Notícias

Seca e joga: Fla precisa de ajustes contra o Coxa por fim de seca no Rio

Tão aguardado e tão sofrido. É a história do Flamengo em 2016 no Maracanã. O time rodou o Brasil, esperou 10 meses para voltar ao estádio, mas ainda não venceu. Foram dois empates – Corinthians e Botafogo – num momento decisivo do Campeonato Brasileiro. Nesta noite, às 19h30, o Coritiba é o desafio da vez no Maracanã.

Com 66 pontos, na terceira colocação, o Flamengo precisa da vitória para seguir com o sonho do título vivo. O Palmeiras joga às 17h, contra o Botafogo, em São Paulo. O resultado positivo praticamente garante ao Rubro-Negro vaga direta na Libertadores, a meta do ano. Mas a nação quer mais. O GloboEsporte.com lista cinco pontos que precisam melhorar para o time de Zé Ricardo voltar a vencer dentro de sua casa.

Ajuste fino

Contra o Corinthians, Zé Ricardo atendeu a boa parte da torcida e, sim, da crítica. Escalou quatro jogadores no meio de campo e dois atacantes – Mancu e Diego no meio, Sheik e Guerrero no ataque. O time respondeu mal em campo, é verdade. Guilherme fez o que quis no início da partida e o Timão marcou um, mas poderia ter feito até três gols. Desentrosado, principalmente na hora que perdia a bola e tinha que fechar os espaços, o time sentiu dificuldades.

Mas houve falhas não só no esquema menos usado, mas também com o sistema repetido desde o tempo de Muricy Ramalho, com dois pontas de cada lado. Diante do América-MG, no Mineirão, qualquer bola perdida pelo Flamengo era a senha de uma tentativa do Coelho, que teve chance com Michael, em bola que Arão se esticou e conseguiu cortar, além de outros sustos na primeira etapa.

Variação de jogadas

O time de Zé Ricardo tem forma de jogar. Sobe em tabelas pelas laterais e tenta, na maior parte das vezes, o caminho dos lados do campo para chegar até a área. Guerrero alertou no seu último jogo que o time precisava de mais variação. Em outras palavras, parecia previsível nas ações de ataque. Diego sendo bem marcado. Um jogador na sobra de Fernandinho, que dificilmente agora pega a bola no mano a mano contra um defensor. Arão contido na defesa e subindo menos. São situações que vêm dificultando as ações do Flamengo nas últimas partidas.

O avanço dos laterais é sempre uma saída. Jorge tem facilidade de cair para o meio e abrir mais espaço para Fernandinho. Pará não tem a mesma característica, mas força tabelas durante o jogo, aquelas mesmas que deram bons frutos para o Flamengo durante a campanha – os gols contra a Chapecoense e diante do Vitória são os melhores exemplos.

Variação de opções

Zé Ricardo justificou a permanência de Damião em campo contra o América-MG pela importância do jogador na bola aérea defensiva. O garoto Felipe Vizeu, que teve o nome gritado pela torcida no Mineirão, não entra em campo desde a vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz, quando marcou um dos gols – por sinal, a última grande atuação do Flamengo. Dos três centroavantes de área, a revelação rubro-negra tem a melhor média de gols por minutos em campo. Hoje, apesar do bom início de Damião e de toda a raça que mostra em campo, é difícil de entender Vizeu, mais técnico e com característica de jogo um pouco diferente – só o fato de ser canhoto muitas vezes complica defensores – não ter mais chance nas partidas.

Perto de deixar o Flamengo, Alan Patrick caiu. É verdade, está longe de ser aquele meia que flutuava pelo ataque com a bola dominada e com soluções contra defesas fechadas. Mas ainda assim é um dos jogadores capazes de mudar o ritmo do time. Mancuello, pelo poder de finalização e a bola parada, também é alternativa ofensiva que vem sendo pouco usada.

Guerrero e Diego próximos

A melhor notícia para o Flamengo neste jogo é a volta de Guerrero. Quem duvidava da capacidade técnica do peruano percebeu a falta que o atacante faz contra o América-MG, após noite infeliz de Damião. Mais hábil, Guerrero se sente bem saindo da área e abre espaços para os pontas de Zé Ricardo. O diálogo com Diego também tende a crescer com o jogador estrangeiro no comando do ataque.

Sobe, Jorge!

Valorizado dentro e fora de campo, o lateral Jorge é peça importante neste Brasileiro. Saiu do lado esquerdo as melhores jogadas na vitória sobre o América, numa jornada ruim do time rubro-negro. Saindo da esquerda, buscando tabelas e arriscando chutes, o jogador é fiel da balança desta equipe e ponto de equilíbrio do time mesmo em momentos ruins do time no Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO X CORITIBA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, 19h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Arão, Diego; Fernandinho, Everton e Guerrero.
Desfalques: Ederson (lesionado).
Pendurados: Alex Muralha, Alan Patrick, Marcelo Cirino, Diego, Mancuello, Everton, Ederson e Léo Duarte
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Roger Flores).
Arbitragem:Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa, ambos também de Minas Gerais.

Fonte: Globo Esporte

Yuri Sobral

Notícias recentes

Com Shola, Flamengo vence jogo na Arena da Floresta

Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…

25/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

24/11/2024

Com De La Cruz e Gabigol, Flamengo finaliza treino deste domingo com foco no Fortaleza

De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…

24/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

24/11/2024

Com ex-jogadores do Flamengo, time paulista garante acesso para o Brasileirão 2025

Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…

24/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

24/11/2024