Nos últimos anos, a China tem investido bilhões no futebol. Até por isso é normal imaginar que os clubes de lá sejam favoritos ao título da Champions League da Ásia, maior competição do continente e que, assim como a sua xará europeia e a Libertadores, dá uma vaga ao Mundial de Clubes.
Só que desta vez – ao contrário do que aconteceu na última temporada – eles ficaram pelo caminho. A finalíssima, sábado (26), será entre o Al Ain, dos Emirados Árabes, e o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul. No jogo de ida, realizado no último dia 19, um brasileiro ajudou a colocar a equipe coreana em vantagem. Foi com dois gols de Leonardo Pereira que a equipe da Hyundai largou na frente com a vitória por 2 a 1.
Ao estufar as redes em duas oportunidades, o brasileiro de 30 anos chegou à vice artilharia do certame continental (10 tentos). Não chega a surpreender, afinal de contas na atual temporada o capixaba, que só defendeu a Desportiva Ferroviária em seu país, balançou os barbantes como jamais havia feito: já são 22 gols em 47 jogos disputados. Mas como na história de muita gente, o sucesso chegou só depois de muito trabalho e apostas ousadas.
Ele mal tinha completado 18 anos quando tentou a sorte em um dos maiores clubes do país: “No começo de 2005 eu estava fazendo testes no Flamengo, na época o treinador das categorias de base era o Adílio (ex-jogador e ídolo rubro-negro)”, relata Leonardo com exclusividade para a Goal Brasil. Só que o ânimo com a chance começou a cair quando a definição sobre o seu futuro passou a ser sistematicamente adiada. Foi nesse exato momento que uma ligação da Grécia mudou a sua vida.
“Um empresário me fez o convite para fazer testes no AEK por uma semana. Eu não pensei duas vezes, fugi da concentração do Flamengo, peguei o primeiro ônibus para casa, no Espírito Santo, e dois ou três dias depois estava embarcando para a Grécia”, relatou. A semana virou um mês, e desta vez não houve indefinição. O AEK de Atenas, um dos maiores clubes de lá, ofereceu um contrato de cinco anos. Só que, para o espanto da instituição e dos empresários, Leonardo recusou. Os moldes do acerto – que previa empréstimos nas primeiras temporadas – não lhe agradavam, e após uma conversa com seu pai o meia-atacante decidiu disputar a segunda divisão grega, pelo Thrasyvoulos.
Na Grécia, Leonardo teve sucesso e ainda passou pelo Levadiakos antes de o AEK, enfim, resolver fazer uma proposta boa. Durante três anos, o brasileiro defendeu as cores da equipe ateniense e pôde ver de perto a tensão que era a cobrança dos fanáticos torcedores gregos, algo muito diferente do apoio incondicional e respeitoso que ele encontrou na Coreia do Sul. No futebol asiático, teve um pouco de dificuldades de se adaptar inicialmente ao novo estilo de jogo . Mas a partir de 2013 tornou-se uma engrenagem fundamental para o ‘Motors’: recebeu prêmios individuais e conquistou dois títulos da primeira divisão.
O terceiro só não veio graças a uma punição imposta pela federação local, que tirou nove pontos da agremiação por suspeita de manipulação de resultados. O tema, ainda recente, deixa o ponta-esquerda (que diz gostar de se aproximar da área, centralizar a jogada e arriscar bons chutes) nervoso: “É uma coisa que não sai da minha cabeça. A federação agiu de uma forma amadora, infantil” afirmou. “Falam que o Jeonbuk comprou cinco jogos, mas nesses cinco jogos foi um empate duas derrotas e duas vitórias. Se você comprou cinco jogos, você tem que ganhar os cinco jogos entendeu? Foi bastante complicado, e ainda não consegui esquecer isso”.
Ao menos a temporada espetacular continuou o seu caminho na Champions League da Ásia. Na fase de grupos o Jeonbuk deixou para trás o Jiangsu Suning, dos brasileiros Ramires e Alex Teixeira. Nas quartas de final, o Shanghai SIPG, que tem como estrelas Elkeson, Conca e Hulk, não teve chances. Tudo bem que os desfalques ajudaram, mas o placar agregado de 5 a 0 serviu para mostrar o poderio da equipe, elogiada até mesmo por Hulk.
“O Conca infelizmente machucou o joelho dias antes do primeiro jogo, e o Hulk estava voltando de lesão e não jogou”, relembra Leonardo. “Foi um empate sem gols, e o Elkeson levou cartão amarelo e não pôde jogar a partida de volta. Aí na volta só o Hulk jogou. Foi um jogo difícil, mas no segundo tempo a gente conseguiu fazer os gols. Quem vê o placar (5 a 0) acha que foi fácil, mas até o segundo gol foi muito difícil, e os desfalques teoricamente ajudaram a gente”.
Ao final do confronto, Leonardo trocou de camisa com Hulk e ficou impressionado com a humildade do ex-jogador de Porto, Zenit e Seleção Brasileira: “Ele me parabenizou pelos gols, classificação e falou que o nosso time era muito forte. Aí a gente acabou trocando de camisa também. É um jogador com uma humildade muito grande, o Elkeson também, merecedor de tudo o que aconteceu na vida dele”.
Concentrado, apesar de confessar ser impossível não pensar no Mundial de Clubes, Leonardo só pensa em conquistar o título que para ele seria inédito. O Jeonbuk já levantou a taça em 2006, quando o brasileiro iniciava a sua epopeia grega. Após 12 anos de trabalhos hercúleos, o troféu simbolizaria o auge de sua carreira até o momento. E também coroaria uma etapa especial na sua vida, já que na Coreia ele se adaptou muito bem junto da esposa e as duas filhas. A comemoração pode até mesmo incluir um prato bem típico dos coreanos e que Leonardo ainda não experimentou: “Dentro do nosso Centro de Treinamento existe um restaurante de carne de cachorro”, lembrou. “Nesse ano eu ainda vou experimentar, porque sempre todo mundo pergunta sobre isso (risos)”.
Fonte: Goal | Tauan Ambrosio
será o novo reforço do Flamengo para Champions League America
Ainda bem que fugiu, e só aos trinta anos que a imprensa anti descobriu, deve ser um grande craque como Val, o Bruninho e outros tantos que ninguém se.lembra. Esse ano podia acontecer uma debandada do flamengo, todos fugirem e ficar os meninos da base, Muralha e Diego. Sugiro a fonte que postou essa.noticia que postassem também que os jogadores do flamengo estão fugindo do clube se alguém quizer pode levar. Ah o DP de futebol e o treinador também viu!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tucano, não custava nada também a matéria ter buscado os números dele na base, ou período que ele na base ficou, e entrevistar o Adílio.
Raios de matérias incompletas de hoje em dia…
SRN
André, concordo com vc…. poucos jornalistas fazem isso hoje em dia. A grande maioria é formada por pseudojornalistas que possuem um “blog” ou fazem parte de uma “mesa redonda” e se acham “os mais entendidos”…
SRN
Bom jogador, fico indignado como o Flamengo não consegue “descobrir” jogadores assim.
Palmeiras descobriu o Moisés, Vitor Hugo.
Ele deve ser barato, e faz bem à função que é encarregado, seria uma boa aposta, sem custo alto.
Flamengo descobre é chiquinho, Cirino, vaz, rever, Arão, Márcio Araujo, Juan e outras perebas, ou seja descobre o que ninguém quer mais, que competência, agora falam em Nilton e Felipe Melo, não há nada que faça pra eles mudaram o perfil de.contratacões.Deve ser algum vascaíno indicando jogadores desde 2013 ao flamengo, precisamos descobrir quem é.
Boa tucano, mesmo discordando um pouco do Felipe Melo, que é bom jogador e ajudaria muito a elevar o nível do nosso time, concordo com o restante.
Esse cara é bom de bola, e eu te garanto que joga mais do que todos os nossos meias atacantes, só que a nossa diretoria prefere Gabriel, Cirino e Fernandinho.
Mesmo que ele não venha pra ser titular, eu penso que, mesmo que estejamos trocando jogador no banco de reservas, se o que vier for melhor do que o que sair, nós estaríamos melhorando… mas tranquilo, mais 1 anos com Gabriel, isso se não renovar, e Fernandinho, lembrando que vamos liberar o Adryan pra ficar com FERNANDINHO!!!!!!!!
Porra, o cara so fez testes para o Junior do fla e eles anunciam como se ele fosse ex jogador…
Quem é esse jovem?
Não temos um jogador que que ganha…o campeonato asiático. E agora, quem poderá nos defender?
Lamentar um “craque”, que foi descoberto aos quase 30,e jogando na poderosa Asia Champions,não é pro Flamengo, poderia ser p olaria,buaatafogo ou vasquim.Agora achar que Flamengo perdeu grande coisa é demais.Aliás nem sei ,o nome do sujeito, já esqueci…
Não entendi o porque dessa matéria ridícula
É pacabá! Kkkkkkkkkk
Na moral, que merda kkk
Melhor coisa que ele fez. Sair fora do Flamengo!
Flamengo não valoriza a base, só tem conchavo com empresários.
Vide Ronaldo uma promessa como volante e vamos ter Márcio Araújo.
Vide Viseu, e vamos ter Leandro Damião!
Fica fácil entender porque o Flamengo não revela e talentos e nunca será um time multicampeão.
Vivemos a muito tempo de passado, último título Internacional 1999. Lamentável!
Torce para o Vasssco. Eles são bao, revela jogador, tem estadio, tem…tem…
Esses Bandeiristas deveriam aceitar as críticas, não são perfeitos, pelo contrário são bons em finanças, mas em futebol zeros a esquerda.
Não é porque não gostamos da gestão desses caras que somos Vascaíno!
Somos Flamengo apenas achamos que esses caras são fracos no futebol do clube, gastam muito e mal, além de não valorizar a prata da casa, pagam altos salários para um grupo gigantesco de perebas que em sua maioria estavam encostados ou disponíveis de graça no mercado. O pior que ainda se acham espertoes em ficar com a chapa dos outros!
essa corja vem falar de base..sendo que quando o clube estava na mao dos “expert no futebol” estava literalmente abandonada. Corja não tem moral nenhuma pra criticar NADA.