Existem várias formas de se avaliar uma negociação. A mais comum é pela simples relação custo/beneficio do contratante com o contrato. Mas na possível vinda de Conca ao Flamengo há mais do que isso. E o lado que quero tocar aqui é o do jogador.
Conca tem 34 anos quase. Uma cirurgia, uma carreira obviamente indo pro final e uma história de muito dinheiro e raríssimas conquistas. Na verdade a única coisa que Conca conseguiu no futebol além de dinheiro foi a idolatria da torcida do Fluminense.
Nunca foi convocado, não tem a mesma relevância pro futebol que tem pro Tricolor. É um “caso Valdivia”, por exemplo. É muito bom jogador, mas vale X pro mundo, 2X pra torcida do Palmeiras. Conca é o Conca no Fluminense, e só.
Pode vir a ser no Flamengo? Pode. Dificil, até porque não tem mais aquela saúde, mas pode. E dificilmente será. A questão é simples: Você, prestes se aposentar, tendo todo dinheiro do mundo, ostentando apenas a idolatria de uma torcida ao final de sua carreira, vai abrir mão justo disso pelo capricho de aceitar uma oferta?
Vale a pena pro Conca ser Flamengo e daqui 2 anos estar aposentado e significar “nada” pra ninguém sendo hoje o ídolo de tanta gente?
Por quanto? São milhões de reais que isso custa a você? Jogador de futebol, quando para, não tem mais nada. E os que tem é porque entenderam algo além de uma conta corrente.
Talvez Conca entenda. Talvez não. Mas aos 34 anos abrir mão da ÚNICA coisa que conquistou na carreira sem ser dinheiro é de um desprendimento que me assusta e incomoda.
Mas… Pro Flamengo, muito bom se vier. Joga muito. Ou jogava, não sei. Não vejo campeonato chinês.
Pra ele, honestamente, acho o risco mais desnecessário do mundo.
Fonte: Rica Perrone
O texto do Rica é instigante, mas como disse um colega do bloco acima ganhou mais títulos que o Valdívia que por seu lado foi mais importante para sua seleção nacional que o Conca.
Noves fora essa comparação, hoje o futebol é profissional e sem as paixões de outrora. Não acredito que o Conca venha a ter, depois de aposentado, a sua condição de ídolo do Fluminense revogada. Basta ver o caso do Fred.
A grande pergunta que o Conca deveria se fazer no auge dos seus quase 34 anos é:
Ainda tenho tesão de me dedicar integralmente na minha profissão e de tentar ganhar tudo o que vou disputar?
Eu acredito que sim uma vez que ele foi campeão por onde passou – menos na Colina porque lá o karma é muito pesado he he he. Então acredito que essa mentalidade, e atitude uma vez confirmada, será muito útil, futebol ele tem de sobra, no time do Flamengo.
SRN
pet jogou no vasco e no fluminense e nem por isso deixou deter marcado a história do clube
Pois é Rica Perrone mais aí acho que você tá subestimando o flamengo, se a única coisa que ele tem é a idolatria fluminense mais é se é for ídolo do maior do mundo ? Não seria melhor ainda pq somos 40 milhões e é bom ser ídolo do fluminense imagine se vier ganhar uma libertadores e um mundial pelo flamengo ai sim seria ser ídolo e massa e também os fluminenses acharem ele um ídolo não dá dinheiro o cara quer voltar pro rio e o flu não tem dinheiro e ponto final ue