Na prática, o 0 a 0 teve gosto de derrota para o Flamengo, que se viu mais distante da briga pelo título do Campeonato Brasileiro, e para sua torcida, que encheu o Maracanã na tarde do último sábado. Se os demais resultados ajudarem, o sabor passa a ser de vitória para o Botafogo, por enquanto folgado no G-6, e seus torcedores, satisfeitos em serem estraga-prazeres do rival. Mas na frieza dos números, foi mais um dos muitos empates do século XXI. Só esse ano teve três: 2 a 2 no Carioca; 3 a 3 no primeiro turno da Série A e o placar zerado do returno.
Flamengo x Botafogo já pode ser considerado o clássico dos empates. De 2001 para cá, foram mais igualdades no confronto do que propriamente vitórias ou derrotas de cada lado. Em 60 partidas, o acumulado aponta para 28 resultados iguais, contra 19 triunfos rubro-negros e 13 alvinegros. E o placar que mais se repetiu foi o 2 a 2, presente em 11 desses jogos. Em seguida vem o 1 a 1, em oito ocasiões, logo depois o 0 a 0, em sete. O 3 a 3 só aconteceu duas vezes neste século, e por enquanto ainda não houve marcadores mais elásticos do que esse.
É empate para tudo que é lado. Quer ver? Somando os duelos só no Maracanã: 83 empates, 78 vitórias do Flamengo e 66 do Botafogo. Pegando agora os confrontos apenas da “era dos pontos corridos” do Campeonato Brasileiro: 14 igualdades, oito triunfos rubro-negros e dois alvinegros. Com mais três empates, baterá o recorde da história do clássico. Computando todas as competições e amistosos, Fla e Bota já se enfrentaram 353 vezes: ao todo, o clube da Gávea levou a melhor em 123 vezes, o de General Severiano, em 109 ocasiões, e mais 121 igualdades.
Precisando parar de empatar e voltar a vencer, Flamengo e Botafogo só voltam a campo no dia 16, uma quarta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro, por ora em terceiro na tabela de classificação com 63 pontos, visitará o América-MG, antepenúltimo colocado, às 21h45 (de Brasília) no Independência, em Belo Horizonte. Um pouco antes, às 19h30, o Alvinegro, no quinto lugar com 55 pontos, vai receber a Chapecoense na Arena, na Ilha do Governador.
Fonte: GE