Notícias

PVC: “S.O.S. Brasileirão”

O Brasileirão 2016 está salvo. A decisão do STJD arquivar o processo de anulação do jogo devolve o Flamengo aos 60 pontos, mantém a disputa com o Palmeiras pelo título e a tira a chance de a justiça mudar decisões que a só bola deve impor. O Fluminense pode ter o direito de protestar e tinha o direito de pedir a anulação. Mas é muito melhor saber que o gol em impedimento não provocará alteração na tabela de classificação, como aconteceu durante três dias.

E por que aconteceu?

Por mais que seja possível comemorar o fato de o Brasileirão ser decidido na  bola e não nos tribunais, há coisas para consertar e refletir seriamente para os próximos anos.

Que o árbitro de vídeo deve ser introduzido nos jogos de maneira oficial, não há dúvida. Que a arbitragem precisa de um trabalho de profissionalização e que seja monitorada de maneira a diminuir os erros, também.

Mas o tribunal também está nessa.

Como pode o presidente do STJD acatar o pedido de anulação na segunda-feira à noite e, três dias depois, arquivar o processo por julgar que não há provas suficientes. Se não havia provas, por que abriu a investigação? Se havia sinais robustos na segunda-feira, como se tornaram frágeis num intervalo de tempo tão curto?

O presidente do Fluminense, Peter Siemsem, já deixou clara sua posição a favor de haver um tribunal de penas, que determine as punições seguindo normas pré-definidas, sem que exista a necessidade de ouvir testemunhas e fazer julgamentos com intervalos de tempo superiores aos da disputa do campeonato. Ronaldo Piacente, presidente do STJD, dizia ter sessenta dias para julgar o Fla-Flu. Nesse período, o Brasileirão já teria acabado.

O Campeonato Brasileiro deveria ser cuidado como uma planta que precisa ser regada todos os dias. Quem organiza precisa olhar tudo o que não anda bem e tomar providências para que tudo melhore no ano seguinte.

Isso inclui aumentar a média de público e conseguir mais patrocinadores.

Mas, hoje, o primeiro passo é bem mais óbvio, muito menos importante. Os senhores que fazem o tribunal precisam ter responsabilidade.

Se não há nenhum elemento novo desde segunda-feira e o STJD arquivou o processo em três dias, é justo pensar que faltou ao presidente do STJD medir o tamanho do que estava fazendo, no anúncio de que havia sinais robustos para levar a julgamento o pedido de anulação.

O Brasileirão 2016 agradece pela anulação do pedido de anulação

Mas o Brasileirão 2017 pede proteção, para não repetir decisões impensadas como a desta semana.

Fonte: PVC

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Rapaz, o presidente do tapetenC tem que falar é nada, se tivesse essa tal cartilha de regras pré estabelecida eles seriam rebaixados em 2013.

Notícias recentes

Flamengo marca reunião com Prefeito do Rio para avançar no projeto de construção do estádio

Estádio do Flamengo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2029 O Flamengo…

24/11/2024

João Gomes marca gol e garante 2ª vitória seguida de time inglês na Premier League

João Gomes é titular absoluto no Wolverhampton (ING) e caiu nas graças da torcida nas…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

24/11/2024

Bragantino pode ajudar Flamengo e colocar Fluminense no Z-4 do Brasileirão em jogo de hoje

Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…

24/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

24/11/2024

Veja motivo do Flamengo recusar nova proposta do Corinthians para venda de Hugo Souza

Corinthians tem até o dia 30 deste mês para comprar Hugo Souza, do Flamengo O…

24/11/2024