Particularmente, trato a morte de uma maneira um pouco prática. Auto proteção, instinto, não sei explicar. Tragédias acontecem, é verdade. Algumas marcam, outras acabam doendo muito e de verdade.
Confesso que apesar das tristezas e reflexões que as tragédias causam, só costumamos sentir a porrada quando a mão do invisível nos atinge em cheio. Ídolos, entes queridos ou qualquer pessoa que nos dê a sensação de proximidade.
Para os que gostam, para os que acompanham, para os que respiram futebol, nada será como antes. Tenho minha paixão, meu time de coração, tenho minha pele em vermelho e preto, mas para qualquer um que se enquadre nesse perfil, o dia amanheceu triste e sem cor. De todas as coisas sem importância no mundo, o futebol é, de longe, a mais importante de todas elas.
De tempos em tempos, o futebol nos traz gratas surpresas e alguns times que por uma série de fatores, surgem e ganham respeito, admiração ou simpatia dos demais torcedores. O América, para os torcedores do Rio, é um exemplo disso. Aclamado por muitos como o segundo time de todo torcedor carioca.
Assim era a Chapecoense. Melhor dizendo, assim é a Chapecoense, a Chape. Ganhou respeito, admiração e, especialmente nesse ano, a simpatia e torcida de milhões de torcedores em todo o Brasil. Das brincadeiras com as goleadas em clubes já tradicionais ao bordão adaptado de Zé Roberto, eu dizia aos amigos: a Chape é GIGANTE!
Lamentei não poderem jogar a final na Arena Condá. Clube inovador num futebol que vive do amadorismo, mereciam a final em sua casa e o título. Torci para que Curitiba fosse a sede do jogo que seria histórico. Avisei amigos que iria, dividi a alegria com alguns que sempre sorriam com simpatia. Gostar da Chape nunca foi traição às próprias cores.
Na sexta, um amigo disse que queria vir. Incentivei e não mais falamos sobre isso. Hoje, o luto. Dessas histórias inacreditáveis. Roteiros como o de hoje me fazem perder um tanto a crença em um propósito para as coisas. Karma, escrita, destino ou coisas assim saltam pela janela quando penso na crueldade do roteiro. Quem poderia escrever história com tamanha injustiça?
Na minha coluna de domingo, citei o Dener Assunção como um dos possíveis reforços. Alguns jogadores já haviam vestido vermelho e preto. Cleber Santana nos ajudou muito e roeu o osso nos livrando da degola no zoneado Flamengo em 2012. Caio Junior, Marcelo, Arthur Maia e Mario Sérgio, já comentarista foram os outros, mas a questão não repousa apenas sobre eles.
Formado em sua maioria por jogadores jovens e nem tão conhecidos, muitos buscavam uma vitória digna de filme da Sessão da Tarde. Um conto de fadas incrível para um país que ama futebol, onde 8 ou 9 em cada 10 garotos sonham com a glória em um tapete verde.
Muitos tinham suas justas valorizações profissionais e seguiam dando o seu melhor e flertando com aquele primeiro contrato que torna o jogador de futebol um jogador de futebol, como dos sonhos.
Carregados nos braços de uma cidade, incentivados pelo Brasil, iam fazendo história. A deles, da cidade, da Chape e também escrevendo suas belas linhas no futebol brasileiro. Como uma simpática surpresa.
A Chapecoense aprendia e ensinava. Sem rebaixamentos, caminhando com brio e responsabilidade. Se consolidava na série A sem sustos e com um projeto de brilhar os olhos.
Na busca por uma estrela no escudo, se perderam no céu. O título… pouco importa, mas pra nós e até para o Atlético Nacional, é deles. É justo, é lindo, é merecido. Nunca foi só futebol.Confesso que preferia que vocês tivessem o conquistado sem tragédia. O título, na verdade, era mera formalidade. Vocês já tinham feito história.
Um amigo lembrou da frase que vinha no uniforme da Chape deste ano. O fardamento dizia: Somos mais que onze! São MUITO mais, Chape! SOMOS MUITO mais!
Que a Chape consiga superar, que nossos Clubes e nosso Flamengo sejam grandes e honestos como foi o Atlético Nacional.
Vão em Paz, Campeões. Hoje, o meu vermelho e preto é todo verde.
Na verdade, eu só queria acordar e descobrir que foi só um pesadelo. O futebol continuaria a sorrir… Nós também!
Thigu Soares
Twitter: @thigusoares
O jogo mais importante,mais esperado e aguardado e quase impensável até o ano passado na vida desses caras, e morreram honrando a profissão que lutaram pra chegar,jovens que tinham muito mais pra mostrar em um time que em 6 anos lutou honestamente,pra sair da Serie D ate a A permanecer mesmo sem grandes receitas na A e chegar a uma final de competição internacional.Nunca serão esquecidos.
#forcachape
Jamais serão esquecidos! Merecem nossa lembrança e admiração!
Estão dando a ideia de que cada time da série A empreste um jogador para a chapecoense de graça. O Grêmio já esta se antecipando e o Benfica de Portugal disse que disponibiliza. Vamos exigir da nossa diretoria o mesmo e iniciar a campanha #marcioaraujonachapecoense
Que isso camarada!!! Não é hora de ironias e brincadeiras!!! Mais respeito com o Marcio Araújo e principalmente com a Chapecoense!!
defecou…..
não é hora de chacota, que mau caráter
Otário.
Eu sou um dos principais críticos do Márcio aqui no site, mas essa sua campanha foi extremamente sem noção e de uma falta de humanidade impressionante! Ligar a figura de um jogador q vc não gosta (caso do Márcio) a uma tragédia como essa foi de muito mal gosto e o ser humano Márcio Araújo não merece isso!
O fla tem q ceder jogadores a chape sim, mas jogadores q não estejam no plano do clube e da comissão técnica, como é o caso do Canteros, por exemplo! Sou flamenguista, mas até a chape conseguir se reerguer dessa fatalidade eles podem ter certeza q sempre terão minha torcida em seus jogos!
Você é um exemplo de ser humano que mostrarei ao meu filho, no sentido de jamais repetir sua atitude!
Tenha Deus no coração!
Seu comentário será excluído pela falta de respeito e sensibilidade com os jogadores, pais de famílias e principalmente com os seres humanos que nos deixaram de forma fatídica e agradeça por não ser um banimento.
A dor da perda é horrível, eu penso nos familiares o sofrimento deles, espero que a imprensa respeite esse momento, evite de ficar divulgando imagens ou vídeos do acidente. .
Concordo, Rick. Respeitar a dor é o mínimo.
Que triste este acontecinto! Que Deus os tenham e conforte as famílias! Fato lamentável! #Estamos todos de luto
Belo Texto.
Hoje o meu vermelho e preto é todo verde.
#ForçaChape
Obrigado, Sarah.
Preferia que nenhuma tragédia tivesse ocorrido e que eu não tivesse motivos para escrevê-lo.
#ForçaChape
Flamengo e solidariedade sempre!
Olha que gesto bonito do Flamengo…
Flamengo lidera mobilização para reerguer a Chapecoense.
Flamengo e Palmeiras lideram a mobilização. Os departamentos jurídicos dos principais clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada com a decisão. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.
“O Flamengo prestará todas as homenagens e fará questão de participar do esforço para reerguer a Chapecoense. Vamos nos concentrar agora em ajudar as famílias e cuidar dos feridos”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores.
Confira a nota divulgada pelos clubes:
Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam esta nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).
Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.
Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:
(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.
Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.
Grande abraço.
#Luto.
minhas condolências.
O flamengo poderia doar pra Chape o Marcio Araujo, Paulo Vitor, Juan, Pará, Chiquinho, Alan Patrick, Gabriel, Ederson, Sheik, Cirino, Damião, Adrian, Fernandinho, Nixon, Thomas, Luis Antonio, Muralha (volante), rafinha, rafael dumas, paulinho, léo, César, Douglas Baggio, Jonas e Rodolfo, canteros, jaja, igor sartori, trindade e recife! fica dica!
#forçachape
Nem é meu time, mas estou extremamente triste. Deveriam proibir a Chape de ser rebaixada pelo menos no próximo ano. Se for confirmada a vaga da Chape na Libertadores provavelmente veremos memoráveis homenagens a Chape.E AINDA DIZEM QUE FUTEBOL É SÓ UM JOGO!!
O futebol está mais triste.
Me limitei a me referir a quem sugeriu o Márcio Araújo à chape, achei uma maldade e.muita falta de respeito com Flamengo, Márcio Araujo como pessoa e principalmente a chape que praticamente está.afogada em uma tragédia. Voltei para parabenizar Thigu soares pelo texto, um rubro negro de corpo e alma como eu, que representou o flamengo em sua mensagem muito mais que o nosso omisso presidente. Repito, que ele como representante mor do clube deveria externar a dor de todos nós, em uma mensagem do tamanho do apelo midiático do flamengo.
Obrigado pelas palavras, amigo.
O motivo do texto é uma tragédia que ninguém gostaria que tivesse ocorrido.
Com certeza nosso futebol está mais triste, assim como qualquer fã desse esporte.
Tucano, nessa você “pisou na bola”…
Ao contrário de ser omissa, nossa diretoria e o Bandeira estão encabeçando movimento junto também com o Plameiras para reerguer o mais rápido possível a simpática Chapecoense.
Orgulho de ser Rubro Negro.
Flamengo lidera mobilização para reerguer a Chapecoense.
Flamengo e Palmeiras lideram a mobilização. Os departamentos jurídicos dos principais clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada com a decisão. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.
“O Flamengo prestará todas as homenagens e fará questão de participar do esforço para reerguer a Chapecoense. Vamos nos concentrar agora em ajudar as famílias e cuidar dos feridos”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores.
Confira a nota divulgada pelos clubes:
Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam esta nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).
Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.
Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:
(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.
Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.
Caro Carlos , ou eu me espressei mal ou vc nãi entendeu o que eu quiz dizer. Eu quiz dizer que através de redes sociais e midiáticas o flamengo através de texto externasse todos os mais profundos sentimentos de tristeza, perplexidade, espanto que tomou conta do Brasil e em especial a nação rubro negra. Atencipar como líder e gigante que é. Se não entendeu assim, foi assim que eu quiz dizer.
Tranquilo…
Acho que aconteceram as duas situações…
Te respondi pois, poderia ficar menos chateado ao saber que além de externar sua comoção, a instituição Flamengo através da diretoria atual já entrou também propondo e se colocando a favor de reconstrução da simpática Chapecoense e preservando a instituição de alguma forma materialmente como cessão de jogadores e etc…
Flamengo e solidariedade sempre.
Deus ampare a todos envolvidos.
São Judas Tadeu proteja o Flamengo.
Força Chape.
Saiu agora na mídia que o atlético nacional enviou um documento a comenbol pedindo pra não adiar a.partida e declarar a chape como campeão, pois eles co sideram a chape campeão. Atitude nobre, que mostra o tamanho desse clube. PARABÉNS AO ATLÉTICO NACIONAL, ESSA É UMA ATITUDE QUE ETERNIZA UM CLUBE.
Atitude muito nobre. O futebol ainda pode ser humano e digno.
Poxa todo mundo se manisfestando só o Flamengo q nada cruz credo. O vice pres. do gremio ate sugeriu emprestar jogadores.
Não é o momento amigo, agora é o momento de respeito e solidariedade as famílias das vítimas! quando chegar no momento oportuno eles devem se manifestar, mais agora seria um desrespeito com os jogadores que lá estavam, com a torcida com a família, ninguém é insubstituível, mais esses caras pela história que estavam fazendo merecem no mínimo o respeito as suas mortes, bem como homenagem a eles é todos seus familiares. respeito, solidariedade e homenagem o momento agora é para isso nada mais.
Filho… leia o texto abaixo, repense o que disse e orgulhe-se de ser Flamengo…
Flamengo lidera mobilização para reerguer a Chapecoense.
Flamengo e Palmeiras lideram a mobilização. Os departamentos jurídicos dos principais clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada com a decisão. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.
“O Flamengo prestará todas as homenagens e fará questão de participar do esforço para reerguer a Chapecoense. Vamos nos concentrar agora em ajudar as famílias e cuidar dos feridos”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores.
Confira a nota divulgada pelos clubes:
Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam esta nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).
Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.
Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:
(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.
Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.
O fla deveria ceder alguns jogadores a Chape e, se possível, uma ajuda financeira (poderia ser o prêmio ganho pela campanha no Br)! Espero que todos os clubes façam algo pela Chape ou pelos familiares das vítimas! Quero ver a Chape forte na libertadores do próximo ano!
Lindo Texto!
O sentimento de todos que amam futebol, e acima de tudo, de quem é brasileiro, é de dor e solidariedade ao ser humano!
#ForçaChape!
Emocionante…
Inspiradas e muito bem escolhidas suas palavras.
Triste parabeniza-lo por um texto que ninguém gostaria de ser motivado a escrever.
Grande abraço irmão.
Entristecidas SRNegras.
São Judas Tadeu… olhai por nós.
Obrigado, Carlos.
Sua definição é precisa. É um texto que eu não gostaria de ter escrito.
Abs.
triste
E pensar que logo vao surgir os estrupícios reclamando de qual jogador deve ser emprestado pra Chape e qual deve permanecer
Sou catarinense e grande admirador da Chape, o que os clubes estao fazendo é sem precedentes, a Chape continuará gigante
Tamo junto…
Flamengo e solidariedade sempre!
Belo texto! Parabéns pela sensibilidade não apenas das palavras, mas de entender que esse é o momento de homenagear a Chape. Não tenho nem ânimo de comentar sobre questões menores e picuinhas hoje. Espero que os outros colunistas se inspirem nessa atitude. SRN
Chape 5×1 palmeiras, Chape 5×0 Inter. Fluminense 1×4 Inter, Gremio 2×3 Chape com gol aos 50 minutos do Apodí, a Chapecoense vinha deixando sua marca na história e certamente continuará. #forçachape
Sensacional esse texto, pura inspiração, msm flamenguista não há como negar a tristeza de hj, bonito tbm é ver que os times se solidarizaram pelo ocorrido, uma perda irreparável para o futebol brasileiro e mundial. Parabéns pelo texto!!! SRN ST #Luto
Excelente texto Thigo, belíssimas palavras e emocionante, quase chorei aqui.
É um momento muito triste, independente de times, cores, perdemos seres humanos de uma forma muito trágica. Chapecoense será o meu segundo time a partir de agora.
Lindo texto amigo
show
Palavras assim, nos lembra que somos humanos! Nunca presenciei tantos conhecidos irem embora de uma vez só. Como frisa no texto, `parece um pesadelo,e daqui a pouco vamos acordar…` Só que não!
Estava quase me desligando desta coluna. Se tivesse feito, não iria me perdoar por não ler esse texto. Texto não! Um poema! Parabéns! #forçachape