EUA vira principal casa de brasileiros em pré-temporada

Compartilhe com os amigos

O futebol brasileiro está cada vez mais próximo dos Estados Unidos. Mesmo sem um plano de internacionalização bem definido, como fazem as grandes equipes europeias, os times do país têm tornado a América o principal destino de pré-temporada. Em 2017, nada menos que oito das principais equipes nacionais passarão por território americano no início do ano. E a conta, claro, pode ser ainda maior, com novos convites.

A principal novidade no grupo é o Santos, que deverá fazer uma partida amistosa contra o New York Cosmos. O presidente da equipe, Modesto Roma Jr, confirmou publicamente as negociações. Segundo a Máquina do Esporte apurou, faltam apenas detalhes para que o acordo seja assinado. Por não estar no papel por enquanto, a diretoria santista evitou passar os detalhes comerciais do contrato. A grande atração deverá ser Pelé, que atuou por ambos os times.

Também nesta semana, o Atlético Paranaense divulgou uma parceria com o Orlando City que incluirá dois amistosos entre os brasileiros e a equipe de Kaká. O plano é ter troca de experiência em gestão entre os dois times. Os curitibanos viajarão para atuar nos Estados Unidos, em partida a ser realizada em fevereiro. Antes, em janeiro, as agremiações da MSL, principal liga dos americanos, não podem entrar em campo graças ao período de férias do calendário do país.

Nada que tenha impedido a Florida Cup de chegar à terceira edição consecutiva em 2017. O torneio conta com apenas um time americano, o Tampa Rowdies, que não disputa a MLS. Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians, Vasco, São Paulo e Internacional farão parte da competição no próximo ano.

O torneio é um exemplo da estadia brasileira em solo americano. Os times não ganharão nada em dinheiro pela participação. Por outro lado, além da estadia, passagens e infraestrutura, terão abertura da organização para realizarem ações de marketing no país, seja com americanos ou com brasileiros residentes nos Estados Unidos; a Flórida conta com alto número de latinos.

As partidas ficam longe do apelo que mantém times como o Manchester United nos Estados Unidos, mas abrem uma porta inexistente para os brasileiros até pouco tempo atrás. O Corinthians, por exemplo, chegará à sua terceira participação seguida. Nos dois anos anteriores, os jogadores participaram de uma partida da NBA e até desfilaram em carro aberto na Disney.

Fonte: Máquina do Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também