Leandro Damião, nós merecemos mais do que isso!

Compartilhe com os amigos

A partida contra o América Mineiro ilustrou o porquê Leandro Damião não pode ser o atacante do Flamengo. Os números do jogador na partida são mais do que pífios e a torcida já gritava o nome de Felipe Vizeu antes do intervalo. Para se ter uma ideia o atacante não foi capaz de dar um único chute a gol.

É bem certo que Felipe Vizeu ainda é jovem demais e lhe falta experiência para envergar a camisa 9 do Flamengo, mas não há motivos para não ser o camisa 18. Camisa que já foi de Obina, Val baiano, Deivid e outros de menor expressão.

Leandro Damião chegou ao Flamengo quase ao mesmo tempo que Diego e, surfou nas boas ondas das atuações do meia, apesar de não ter feito o gol com bola rolando até agora. Desde que chegou, o ex-santista-colorado, fez apenas dois gols de pênalti. Se faz necessário fazer uma avaliação sobre as atuações de Leandro Damião, visto que não é um jogador barato e muitas especulações a seu respeito têm pipocado, principalmente uma troca com Marcelo Cirino

É temeroso demais esta troca que estão pleiteando. Afinal de contas os dois jogadores que pertencem a Doyen Sports,  custaram uma fortuna, mas Leandro Damião custou muito mais. No caso de fazer uma troca o clube rubro-negro assumir a dívida de Damião seria um erro terrível de planejamento. É melhor trocar até por Michel Bastos, mas que não seja Leandro Damião o nosso reserva direto.

Analisando o mapa de calor do jogador, é possível medir o seu descompromisso na partida, quanto o jogador corre, por que espaço do campo atua e quantas vezes aparece como opção da troca passes etc. Nestes quesitos Leandro Damião é mais do que é inútil. Lado a lado a comparação entre o jogo do América MG de Damião e do Botafogo de Guerrero.

calor_guerrero

Já peço desculpas pela minha falta de habilidade com imagens e afins. Mas notem as áreas mais esverdeadas que são as áreas em que se movimentam mais. Destaque para a ajuda defensiva que o Peruano oferece, para a movimentação para fora da área que cria espaços. Não adianta falarmos de finalizações, porque nenhuma das finalizações do jogador encontrou as redes. Já Guerrero chuta de onde pode, inclusive fazendo dois gols de fora da área.

Não me entendam errado. Por mim o atacante do Flamengo não seria Guerrero, mas reconheço que neste brasileiro com nível baixo, sobretudo na artilharia, ele não fez tão feio. Assim que for possível substituir Guerrero por um de melhor nível, vou estar de acordo. Por enquanto, é o que temos.

Leandro Damião não se destaca em nada. Na verdade é injusta esta afirmação. O jogador se destacou na comemoração com Everton ficando em estátua. Mas ele já havia treinado o jogo todo a comemoração.

A bola tá com você. E agora? Acha Leandro Damião útil e que merece ser jogador do Flamengo? Ou será é hora do peladeiro ir embora? Eu não trocaria o Cirino por ele, e olha que eu o trocaria num saco de bala juquinha…

Em tempo: Deliciosa aquela declaração do Bandeira sobre o Flamengo ser o Batman e o resto brigar para ser rival. Ri até 2017.

Anderson Alves, O otimista
Twitter: https://twitter.com/Andersonroch

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Damião jogador de uma temporada só.

  • Penso q se é pra gastar milhões em jogadores ruins e pagar altos salários nesses perebas é melhor termos mais paciência com os nossos moleques dando a eles mais chances, e quando for contratar jogadores trazer os do nível de Diego.

  • Não é pra defender, mas o Guerrero passa por isso também, pode colocar o Vizeu, que vai acontecer o mesmo. Dá uma olhada nos números pífios dos pontas, principalmente e tb do Arão. O Flamengo mal arma jogadas de ataque, e fora os atacantes fora de série (Romário, Ronaldo), por via de regra o Centroavante precisa receber bolas próximo do gol em condições produzir. No esquema que o Flamengo joga, o Zé Ricardo mata os principais jogadores de criação do time: Jorge e Diego. O Jorge fica muito limitado a fazer apenas a transição porque tem um ponta ali no lado esquerdo embola do com ele, basta analisar que no único gol contra o América surgiu de um cruzamento muito bem executado pelo Jorge para o Everton, que fez o certo, entrou na área em vez de embolar na esquerda. O Jorge além de uma técnica refinada, tem um bom chute de média e longa distância, poderia produzir bem mais mas com a presença do ponta ele não avança tanto. E o Diego tem a companhia de dois caras no meio de campo: ARÃO e Messi Araújo. O Marcio Araújo, se esconde na transição de bola, limita-se aos passes laterais e não dá condições de jogo. O Arão, olhem bem as partidas, ele avança e fica esperando o passe no ultimo terço do campo, não se movimenta para receber, não faz a transição que deveria ser dele e obriga o Diego a buscar a bola no meio da zaga. Nessa posição o Diego é obrigado a carregar a bola e procurar alguém nas pontas pra jogar. Você não vê jogadas trabalhadas entre o Diego e o Arão. Se o Diego ficasse mais próximo do ataque, com certeza ele criaria muito mais chances pros atacantes. O Flamengo é compacto defendendo, mas é espaçado demais atacando. Os pontas não são modernos, não tem drible, não chutam bem, não aproximam do Diego e do Centroavante, se limitam à linha de fundi e cruzarem de qualquer maneiro, sem capricho. Acho injusto julgar o Guerrero, Damião ou Vizeu em um esquema desses que privilegia a defesa e joga uma partida na tentativa de achar uma única bola pra ganhar o jogo. O Flamengo muitas vezes tem maior posse de bola trocando passes à esmo para os lados, sem criatividade nenhuma. Ou o Flamengo troca o esquema tático ou contrate jogadores melhores para as pontas e primeiro e segundo volantes. O problema não são os Centroavantes, na minha opinião existe um erro de avaliação.

    • Rapaz, essa foi uma dos comentários mais sensatos que eu vii sobre o ataque do flamengo, é exatamente isso, e muito se deve ao ZR, que prefere escalar o guarda de transito, ao invés do Ronaldo ou do cuellar de 1 volante, pois sabem sair jogando, e escalar pontas que não sabem jogar no ataque, pois fechar os espaços pra cobrir os laterais, e acompanhar o lateral adversário, qualquer jogador pode fazer isso, mas fazer jogadas de linha de fundo, triangulações, você não vê esses pontas fazendo.

      E não é falta de opção, o time tem duas boas escolhas para 1 volante, e para as pontas, temos Everton, Fernandinho (PE) e o Tiago santos, adryan (PD). No segundo tempo, só trocar por MAncu, Paqueta, poe dois atacantes com o guerrero de 2 atacante, agora GAbriel, Sheik, Cirino são horriveis, nao podem entrar mais ,,, e AP vai embora, então logo nao esta compromissado com o time mais.

      Escalar pontas a essa altura do campeonato, so por causa de cobertura defensiva, não ta fazendo efeito nenhum, so ver que o time tem tomado gols de equipes mais fortes, e não produz nada no ataque.

      • Bom ver que existem outros rubro-negros que fogem do senso comum. Se formos puxar na história do futebol, o esquema próximo do usado hoje em dia, era 4-2-4 . Esquema que dava liberdade para pontas de qualidade, como Garrincha. Isso até meados de 70. Após isso, com a evolução dos laterais os pontas morreram no futebol moderno, virando no máximo meias, que afunilam o jogo intercalando com ultrapassagem dos laterais. O esquema 4-3-3 foi ressuscitado com o sucesso do Barcelona, mas olha a qualidade dos meias e atacantes do esquadrão grená e dos nossos? Fora o trabalho intenso de movimentação e troca de posicionamentos, além de ser um time muito compacto, o que permite o sucesso dos pontas e ainda explorando a qualidade dos laterais (Alba e Alves). Falta sabedoria ao técnico em admitir que nossos jogadores não são capazes de atuar dessa forma ou próximo disso, e procurar uma forma de potencializar as qualidades do Flamengo. Exemplo, apesar de ser considerado folclórico, Joel Santana em 2007/2008, soube reconhecer que o time era limitado, mas tinha jogadores acima da média nas laterais, então ele montou um esquema de proteção que dava liberdade para Léo Moura e Juan. Fez uma arrancada, livrou o time do rebaixamento, classificou pra Libertadores… Você consegue enxergar o dedo técnico. O Zé Ricardo tem o dedo dele em fazer o Arão subir de produção ao dar mais responsabilidade defensiva, mas você não vê aproveitamento adequado do bom passe e visão de jogo do Diego, os chutes de fora da areá do Mancuello, Jorge, o Pivô bem feito pelo Guerrero, a transição e dinâmica de jogo do Arão, Cuellar e Mancuello… Muitos desses sequer são escalados pra jogar, ou recebem oportunidades. Qual o diferencial dos jogadores escalados? Velocidade. Aonde a velocidade é explorada? Olha a lentidão na transição de bola, porque o Márcio Araújo só acerta passes curtos, ou Arão que não está recuando pra sair essa bola. Então se faz questão dos velocistas nas pontas, porque usar jogadores como Márcio Araújo? Então é incoerente algumas escolhas do técnico, ele ainda está crú ou tem algum motivo esquisito nessas escalações. Então, não vejo problemas de Centroavantes no elenco, pelo contrário acho que estamos muito bem servidos. Ou o técnico encontra outros jogadores para usar seu esquema preferido , ou troca o esquema, ou então precisamos trocar de técnico.

  • Desde sempre eu fui contra a vinda do Damião, aqui não é casa de recuperação pra jogador em baixa, jogador fraco e caro, precisamos urgentemente nos livrar dessa draga.

  • O que eu NAO CONCORDO eh esse “cuidado” que o flamengo tem com sua base… os mlks nao tem chances… vao mostrar servico como? Nesse lado eu admiro muito o Santos… Neymar despontou com qtos anos? Ganso, Robinho, Lucas Lima, Gabigol na mesma situacao… eh ou vai ou racha… esse negocio de preservar so detona com a nossa base… tem que por pra jogar SIM!
    Se o Neymar tivesse na base do flamengo ate agora estaria aqui sendo “protegido”.
    Falta eh coragem pro dept de futebol!

    • Fala, Marcos. Esse excesso de zelo no lançamento dos jovens pode virar contra o clube, pois imagine um pai que sabe que tem um filho fora de série: ele vai dar preferência a um clube da preferência aos seus garotos, como Santos e Flu, por exemplo.

      Agora, sobre os seus exemplos (não diminuem seus argumentos, ok?): o Ganso tem um padrinho forte (Giovanni), Lucas Lima despontou tardiamente, Neymar e Gabigol já eram celebridades nos juvenis (o segundo surfando na sombra do primeiro). Robinho era reconhecido como uma joia, mas o seu lançamento no time principal foi por pura falta de opção.

  • Boa análise contextual.

  • Damião no Flamengo foi a prova que por mais que eu ache que essa diretoria não possa mais me surpreender, ela acaba mostrando que eu sempre estou errado.

  • O absurdo é ele está na frente do Vizeu na preferência do treinador.

    Como o ZR gosta de jogador ruim…

    • Também acho. Todo mundo vê que o cara não presta, menos o Zé

  • flamengo tinha que trazer o potker e tardeli para usar a 9

    • Mds…

  • Fala Anderson, blz? Damião não seria um ruim reserva se ganhasse 200 mil, mas não é o caso.
    Eu devolveria ele no seu fim de contrato, pegaria o Hernane ou o Kayke, que além de eu achar os dois melhores do que o Damião, recebem menos e tem mais identificação.
    E sobre envolver o Cirino em alguma troca, acho o Michel Bastos fraco, mas não descartaria uma troca com o Maicosuel ou pelo Robinho que está no Cruzeiro mas é do Palmeiras.
    Gostei do texto, só podia ocultar o nome do Michel Bastos, até porque, ser melhor do que o Cirino não é vantagem pra nenhum profissional !! Kkkkkkk SRN

    • Beleza, Felipe. Então o negócio do Michel Bastos foi só um exemplo mesmo. Se eu jogasse um par ou ímpar com alguém, ia preferir o Michel ao Damião. Já o Cirino, a bala juquinha deixou bem claro que eu já desisti do jogador… Valeu o comentário. SRN

      • Eu trocaria por um saco de balas de 1 centavo, juquinha é muito boa pra ser trocada por Cirino.
        Porém ele é valorizado, um Maicosuel, Robinho do Cruzeiro ou William Bigode seriam boas trocas…
        Abraços…

  • Concordo com quase todo o texto, apesar de ser mais reclamação que informação. Mas discordo justamente na informação: a movimentação do Damião. Amigo, o Damião jogou contra o morto América MG, normal ter precisado voltar menos e correr menos que o Guerrero no jogo contra o Botafogo.

    • Opa. tudo bem? Discordo. Acho que um reserva sempre tem que correr mais. Ele não conseguir encaixar uma finalização é preocupante. SRN

      • Mas essa correria é toda relativa. Quando você diz que o Guerrero se movimentou mais e voltou mais para marcar é porque o jogo pedia isso. Contra o América só o Flamengo teve a bola, logo todos tiveram que voltar menos para marcar.

    • Não acha que se ele tivesse corrido ao menos oque o Guerrero correu contra o botinha, ele nao teria ao menos deixado um gol?eu fico preocupado se contra o América não teve vontade imagina ne jogo grande.

      • Mas o Guerrero correu quanto no ataque e quanto na defesa contra o Botafogo? Não tenho dados mas pelo que foram os jogos o Guerrero teve que correr bem mais na defesa do que o Damião contra o América. Isso pode explicar a diferença na estatística.

        • Pelo que está no mapa ali e pelo que eu me lembro,ele tentou algumas jogadas com o arão e o Pará mais na direita,ele voltava nos escanteios e nos minutos finais quando o botinha pressionou, já o Damião não andou o jogo inteiro.

  • O texto tava bom até mencionar a vinda do Michel Bastos.

    • Tudo bem. Acontece. SRN

  • O site tirou o dia para cair no pé do time ? Revoltar torcedor modinha ? Não entendi …

    • Coincidência

    • Quem reclamar de jogador ruim, agirá é chamado de “torcedor modinha”? Vai se ferrar…

    • Modinha é ficar endeusando essa diretoria como sw fosse Deus no céu e o EBM na terra. Acontece que o Flamengo tem mais de 40 milhões de torcedores que pensam diferente. Ninguém é modinha por conta disto.

Comentários não são permitidos.