“Clube grande, como o Fla, não pode achar bom o ano em que perdeu tudo”

Compartilhe com os amigos

Só clube pequeno ou complexado pode achar bom um ano em que perdeu os cinco títulos que disputou.

O Flamengo não é pequeno, muito menos complexado, dado a chororô.

É grande. Mais que isso, gigante.

Disputou a Primeira Liga, o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.

Quantos canecos acumulou para a vasta coleção de troféus?

Nenhum.

É melhor ter do que não ter conquistado a vaga para a Libertadores 2017, provavelmente na fase de grupos.

Idem em relação às finanças do clube, que vão se recuperando depois de gestões desastrosas.

Mas considerar que um lugar na Libertadores e o caixa mais equilibrado compensam título zero significa ter cabeça de timinho.

O diagnóstico sem eufemismos do ano de fracassos é indispensável para duas coisas:

1) deixar claro aos jogadores e à comissão técnica que no Flamengo ninguém celebra derrotas, que a ambição, portanto a cobrança, é imensa;

2) providenciar as mudanças para que 2017 não seja mais uma temporada em que a torcida ouvirá a ladainha de que não se ganhou nada, ”mas no ano que vem”…

Parece correta a decisão da diretoria de renovar com Zé Ricardo.

Foi ele quem deu padrão competitivo à equipe, a despeito de limitações no elenco, que no entanto é um dos melhores do Brasil.

Mas o técnico aparenta uma deficiência que contrasta com uma virtude.

A virtude é montar um time forte, bem armado, bem treinado.

O problema evidente são as recorrentes intervenções infelizes durante as partidas.

Zé Ricardo à beira do campo muitas vezes desmonta o que ele mesmo preparou com sucesso nos treinos.

Isso voltou a ocorrer ontem, no empate de 2 a 2 com o Coritiba.

Com o tempo, Zé Ricardo vai melhorar no que tem de melhorar.

No momento, é necessário reforçar a comissão técnica _ou o treinador ouvir mais os seus colaboradores.

A principal diferença com o hexa de 2009 não foi, contudo, o trabalho do técnico.

E sim a ausência de dois craques como Adriano e Petkovic.

Posso estar errado, mas a impressão é que na reta final de 2016 o time achou que já seria bom ter chegado no bolo dos líderes do Brasileiro.

Essa manifestação de pequenez não é algo que seja conversado ou mesmo que os jogadores se deem conta.

Acontece.

Mas não deveria acontecer num clube como o Flamengo.

Em suma, 2016 foi um ano de fracassos.

Pelo menos para quem acha que ”isso aqui é Flamengo”, e não… deixa pra lá.

O cheirinho passou, e os corações se deixaram levar, mas não deu.

Tomara que, em 2017, o rubro-negro troque por conquistas a conversa fiada que minimiza a falta de título.

Fonte: Blog Mário Magalhães

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Embora ache o ZR mediano e o queira fora do time, não acho que a falta de título ponha tudo a perder.

    Primeiro que título que importa pelo visto só é libertadores e campeonato Brasileiro. Já que colocamos reservas na primeira liga, copa do Brasil e sul americana. Carioca é baixo nível e ninguém da valor.

    Por esse raciocínio só o Palmeiras conquistou algo o Brasil.

    O que eu acho horroroso é comemorar vaga. Vaga é obrigação. Mas a obrigação foi cumprida esse ano ao menos.

  • O ano não foi uma tragedia, mas passa longe de ser bom, o Flamengo é gigante e o texto conseguiu expor quase tudo que eu penso no nosso momento atual.

  • O pior de tudo é que passamos o ano todo apenas com lampejos de um time, chegamos no final sem conquistar nada e com vários pontos de interrogação no elenco e também na comissão técnica, pelo que vejo iniciaremos o ano da maneira que estamos terminando, mais uma vez por falta de coerência no planejamento!

    • Concordo que isto seja mais preocupante que todo o resto;
      Do ano que passamos e estamos chegando ao final, o que se aprendeu?
      o que fica de legado para o próximo?
      aparentemente aprenderam que ficar sem estádio é ruim, portanto, antes ter um estádio meia boca do que nada, ponto positivo, portanto;
      contudo, quanto ao time mesmo, sei que o campeonato não acabou então não se deve tratar disto ainda, mas falar em renovar com vários jogadores que deveriam compor a barca é dureza hein, considero que a maior contratação do próximo ano é a dispensa de vários, utilização da base como elenco e a vinda de poucas, mas grandes estrelas, tais como o Diego! tivéssemos mais uns dois dele seríamos facilmente campeões.

  • Só discordo do texto quando fala da manutenção do técnico.
    Economia porca por um técnico fraco.

  • tem o incontestável MA que comemora eliminação , vcs querem mais o que ?

    • É foda ….

  • coerente nada, o fla a 4 anos atras estava falido e com o pé na serie B, e ate ano passado so contratavamos moedas de troca de outros clubes, o flamengo se encaminha para ser gigante em tds aspectos e temos q ter um pouco mais de paciencia , de modinhas a torcida ta cheio e precisamos separar o vdd rubro negro q torce na vitoria e na derrota, q ama o clube acima de qlqr coisa e se não periga nos tornarmos um time de segunda classe como o vasco onde sua torcida so apoia quando o time ta la em cima mas abandona quando está na zona do rebaixamento, E ISSO AQUI É FLAMENGO e nunca será rebaixado e um time de segunda categoria!!!

    • o Santos tem um elenco inferior, custos inferiores, vai terminar o ano com um estadual e numa colocação melhor que o Flamengo e você acha que torcedor que cobra é modinha? Torcedor que lotou estádio o ano inteiro inclusive em diferentes regiões do país? Se a torcida não cobrasse o tanto que ela cobra ainda estariamos com Wallace na zaga e Carlos Eduardo no meio, a torcida não é omissa, se o trabalho estiver sendo mal feito vai cobrar sim!

  • concordo, falou tudo o que eu penso, pra um time mediano não, mais para um gigante sim foi um ano de fracasso, e nosso técnico errou muito na fase decisiva do campeonato, resta a dúvida, será que ele vai reconhece seus próprios erros e usar como experiência para evoluir, ou vai botar culpa ” no dia ruim do time”?

  • Em 2009, o Flamengo terminou com 67 pontos. Ou seja, se empatar pela enésima vez no Maraca contra o Santos, este ano fará 68 pontos, até mais do que em 2009, mesmo que perca o último jogo. Ou seja, a diferença não é a falta do Adriano ou do Pet. A diferença para 2009 é que teve adversário fazendo mais ponto este ano.

    • Mas esse ano os times do pelotão da frente se distanciaram mais dos de trás tivemos 3 times com campanhas péssimas. Então a tendência é que a pontuação suba mesmo.

  • É disso que esto falando. Esse jornalista foi realista e coerente nas suas palavras.
    Mas para alguns torcedores o pensamento é esse:
    ” Ah deixa pra lá, esse ano a meta era a libertadores. Ano que vem vai ser melhor. Estamos no caminho certo. O importante é que vamos bem nas FINANÇAS!!

    E termino de expor minha opinião com um trecho extraído do texto:
    Mas não deveria acontecer num clube como o Flamengo.

    Em suma, 2016 foi um ano de fracassos.

    Pelo menos para quem acha que ”isso aqui é Flamengo”, e não… deixa pra lá.

    O cheirinho passou, e os corações se deixaram levar, mas não deu.

    Tomara que, em 2017, o rubro-negro troque por conquistas a conversa fiada que minimiza a falta de título.

    • Pois é Cara, tem gente achando normal disputar 5 campeonatos e não vencer nenhum, usando a finanças como escudo pra não ver o irregular trabalho que vem sendo no futebol, a torcida não pode ser omissa e muito menos se apequenar com conversinha de que libertadores está bom.

      • Concordo com voce. O Flamengo não pode ser mero coadjuvante em 05 campeonatos.
        O que mais me estranha é a montagem do elenco do Flamengo.
        Será que ninguem dentro da diretoria ou comissão tecnica percebe que com Pará, Juan, Vaz,Marcio Araújo, Sheik, Gabriel, Cirino, Fernandinho, não chegaremos a lugar algum??
        Outra coisa: Guerrero não deu liga. Acontece. Mas o Flamengo precisa de um matador que faça gols decisivos. Quantas vezes a bola passou na frente do gol e o Guerrero não estava lá para cabecear? Perdemos quantos pontos com as oportunidades que ele desperdiçou?
        Não é culpa apenas de Guerrero, nossos pontas são pessimos. Apenas defendem (se é que defendem), ofensivamente são nulos.
        Será que o Flamengo não encontra um volante de verdade? apenas craques tipo Marcio Araujo, Willian Arão, Cuellar??
        Acho que precisamos de muitas contratações para almejarmos um 2017 um pouco melhor.

        • O ponto mais baixo, na minha opinião, foi a Primeira Liga, onde o Flamengo depositava enormes esperanças;
          o Carioca só jogou por obrigação;
          a Copa do Brasil ficou feio não pela eliminação, mas pela forma com ela se deu; mas, se fosse de outra forma, não teria disputado a Sula, então fica um pelo outro;
          quanto à Sula, sendo o elenco tão fraco (ao contrário de alguns que acham o elenco forte, eu ainda acho fraco) e tendo havidos chances reais de conquista do hepta, então também ficou um pelo outro;
          sobrou o Brasileirão, cuja conquista não era, sob qualquer ponto de vista, obrigação;
          fica apenas um pouco feio a queda de rendimento recente, portanto, deveria ter ganho do abatido Inter (em razão de suas desventuras neste ano) e do já semi vencido (estava 2X0) Coritiba; esta desistência do título antes da hora não cai bem ao Flamengo;
          não bastasse, deveria ter vencido o São Paulo (com o penalty errado, que infelizmente acontece), deveria ter ganho do Botafogo (no inacreditável 3×0 que virou 3X3) e alguns outros jogos…
          Assim, após tantos anos de tanto sofrimento, este ano, como pontos mais fracos e nesta ordem, eu resumo em:
          1. não apenas não vencer, como sequer disputar a final da Primeira Liga;
          2. queda de rendimento na reta final do Brasileirão;
          3. (bem distante dos outros dois) eliminação, como foi, da Sula;
          4. eliminação, como foi, da CB;
          5. (muito, muito distante mesmo das demais) não ganhar o carioqueta.

  • Concordo completamente. Acredito q tem gente que diz q o ano foi bom pq já se acostumou a ver o time brigando pra não cair.

    • Exatamente isso…. eu não acho que o ano foi bom, mas também não acho q foi ruim… foi ok…
      Não tivemos estádio, técnico e elenco chegando no meio da temporada, técnico inexperiente, embróglio com o maracanã…
      Não é da boca pra fora… quem achou q esse era o nosso ano, se iluidiu, o que viesse além da vaga na libertadores era lucro… a cobrança agora sim vai ser “infernal” com a libertadores e com a segunda melhoria significativa do elenco com as contratações pontuais e os garotos da base.

Comentários não são permitidos.