Notícias

PVC: “Brasil ganha duas vagas por razões econômicas, não técnicas “

Compartilhe

Não foram técnicas, mas econômicas, as razões de o Brasil ganhar duas vagas na Libertadores 2017, enquanto Argentina, Chile e Colômbia ficaram com apenas uma. Os motivos foram apresentados na coluna do domingo na Folha de S. Paulo. Se fosse pelas questões técnicas, o Brasil que não ganha a Libertadores desde 2013 não teria vaga extra. Elas poderiam ficar para a Colômbia. Mas o estudo econômico feito pela Conmebol indica que para o torneio ganhar projeção precisa de mais potencial financeiro que o Brasil impõe.

A mudança transforma a tabela do Campeonato Brasileiro, mantém o Corinthians em sétimo lugar com chance de disputar a Libertadores e coloca o Botafogo na briga. Os dois clubes têm 41 pontos, um a menos do que o Atlético Paranaense, atual sexto colocado.

A última vez que o Campeonato Brasileiro teve uma transformação tão drástica no decorrer da competição foi em 2005, quando o STJD eliminou os onze jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho depois do escândalo da Máfia do Apito. No dia da exclusão das partidas, o Internacional disputaria a liderança contra o Fluminense à tarde, mas às 11h a mudança do STJD jogou o Internacional para o segundo colocado e o Flu para terceiro.

Aquilo aconteceu no dia 2 de outubro de 2005. Curiosamente, no dia 2 de outubro de 2016, a Conmebol transformou o G-4 do Brasileirão em G-6.

Fonte: PVC

Ver comentários

  • Curiosamente o Corinthians sempre se beneficia dessas "transformações tão drásticas no decorrer da competição". Estranho né?

Notícias recentes

  • Destaque

Agora técnico, Diego Souza se inspira em Filipe Luís: “Muitos treinadores não conseguiram fazer o Flamengo render”

Diego Souza é o novo técnico do Joinville, de Santa Catarina Ex-Flamengo e com passagens…

06/08/2026
  • Notícias

DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

Luiz Araújo está em fase de transição e deve ficar à disposição do Flamengo contra…

06/08/2026
  • Notícias

Com ajuda de jogador do Flamengo, México garante vaga na Copa do Mundo Sub-20

Diego Reyes, do Flamengo, auxiliou o México a se classificar para o Mundial Sub-20 A…

06/08/2026
  • Destaque

O retorno de Plata para defender posto de maior driblador de 2026 em Flamengo x Vitória

Samuel Lino, Carrascal e Plata são os maiores dribladores do Flamengo nesta temporada O jogo…

06/08/2026
  • Notícias

Filipe Luís vence 1º jogo internacional no comando do Monaco

Contra o Getafe (ESP), Filipe Luís conheceu a primeira vitória contra time ‘não francês’ no…

06/08/2026
  • Notícias

O argumento de Bap sobre preço dos ingressos do Flamengo

Flamengo paga caro para jogar no Maracanã, diz Luiz Eduardo Baptista Uma reclamação em comum…

06/08/2026