Em partida marcada pelas homenagens de sua torcida à Chapecoense, Flamengo venceu a Liga Sorocabana nesta quinta-feira no ginásio do Tijuca por 81 a 74. A sempre barulhenta torcida rubro-negra respeitou rigorosamente um minuto de silêncio, além disso, alguns flamenguistas levaram cartazes e faixas para a equipe catarinense, vítima de um acidente de avião na madrugada da última terça. Havia também um torcedor com a camisa do Verdão do Oeste e uma fita negra próxima ao escudo.
No intervalo, os cantos de “Vamos, Chape” foram entoados em plenos pulmões. Apesar das demonstrações de carinho da maior parte dos presentes, alguns torcedores da Raça Fla e da Uruburzada brigaram do lado de fora do ginásio.
Na quadra, a noite poderia marcar o feito de Marcelinho Machado. Com 9.991 pontos antes da partida, o ala anotou apenas quatro e não conseguiu chegar aos 10 mil. Quem roubou a cena foi Marquinhos, cestinha do jogo com 21 pontos, e JP Batista com 22. Do lado do elenco de Sorocaba, Cafferata anotou 16 pontos, além de Ted, com 15 pontos e 9 rebotes.
Agora, o Rubro-negro encara o Paulistano neste sábado, no mesmo ginásio, às 14h (de Brasília). Já a Liga Sorocabana extende sua viagem ao estado do Rio de Janeiro até o domingo, quando encara o Macaé, no Juquinha, às 18h (de Brasília)
O JOGO
A partida começou truncada. Os dois times perdiam a bola com certa facilidade, até que Marquinhos abriu a contagem para os donos da casa com uma bandeja, após um minuto e meio de partida. Lucas, logo em seguida, empatou para a Liga. O ala do Flamengo roubou a cena ao fazer sete pontos em sequência sendo, até a metade do primeiro quarto, o único rubro-negro a converter seus arremessos. A equipe paulista encostou no placar através de lances livres de Lucas e Castellon. Após reclamação de falta em cima de Marcelinho, a arbitragem deu falta técnica da comissão rubro-negra. A partida ainda ficou paralisada por problemas no placar do ginásio, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro. A Liga chegou à encostar após Bruno anotar dois pontos, mas Marcelinho Machado fez seus três primeiros pontos, ficando a seis da marca dos 10 mil.No fim, a bola de três de Ted deu números finais ao primeiro quarto: 19 a 19.
Mais solto em quadra, o Flamengo voltou convertendo uma bola de dois, e sofrendo falta desperdiçada por Olivinha. Mesmo com o início, a partida voltou a ficar disputada, só voltando a mexer no placar com uma cravada de Rafael Mineiro. Dois minutos depois, Ramón, em boa jogada individual, aumentou a vantagem. Os primeiros dois pontos da Liga vieram das mãos de Lucas, com quase a metade da segunda parcial. O time paulista voltou a encostar no placar com lances livres e bolas de dois, o que fez José Neto, treinador dos mandantes, parar o jogo. Com muitas reclamações à arbitragem, os torcedores vibraram após dois arremessos de três pontos seguidos de Ricardo Fischer. Na parte final, o Fla converteu cinco lances livres, sendo um de Marcelinho, enquanto que o time visitante anotou duas bolas de três em sequência. A segunda parcial ficou em 40 a 33 para o Flamengo.
O retorno do intervalo teve nova sequência de Marquinhos, dessa vez seis lances livres seguidos. Mesmo com a boa atuação do ala, a Liga Sorocabana anotou três bolas de três e diminuiu a vantagem para dois. O bom começo da equipe paulista deu uma ducha de água fria na torcida, que se acalorou novamente após uma marcação de andada de Marquinhos. A vantagem rubro-negra chegou a ficar por apenas um ponto, mas Olivinha, de bandeja, anotou dois pontos, sofreu falta, mas errou o arremesso. Foi a vez de JP aparecer na partida, ao fazer uma sequência de dez pontos, e dar folga de 11 ao Rubro-negro. Nos minutos finais, com uma bola de três de Ted, o Flamengo terminou o terceiro quarto na frente: 60 a 52.
Bola de dois de cá, bola de dois de lá. De três de lá, e de três de cá. O último quarto começo com um equilibro entre os dois times. Durante quatro minutos jogados, a diferença de dez pontos se manteve. Com apenas quatro pontos em todo jogo, longe da média de 25 nas outras partidas do NBB, Marcelinho Machado ficou quase cinco minutos no último quarto, e NÃO conseguiu atingir a marca de 10 mil pontos com a camisa do Fla. Nos últimos minutos, JP e Marquinhos chamaram a responsabilidade e fecharam a partida em 81 a 24.
Times
Flamengo: Fischer, Marcelinho Machado, Marquinhos, Olivinha, JP Batista
Liga Sorocabana: Lucas, Castellon, Adriano, Alexandre, Ted
Ver comentários
Esse ano parece que será mais complicado pela rotação curta e pela idade de alguns de nossos craques.
Ano que vem entendo que será de renovação - espero que também do patrocínio master.
SRN