Notícias

Fla vai enxugar elenco e diretoria quer usar mais a base em 2017

Com 33 jogadores no plantel, diretoria quer poucas contratações, promoção de mais jovens e implantar de vez filosofia de valorizar a base em 2017

Com intervalo de 10 dias da partida contra o Botafogo e o jogo da próxima quarta-feira, diante do América-MG, em Belo Horizonte, o Flamengo passa por reuniões diárias para traçar estratégias e diretrizes para a temporada de 2017.

A volta para a Libertadores vai ter um autêntico vestibular. A Primeira Liga e o Campeonato Carioca serão competições em que a garotada vai ser testada para ganhar espaço no time principal. A prioridade, é claro, será o torneio continental – de resultados frustrantes e eliminações precoces para o clube nas últimas participações.

Antes, evidentemente, todo esforço é válido nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro para evitar a fase de mata-mata antes da fase de grupo da Libertadores.

Zé Ricardo observa a garotada para ampliar chances no Fla (Foto: Gilvan Souza – Divulgação, Flamengo)

Para colocar em prática essa filosofia de valorização da base – desta vez, é o que garantem do Ninho do Urubu até a Gávea, para valer -, o elenco será menor. O plantel do profissional hoje tem 33 jogadores – contando quatro goleiros e outros jovens que tiveram poucas oportunidades e que já treinam com o grupo principal de Zé Ricardo. O número de atletas ainda está sendo discutido, mas deve ficar em torno de 28 jogadores.

Em 2016, havia preocupação de contar com mais peças de reposição do que o habitual devido à particularidade do ano de viagens constantes e jogos com pequeno intervalo de recuperação entre estradas e aviões. Embora já haja sinais do “bye bye, Brasil” versão 2017, nos encontros da comissão técnica, dos médicos e fisiologistas, o departamento de futebol concluiu que um grupo mais enxuto, seguindo à risca a programação e as precauções do Centro de Excelência em Performance, aguenta o desgaste da temporada.

O técnico Zé Ricardo deixou escapar em coletiva de imprensa recente ponta de frustração na utilização abaixo do esperado dos garotos formados pelo clube – muitos deles foram campeões da Copinha deste ano. Jogadores como Léo Duarte, que jogou no momento em que não havia outra opção com a saída de Wallace e de César Martins, Ronaldo, Lucas Paquetá e Thiago Santos atuaram pouco nesta temporada. As possíveis saídas de Juan, que pode se aposentar, Emerson Sheik e Alan Patrick devem abrir espaço para a utilização dos garotos.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Saem: Juan, Sheik, Márcio Araújo, cirino, fernandinho, chiquinho, Alan Patrick, ederson, Gabriel.

    Se possível contratarem apenas Vitinho ou Bernard, Everton Ribeiro e um L.E.
    Aposta: marinho

    Muralha, para, rever, Vaz, Jorge, Ronaldo, arão, Diego, Everton Ribeiro, Vitinho /Bernard, guerrero.

    Melhor contratar pouco mas que sejam jogadores melhores.

    • Adriano para contratar tem também um 1 volante. A não ser que MA saia e Ronaldo/Cuellar disputem essa vaga.

    • Essa seria minha lista de dispensa também, espero que pelo menos saiam 70% desses jogadores citados.

    • Gostaria que o Ederson ficasse, a lesão desse ano teve pouco a ver com a sua fraqueza física, ela foi potencializada com a tesoura do Fagner.

    • Dispensaria todos esses sem problema e ainda acrescentaria o Damião, que não tem nada a acrescentar no elenco e só tira as oportunidades do Vizeu.

      Ederson eu acho bom jogador, mas o custo benefício é muito baixo.

    • Juan sheik chiquinho alan Patrick e quase certo de vazarem fernandinho parece que a sorte sorriu e o Renato gauco o quer de volta Gabriel Cirino tem contratos longos e ainda vamos desembolsar uma fortuna pelo Cirino ou seja nao pra disppensa ou e emprestar ou usar como moeda de troca, jao Marcio Araújo vai fuicar infelizmente marinho e pessimo e um Gabriel negro entao temos que torcer que a diretoria esteja mirando um zagueiro (Juninho do coxa pode ser uma boa) o primeiro volante Felipe mello ou Romulo os pontas e que escolham dois destes nomes Everton Ribeiro Vargas Vitinho Willian bigode Felipe gedoze ve como el contrato do robinho Bernard dem chance ele e titular na Europa e usar da base leo duarte Ronaldo Adryan lucas paqueta viseu

    • Parei em Pará. Respirei, continuei e parei novamente em Guerrero.

  • Otima notícia se for pra aguentar Márcio Araújo, Cirino, Gabriel, Fernandinho e tantas outros lixos melhor aproveitar Ronaldo, Thiago Santos, Paquetà, Vizeu.

  • Será que já avisaram isso para o Zé Ruela do técnico? rs

  • Perfeito!Tem jogadores da base que são MUITO melhores que os profissionais que nós temos. Acredito que ninguém é melhor do que o Zé para fazer isso.

    • O Zé Panela tem deficiências graves para um técnico. Não sabe escalar, não sabe substituir, forma panelas, não resolveu o problema do time recuar quando está em vantagem, não tem visão de jogo e tem um esquema engessado. Dizer que ele é o melhor então todos os times estão f******. Esses erros não se consertam com uma pré-temporada. Fora isso já confirmaram MA e querem a compra do Fernandinho. Quero só ver como vai ficar esse elenco e como ZR vai se sair. Se continuar com esses mesmos conceitos não vai muito longe.

      • Não sabe escalar e mesmo assim essa escalação nos colocou na briga pelo título. Não sabe fazer substituir, simplesmente porque não coloca os seus preferidos em campo. Não tem visão de jogo, mas colocou inúmeras substituições certeiras. Não sei da onde tiraram que o esquema está engessado, isso foi a coisa mais sem sentido que eu já vi, ele não está engessado, é a maneira que nós jogamos que está manjada, o esquema não tem nada a ver com isso. MA e Fernandinho...ok...não tem sentido a escalação.

        Amigo, eu não sou daqueles que critica técnico porque eu NUNCA vou me basear pelo resultado e sempre pelo desempenho. Se fosse para eu analisar resultado, NENHUM técnico no Brasil daria certo no Flamengo. Já reparou?Trocamos de técnico a cada 6 meses, é ridículo, nenhum tem continuidade aqui e isso é simplesmente porque achamos que sempre vamos brigar por título, sendo que a nossa realidade durante os últimos 4 anos era brigar no meio da tabela.

        Esse ano a nossa realidade era brigar pelo G-4 e vamos ser sincero, esse elenco não é melhor que o Palmeiras, não é melhor que o do Galo, ficamos 11 meses sem o Maracanã, viajando o Brasil inteiro, elenco com fadiga muscular e ainda entramos na briga pelo título. Isso é para ser comemorado. Historicamente, times que não tem estádio fixo, brigam para não cair, vide o Cruzeiro e o Galo em 2011. E aí?O trabalho foi péssimo só porque ele não escalava os seus preferidos o time não jogava que nem o Barcelona?O trabalho foi perfeito em relação aos nosso objetivos iniciais que era a briga pelo G-4.

        • Você distorceu todas as minhas afirmações para defender o técnico. Não jogamos um bom futebol em quase nenhuma das partidas. Então o desempenho não foi tão bom assim. Nosso elenco é horrível, isso eu concordo. Mas foi opção exclusicamente dele ter uma única forma de jogar dependendo dos piores jogadores do elenco. O elenco tem bons meias e volantes, mas tem pontas horríveis. E não foi por falta de aviso que insistir nesses caras exclusivamente poderia dar errado. E outra, só porque ele insistiu no Fernandinho, Cirino, Gabriel e deu certo em várias partidas, não significa que ele teve boa leitura do jogo. Ele insistitu com Fernandinho perdendo mais de 80 bolas, a torcida chegou a vaiar quando ele colocou naquele jogo pela Sulamericana. Daí o Fernandinho resolveu numa jogada e o técnico estava certo? Então insistir com o Cirino (que não é o jogador de futebol) várias vezes esperando ele fazer algo de útil é correto e quando ele finalmente fazer algo certo o técnico teve razão? Pra mim ele insiste com coisas que tem uma grande possibilidade de dar errado e uma hora acaba dando certo.

          Vamos lá. Ele pegou um time destroçado pelo Muricy e já no primeiro jogo nós vimos uma melhora. Motivou os jogadores e deu um padrão de jogo, fazendo com que nós jogássemos de igual para igual com qualquer time com um futebol aceitável. Mas muitos alertaram para o futebol praticado (cobravam um futebol vistoso, mas sempre defendi que jogávamos bem, para um técnico que pegou o barco andando e conseguiu o que muitos medalhões não conseguiram) e pelos jogadores que eram utilizados (não é questão de jogardores preferidos. Nós não temos um bom elenco, o que é diferente de dizer que não temos bons jogadores. Daí você utilizar um único esquema com os piores jogadores do elenco - pontas - e um volante limitado que só sabe marcar é muito arriscado.). Mas enfim, gostei da maneira que o time se portava diante dos grandes, mas não vencia ora por vacilo dos jogadores ou por vacilo do técnico. Por outro lado foram poucos os jogos em que nos impomos contra os pequenos. O time no 1º turno criou bastante, maa fez poucos gols. Isso foi culpa dos jogadores mesmo. No segundo turno fomos mais regulares, mas jogamos pouquíssimas partidas boas. De bom eu cito o Grêmio, 2º tempo contra a Chape após trocar a formação, Palmeiras, Figueirense e 1º tempo contra o Atlético/MG. Ele não procurou alternativas para melhorar o rendimento da equipe insistindo na mesma maneira de jogar e com as mesmas peças, com elas rendendo ou não. Não percebeu ou não corrigiu o problema do Diego criar o jogo sozinho, do lixo do Guerrero isolado, do time recuar após construir o placar etc. Pra mim ele ficou na sua zona de conforto com a equipe que estava ganhando e mesmo caindo de rendimento continuou com as mesmas peças. MA, Arão extremamente nocivos a equipe nas últimas dez rodadas ele não trocou; de um elenco de 33 atletas ele usa os mesmos 15, não deu chances à base "para não queimar", mas pode queimar os nossos olhos vendo Gabriel, Fernandinho e Cirino errando todas as jogadas. Colocou AP fora de posição quatro vezes seguidas jogando mal até perder para o Inter e colocou uma única vez o Mancuello fora de posição e sacou no intervalo. Substituiu mal no jogo contra o CAM, substituiu 6 por meia dúzia AOS 30 MINUTOS naquele jogo horroroso contra o Botafogo etc. Fora a meritocracia que eu não vi em nenhum momento desde que assumiu. As vezes valia para os perebas, mas para jogadores mais técnicos deu pouquíssimas. Enfim, apoiei o trabalho dele até o fim do ano, mas ele possui erros gravíssimos para a minha classificação para um bom técnico e não mostrou aprender com os erros nem sequer detectar esses erros entre uma partidas e outra. Por isso acho que ele deveria ser auxiliar técnico e amadurecer como técnico. O trabalho com os perebas que ele optou por utilizar e diante da situação em que ele assumiu foi um bom trabalho. A minha crítica é a respeito da qualidade dele como técnico.

          • Ótimo texto Yan, o que ZR mostrou quando realmente foi exigido nessa reta final de Brasileiro é que não tem solidez como técnico para extrair do time uma variação tática e pegada para ganhar jogos decisivos mesmo com a imensa ajuda do retorno do Maracanã que não surtiu efeito por esse motivo, muito limitado e paneleiro.

          • Disse tudo Yan, o time vem sim caindo de produção a muitos jogos, e o tecnico simplismente nao muda o jeito de jogar, nao muda o esquema, é sempre as mesmas substituições. ... Nas ultimas semanas, nao tivemos jogos no meio da semana, o cara fecha o treino a semana inteira, e sempre joga com os mesmos, e as susbstituições sao as mesmas, nao muda o esquema, a forma de jogar durante o jogo, isso é sim Engessado.
            Tivemos na briga pelo campeonato pq vencemos os pequenos, mas quando era pra assumir a liderança ganhando dos grandes, sempre o time deixou a desejar.

          • Exatamente, as críticas tem que ser do jeito de jogar e não do esquema que é muito bom e moderno. O problema é justamente que o Zé ta sendo incapaz de mudar o nosso jeito de jogar, as variações táticas elas ocorrem durante o jogo, o problema é que todo mundo acha que o 4-2-3-1 é constante, até quando o Sheik e AP entram em campo...

          • Olha que eu li hein rss.

            Eu não distorci nada, tanto que você deu o mesmo intendimento que eu disse no meu primeiro parágrafo, mas tudo bem. Eu disse que o elenco é horrível, você concordou. Eu disse que o esquema tem nada a ver com o momento do time e sim a forma como o time joga, você disse que não jogamos futebol nas últimas partidas. De resto eu nem ressaltei, sobre o Fernandinho, ele é péssimo, a insistência com ele dava raiva, mas eu como olho todas as notícias do Flamengo, eu vi que as substituições certeiras eram explicadas pelo Zé nas entrevistas e foi exatamente o que aconteceu. Já Cirino, tem partidas que ele não joga nada, mas na teoria o Zé explicou com perfeição a sua entrada, mesmo que não funcione na teoria. O problema é que você tem que entender o motivo e depois criticar e, não criticar e depois entender o motivo.

            Você jamais pode cobrar de um técnico aquilo que ele não sabe fazer, não aprendeu com o Muricy que queria implantar o tiki-taka aqui?O Zé nunca jogou sem pontas, a nossa categoria de base tem jogado com pontas desde que comecei (ou antes) a acompanhar os torneios pela ESPN. Então, jamais exija que o Zé, Roger, ou Tite faça aquilo que ele não sabe. O Tite evita por Phillipe Coutinho no meio e por William na direita, porque ele não sabe fazer diferente e ele prefere arriscar colocando Coutinho na direita, mesmo ele sem ele nunca ter jogado ali antes. Imagina se ele colocasse os melhores e "foda-se" o esquema?O 4-2-3-1, privilegia os piores, concordo contigo, mas jogar sem eles pode agradar a torcida, mas o treinador em diversos momentos vai se sentir perdido em resolver os problemas do esquema que não montou.

            Diego realmente está criando sozinho, Guerrero isoladíssimo, concordo contigo e esse negócio do time recuar eu tenho visto que o Zé tenta mudar isso mas não consegue, observe as entrevistas e as substituições, por mais que elas sejam equivocadas, elas fazem sentido. Contra o Galo ele pôs o AP e o Sheik para formar um 4-4-2 com a bola e um 4-1-4-1 sem. Não deu certo. Fiquei aquela semana inteira argumentando que a intenção não era recuar... e sim, concordo que ele vem substituindo mal.

            Dizer que AP e Mancu jogaram fora de posição e foram sacados por isso é piada, só pode. Eu sou viciado em táticas, o meu maior hobby e ficar analisando os times taticamente e jogando Football Manager nos poucos momentos livres que tenho e posso afirmar que Mancu e AP jogaram na posição diferente sim, entretanto a função que eles exerceram em campo é o que eles já faziam desde sempre. Posição é uma coisa, função é outra! O Zé tá doido para ter um armador que saiba fechar os flancos, desde que perdeu o Éderson ele vive mudando a escalação dos pontas, isso porque ele quer alguém com essas características para ajudar na armação e fechar espaços, tanto que o Everton Ribeiro e Felipe Gedoz estão sendo muito especulados na Gávea.

            A questão da meritocracia é escalar os melhores de acordo com o treino, jogo e principalmente o esquema, isso foi palavras do mestre Tite. Até agora vivo tentando entender se existe alguma panela, sério, vivo acompanhando as noticias do treino e umas do Mozer, que mostra que não existe nada disso. Se me provar o contrário eu gostaria de saber.

            Bom, as suas criticas em maioria fazem sentido ao contrário da maioria que é contra o Zé, mas nessa parte aqui : " Enfim, apoiei o trabalho dele até o fim do ano, mas ele possui erros gravíssimos para a minha classificação para um bom técnico e não mostrou aprender com os erros nem sequer detectar esses erros entre uma partidas e outra". Nessa parte eu vi que você é como muitos, se baseou no trabalho do cara de acordo com as últimas 5 partidas e esqueceu das outras 30...O elenco não era para o título e sim para o G-4, o planejamento foi esse, desde a chegada do Diego isso virou obrigação e entramos na briga por puro acaso.

            Abraços!

          • Cara, eu entendo a sua posição, apesar de discordar. ZR não é o técnico ideal para o ano que vem. Mas olha essa última parte: "o elenco não era para o título e sim para o G-4, o planejamento foi esse, desde a chegada do Diego isso virou obrigação e entramos na briga por puro acaso." Isso é pensar pequeno. O título era possível SIM, com esse elenco mesmo. Ele cometeu vários erros no final devido a suas limitações como técnico. Se conformar com a vaga pra Pré-Libertadores (tem dessa ainda, podemos ficar atrás do CAM) é pensar pequeno. Se for pensar em planejamento, a diretoria nos prometeu um time competitivo em 2016 e fomos eliminados precocemente em 4 competições e deixamos escapar o título Brasileiro que poderia salvar o ano ruim. Ele também vacilou na Sul-americana. Seria o IDEAL continuar com essas limitações e os jogadores de sua preferência. Creio que não. MA, Fernandinho... Se ele por acaso for demitido, não terá mais chances aqui no Flamengo e esses jogadores vão continuar no elenco. Esse inclusive era um dos meus medos dele utilizá-los em detrimento das contratações desse ano.
            Mancuello e Cuellar devem ir embora enquanto os lixos devem ficar. Assim nunca iremos qualificar o nosso elenco. Quero só ver quem eles vão trazer e quem o ZR vai pedir.

          • O problema do torcedor brasileiro é a celebre frase "É pensar pequeno", é exatamente essa frase que nos faz ficar atrás dos outros times em torno do mundo, esse elenco não é bom o suficiente para o título, era possível, mas o G-4 era o nosso objetivo e temos que nos contentar com isso. Estou cagando pra essa história de que time grande sempre tem que brigar por títulos, isso não existe mais e é um pensamento arrogante. Eu sou doente pelo Flamengo, conheço as tradições do time de grandes conquistas e etc, mas temos que ser realistas, o elenco é o terceiro mais caro, tudo bem, dava para o titulo, mas agora lembre de um empecilho: ficamos sem um estádio fixo. Cara, os jogadores não são imortais, experimente viajar 3-4 vezes por semana, dormir em aeroporto, chegar 3-4 horas da manhã no hotel, dormir por 8 horas e depois tomar café da manhã e jogar futebol. Ninguém aguenta!Na Europa, onde eles viajam apenas 2 vezes por semana, percorrendo caminhos curtos, eles já reclamam. Na época do Muricy eu era o único que defendia as reclamações dele, eu entendo ele e não existe nada mais cansativo no futebol do que as viagens.

            Apesar de discordar de 50% do que o jornalista Mauro César Pereira diz, ele é o único que entende como funciona cada detalhe no futebol e ele não diz aquilo que você quer ouvir e sim o que precisa ouvir, e vou fazer o mesmo: o título nos iludiu, eu me iludi e você também, a posição que nos encontramos agora condiz com a realidade do nosso time atualmente. Leve em consideração essas coisas: ficamos 11 meses viajando, perdemos 5 meses com o Muricy, o Zé não teve pré-temporada, fomos eliminados em 4 competições, sendo 3 com o Muricy, montamos um elenco que não condiz com o esquema do Zé, despediçando milhões em Mancu e Cuellar (são úteis, porém não se encaixam no esquema 4-2-3-1), perdemos Éderson, pode ser estranho, mas ele era o jogador importantíssimo para o esquema e resolveria fácil os nosso problemas de criação.

            Em relação aos jogadores ruins, faz sentido o que você falou, mas sobre o Mancu e o Cuellar, os dois disputavam a posição com o Arão, e o segundo não é bom como primeiro volante, ele é muito afoito e deixa muitos buracos, não estou defendo o MA, quero que ele suma do nosso time. Mancu funciona para um 4-1-4-1, com o Éderson jogávamos assim e tivemos Arão na primeira linha junto com ele e AP. O gol do Mancu contra o Cruzeiro foi nesse esquema, e contra o Corinthians o Zé tentou repetir e o pessoal sismou que ele jogou de ponta...

            E sim o Zé cometeu muitos erros como técnico, agora me diga um treinador brasileiro que não tem esses erros?Vá nas páginas dos torcedores do Santos, Palmeiras, Galo...até o Tite era criticado, chamavam ele de empatite e empatibilidade. Guardiola contra o Atlético de Madrid, errou feio ao não por o Muller na semifinal da Champions, Luis Enrique, contra o mesmo Atlético de Madrid errou feio ao por o Rafinha...tudo isso custou a eliminação de ambos. Se o técnico comete muitos erros imagina os jogadores?

  • De 33 para 28? Isso não é nada. Fora PV, PARÁ, JUAN, CHIQUINHO, MA (confirmado para 2017 e talvez 2018), ARÃO (lento e irregular), ALAN PREGUIÇA, CIRINO, GABRIEL, FERNANDINHO (estão querendo comprar esse lixo), SHEIK IDOSO, EDERSON DM, GUERRERO (psuedo-centroavante), DAMIÃO (centroavante pereba) e de bônus JAYME.

  • Espero que realmente esse raciocínio seja seguido, pois valorizamos o que é nosso e ainda economizamos salario e passe de outros atletas.
    Em relação ao elenco enxuto, acho que podemos fazer caixa com o PV e utilizar o Cesar como titular no carioca pra poder saber se precisamos mesmo de outro goleiro, Juan tem que aposentar e entregar uma placa pelos serviços prestado, eu negociaria o Pará se pintasse proposta pois aproveitaria a boa fase, Chiquinho pode mandar embora, Marcio Araújo é um jogador ultrapassado e eu não gostaria de vê lo proximo ano, Alan Patrick ja está de saida, Fernandinho o Grêmio quer e não vale a pena brigar por ele, Gabriel é muito ruim e deve ir embora, Guerrero tem um custo benéficio ruim e deveria ir embora.

    • Só ai se vê que não há um planejamento para utilização da base pela diretoria.
      1) de que adianta subir o Vizeu se o Damião é 1 reserva do Guerrero?
      2)Vasco
      3)de que adianta contratar Cuellar e subir o Ronaldo se a pra.. do MA nunca é substituído ou poupado?
      4)De que adianta subir o Paquetá para ser o 2 reserva do Diego, sendo que AP está a sua frente? ( ainda tem gente querendo que contratem mais um meia devido a saída do AP e acha do que o Paquetá pode ser bem usado mesmo assim)

      Obs: São só alguns exemplos da falta de planejamento para o uso da base.

      • Não existia, pelo que informa a matéria a diretoria identificou essa falha e promete melhorar em 2017, vamos confiar.
        1- Era o primeiro ano do Vizeu, ele é muito acima da media e não sentiu o peso mas podia ter sentido, acho que o erro é do treinador que passou o Damião na frente do Vizeu.
        3 Márcio Araujo é o retrato do decadente futebol brasileiro, do medo dos tecnicos de não conseguir fazer os 11 jogadores jogar e marcar, ai se utiliza dele como moleta.
        Paquetá subiu esse ano, na verdade não joga centralizado como o Diego, eu gosto muito do futebol dele. O planejamento não era ter o Diego no elenco, foi uma oportunidade de mercado e não dava pra desperdiçar essa chance né?
        Em relação a ter outro meia no elenco acho que não deveria vim, basta diego, mancu e Paquetá.

  • Quero ver mesmo se ele vai utilizar.
    Para isso nao pode renovar com fernandinho , alan, caramujo, sheik e juan.
    O juan ainda pode ficar no fla mas como um preparador de zagueiros.

    • Dos especulados, o único certo que o EBM já garantiu que vai ficar é o MA. Mas talvez, o Juan também fique, se aceitar ter um salário equiparado ao do Duarte, por ser reserva.

  • To cansado também desse papo... o Flamengo está com uma base maravilhosa, muito promissora e mais uma vez a molecada está perdendo espaço para um monte de parasita. Se o Flamengo pretende almejar alguma coisa em 2017 tem que se livrar das seguintes peças: Chiquinho, Marcio Araujo, Gabriel, Cirino, Sheik, Damião, Fernandinho... Tem que dar oportunidade para os garotos: Leo Duarte, Thiago Ennes, Ronaldo, Trindade, Matheus Savio, Paquetá, Thiago Santos, Adryan e Vizeu. Ainda tem outros bons nomes na sub-20 como o Vinicius e o Daniel dos Anjos... Enfim...

    • Também não é querer usar toda a base né, por mim só utilizaria no máximo 4 destaques da copa SP de cada ano.
      Ex:
      Vizeu
      Ronaldo
      Paquetá
      L.Duarte
      E só.

      • Eu acho que o que deve contar é o talento. Pra que limitar em 4 se tiver mais jogadores com potencial? Não seria desperdício?

        • 5 pra começar esse projeto tá muito bom!!!!
          Pra quem não tinha nada...
          Saudações.

          • Gostaria de testar também nesse time o Cafú e o Trindade, além dos que foram citados.

        • Se bobear começaríamos o ano com o juvenil de time principal...
          Menos...
          Mengão sempre!

        • Tiro como base a copa SP, o Sávio foi péssimo na competição. Começou como camisa 10 e capitão e no final virou banco. Não acompanho outras competições de base.

          • Virou banco porque era o jogador mais visado e elogiado do time!

          • "Famoso na coluna", silasT, isso é por sua conta. Eu apenas emito a minha opinião e visão particulares, pois, não gosto de repetir opinião alheia, principalmente dos "grandes especialistas".
            Hoje em dia qualquer um comenta, a gente vê garotos de 20 e poucos anos falando sobre futebol que nunca jogaram uma partida, nem de pelada, como se fossem "experts" e "donos da verdade".
            Então, eu que tenho uma pequena experiencia e cursos sobre o esporte tiro as minhas próprias conclusões!
            "Eles" afirmam que o MA é um bom jogador de futebol, mas nenhum deles quer vê-lo jogando no seu time, querem que ele fique no Flamengo, pra que o nosso time não ganhe títulos!

            Aquele abraço

            P.S.: Você é um dos responsáveis pelo site Coluna do Flamengo?

    • DPBFLA, temos muitos jogadores desse time que deu nome ao Zé que mereciam estar jogando, por exemplo: o Thiago ENNES é muito mais jogador que o Pará e o Rodinei e, deveria ser o lateral direito titular do Flamengo!

      • Concordo com a ideia, mas não dá pra cravar que o T Ennes é muito melhor que os outros laterais sem testar. E achei o exemplo que deu meio carente de senso de realidade, mas deu pra entender o sentido.

        • Quem sabe jogar, joga com 10, 15, 17, 19 anos. Não precisa completar 25 ou mais anos pra ser lançado no time principal.
          O que é preciso é colocar os garotos em jogos oficiais, um a um, aos poucos e deixar eles irem se entrosando com os outros jogadores, tem que dar oportunidade pra eles.
          Só não sou a favor é de colocá-los muitos de uma vez. Tem que ser um a um!!!!!!!

          • Mas a grande questão é que muitos jovens bons de bola sentem o "peso" de jogarem no profissional, que requer outras virtudes além da habilidade.
            Uma analogia é o chavão que diz que a camisa do Fla ou da seleção "pesam", não sendo qualquer um que se adapte a elas.
            Contudo, concordo com o que vc disse.

Notícias recentes

“Nunca vou esquecer”: Jorge Jesus se emociona ao lembrar título do Flamengo na Libertadores

Conquista histórica do Flamengo na Libertadores completa cinco anos neste 23 de novembro Todo torcedor…

23/11/2024

De saída, Gabigol manda recado especial à torcida do Flamengo

Nas redes sociais, Gabigol relembrou título da Libertadores de 2019 O dia 23 de novembro…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Cruzeiro x Racing: final da Sul-Americana hoje define mais um classificado à Libertadores; Flamengo já tem vaga

Final da Copa Sul-Americana acontece no Estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla", em…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024