A ansiedade apresentada pelo time do Flamengo nas duas partidas disputadas no Maracanã, quando não conseguiu nenhuma vitória diante de Corinthians e Botafogo, é apontada internamente como um dos pontos-chave para a interrupção da caça ao Palmeiras pela liderança do Campeonato Brasileiro.
Mas o título é tratado internamente como um sonho possível. A comissão técnica projeta ao menos disputar com o Santos a segunda colocação, caso o Palmeiras não tropece contra Atlético-MG e Botafogo. A mobilização que resta no elenco tem outro incentivo no prêmio pela melhor posição — aproximadamente R$ 10 milhões.
Outra meta é atingir o recorde do Flamengo na era dos pontos corridos. Com mais duas vitórias, o time chega a 69 pontos e alcança a melhor pontuação rubro-negra desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado no formato com 20 clubes. Em uma temporada de recuperação, repleta de viagens e sem estádio no Rio, seria coroar o trabalho.
O técnico Zé Ricardo aproveita a diminuição da expectativa pelo título para que o time volte a ter a constância apresentada ao longo do período invicto, até a derrota para o Internacional.
O retorno de Everton entre os titulares é uma das novidades para a retomada do equilíbrio tático. Com a volta dos pontas que estavam em alta — Gabriel é cotado do outro lado —, os laterais também podem voltar a ter boas atuações.
— Sempre buscaremos as vitórias, acreditando nas possibilidades que ainda temos de ganhar o título. Aqui dentro, não largamos essa competição e contamos com o apoio do nosso torcedor para continuarmos lutando por esse objetivo — disse Pará.
O elenco rubro-negro terá até a partida contra o América-MG, na próxima quarta-feira, um total de oito treinamentos. A palavra de ordem é evitar a ansiedade.