Só Corinthians de Tite foi campeão com ataque tão frágil como o do Fla atual

Compartilhe com os amigos

O único gol marcado na derrota por 2 a 1 para o Internacional, no último domingo, foi apenas o 43º feito pelo Flamengo, que disputa palmo a palmo o título do Campeonato Brasileiro. Com um ataque com esta produção, contudo, é raro ganhar a competição.

Desde 2003, quando o sistema de disputa com pontos corridos começou a ser utilizado, a pior média de tentos por partida de um vencedor do torneio nacional pertence ao Corinthians, em 2011, com 1,395 – foram 53 em 38 jogos naquela temporada sob o comando de Tite.

A média do ataque flamenguista em 2016 é infimamente menor que a da equipe do Parque São Jorge: 1,387, nos 31 duelos do clube até aqui.

Para se ter uma ideia, o Fla fez tantos gols quanto a Chapecoense, que ocupa apenas a 11ª colocação do Brasileirão e já não briga por nada no certame – está a seis pontos do G-6, mas deve priorizar a Copa Sul-Americana.

A média de tentos do time de Paolo Guerrero, Éverton, Diego e companhia fica muito atrás, por exemplo, da melhor de todas desde o início dos pontos corridos. Em 2004, o Santos foi campeão brasileiro ao marcar incríveis 103 gols em 46 jogos, obtendo uma média superior a 2 gols (2,24/jogo).

Além dos santistas, só mais dois campeões superaram a marca de dois tentos por duelo em seus respectivos anos de vitória: Cruzeiro (2,22 em 2003; e 2,03 em 2013) e o Corinthians (2,07 em 2005).

Atual líder do Brasileiro, o Palmeiras tem um ataque bem mais produtivo: 1,74 gols/jogo, mesmo número que o São Paulo alcançou por duas vezes, em 2006 e em 2008.

O Flamengo volta a campo apenas no domingo, às 17h (de Brasília), quando recebe o Corinthians na volta do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, após os Jogos Olímpicos de 2016.

* Atual vice-líder do Brasileirão

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A proposta do esquema tático é que faz com que o ataque produza pouco. Eis a questão. Como achar o equilíbrio? O Esquema de Zé com Arão tendo que recuar em virtude de MA ser muito limitado, Arão sabe sair e se apresenta para receber a primeira bola, pois MA não sabe fazer, mas o que acontece? O Fla perde poder ofensivo. Isso ficou claro no jogo contra o Inter. O time não cria, não chuta a gol, Diego fica só sem alguém para jogar, ai a média de gols ser tão baixa. Mancuello deveria ter entrado em um 4-4-2 e ser o companheiro de Diego na criação, Arão se aproximar mais e aparecer como vinha fazendo finalizando e ajudando no ataque. Cuellar ser o homem da primeira bola, pois sabe sair, sabe passar ( é só jogar e pegar ritmo). Zé prefere MA e Engessar o ataque, pobre em criação…essa é a minha leitura. Enquanto ganha, da para levar, mas já há uns quatro jogos eu noto que o Fla sofre para ganhar, e uma hora da caca. Deu!!! Agora Zé deveria rever alguns conceitos, terá a semana toda para treinar o time. Esquecer Gabriel, Colocar Mancuello, sair o MA e entrar o Cuellar, fazer o time criar, ser agressivo. Não dá mais para ficar na mesmice manjada.

    • Seria bom ele testar um esquema com esse meio de campo: Arão de volante, Mancuello, Diego e Alan Patrick, na frente Viseu ou Damião com o Guerrero. Mancuello no time seria muito melhor que o mosquito do Gabriel.

  • Também com um centroavante que não faz gol e dois volantes improvisados nas pontas, fica difícil fazer gol mesmo, pra piorar temos um caranguejo jogando de volante.

    • Nem é esse o caso. É o próprio esquema que engessa o ataque. A bola não chega, Diego está só, Mancuello teria que entrar em um 4-4-2 e ser o companheiro de Diego, isso já foi feito e Diego joga bem com ele. MA não pode continuar mais, o cara não sabe sair, a transição fica prejudicada, Arão recuou para dar suporte a ele, e está sendo sacrificado pela teima do Zé com esse jogador ultrapassado, tendo Cuellar que voltando a jogar e pegar ritmo daria muito mais qualidade nesse quesito. O saldo para o Palmeiras é irreversível, só vai ganhar o titulo se passar um ponto a frente. Duas rodadas de diferença, precisa mudar esse esquema burocrático. SRN.

  • Acredito q o time vai melhorar muito se o Zé tirar esse esquema. Eu iria de Diego e Mancuello no meio e Damião e Guerrero ou Damião e Vizeu no ataque. Acredito muito q isso vai dar certo. Guerrero desde o corinthians tinha um número maior de assistências do q gols. Já q ele é apaixonado por um pivô, deixa ele tabelar com Damião. Sem essa de usar pontas pra marcar. O Flamengo precisa agora buscar mais gols q nunca pq precisa ganhar os jogos. É triste ver Gabriel chegar na ponta e dar um cruzamento horrível. Mas com certeza o Zé não vai fazer isso. Acho q chegou a hora de acabar com a insistência e escalar o time certo. Essas derrotas do Flamengo devem ser usadas para o aprendizado e melhora do time.

    • Exatamente! Tá na hora de surpreender!! Funcionou contra chaoecoense, mesmo que entre como titular , use numa parte do jogo!

    • O Atlético faz isso com prato e Fred. Lá dá certo, só aqui no Fla Zé Ricardo fez um vez e arquivou a ideia…prefere a mesmice. vai se entender. SRN.

      • Isso que vejo no ZR, ele vê que dá certo e tenta de outro jeito. Ele tem esse esquema armado na cabeça com o 433 e ponto. Faz uma alteração e acha que vai ganhar. Era pra ter colocado o Damião e Mancuello ontem pra melhorar os passes pro ataque. Guerrero tem jogado sozinho no ataque pq os pontas ficam muito longe dele, tem que aproximar.

Comentários não são permitidos.

Venha fazer parte da KTO