O Maracanã está cada vez mais perto de ver a concessão vendida. Ao contrário do que foi divulgado pelo Governo do Estado, de que pretende fazer uma nova licitação, na qual os clubes pudessem participar, avançaram muito as conversas com a empresa francesa Lagardere. Ela compraria a concessão da Odebrecht e seria a administradora do estádio pelos próximos 32 anos que faltam para o término da licitação.
O plano já havia sido noticiado pelo jornal O Globo na semana passada. E nesta quinta-feira, conforme apurou o Blog, uma reunião em estágio avançado de negociações ocorreu na secretaria de Fazenda do Rio para tratar do assunto. Estiveram presentes membros da empresa, que tem como parceira a conhecida BWA, negociadores da Odebrecht e representantes da Casa Civil.
Nenhum clube participou ou participa destas novas conversas. Mas não é exatamente isso que mais importa aos envolvidos no momento. Com as finanças do Estado em estágio de penúria e as da Odebrecht, idem, o que mais atrai a ambas as partes é que o dinheiro entre em caixa. A francesa estaria disposta a pagar. O que se discute, no momento, é uma redução do valor previsto pela concessão. Querem um reequilíbrio que visa diminuir o valor que a construtora teria de gastar no estádio e seus arredores: cerca de R$ 590 milhões, uma vez que não haverá mais a possibilidade de se construir shoppings e estacionamentos, entre outros.
Também passa por mudar o tempo de duração do contrato. A Odebrecht defendia que deveria haver um reequilíbrio periódico, de 3 em 3 anos, e a cada reavaliação, queria o direito de sair do negócio se entender que não está valendo a pena. O Governo não concordava com este ponto até bem pouco tempo.
Sem os clubes
Num passado recente, Flamengo e Fluminense já haviam manifestado à reportagem que não aceitariam um novo acordo, sem que os clubes fossem “protagonistas” do contrato. O presidente do rubro-negro foi consultado mais uma vez sobre o assunto:
“O Flamengo não participou dessa reunião. Desconheço o que foi tratado. Assim, continuamos aguardando a continuidade do processo licitatório que definirá o novo marco regulatório e ainda não definimos quais serão nossos parceiros”, respondeu Eduardo Bandeira de Mello.
A mesma pergunta foi feita ao presidente Tricolor. Peter Siemsen respondeu que
“O clube está aguardando uma comunicação oficial para poder se manifestar sobre o assunto. Como já escutamos vários rumores diferentes, preferimos esperar o Governo Estadual nos comunicar sobre o andamento”.
O fato de a Lagardere estar associada à empresa dos irmãos Bruno e Walter Balsimelli, cuja atuação no estádio vem dos tempos da velha Suderj, também é um ponto que afasta a dupla Fla-Flu.
Não só os clubes, mas o avanço das negociações frustam as empresas que manifestaram interesse em assumir o estádio, com a promessa de nova licitação. CSM (Golden Goal), IMM (antiga IMX) e AEG. As quatro haviam estabelecido contato oficial com a concessionária durante este ano. Após o anúncio da licitação, o empresário Roberto Medina, do Rock In Rio, também procurou os clubes na intenção de assumir o estádio.
Atualmente, a BWA faz a gestão de dois estádios no país: o Castelão (Fortaleza) e o Independência (BH).
A Concessionária Maracanã informou que não irá se manifestar sobre o assunto.
ESPN: Gabriela Moreira
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Se for vdd, é questão de tempo pra eles virem de joelhos implorar pro flamengo jogar no Maracanã, bando de fdp!
Não moro no Rio de Janeiro. Portanto não sei exatamente o que ocorre neste imbroglio envolvendo o Maracanã. Na minha opinião o Flamengo, atraves de sua diretoria, deveria partir para a construção de um estádio.
Aqui em Minas Gerais, por exemplo, foi noticiado que o Atlético-MG tem planos para começar a construção do seu proprio estádio.
Enquanto o Flamengo não dispuser de sua propria arena, continuará nas mãos destes nojentos politiqueiros cariocas.
ABRE O OLHO, DIRETORIA!
A única forma do flamengo ter lucro, jogando no maracana, e ter o controle total do estadio. Mas sabemos que isso não acontecera, vejo que nosso presidente, ja esta passando da hora de partir para a construção do nosso estadio, e parar de sonhar com algo que não ira acontecer.
COM CERTEZA PARCEIRO!!!!NÃO ACREDITO QUE ELES SEJAM TÃO JUMENTOS QUE NÃO ENXERGUEM QUE ESSE ELEFANTE BRANCO SÓ SOBREVIVE COM O MENGÃO!!!!
É o nosso Brasil, ao invés de incentivar nossos patrimônios nacionais entrega pra uns desconhecidos que vão levar o dinheiro para fora do país. Que orgulho :( ... SRN
Vixxi, a fonte e forte
Muito estranho a empresa francesa querer o Maracanã, sabendo que o Fla não vai não mais jogará no estádio; que o Fluminense tem terreno para construção de seu estádio; que o Vasco já possui São Januário e o Botafogo o Engenhão. Não tem lógica!!!!!!
Se os franceses realmente assumirem o Maracanã, o contrato com o Fluminense continuará valendo....pois estarão assumindo os compromissos da Odebrecht.
Mas apenas com o Fluminense não conseguirão manter o Maracanã. Tem algo errado nesta estoria.
estão mancomunando dificuldades para o Fla construir o estádio no RJ, mas como as licenças são municipais é só procurar uma prefeitura ávida a receber os jogos do Mengão e conseguir um bom terreno, minha sugestão é Caxias, próximo a Linha Vermelha e Avenida Brasil...
Pois é, e como é que o Fluminense conseguiu um terreno top e o Flamengo não consegue!? que merda também hein!
200 mil ST e construiremos nosso estádio, quem topa? Vamos lá, vamos nos associar e ficar livres destes trastes.....
Boa essa porra mesmo!!! Vamos divulgar.
Como disse o amigo Andrei aqui. Acho que a torcida deve abraçar o clube e estabelecermos uma meta aí de pelo menos 200 mil ST/ano para levantarmos nosso próprio caldeirão. Durante esse tempo,defendo um acordo entre Fla e MRV para que tenhamos uma arena temporária (Deodoro opor exemplo). Jogos no Maraca só jogos grandes e no mesmo sistema que Fla opera em arenas pelo Brasil, nada de se submeter aos caprichos de concessionária querendo nos explorar.
Assunto chato, esgotado, só essa diretoria acredita no conto de fadas desse estádio encantado...
Ano que vem temos libertadores, será que vão dar mole de novo de deixar o time sem local fixo? Espero que não.
Para quem não entendeu a maldade no negócio, e acha que os franceses são burrinhos, a coisa é bem simples.
Eles vão injetar dinheiro com a garantia "verbal" dos governos de que o Fla não conseguirá licenças/terreno para construir seu estádio, deixando-o refém da situação.
Sim, a política e a sem vergonhice vão acabar com qualquer chance de termos um estádio.
Só que as licenças de construção de estádio são Municipais....vão a prefeitura de Caxias e construam lá.....esqueçam o Maracanã...joguem como jogaram esse ano por mais 2 ou 3 fora do estado, e essa porcaria vai falir....sem o Flamengo o Maracanã não fica em pé....
Exatamente. Até com a mudança do prefeito agora no município do rio creio que dará para tentar a construção de um estádio, se a diretoria achar a melhor alternativa. Só não acho que vai dar pra construir na Gávea.
No Rio só não vejo opção de espaço legal mas se acharem um local aprovado com boa solução de transito e acesso é só mandar bala....quem tem dinheiro tem que fazer acontecer....e o Maracanã que afunde...
Infelizmente
Infelizmente concordo com voce. Mas deve haver algum modo do Flamengo contornar essa canalhice. Procure investidores, autoridades, construa um estadio na Baixada Fluminense, etc. O importante é não aceitar, mais uma vez, as imposições do governo do estado.
NÃO É BEM ASSIM NÃO PARCEIRO!!!O FLAMENGO NÃO É OBRIGADO A JOGAR NO MARACANÃ...PRA JOGAR TEM QUE TER ACORDO BILATERAL E O FLAMENGO PODE EXIGIR COTA MÍNIMA DE UM MILHÃO LIMPO, SE NÃO ACEITAREM, FOD -SE!!! NESSE CASO ACHO VANTAGEM...SE PAGAREM JOGAMOS ,SE NÃO PAGAREM TCHAU E BENÇA!!!SIMPLES ASSIM
Sim, claro, esse é exatamente o problema. Tchau e bença, e joga onde? Vamos mandar os jogos em Cariacica (?)(esportivamente esse ano funcionou bem). Vamos pedir asilo no Engenhão? Essa situação itinerante não é boa para o clube.
O clube não pode ficar refém de um estádio que hoje em dia já é um elefante branco. Vão a prefeitura de Caxias e peçam um terreno próximo a Linha Vermelha e construam um estadio e um Shopping junto....vai encher todo os finais de semana....e deixem essa porcaria de Maracanã para lá...
Seria uma boa, msm o maracanã ficando à 15 minutos da minha casa.
Esse governo do rj é muito safado.
Para quem insiste em defender que o Flamengo brigue por esta porcaria, só digo uma coisa:
TOOOOOOOOMA!
O Flamengo deveria abandonar o maracanã, em alguns meses a concessionaria iria falir.
Infelizmente a concessionária não ira falir coisa nenhuma. Que irá falir é o Estado nas mãos desses bandidos. As empresas fazem o que querem, deixam de cumrprir obrigações, entregam o estádio a hora que querem e não pagam nem uma multa de 2 reais.
É o governo que assume a banana.