Notícias

Clubes rebatem Fifa: “era o mundial que existia, só não era patrocinado”

Compartilhe

Os clubes brasileiros rebateram a posição da Fifa a respeito de quais times são campeões mundiais. Em contato com o UOL Esporte nesta sexta-feira (27), dois dos times “prejudicados” pelo posicionamento da entidade máxima do futebol mantiveram a posição de que são, sim, campeões mundiais – queira ou não a federação.

O Grêmio foi o mais veemente ao comentar o caso. “Essa situação não nos retira nada do título. A disputa foi intercontinental, era a modalidade que existia na época. Sempre se vendeu como uma final interclubes, era o mundial que existia, só não era patrocinado pela Fifa, o que não faz diferença alguma. Não muda em nada o sentimento dos gremistas quanto a nossa conquista de 1983”, disse o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior.

Campeão mundial dois anos antes do Grêmio, com vitória sobre o Liverpool, o Flamengo também ignorou a posição da Fifa.

“O posicionamento da Fifa não muda os fatos: o Flamengo é campeão mundial de 1981, assim como é o campeão brasileiro de 1987”, afirmou o clube rubro-negro.

São Paulo, bi da antiga versão em 1992 e 1993 e campeão da nova em 2005, foi o outro a responder os questionamentos do UOL Esporte, porém declarou que “não irá se manifestar”.

O Santos, bi em 1962 e 63, informou “que até o momento não foi oficiado pela Fifa em relação a este assunto, para conhecer os critérios adotados pela entidade. De qualquer maneira o cube entende que as conquistas realizadas à época terá sempre a relevância e a mesma importância histórica no cenário do futebol mundial”.

Campeão da Copa Rio, em 1951, o Palmeiras não respondeu à reportagem a respeito do tema polêmico.

A postura da Fifa foi estabelecida em um comunicado ao jornal “Estado de S. Paulo”, determinando que apenas os vencedores do Mundial de Clubes organizado pela federação são considerados como mundiais oficiais. Desta forma, Corinthians, São Paulo e Internacional seriam os únicos campeões mundiais do Brasil.

Fonte: Uol

Ver comentários

  • O jeito e todos se mobilizarem, ate clubes europeus foram prejudicados.
    não foi a FIFa que inventou o futebol

  • A fifa não pode decidir quem é campeão do mundo antes de 2000. Se o que eles querem é diferenciar o campeão do seu torneio, então que chamem de "Campeão mundial de Clubes Fifa", que nada mais seria do que o equivalente ao antigo torneio intercontinental do qual só participavam os campeões de 2 continentes, visto que os campeonatos nos outros eram ainda de muito pouca expressão.

    • se for assim o brasil nem pentacampeão é só a partir de 70 tiveram países de todos os continentes na copa do mundo

  • Recomendação ao arbitral da FIFA...
    Vão chupar um canavial de rôlas !!!!!

    Mengão Campeão Mundial Sempre !!!!

  • Então manda a FIFA pegar os troféus de 2000 para trás e enfiar no cu de todos q estão lá falando isso.

  • quem se importa com essa entidade corrupta que conseguiu estragar a copa do mundo?

  • Grande porra a FIFA. A história já foi escrita e quem é FIFA para mudar...uma entidade sem moral alguma. Pelo Flamengo sempre seremos os legítimos campeões de 87 e do mundial. O mundo viu a conquista do mundial, e o Brasil viu a de 1987. O resto é "Estória" sem valor.

  • É só olhar quem são os maiores clubes do século passado e você pode observar que entre os brasileiros só aparecem Flamengo e Santos no top10 maiores de todos os tempos.

    O que a fifa fez foi diferenciar as competições. Os mundiais passados e os atuais são títulos mundiais. são modelos diferentes mas as conquistas são as mesmas.

  • A FIFA é a FERJ do futebol mundial. Só se manifesta para falar e fazer besteira. Vive envolta em picaretagem como nos escândalos dos ingressos. Os clubes deveriam se unir e se livrar dela que vive nas costas dos clubes. É tudo um câncer para o futebo. FERJ, CBF, FIFA e por aí vai.

  • Gente, TOYOTA NUNCA FOI MUNDIAL!
    Só dizem Mundial no Brasil, porque no resto do PLANETA TERRA é Intercontinental Toyota Cup.
    É só ir so site dos clubes (fora do Brasil) que ganharam esse torneio.
    Tem coisas que só acontece no Brasil mesmo, eita posso desinformado pela rede globo.

Notícias recentes

  • Notícias

Fluminense perde, Palmeiras vence e Botafogo empata; veja tabela atualizada da 27ª rodada do Brasileirão

Quais foram os resultados do Brasileirão neste sábado (12)? A 27ª rodada do Brasileirão seguiu…

12/09/2026
  • Notícias

Jogo do Flamengo x Corinthians: confira comparação detalhada dos números das equipes em 2026

Flamengo tem 64,6% de aproveitamento na temporada 2026, contra 50% do Corinthians O Flamengo enfrenta…

12/09/2026
  • Notícias

Palmeiras vence São Paulo e recupera liderança do Brasileirão; Flamengo pode reassumir a ponta neste domingo

Palmeiras recebeu o São Paulo no Nubank Parque e venceu por 2 a 0 O…

12/09/2026
  • Notícias

Monaco tropeça na Ligue 1, mas mantém invencibilidade sob o comando de Filipe Luís

Monaco (FRA) ficou no 1 a 1 com o Strasbourg (FRA) O Monaco (FRA) visitou…

12/09/2026
  • Notícias

Flamengo sofre virada do São Paulo e sai atrás por vaga na final do Brasileirão Feminino

Flamengo perdeu por 3 a 1 para o São Paulo neste sábado (12) Pela ida…

12/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta revela quase ida para o Barcelona antes de virar ídolo do Flamengo

Barcelona (ESP) sondou a contratação de Arrascaeta Um dos maiores ídolos da história recente do…

12/09/2026