeonato brasileiro jogam a libertadores? Tinha era que diminuir, pra melhorar nível técnico da competição.

  • Parece que a Conmebol está tomando vergonha na cara, só falta a ferj e a CBF, além dos clubes paulistas.

Comentários não são permitidos.