Sobre o gramado sintético da Arena da Baixada, o Flamengo encara o Atlético-PR hoje, às 17h, pelo vice-campeonato do Brasileiro. Se não for ultrapassado pelo Santos, o clube chegará a sua segunda melhor campanha na era dos pontos corridos. Desde 2003, a melhor colocação depois do título de 2009 havia sido em 2007: um terceiro lugar. De sete anos para cá, o Rubro-negro mais brigou para não ser rebaixado, como em 2013 e 2014, do que pelas primeiras posições, situação que ocorreu só em 2011, quando foi quarto colocado.
A pontuação da equipe em 2016 já é a melhor dos pontos corridos. Se vencer o Atlético-PR hoje, o Flamengo chegará aos 73 pontos — seis a mais do que a melhor pontuação até agora, em 2009.
Além do vice-campeonato, a motivação na última rodada é pela conquista de uma premiação maior da CBF, dada ao segundo colocado: cerca de R$ 10 milhões. Por isso, o técnico Zé Ricardo mandará o time titular ao campo.
— Vamos com a força máxima. Queremos vencer para fortalecer a segunda posição — disse o treinador.
Na sexta-feira, Zé Ricardo fez o último treino antes de decidir a equipe, e Alan Patrick foi o escolhido para substituir Diego — que cumpre suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo na última partida. Juan entra no lugar de Rafael Vaz, machucado. Além de ter feito o coletivo no CFZ, por possuir grama sintética similar à da Arena da Baixada, o Rubro-negro promoveu atividades em seu próprio campo do mesmo estilo, no Ninho do Urubu.
—Não será empecilho para ir lá e vencer — declarou o capitão Réver.