Adversário do Flamengo pelo título brasileiro, o técnico do Santos, Dorival Junior, teve nova vitória parcial de ação trabalhista movida contra o clube da Gávea. Demitido em março de 2013, o treinador entrou com ação em agosto de 2014 cobrando salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS e outros dividendos. Os valores ainda serão calculados ao fim do processo por um contador judicial, mas podem ultrapassar R$ 11 milhões com os ganhos de causa parciais do técnico. Derrotado em primeira e segunda instâncias, o Flamengo vai recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O departamento jurídico do Flamengo informou que está avaliando a decisão. “Houve itens favoráveis ao clube também, mas iremos recorrer daqueles favoráveis ao autor”, disse em nota o clube. A expectativa é conseguir diminuição substancial dos valores finais no pedido do atual técnico do Santos. O Flamengo gastava mais de R$ 1 milhão por mês com a comissão técnica de Dorival Júnior – que incluía os auxiliares Lucas Silvestre e Ivan Izzo, e o preparador físico Celso de Rezende.
Um acordo entre clube e treinador não está descartado, mas, com a derrota parcial em duas instâncias, a posição rubro-negra em uma eventual negociação não é de vantagem. É provável que o Flamengo encomende por conta própria o cálculo do total devido antecipadamente a um especialista. Internamente, a avaliação é de que houve erros nos contratos celebrados com Dorival Júnior que deixaram o clube em uma situação de risco.
Contratado durante o Brasileiro de 2012, Dorival assinou com o Flamengo até dezembro de 2013. Vencedora das eleições no fim daquele ano, a administração Eduardo Bandeira de Mello propôs redução salarial do treinador, que teria reajuste em maio – segundo contrato firmado pela gestão Patricia Amorim. Sem acordo, o técnico foi demitido.
Na peça inicial dos seus advogados, o treinador cobrava salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS e multas, além de pedir, por exemplo, cálculo sobre a premiação da Copa do Brasil de 2013 – conquistada pelo Flamengo com Jayme de Almeida, após saída de Mano Menezes – e da quebra de sigilo contratual com valores de salários do técnico e da comissão divulgados na imprensa. Nestes dois casos, a magistrada entendeu que não havia direito a indenização.
Os advogados rubro-negros pediram a nulidade do contrato de prestação de serviços e direitos de imagem do treinador – alegando “fraude ao contrato de trabalho” -, mas a juíza do trabalho Paula Cristina Guerra Gama negou os argumentos do departamento jurídico do Flamengo. O GloboEsporte.com tentou contato com a advogada Giane Brusque Bello, que preferiu não comentar qualquer ponto da ação trabalhista de seu cliente contra o clube carioca.
Passagem de 37 jogos
Dorival chegou ao Flamengo em meio ao Brasileirão de 2012, em substituição a Joel Santana. No total, ele comandou o time em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 51,3%). Em nota, o Flamengo justificou a demissão alegando que “a rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube”.
Ver comentários
Deviam prender essa Patrícia Amorim, e mandar a conta pra essa irresponsável !!!
Quem dera ser possível Kiko...
Resultado do que é uma administração incompetente, que até hoje prejudica o flamengo.
Prejudica e prejudicou demais Douglas...
Nosso passado... só derrotas e esculhambação.
Isso pq tem 4 anos que saiu.
Esse advogado do flamengo é fraco demais
Não conseguem ganhar uma causa
Tem q mandar esse cara embora
Contrata o do flores
Cara não tem advogado que dê jeito nas merdas q essas administrações passadas fizeram! É um herança maldita que ainda massacra o clube! Nota-se o alto grau de amadorismo que era este time! Fazen contratos cheios de brechas que permitem este tipo de coisa! 11 milhões com esse merda do Dorival + 50 milhoes de Ronaldinho gaucho só na administraçáo da senhora Patricia Amorim! Uma aventureira total! Imbecil completa! A divida de Ronaldinho ainda foi bastante reduzida e será paga, fato que ocorrerá con essa de Dorival jr. Mais uma vez essa diretoria tem q pagar uma divida do passado! É por isso que náo podem sair nunca mais do clube!
Deveriam prender essa mulher
Só mancha a imagem do clube
Lucas... na boa.
A merda do contrato foi tão mal feito (prejú sempre do Flamengo)
que não dá pra ganhar CAUSAS TRABALHISTAS, essas causas são phoda contra o empregador ou contratante...
O que se podia fazer e fez, foi questionar o máximo das várias situações pedidas em juízo.
E os Advogados do Flamengo já conseguiram e reduziram algumas coisas do que eles queriam, o Dorival e sua advogada.
A luta ainda não acabou ganhamos e perdemos algumas batalhas mas a guerra ainda está longe de acabar.
Saudações.
quem julga e decide é o juiz. Existem duas partes brigando por uma mesma coisa, com pontos de vistas diferentes. O juiz se baseia em provas concretas, contidas no contrato firmado entre as partes. Quando se tem um contrato frágil, mal elaborado e cheio de brexas, onde eu acredito q esse de Dorival Jr deve estar cheio, pois amadorismo nessa gestao de Patricia Amorim tinha demais, não há como reverter nada! Dorival deve ter metido advogado especialista neste tipo de causa! Cara vai pra ganhar tudo em cima do clube! E vai ganhar, pois juiz no Brasil é quase unanimidade a favor do empregado! Fato! Por isso q tem q se preocupar na elaboração deste contrato! Vai ser mais um fantasma pra os Blues enterrar!
R10 o FLAMENGO já pagou. Ficou em 17 milhões.
Pra vc ve! Ainda reduziram mais da metade da divida herdada do passado! Mais um fantasma mandado pro inferno! Por isso q sou a favor dessa diretoria! Estao resgatando as finanças e credibilidade do clube! Futebol, hoje, se faz 90% com dinheiro, Sem ele nada adianta planejamento e tudo mais! E esses caras sabem disso e estao de parabéns!
São esses esqueletos no armário que ainda pulam para fora nos pregando altos sustos como esse, que atrasam, atrapalham e puxam para trás nossa evolução financeira e qualitativa do elenco.
11 milhões já era uma contratação, mesmo que isso se reduza ainda é muita grana!!!
Lastimável...
Emputecidas...
Saudações.
Falou e disse!
Poxa Lucas, como advogado vai ganhar causa de salário não pago pelo clube e não pagamento de fgts? Imagina você com salário atrasado e sendo demitido do seu trabalho, caso trabalhe, e entre na justiça e o juiz dá ganho de causa a empresa?? A intenção do advogado é diminuir as perdas o máximo possível, e isso está na matéria.
Notaaaaa..... 10 !!!
Simples, cobrem a Patrícia Amorim! Abram um processo de responsabilidade fiscal contra ela. Mas aqui é o Brasil.
Infelizmente queria q isso fosse verdade
Mas isso aqui é Brasil
Às vezes acho que esses tipos de erros foram "intencionais". Mesmo que o Flamengo não tinha toda essa organização atual qualquer advogado sabe identificar brechas em contrato. Salvo engano, o Flamengo tinha advogado e escritório na época. Estou achando que foi sem querer querendo - como dizia Chaves. kkkkkk
Não tenho dúvidas Adriano.
Oh...!!!
As "romarinadas jurídicas" já eram famosas antes dos carecas assumirem.
Obrigado Patricia Amorim, ainda me lembro dela uma certa época essa mulher tentando o Kleber LEITE PARA SER gerente de futebol, imaginem onde estaríamos.
Estaríamos pior que Botafogo e Vasco. Palmeiras e Galo se salvam porque a turmas de Paulo Nobre e Alexandre Kalil, respectivamente, injetam dinheiro e não os deixam quebrar.
Pois é......
Mas a farra das galinhas e dos porcos uma hora acaba ou reduz e aí que eu quero ver...
Nosso Mais Querido cada ano mais independente.
Só vejo coisa boa pela frente...
Mas quando é que vão acabar esses esqueletos que volta e meia SALTAM em cima da gente fora dos empoeirados e carcomidos armários da "Era das Trevas Rubro Negras" ???
Assustadas e aporrinhadas...
Saudações.
O Kleber Leite foi diretor de futebol não época do Márcio Braga, é um cara que se mantém próximo ao clube desde que foi presidente. O Flamengo conseguiu se livrar de muita gente, esse é um dos últimos que continuam parasitando.
Em breve meu primeiro texticulo (não tão pequeno assim) pra Coluna...
Escrevo sobre o Massa "Chuck Norris" Araújo...
Enviei e aguardo contato/aprovação.
Se não for pro "ar" publico aqui como comentário.
Abraço a todos.
Saudações...
Era prática comum no Flamengo esses tipos de "contrato", os técnicos e jogadores assinavam já sabendo que no futuro iriam processar o clube em milhões, os dirigentes intencionalmente colocavam cláusulas lesivas e ainda levavam parte da bolada.
Vou te contar, pena de morte pra esses canalhas que comandavam o Flamengo é pouco, um dia todos eles vão pagar essa conta no colo do capiroto.
Calculo na parte da premiacao do título da copa do brasil? So pq ele comandou o time no jogo de ida contra o remo na primeira fase? A patrícia amorin é safada mais Dorival nao fica atras em ter a cara de pau de pleitiar isto (ainda nem que desconsideram isto) para quem acha que ele fez um bom trabalho em 2013 olha a porcentagem de aproveitento (51,3) isto pq teve o carioca pra aumentar esta porcentagem, ainda bem que livramos dele pois no mesmo ano comandou o vasco onde deixou o rebaixamento encaminhado e comandou o fluminense no "rebaixamento" e em 2014 se nao fosse o santos vencer o vitoria ele tinha rebaixado o palmeiras, e ainda tem gente que lamenta ele ter saido daqui, o Dorival que hj esta no santos apos o quase rebaixamento no palmeiras "acordou" pra vida foi pra Europa rever seus conceitos estudou antes de novamente ser tecnico do santos este Dorival atual nao tem nafa haver com o Dorival que esteve aqui.
Além de que treinar o Santos é mais "sussa".
Muito mais sussa
Apesar de defender a permanencia do jose Ricardo hoje considero o Dorival melhor que ele que o Jose Ricardo continue evoluindo e mais treinadores novos tenham oportunidade pra aposentar de vez certos dinossauros.
Infelizmente pouca gente acessa esse tipo de notícia. Agora quando falam do Márcio Araújo tem uns 150 comentários.
Mas, de qualquer forma, isso serve para os "ENTENDEDORES DE FUTEBOL" que queriam novamente o Dorival Jr. no Mengão. O Futebol NÃO se resume às quatro linhas. Um dia a conta chega, vide Corinthians e futuramente Galo e Peppas. SRN
O que não se pode acontecer é o que gente boa da imprensa já comentou. No caso, um movimento sinistro e na surdina para perdoar os deslumbrados enquanto o Fla vem cortando na carne (e ainda vai continuar).
Culpa da Paty. Dorival está cobrando o que acha que é justo.
Nem tudo tanto que tece negado o pedido cara de pau de receber premiacao da copa do brasil onde so comandou um jogo este pedido mostra bem o caráter do Dorival.
O que ELE acha justo.
Se realmente é quem vai decidir é a justiça.
A justiça ja descartoylu este pedido da premiacao aliás un pedido absurdo e mostra o caráter do Dorival.
Deram MUITO MOLE na elaboração do contrato.
Para mim foi má intenção financeira pra cima do Mengão...
Abraço!
Nem creio em má intenção, acredito que a incompetência falou mais alto nesse contrato, pois o time estava brigando pra não cair e fizeram um ato de desespero contratando o Dorival.
Essa poderia até ser uma boa justificativa para a época...
Giulia... a lama e sujeira já foi tanta, tanta, que erros como esse e mais infantis ainda em decisões como a do R10 ao meu ver só ACREDITO motivados por interesses obscuros e financeiros onde se não direta, com certeza indiretamente levaram grana...
A dilapidação do patrimônio do Clube vem de muito mais longe ainda, de outras administrações, brincaram e se locupletaram com o financeiro e imagem da instituição.
Isso com o passar de décadas acompanhando o Flamengo posso afirmar de cadeira... No futebol e em suas administrações não existem bobos, mas sim muitos lobos, e advinha quem faziam de vovózinha e chapéu vermelho???
Entristecidas...
Saudações.
O que tem a ver aponta-lo como uma boa opção de técnico com o fato do clube não ter pago o que devia ao profissional? Salário atrasado, férias, FGTS são direitos de qualquer trabalhador, se a justiça deu ganho de causa é porque de fato deixaram de cumprir com essas obrigações, como aconteceu com vários profissionais que passaram pelo Flamengo. Infelizmente Ainda pagamos por erros de administrações anteriores. Pelo que diz na matéria, essa ação se arrasta desde 2014.
Sim Johny, primeiro se resolve o EXTRA campo, depois pensa-se em traze-lo devolta. E lembrando que o salário de sua comissão é de 1 mil.
Acordos existem pra isso. De toda forma a diretoria já fez sua opção. SRN