Franceses correm por fora e estão adiantados para assumir Maracanã. Fla-Flu não participam

O Maracanã está cada vez mais perto de ver a concessão vendida. Ao contrário do que foi divulgado pelo Governo do Estado, de que pretende fazer uma nova licitação, na qual os clubes pudessem participar, avançaram muito as conversas com a empresa francesa Lagardere. Ela compraria a concessão da Odebrecht e seria a administradora do estádio pelos próximos 32 anos que faltam para o término da licitação.

O plano já havia sido noticiado pelo jornal O Globo na semana passada. E nesta quinta-feira, conforme apurou o Blog, uma reunião em estágio avançado de negociações ocorreu na secretaria de Fazenda do Rio para tratar do assunto. Estiveram presentes membros da empresa, que tem como parceira a conhecida BWA, negociadores da Odebrecht e representantes da Casa Civil.

Nenhum clube participou ou participa destas novas conversas. Mas não é exatamente isso que mais importa aos envolvidos no momento. Com as finanças do Estado em estágio de penúria e as da Odebrecht, idem, o que mais atrai a ambas as partes é que o dinheiro entre em caixa. A francesa estaria disposta a pagar. O que se discute, no momento, é uma redução do valor previsto pela concessão. Querem um reequilíbrio que visa diminuir o valor que a construtora teria de gastar no estádio e seus arredores: cerca de R$ 590 milhões, uma vez que não haverá mais a possibilidade de se construir shoppings e estacionamentos, entre outros.

Também passa por mudar o tempo de duração do contrato. A Odebrecht defendia que deveria haver um reequilíbrio periódico, de 3 em 3 anos, e a cada reavaliação, queria o direito de sair do negócio se entender que não está valendo a pena. O Governo não concordava com este ponto até bem pouco tempo.

Sem os clubes

Num passado recente, Flamengo e Fluminense já haviam manifestado à reportagem que não aceitariam um novo acordo, sem que os clubes fossem “protagonistas” do contrato. O presidente do rubro-negro foi consultado mais uma vez sobre o assunto:

“O Flamengo não participou dessa reunião. Desconheço o que foi tratado. Assim, continuamos aguardando a continuidade do processo licitatório que definirá o novo marco regulatório e ainda não definimos quais serão nossos parceiros”, respondeu Eduardo Bandeira de Mello.

A mesma pergunta foi feita ao presidente Tricolor. Peter Siemsen respondeu que

“O clube está aguardando uma comunicação oficial para poder se manifestar sobre o assunto. Como já escutamos vários rumores diferentes, preferimos esperar o Governo Estadual nos comunicar sobre o andamento”.

O fato de a Lagardere estar associada à empresa dos irmãos Bruno e Walter Balsimelli, cuja atuação no estádio vem dos tempos da velha Suderj, também é um ponto que afasta a dupla Fla-Flu.

Não só os clubes, mas o avanço das negociações frustam as empresas que manifestaram interesse em assumir o estádio, com a promessa de nova licitação. CSM (Golden Goal), IMM (antiga IMX) e AEG. As quatro haviam estabelecido contato oficial com a concessionária durante este ano. Após o anúncio da licitação, o empresário Roberto Medina, do Rock In Rio, também procurou os clubes na intenção de assumir o estádio.

Atualmente, a BWA faz a gestão de dois estádios no país: o Castelão (Fortaleza) e o Independência (BH).

A Concessionária Maracanã informou que não irá se manifestar sobre o assunto.

ESPN: Gabriela Moreira

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Se for vdd, é questão de tempo pra eles virem de joelhos implorar pro flamengo jogar no Maracanã, bando de fdp!

    • Não moro no Rio de Janeiro. Portanto não sei exatamente o que ocorre neste imbroglio envolvendo o Maracanã. Na minha opinião o Flamengo, atraves de sua diretoria, deveria partir para a construção de um estádio.
      Aqui em Minas Gerais, por exemplo, foi noticiado que o Atlético-MG tem planos para começar a construção do seu proprio estádio.
      Enquanto o Flamengo não dispuser de sua propria arena, continuará nas mãos destes nojentos politiqueiros cariocas.
      ABRE O OLHO, DIRETORIA!

    • A única forma do flamengo ter lucro, jogando no maracana, e ter o controle total do estadio. Mas sabemos que isso não acontecera, vejo que nosso presidente, ja esta passando da hora de partir para a construção do nosso estadio, e parar de sonhar com algo que não ira acontecer.

    • COM CERTEZA PARCEIRO!!!!NÃO ACREDITO QUE ELES SEJAM TÃO JUMENTOS QUE NÃO ENXERGUEM QUE ESSE ELEFANTE BRANCO SÓ SOBREVIVE COM O MENGÃO!!!!

  • É o nosso Brasil, ao invés de incentivar nossos patrimônios nacionais entrega pra uns desconhecidos que vão levar o dinheiro para fora do país. Que orgulho :( ... SRN

  • Muito estranho a empresa francesa querer o Maracanã, sabendo que o Fla não vai não mais jogará no estádio; que o Fluminense tem terreno para construção de seu estádio; que o Vasco já possui São Januário e o Botafogo o Engenhão. Não tem lógica!!!!!!

    • Se os franceses realmente assumirem o Maracanã, o contrato com o Fluminense continuará valendo....pois estarão assumindo os compromissos da Odebrecht.

      • Mas apenas com o Fluminense não conseguirão manter o Maracanã. Tem algo errado nesta estoria.

        • estão mancomunando dificuldades para o Fla construir o estádio no RJ, mas como as licenças são municipais é só procurar uma prefeitura ávida a receber os jogos do Mengão e conseguir um bom terreno, minha sugestão é Caxias, próximo a Linha Vermelha e Avenida Brasil...

    • Pois é, e como é que o Fluminense conseguiu um terreno top e o Flamengo não consegue!? que merda também hein!

  • 200 mil ST e construiremos nosso estádio, quem topa? Vamos lá, vamos nos associar e ficar livres destes trastes.....

  • Como disse o amigo Andrei aqui. Acho que a torcida deve abraçar o clube e estabelecermos uma meta aí de pelo menos 200 mil ST/ano para levantarmos nosso próprio caldeirão. Durante esse tempo,defendo um acordo entre Fla e MRV para que tenhamos uma arena temporária (Deodoro opor exemplo). Jogos no Maraca só jogos grandes e no mesmo sistema que Fla opera em arenas pelo Brasil, nada de se submeter aos caprichos de concessionária querendo nos explorar.

  • Assunto chato, esgotado, só essa diretoria acredita no conto de fadas desse estádio encantado...

    Ano que vem temos libertadores, será que vão dar mole de novo de deixar o time sem local fixo? Espero que não.

  • Para quem não entendeu a maldade no negócio, e acha que os franceses são burrinhos, a coisa é bem simples.
    Eles vão injetar dinheiro com a garantia "verbal" dos governos de que o Fla não conseguirá licenças/terreno para construir seu estádio, deixando-o refém da situação.

    Sim, a política e a sem vergonhice vão acabar com qualquer chance de termos um estádio.

    • Só que as licenças de construção de estádio são Municipais....vão a prefeitura de Caxias e construam lá.....esqueçam o Maracanã...joguem como jogaram esse ano por mais 2 ou 3 fora do estado, e essa porcaria vai falir....sem o Flamengo o Maracanã não fica em pé....

      • Exatamente. Até com a mudança do prefeito agora no município do rio creio que dará para tentar a construção de um estádio, se a diretoria achar a melhor alternativa. Só não acho que vai dar pra construir na Gávea.

        • No Rio só não vejo opção de espaço legal mas se acharem um local aprovado com boa solução de transito e acesso é só mandar bala....quem tem dinheiro tem que fazer acontecer....e o Maracanã que afunde...

    • Infelizmente concordo com voce. Mas deve haver algum modo do Flamengo contornar essa canalhice. Procure investidores, autoridades, construa um estadio na Baixada Fluminense, etc. O importante é não aceitar, mais uma vez, as imposições do governo do estado.

    • NÃO É BEM ASSIM NÃO PARCEIRO!!!O FLAMENGO NÃO É OBRIGADO A JOGAR NO MARACANÃ...PRA JOGAR TEM QUE TER ACORDO BILATERAL E O FLAMENGO PODE EXIGIR COTA MÍNIMA DE UM MILHÃO LIMPO, SE NÃO ACEITAREM, FOD -SE!!! NESSE CASO ACHO VANTAGEM...SE PAGAREM JOGAMOS ,SE NÃO PAGAREM TCHAU E BENÇA!!!SIMPLES ASSIM

      • Sim, claro, esse é exatamente o problema. Tchau e bença, e joga onde? Vamos mandar os jogos em Cariacica (?)(esportivamente esse ano funcionou bem). Vamos pedir asilo no Engenhão? Essa situação itinerante não é boa para o clube.

  • O clube não pode ficar refém de um estádio que hoje em dia já é um elefante branco. Vão a prefeitura de Caxias e peçam um terreno próximo a Linha Vermelha e construam um estadio e um Shopping junto....vai encher todo os finais de semana....e deixem essa porcaria de Maracanã para lá...

    • Seria uma boa, msm o maracanã ficando à 15 minutos da minha casa.
      Esse governo do rj é muito safado.

    • Para quem insiste em defender que o Flamengo brigue por esta porcaria, só digo uma coisa:
      TOOOOOOOOMA!

  • O Flamengo deveria abandonar o maracanã, em alguns meses a concessionaria iria falir.

    • Infelizmente a concessionária não ira falir coisa nenhuma. Que irá falir é o Estado nas mãos desses bandidos. As empresas fazem o que querem, deixam de cumrprir obrigações, entregam o estádio a hora que querem e não pagam nem uma multa de 2 reais.

      É o governo que assume a banana.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024