Notícias

PVC: “Brasil ganha duas vagas por razões econômicas, não técnicas “

Compartilhe

Não foram técnicas, mas econômicas, as razões de o Brasil ganhar duas vagas na Libertadores 2017, enquanto Argentina, Chile e Colômbia ficaram com apenas uma. Os motivos foram apresentados na coluna do domingo na Folha de S. Paulo. Se fosse pelas questões técnicas, o Brasil que não ganha a Libertadores desde 2013 não teria vaga extra. Elas poderiam ficar para a Colômbia. Mas o estudo econômico feito pela Conmebol indica que para o torneio ganhar projeção precisa de mais potencial financeiro que o Brasil impõe.

A mudança transforma a tabela do Campeonato Brasileiro, mantém o Corinthians em sétimo lugar com chance de disputar a Libertadores e coloca o Botafogo na briga. Os dois clubes têm 41 pontos, um a menos do que o Atlético Paranaense, atual sexto colocado.

A última vez que o Campeonato Brasileiro teve uma transformação tão drástica no decorrer da competição foi em 2005, quando o STJD eliminou os onze jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho depois do escândalo da Máfia do Apito. No dia da exclusão das partidas, o Internacional disputaria a liderança contra o Fluminense à tarde, mas às 11h a mudança do STJD jogou o Internacional para o segundo colocado e o Flu para terceiro.

Aquilo aconteceu no dia 2 de outubro de 2005. Curiosamente, no dia 2 de outubro de 2016, a Conmebol transformou o G-4 do Brasileirão em G-6.

Fonte: PVC

Ver comentários

  • Curiosamente o Corinthians sempre se beneficia dessas "transformações tão drásticas no decorrer da competição". Estranho né?

Notícias recentes

  • Notícias

Argentina x Espanha: veja data, horário e atrações da final da Copa do Mundo

Argentina e Espanha farão a grande decisão no próximo domingo (19) A final da Copa…

16/07/2026
  • Destaque

José Boto avalia novo projeto de Filipe Luís no Monaco: “Futebol francês é muito difícil”

Filipe Luís tem contrato com o Monaco (FRA) até junho de 2028 Depois de quatro…

16/07/2026
  • Notícias

Flamengo define data para reapresentação de Carrascal; meia ainda pode deixar o clube

Jorge Carrascal vai ser o último jogador convocado a se reapresentar ao Flamengo O Flamengo…

16/07/2026
  • Notícias

Varela e De La Cruz são os únicos dentre os jogadores convocados com chance de viajar para jogo do Flamengo x Olimpia

Treino do Flamengo nesta quinta-feira (16) vai determinar 'futuro' dos jogadores O Flamengo encerrou a…

16/07/2026
  • Notícias

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Olimpia durante intertemporada

Flamengo e Olimpia (PAR) se enfrentam em amistoso antes da volta de jogos oficiais Nesta…

16/07/2026
  • Notícias

Time inglês fecha contratação de João Gomes por mais de R$ 300 milhões; Flamengo garante valor milionário

Volante acertou com o Aston Villa, da Inglaterra O Aston Villa (ING) chegou a um…

16/07/2026