Fla pode ter vaga direta na Libertadores ou dar adeus ao título

Compartilhe com os amigos

A temporada que teve reveses como as eliminações no Carioca, na Primeira Liga, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o problema de saúde de Muricy Ramalho mas marcou também a melhor campanha nos últimos anos no Brasileiro começa a se definir para o Flamengo na noite deste domingo, contra o Coritiba, no Maracanã. A três jogos do fim da competição, o rubro-negro pela primeira vez tem a chance de garantir seu lugar na fase de grupos da Libertadores de 2017. Para isso, precisa vencer o time paranaense e torcer para que o Atlético-MG não vença o Santa Cruz, em Recife, também às 19h30m.

Por outro lado, o Flamengo também pode ver acabar a chance de ser campeão brasileiro, caso não vença e o Palmeiras supere o Botafogo em São Paulo. O fim do sonho já era possível na rodada passada, mas o rubro-negro venceu o América-MG, mantendo-se na briga. Os desfalques da última quarta-feira (o goleiro Alex Muralha, os zagueiros Réver e Rafael Vaz e o atacante Guerrero) retornam ao time, e Zé Ricardo poderá escalar força máxima. Sairão da equipe Paulo Victor, os zagueiros Juan e Donatti e o centroavante Leandro Damião. Até ontem já haviam sido vendidos mais de 38 mil ingressos para o jogo.

PALMEIRAS JOGA ANTES

Ao contrário das últimas três rodadas, desta vez o Flamengo jogará antes do Palmeiras, que recebe o Botafogo às 17h. Quando entrar em campo, o time rubro-negro saberá se uma vitória contra o Coritiba significará se aproximar mais do líder ou apenas manter, para as duas últimas rodadas, chances remotas de ser campeão. O vice-líder Santos, outro concorrente direto na parte de cima da tabela, enfrenta às 17h o Cruzeiro no Mineirão.

A sequência de quatro partidas sem vitórias (derrota para o Internacional e empates contra Corinthians, Atlético-MG e Botafogo) foi interrompida com o triunfo sobre o América-MG na última quarta-feira, mas a atuação esteve longe de ser convincente. Voltar a jogar bem é uma preocupação de Zé Ricardo para o time conseguir vencer os três últimos jogos. Na manhã de ontem, ele comandou um treino tático fechado. É improvável que Zé Ricardo faça mudanças no esquema que usou durante quase todo o campeonato, com dois volantes, dois pontas abertos, Diego concentrando a armação pelo meio e Guerrero na frente. Foi desta forma que o Flamengo viveu seus melhores momentos na temporada, mas também caiu de produção nas últimas rodadas. A recuperação de Éverton, que esteve ausente por lesão justamente na recente sequência negativa é vista como importante para melhorar a produção ofensiva e tornar o ataque rubro-negro menos previsível e mais difícil de ser marcado. Contra o América-MG, Éverton fez o gol do time, mas sentiu falta de ritmo.

Uma preocupação adicional do Flamengo é conseguir a primeira vitória no Maracanã neste Brasileiro. Durante todo o campeonato, com o estádio fechado, o time teve de mandar seus jogos fora do Rio, o que custou desgaste físico aos jogadores, mas também alimentou a esperança de que, se o time chegasse às rodadas finais na briga pelo título, a reabertura do Maracanã aumentaria suas chances.

Não foi o que aconteceu. Em dois jogos, o time apenas empatou com Corinthians e Botafogo. Considerado um adversário de nível mais baixo, o Coritiba ainda não está matematicamente livre da possibilidade de rebaixamento, mas se contentará com um empate.

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A conta é simples, vencer as três partidas que restam, se possível por boa margem de gols, e esperar tropeços do Palmeiras.
    Estes tropeços seriam não vencer Botafogo ou Chapecoense nos próximos dois jogos. Dois empates ou uma vitória com uma derrota, seriam o ideal. Com estas combinações, o Palmeiras chega a 73 ou 74 pontos.
    Se Palmeiras vencer uma e empatar uma, chega aos 75 pontos, o que nos força a vencer e por margem de gols grande para tirar a diferença de saldo de gols e ainda torcer para perder pro Vitória na última rodada.
    Logo, hoje o bicho pega e já jogamos sabendo do resultado deles…

  • Poxa…
    Eu acho que seria bom darem outra chance pro Luiz Antônio, trazia ele de volta e dispensava o caramujo…

  • Dar adeus já demos a 5 rodadas atrás,pode ser que não matemáticamente mas tecnicamente e taticamente mostraram que não merecem ser Campeões,por teimosia,vejo uns falando que só estamos aonde estamos por causa do Zé que e muito bom sim,mas isso não é verdade,se o Levir técnico atualizado e experiente tivesse no Comando estaríamos na minha visão melhores,porra temos um dos 4 melhores elencos do Brasil e olha que temos MA,cirino,gabriel…só pra ter noção do nível brasileiro,entao milagre não foi,pra mim milagre e o que o Jair ventura está fazendo no botinha ou o Dorival no Santos, time com salários de no máximo na casa dos 100 mil(a não ser poucas exceções.) E brigando por título.

    • Concordo em partes, mas nisso aqui: “…se o Levir técnico atualizado e experiente tivesse no Comando estaríamos na minha visão melhores” me fez discordar, Levir não é atualizado nem aqui e nem na China, ele é um Felipão sem 7×1, extremamente teimoso de dar ódio, os times apresentam sempre os mesmos erros e ele não corrige isso nunca No Galo, o problema era defesa e ele ficou o ano inteiro sem arrumar isso e todos sabiam que o problema era a defesa alta demais, mas ele não corrigiu por teimosia, terminou o campeonato com a segunda pior defesa. A torcida do Flamengo jamais teria paciência com ele.

      Jair faz um trabalho ótimo no Botafogo, mas o Zé pegou o Flamengo em terra arrasado e arrumou o time, coisa que o Jair não fez, o time do Botafogo era limitado mas muito bem encaixado antes dele. Falta ele me provar que é capaz de pegar times bagunçados, dar um padrão e uma melhorada. No Botafogo não teve isso, o time já estava muito bem encaixado, ele só mudou o que justamente o que faltava para o time engrenar. Dorival para mim é um dos melhores aqui no Brasil, gostaria de ver ele no Flamengo caso o Zé saia.

      • O atlético de 2014 do atlético e Levir teve uma das principais zagas do Brasil,tanto defensivamente quanto ofensivamente,nao conseguiu repetir isso em 2015 mas Pq o atlético até agr nao tem zagueiros de qualidade.

        Concordo que o Zé deu um padrão e que o Jair pegou o time arrumado lá,mas ao mesmo tempo que eu queria ver o Jair comecando do zero, eu queira ver o Zé com um time tão limitado quanto o do Botafogo pois mesmo sem o deigo, o time já era um dos melhores do Brasil.

        • Discordo totalmente em relação ao Levir, o time do Galo tinha a segunda pior defesa, conseguindo perder para o Flamengo, que tinha Wallace e Cesar Martins, conseguiu perder pro Vasco, que foi rebaixado. Na verdade eles perdiam para todos os times exceto Joinville, ou seja, não tinha nada a ver com qualidade técnica, porque times piores tinha defesas menos vazadas, o problema era tático!Em 2014 Levir a zaga era a mesma que 2015(Jemerson e Leonardo Silva) e não usava uma defesa com linha alta, ele passou a fazer isso no seguinte e todos criticavam ele porque ele fazia isso, poderia muito bem usar defesa baixa como em 2014 e ter uma defesa boa, mas ele foi teimoso e perdeu o título por causa disso. Ele tinha um ataque bom, mas a defesa que era a mesma de 2014, piorou por questões táticas e por teimosia mesmo.

          Eu poderia listar uma série de maluquices que ele fazia no Galo que os fez perder o título, mas o texto iria ficar gigantesco. Sobre o Zé eu concordo.

          • Pode até ser, pois eu não acompanhei muito o galo na sua passagem lá,mas mesmo assim acho que teríamos mais possibilidades de ganhar a liberta, que pra mim com o Zé a chance é mínima já que ele não sabe usar uma outra tática ou esquema é nem jogadores de qualidade,no Brasil não tem muitas opções e os principais da América não querem vir pro Brasil e ser mandado embora 2 meses depois, é no Brasil só temos o cuca e o Dorival,cuca na minha visão voltará pra China e o Dorival está processando o fla pedindo mais de 11 milhões.

Comentários não são permitidos.