Podem até me chamar de modinha, de novo, por voltar a comentar as opções do Zé Ricardo. Para falar a verdade, eu critico de teimoso, porque, desde o último jogo da Copinha São Paulo, quando fomos campeões nos pênaltis, depois de jogar uma partida covarde, que só acreditava no campeonato por três motivos, que nada têm a ver com o “treinador”: a tradição da nossa camisa, a força da nossa torcida e a limitação dos adversários.
Sim, amigos e amigas rubro-negras, limitação, sim, porque nunca assisti a um campeonato brasileiro com times tão medíocres em campo. E, quando olhava o nosso banco, e via Donatti, Cuéllar, Mancuello, Vizeu, Sheik, Paquetá, Leandro Damião, enfim, via jogadores que seriam titulares em quaisquer outros times do campeonato, pensava: um treinador experiente, com esse plantel, seria campeão com certa facilidade.
E seríamos mesmo, se não cometêssemos a covardia de recuar e chamar para o nosso campo adversários que, aparentemente, já estavam batidos. Fizemos isso em vários jogos, culminando com a partida contra o Atlético Mineiro, que, por sinal, acaba de perder para o Coritiba por 2 x 0, sem que o técnico do Coxa tenha tirado o Kleber Gladiador ou outro atacante para “garantir” quando estava 1 x 0.
Mesmo com a covardia do nosso técnico, devemos conquistar, ao menos, uma das três vagas diretas para a Libertadores da América, alcançando, assim, a meta traçada pela diretoria no início do ano. E tenho certeza de que o elenco, se já é qualificado, o será ainda mais, com os sucessivos superávits alcançados.
Só espero que, se permanecer o Zé Ricardo para 2017, a diretoria tenha um papo reto com ele e explique o que é ser treinador do Flamengo, tipo “meu filho, a nossa torcida não é somente a maior do país, é, também, a mais otimista. Nossos times sempre têm de jogar tentando fazer mais gols, não tente trazer o time para a retranca, pois nossa torcida não deixa; você pode até perder o jogo, mas perca lutando pra vencer, nunca por covardia”.
Embora o Palmeiras também esteja jogando muito mal, infelizmente parece que não poderemos mais alcançá-lo e espero, sinceramente, que eu esteja errado. Mas, de uma coisa eu seu que estou certo: esse era o mais fácil Brasileiro de todos os tempos, mas nós não poderemos ganhá-lo se o treinador fecha a semana inteira de treinos para a imprensa e, quando chega o jogo, coloca em campo os mesmos jogadores e esquema que só conquistou três pontos em 12 disputados.
Mauro Veríssimo
Faça como o Mauro Veríssimo, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadofla.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Ver comentários
Veríssima a sua coluna, MAURO!
Mas, "entregaram uma FERRARI"(elenco do Flamengo) para um "motoqueiro de cinquentinha" pilotar - SÓ PODIA ACONTECER ISSO! Deixar de ganhar o título mais fácil dos últimos anos!!!!!!!
Aquele abraço
Não vejo nem a Ferrari, nem o motoqueiro de cinquentinha. Tá passando em que canal esses jogos?
No SporTv 10 kkkkk
De qual Ferrari você está falando? Porque esse elenco fraco do flamengo é no máximo um Honda civic 2006.
Não temos uma Ferrari Douglas.
Mas pra vencer o BR16 não precisava de uma.
Ferrari kkkkkkkk. O elenco é fraco assim como o ZR é como técnico
Um dos comentários mais verdadeiros que eu li nessa coluna: "esse era o mais fácil Brasileiro de todos os tempos, mas nós não poderemos ganhá-lo se o treinador fecha a semana inteira de treinos para a imprensa e, quando chega o jogo, coloca em campo os mesmos jogadores e esquema que só conquistou três pontos em 12 disputados."
Enquanto o Fla estava ganhando e estava
pau a pau com o Porco eu já falava que o Zé Ruela era um técnico "Burro
com sorte" e fui extremamente criticado...
O cara
conseguiu na base da sorte fazer com que Gabriel, Girino, Fernandinho
naquela pior fase quando chegou fizessem gols salvadores e isso iludiu à
nossa torcida otimista...
Mas, passado àquela
enorme sorte do Zé Ruela, o Fla voltou a normalidade de um time que
sofre demais para fazer gols... principalmente por conta de um esquema
que se preoculpa tanto em defender, que se não sabe atacar...
Mas,
o Zé Ruela tem seus méritos! Eu nunca vi, nem mesmo na época de Zico,
um time tão aplicado ao esquema tático... E apesar de tudo, ele
conseguiu manter o bom ambiente, mesmo com um elenco cheio de jogadores
que se acham estrelas...
Mas, eu gostaria de ver o Levir Culpi treinando o Fla...
Mandem o Zé Ruela fazer o cursinho de treinador na Europa e tragam o Levir que foi demitido do Flu...
Estragou tudo no último parágrafo
Gostaria de ver o Levir Culpi treinando o Fla...
Mandem o Zé Ruela fazer o cursinho de treinador na Europa e tragam o Levir que foi demitido do Flu...
Levir?Converse com um tricolor lúcido para ver as merdas que ele fazia, extremamente teimoso e ainda se baseia em conceitos antigos. Prefiro o Dorival, o Levir é muito mais teimoso que o Cristóvão Borges, só para ver o nível dele. Ele não duraria uma temporada aqui.
Dorival é excelente! Lembrando que ele estava muito bem no Fla no início do mandato do EBM e só saiu porque era caro demais e o Fla estava quase quebrado...
Mas, não creio que ele saia do peixe...
Dos que estão disponíveis, acho o Levir, agora desempregado, a melhor opção...
Vale lembrar que o Flu, que já não tinha um elenco maravilhoso, dispensou alguns nomes importantes...
Nenhum time que faz desmanche consegue um padrão de jogo em pouco tempo...
Mas, entre o Levir e o Zé Ruela, ainda mais para disputar a Libertadores, sou mais o Levir...
Respeito a sua opinião, mas eu acho o Levir muito "maluco". Quando ele sisma com uma coisa vai ser assim até o final, não interessa se vai dar merda, mas ele morre abraçado com a ideia. No Galo, não sei da onde ele tirou de por marcação alta durante os 90 minutos, até quando jogava fora de casa, jogou assim na libertadores e sofreu pra passar num grupo ridículo. Resultado: segunda pior defesa do campeonato brasileiro, só perdeu pro Joinville e eliminado nas oitavas da libertadores. No Fluminense, pareceu que ele enlouqueceu, melhorou o time, porém, no início, ele sismou que o time tinha que jogar no contra-ataque, depois voltou atrás e pôs um ritmo ofensivo no time, apartir daí acabou com o padrão. O time começou a jogar mal, mudava a escalação o tempo todo, o esquema e tirou o Scarpa do meio, onde ele rendia mais.
Mil vezes o Zé do que o Levir. É impossível saber o que esperar de um time formado por ele.
O Maraca está com Urucubaca!
KKK
Vamos voltar a jogar em Cariacica!
KKK
"um treinador experiente, com esse plantel, seria campeão com certa facilidade"
Discordo, dizer q o nosso time seria campeão com " certa facilidade" dá a ideia de q temos o melhor elenco disparado do Brasil e q o problema foi só o técnico! Atlético Mineiro tem um elenco melhor do que o nosso e um treinador mais experiente, no entanto, se vc olhar a tabela, estão atrás! Palmeiras e Atlético tem um elenco um melhor do q o do fla então não dá para afirmar q um treinador X ou Z seria o suficiente para mudar o panorama atual!
Eu não gosto do Zé Ricardo, acho q faz substituições patéticas e insiste em certos jogadores como Márcio Araújo, mas acho q no Geral ele fez um bom trabalho, pois conseguiu levar um time mediano a disputa do título por muitas rodadas. O texto tende a colocar a responsabilidade única e exclusivamente em cima do treinador e disso eu discordo.
Por fim, peço a todos os colegas aqui do site que protestem na página oficial do flamengo contra a permanência de Márcio Araújo! Falei com um pai de santo e ele disse q quem fizer isso terá muito dinheiro e muita sorte na vida!
Campeonato que tinha possibilidade de ser ganho por três times.
Flamengo, atlético e Palmeiras.
Venceu o time que tinha o melhor treinador.
Quase isso.
Venceu o time que tinha um treinador com vontade de ser campeão.
Só concordo com o primeiro trecho do texto: "Torcedor modinha".
Cara, basta analisar os fatos do ano inteiro e não apenas os tais 4 últimos jogos. Começo do ano o Flamengo com um técnico medalhão e experiente que bancou a permanência do Cirino quando a diretoria pretendia dispensa-lo. Fomos eliminados do Carioca ( nem faço questão). Copa do Brasil terrivelmente eliminados pelo fortaleza.
Começou o Brasileiro o medalhão começou a reclamar das viagens e os jogadores entraram na onda. Todos nós começamos a pensar que seria mais um ano lutando pra não cair. Vieram reforços no meio do campeonato ( ao contrário das Peppas e Galinhas Mineiras que tinham elenco desde o ano passado) e nosso desempenho subiu justamente quando o Zé assumiu.
Não sei se estranharam, mas o rendimento do time caiu justamente no final do campeonato, pode ser que a fadiga das viagens do ano inteiro esteja interferindo agora, mas o que quero dizer que o planejamento da diretoria era a vaga na Libertadores, sempre foi dito isso. Ano que vem podemos montar time para sermos campeões mas que a meta da diretoria foi alcançada foi sim.
Não sou defensor do Zé, mas podem ir aos blogs de Palmeiras e Atlético e verão muitos torcedores criticando as escolhas erradas do Cuca e do Marcelo. Todos erram e não seria o Zé a exceção. SRN7
Perfeito! &;-D
Mais fácil? Mais fácil foi o de 2011!
Se fosse tão fácil assim poderíamos passar 10 jogos sem vencer e ainda disputar o título. Pelo contrário, o Palmeiras só perdeu um jogo em 15, como pode ser tão fácil?
O cara do texto disse que esse brasileiro poderia ser fácil, porque se o Flamengo vencece todos os jogos em que tinha a condição e a obrigação de vencer (Botafogo, são Paulo, internacional, chapecoense, Corinthians, fluminense, Sport, Figueirense, etc...) nós estaríamos disparados na liderança, independente da campanha do palmeiras. Infelizmente para isso acontecer é necessário que os melhores sejam escalados e que o time jogue pra ganhar, assim como foi mencionado no texto.
Entendeu porque poderia ser fácil ?
E o mais importante, entendeu quem nos tirou da briga pelo título por ser retranqueiro e frouxo ?
Não concordo que foi o Brasileiro mais fácil de todos os tempos, há um exagero. Mas o Fla pode e deve melhorar o elenco para a libertadores 2017. E mais importante ainda é o nosso amigo ZR, que precisa evoluir muito também. O que mais me preocupa no Zé, é que ele num primeiro momento até conseguiu reunir os cacos e montar um time. Mas depois esse "bom" time se tornou previsível demais e aí o treinador começou a mostrar que ainda lhe falta maturidade, leitura de jogo, coragem....e por aí vai. Não consigo ser totalmente contra ele, mas ao mesmo tempo não confio. Enfim, agora é esperar e torcer para que o Fla esteja direto na fase de grupos da libertadores porque se fizermos péssimos jogos e cairmos para 4º, podemos ao menos repensar se de fato vale a pena ficar com ZR. SRN!