O clima fúnebre no vestiário do Flamengo se justificava. O time tinha a obrigação de vencer o combalido São Paulo. Os jogadores cariocas estavam tensos, irritados. Sabiam que deveriam ter vencido o jogo, mesmo no Morumbi. Sabiam que possuíam uma equipe mais forte. E que o ponto conquistado é algo muito pouco. Deu a chance ao Palmeiras abrir, em vez de um que possuía de vantagem, três. Basta vencer o fraco Santa Cruz no Recife.
O Flamengo deixou escapar a chance de ser líder, mesmo de maneira provisória. E jogar ainda mais pressão no time comandado por Cuca. É perfeitamente compreensível a postura aborrecida dos atletas.
Mas a nota dissonante foi Zé Ricardo. O treinador não teve uma postura elogiável. Assim como fez na eliminação diante do Palestino, ele tentou tirar o foco do frustrante futebol mostrado pelo segundo colocado do Brasileiro.
“Matematicamente pode até ter sido um resultado ruim, mas vejo o São Paulo num crescimento, e jogar no Morumbi nunca foi e nunca será fácil. O São Paulo tem muitos jogadores talentosos, não passa por um bom momento, mas faz parte. Quando não se faz um jogo de alto nível, o importante é pontuar.
“Vamos trabalhar muito, e ainda tem muito a acontecer nas últimas 10 partidas. A expectativa é de reencontrar a vitória contra o Santa Cruz, apesar de ser uma equipe que está em evolução. Pela circunstância do jogo, me pareceu um resultado justo. Acaba que comemoramos o ponto porque ainda nos mantêm próximos do Palmeiras.”
Na verdade, Zé Ricardo está se comportando como treinadores ultrapassados, especialistas em não assumir quando fracassam. Porque é inaceitável o segundo colocado, com chances de ser primeiro, se conformar com o empate, enfrentando o 13º e em péssima fase. Mesmo com o confronto sendo no Morumbi.
Na prática, o resultado foi lastimável. Dois pontos que podem fazer falta na decisão do título. Alegar que o São Paulo de Ricardo Gomes lutou, teve muito mais gana do que nos jogos anteriores, é muito pobre. Não fez mais do que a obrigação.
Se esconder atrás da defesa espetacular de Denis na cabeçada de Leandro Damião é algo dúbio. O atacante não teve a capacidade para um movimento básico do cabeceio. Girar o pescoço. Ele estava cara a cara com o goleiro são paulino. Todo o gol à sua disposição. Mas ele testou como um jogador de pebolim girado por uma criança. Reto. E tecnicamente facilitou o trabalho do goleiro.
O pior para Zé Ricardo é que, se não fosse Muralha, o Flamengo poderia ainda passar pelo vexame de perder para o atual São Paulo. Depois de uma furada absurda da zaga, Chávez, com a bola dominada, invadiu a área. Só tinha o goleiro pela frente. Mas também mostrando o quanto é limitado, se intimidou. Poderia dar pelo menos quatro passos com a bola, ter chegado mais perto para tentar deslocá-lo. Mas, ansioso, chutou de forma precipitada. Facilitando a difícil defesa do goleiro flamenguista.
Zé Ricardo está tendo um início promissor. Vinha se mostrando firme nas suas convicções. Reestruturou o Flamengo que naufragava nas mãos de Muricy. Deu esperanças na diretoria e na torcida. Os reforços caríssimos foram deixados nas suas mãos. Fruto do seu ótimo trabalho, da competência.
Mas diante das inevitáveis frustrações de qualquer time de futebol do mundo, ele não pode se deixar levar pela mesmice. Tentar disfarçar, iludir imprensa e torcida.
O treinador que foi efetivado precisa respeitar os milhões de flamenguistas espalhados por este país. E que vão dormir frustrados, depois do empate com o São Paulo. Milhares deles estiveram ao lado da delegação, do ônibus que levava o time para o aeroporto, ontem no Rio. Mesmo depois da eliminação absurda contra o miúdo Palestino.
O Flamengo precisa de realidade.
Vários técnicos já enrolaram, disfarçaram o óbvio.
O mínimo que se espera de Zé Ricardo é sinceridade.
Que assuma seus equívocos.
E ela faltou depois desse vexatório 0 a 0 contra o São Paulo.
A maior torcida deste país merece mais respeito…
Fonte: Cosme Rímoli
Wesley é um dos destaques do Flamengo nesta reta final de temporada 2024 O lateral…
Adriano vai vestir a camisa do Flamengo pela última vez no dia 15 de dezembro…
Flamengo encara o Internacional no próximo domingo (01), pelo Brasileirão O Flamengo se prepara para…
Gabigol teve nome vinculado ao Corinthians no meio do ano, porém, permaneceu no Flamengo Na…
Se vencer os três jogos restantes, Flamengo supera campanhas de anos que conquistou título O…
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, quer que Rodolfo Landim seja o próximo mandatário do clube…
Ver comentários
Me parece que falta um pouco de senso comum a alguns comentaristas. Vamos aos fatos:
1 - Zé Ricardo pegou uma batata quente nas mãos e não afinou. O Flamengo vinha de grandes expectativas para o ano devido à contratação do Murici e da perspectiva da implantação de círculo virtuoso de 3 anos para o resgate total do Futebol dentro de campo e na parte de infra-estrutura;
2 - A Diretoria, mesmo animada, dizia que os frutos começariam a ser colhidos em 2017.
3 - Tudo deu errado com Murici e ele ainda teve de se "aposentar" (saúde e força Murici!!) na segunda rodada do primeiro turno. Várias contratações chegaram ao longo do primeiro turno e sem estarem nas melhores condições físicas.
4 - Com tudo isso, ou apesar de tudo isso, o Zé Ricardo batalhou para manter o Flamengo próximo ao G4. Implantou o estilo de jogo que ele julga o mais coerente para o time no momento e conseguiu recuperar alguns jogadores e fazer rodar o elenco.
5 - Acontece um ponto fora da curva que é a contratação do Diego cuja estréia só ocorre na segunda rodada do segundo turno. Ele se encaixa bem no time e o Flamengo não mais perdeu no Brasileiro.
6 - Como o campeonato se trata de uma maratona onde tropeços acontecem, o Flamengo não só conseguiu se consolidar de vez no G4 como assumiu a vice-liderança do campeonato.
7 - Ver o inconformismo com um resultado que não seja vitória já é um progresso em tanto nesse time em relação ao comportamento pretérito da maioria desses mesmos jogadores até o primeiro semestre desse ano. Então isso para mim já é uma vitória e tanto. O Flamengo passou a ser chamado do time que não desiste nunca. O Flamengo sempre foi um time de raça. Então estamos resgatando nossa personalidade.
8 - Cobrança de líder tem de ocorrer dentro do vestiário e entre eles e não para a imprensa. Chato para os reporteres que ficam sem assunto e acabam apelando para algumas críticas sem fundamento.
9 - Os dois pontos que o Flamengo perdeu para o São Paulo ocorreram no primeiro turno ao não conseguir converter um penalti aos 47 do segundo tempo.
Finalmente, mas não menos importante, o objetivo desse ano era a Libertadores. Com esse aumento do número de vagas as chances são ótimas. O bonus é o título. Ainda faltam 10 rodadas e as chances são boas.
SRN
Queria poder curtir umas 30 vezes seu comentário, infelizmente não dá. Mas foi perfeito!! SRN.
O objetivo é a libertadores???...Ano que vem o objetivo é ficar entre os quatro da libertadores...Pensamento pequeno colega!!! Isso não condiz com um clube do tamanho do Flamengo.
Tranquilo a liberta agora são 6 vagas já p este ano
Não é bem assim, eu diria que o objetivo é disputar o título como está acontecendo. Entre 20 clubes ser campeão é um objetivo difícil e a diretoria fez um esforço p isto. Estamos entre os 3 que tem chances de ser campeão então se não der blza estarei contente pela campanha.
Em 2009 fomos campeões mas se lembrarmos a base deste time foi 3o lugar em 2007 e 5o em 2008. Então o q eu quero dizer é que se 2017 continuarmos c um elenco forte p disputar um título uma hora vai chegar.
Tb penso assim, um clube que gasta 9 milhões com o futebol não poder ter jogadores fracos como Heverton Cirino, Gabriel, chiquinho, Fernandinho e outros , M. Araújo, enfim co. O equilíbrio financeiro que o clube está vivendo, o futebol está bem atrás. Pior é que para o ano vem com notícias do interesse em Camilo , parei, aí não. Se for pra libertadores com esse elenco sai na primeira fase, pois lá todos são mais fortes que esse palestino aí.
Perfeita sua análise! Concordo plenamente, algumas pessoas acham que o time tem que vencer todas,empatar com o sp na casa deles é normal mesmo eles estando mal ainda é o sp é time grande, e outra o palmeiras também perdeu e ainda vai perder pontos,e não é culpa do Zé Ricardo o pênalti perdido contra o sp nem o gol contra e a assistência dados contra o fluminense, só aí já são cinco pontos que nos dariam a liderança.e pra finalizar até Barcelona e Real tem resultados inesperados como ontem e não vi pedirem a cabeça do treinador de nenhum deles.
Cara, concordo com quase tudo. Mas o empate contra o São Paulo foi frustante porque o time deles praticamente não apresentou nenhuma resistência. Não jogaram nada. Todo mundo viu que a defesa do São Paulo anulou as nossas pontas e ficamos sem jogadas. O Zé Ricardo pareceu conformado com o empate. Só foi mexer lá pra 25-30 min do segundo tempo. Se colocasse mais um meia mais cedo a gnt tinha ganho o meio campo porque não estávamos conseguindo nem trocar passes, quem dirá criar jogadas. O jogo foi sofrível. Parecia que ambos os times não queriam ganhar. Por isso não aceito o empate. Se o São Paulo fizesse jogo duro e espantássemos, ok. Um ponto conquistado fora em um jogo dificíil. Mas não foi o que ocorreu. Ele me decepcionou no sábado. Isso não é motivo de gritar feito louco "FORA ZÉ RICARDO". Ele ainda tem o meu apoio. Mas que ele vacilou, vacilou.
Sim, eu postei tbm que o único erro do Zé foi de não ter vindo de Allan Patrick no lugar do Cuellar do vestiário p o 2o tempo. Por sinal Cuellar até agora não fez uma atuação que merecesse ser titular absoluto. Acho que p 2017 dispensa MA e contrata um 1o volante top, Cuellar vai de banco.
Cuellar nem jogou.
KKK foi mal Yan comentei sobre o jogo do Palestino. Qto ao jogo contra os bambis acho que entraria c Macuello no lugar do MA logo no 2o tempo.
Para o jogo contra o Santa Cruz começaria c Fernandinho de titular no lugar do Gabrel. Ele está merecendo.
Ainda não faz sentido, o Alan Patrick começou jogando os dois jogos contra o Palestino. Quem deveria entrar no lugar do Cuellar no intervalo era o Mancuello, no segundo jogo.
Fernandinho joga pela ponta esquerda lugar do Everton, na direita onde joga o Gabriel o Fernandinho não é tão bom em relação a esquerda.
Fernandinho é ponta esquerda (lugar do Everton), a ponta direita é do Gabriel.
Perfeito. Parabéns.
O problema contra o SP não foi o empate.
O empate lá é normalíssimo!
O que irritou foi a falta de vontade de vencer. Jogamos pra empatar contra o SP mais fraco de todos os tempos.
Bom dia colegas. Infelizmente nosso time esta se apagando no campeonato....O nosso grandioso colunista VINNY DUNGA que em sua coluna disse SANTA ELIMINAÇÃO, não veio aqui deixar o seu recado, pq será? Agora vamos comemorar uma vaguinha se vier na libertadores, apesar de restar 10 partidas o nosso time está totalmente apático, sem vontade de ganhar e isto tem me incomodado.
O pior amigo é essa história de cansaço, todos jogando o mesmo tanto e o flamengo mais cansado que todo mundo. Cadê o banco?, cadê os jogadores da base? Isso não serve de desculpa.
Bom a liberta tá garantida agora são 6 vagas no brasileirão já válidas p este ano , mas o time ainda tem grandes chances de levantar o caneco o parmera vai tropeçar também .
Caraca, parece que o campeonato já acabou. Ainda falta muito pra desanimar desse jeito, campeonato cheio de surpresas ainda, começando com a de hoje 2x1 Santa Cruz...
Não sei se o palmeiras perde hoje espero que sim mas eles vão perder pontos também,nós estamos na briga eu acredito no Flamengo campeão.
kkk ah oww ai vc acorda
Calma, ainda tem muita bola pra rolar, esse time do palmeiras não vai manter a marra!!!
Imprensa paulista querendo criar pressão na Gávea.
Não caiam nessa!
Perfeito.
Ele fez o certo, não tem que criticar resultados, postura de jogador ou mostrar frustração em público, o que tiver de ser dito ou feito, que diga e faça no vestiário diretamente com os jogadores...
Uma coisa é certa, por duas vezes contra o São Paulo deixamos escapar o resultado, no primeiro e agora no segundo turno, se não fosse aquele penalti perdido no fim do jogo contra o mesmo São Paulo, já estaríamos à frente do palmerda, mas num mundo de interrogações, eu sou mais meu Mengão. Uma pena os jogadores estarem cansados tbm, essas longas viagens tem deixado o time muito fraco fisicamente. Por conta disso, precisamos urgentemente de um time que tenha bom toque de bola do meio pra trás para que o time não fique correndo atrás da bola tanto. Mas ainda to com o meu Flamengo.
Foi extremamente frustante sim,o time do são Paulo e horrível mas o pior é o Zé ou o Jayme nunca assumir isto, é sempre achar o resultado bom, isso não existe ficar do lado sempre do jogador, um dia eles podem simplesmente não aceitar uma atitude dele é fazer casinha pra esse mesmo Zé, que tanto os proteje cair.
O Zé tem que começar a ter coragem, ter arrojo, arriscar, ser mais criativo e tbém ter mais variações de jogo. Nesses últimos três jogos ele ficou meio perdido, tem que crescer nessas horas e mostrar que pode ser um grande treinador . Hoje fora tite, aqui no Brasil só o Fernando Diniz tem um m sistema de jogo e tem convicção nele. O time do oeste tá afundado dívidas, pegou jogadores da série C e D, jogadores já quase parados, foi pra são Januário e perdeu de 3×2 pro Vasco dando sufoco e tento maior posse de bola. Sincerente queria o F. Diniz no flamengo, mas parece que vai pros gambás, eles estão a nossa frente em matéria de DP de futebol, em matéria de entender de futebol. O resto dos treinadores fazem a.mesmice de sempre.
para cai cuca eh p melhor técnico do Brasil atualmente.. junto com tite
Esse tal de Cosme é o mesmo palhaço que semana passada tentou inventar uma crise no Flamengo