Notícias

Coluna do Torcedor: “A receita do bolo”

Meus amigos rubro-negros,

O Flamengo entrará em 2017 com o time e plantel mais acreditado pela Torcida.

Um um goleiro confiável e que já demonstrou que é o melhor – ALEX MURALHA, que merece com méritos a posição de titular, tanto que já foi até convocado para a seleção. PV, THIAGO e JOÃO LOPES são os outros da posição, o primeiro é um bom goleiro apesar de ter limitações, o segundo mostrou nos juniores que é muito seguro, o terceiro não tenho ideia sobre ele.

Na nossa lateral direita temos 2 laterais medianos PARÁ(ligeiramente mais efetivo) e RODINEI, na sombra deles temos o júnior Thiago ENNES que já mostrou ter qualidade.

Na lateral esquerda o JORGE é uma unanimidade, o TRAUCO é de seleção e, ainda podemos usar o VAZ ou o EVERTON.

Os nossos zagueiros são jogadores eficientes e que tem experiência (REVER – DONATTI e JUAN), além do VAZ e LEO DUARTE. Precisando só de uma proteção(cabeça de área) mais eficiente a frente deles.

Agora o meio de campo, onde é que se “ganha o jogo” literalmente, não pode ter o VSQ, o RÔMULO dizem que vai “barrá-lo”, o que nos dá um certo alívio, então é imperioso que se dê uma formação de losango a ele com – ROMULO ou CUELLAR (na cabeça de área)e o – RONALDO também pedindo passagem, – ARÃO(na direita) – MANCUELLO ou CONCA(na esquerda) e o -DIEGO(flutuando à frente deles) e, ainda teremos os garotos – PAQUETÁ e – MATHEUS SÁVIO que devem ser usados inicialmente no 2º tempo das partidas do Carioca para irem se entrosando e se adaptando ao time.

O ataque, ora, nós temos boas peças e, até por isso devemos utilizá-las com 2 (4-4-2) ou 3 jogadores (4-3-3) de acordo com o adversário a ser enfrentado. O GUERRERO com o DAMIÃO revezando com o VIZEU, são duplas que podem e devem infernizar a vida dos zagueiros adversários num 4-4-2, um como centro avante e outro como 2º atacante, indistintamente. Quando enfrentarmos um time mais fraco, pra tentar fazer mais gols, podemos jogar no 4-3-3 com um deles como centro avante e entrarmos com o EVERTON ou EDERSON pela esquerda e CIRINO ou VINICIUS JR. pela direita(ou o BERRÍO/BORJA, se contratarmos um deles!).

Como dizem, dei a “receita do bolo” completa, enumerei os ingredientes e mostrei o modo de fazer, só que o “cozinheiro” não sou eu e, já demonstrou várias vezes que mesmo de posse de ingredientes de ótima qualidade, não sabe como e quando usá-los e muitas vezes deixa o “bolo” passar do ponto e “queimar”.

Se ele fosse padeiro, fatalmente queimaria também a “rosca”, com certeza!

Analisando o nosso elenco vemos que temos bons jogadores que dá para formar um time competitivo e que pra fazer bonito em todas as competições do ano, principalmente na Libertadores, precisamos de 2 a 3 contratações não pra compor elenco(pra isso temos os juniores) e, sim, pra serem titulares absolutos. Temos alguns jogadores que devido a sua alta qualidade técnica são sempre convocados para seleções, portanto isso também é um fator a ser visto com muito cuidado para que em jogos decisivos não tenhamos desfalques importantes.

Deve também ser considerado que podemos ficar com jogadores lesionados e, ou suspensos durante as competições, até porque temos jogadores suscetíveis a lesões e que já tiveram histórico delas. A quantidade ideal de jogadores no nosso elenco deve ser de 3 para cada posição, sendo que 2 deles tem que ter condições semelhantes de serem titulares, para que não percamos a capacidade do time de fazer frente aos nossos adversários e o 3º da posição sendo sempre aproveitados de preferência um júnior.

Vocês podem notar que eu não dei sugestões de jogadores pra contratar, pois, já me frustrei muito quando sugeria esse ou aquele jogador pro FLAMENGO e, depois o via ser contratado pelos outros times, então, vamos dar crédito a diretoria nesse sentido e elogiar ou criticar os jogadores só depois que estiverem efetivadas as suas contratações!

Os jogadores do elenco que por acaso não citei, foi de propósito, por considerá-los desnecessários.

Essa é a minha opinião!

Aquele abraço a Todos e que sejamos FELIZES em 2017.

Douglas Galvão


Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com, com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Na minha opinião, quando enfrentamos times de menor expressão ou qualquer um que jogue fechadinho como esses, a fórmula com dois pontas abertos não funciona.
    Já tivemos alguns exemplos disso.
    Por isso a elevação do nível técnico no meio campo foi fundamental pra 2017.
    Nesses casos, o tradicional 442 será mais indicado.

    • Acredito que o problema não seja da formação, pois contra times fechados ela possui a vantagem de utilizar, em teoria, os espaços nas extremidades do campo;
      O problema apontado tinha mais relação com o tipo de jogador disponível, cujo jogo era baseado mais na velocidade, mais oportuna nos contra ataques, do que na habilidade, inteligência e drible, características estas que seriam mais oportunas contra as defesas fechadas e/ou já recompostas.

      • Exato! Mas já sabemos que é raro ter pontas como os do Barça. E é menos raro um meio técnico que pode criar jogadas imprevisíveis que furam defesas compactas. Por isso, o 442 com mais técnica no meio pode ser mais indicado.

        • Mas os pontas do Barça são para furar defesas como, por exemplo, a do Real; para furar as brazucas não precisamos tanto, apenas não podem ser tão pífias como foram; agora, que o meio do Flamengo já era mais qualificado que o ataque isto era visível, realmente não encontro explicação para o ZR, que até considero inteligente, não ter feito alterações para privilegiar os melhores jogadores, os quais estavam mais no meio do que na frente.

      • O maior defeito do 4-3-3 é que deixa mais espaço no meio de campo e, isso é negativo quando enfrentamos times mais fortes que tenham bons jogadores de meio de campo e em maior quantidade na formação utilizada por eles.

        • Meio que depende, o outro colega alegou que o mal do 433 era sua utilização contra times ruins (pequenos que jogam fechado), agora vc argumenta que o ruim é contra times bons (grandes que propõe jogo); já o ZR achava que o 433 era bom porque, resumindo tudo o que ele explicava, soava algo como mandando três para a frente então dois deles ficam encarregados de voltar e, portanto, com três na frente eu ganho poder de marcação lá atrás ao fechar o corredor (confesso que nunca entendi a lógica deste raciocínio, o que me leva a crer que ele e todos os que entenderam isto são muito mais inteligentes que a média); tudo me soa muito estranho nesta questão de esquema e meio que os números são um singelo agregado de coisas que muitas vezes não fazem muito sentido, eis que pode haver, na minha concepção de leigo, várias formas de se jogar o 433, ou seja, isto, por si só, não diz muito ou, ao menos, não diz tudo; o ideal é que os profissionais criassem uma outra forma de definir formações, tal qual é feito com os estilos, tais quais "Brasil de 70", "laranja mecânica", "tick-tacka", algo um pouco mais específico, uma linguagem que soe um pouco mais técnica ao definir exatamente o que se quer dizer, a ABNT deveria intervir (tou brincando hein);
          Enfim, não concordo com você, mas também não discordo.

          • Leandro, como você sabe, essa formação numérica é "desenhada" no campo de jogo quando na saída de jogo do time adversário e principalmente na recomposição do time quando está sendo atacado!
            Quando atacamos tem as variações de quem vai a frente e as mudanças de posição para confundir o adversário.

          • Sim, claro, as expressões passam bem a ideia a respeito da disposição dos jogadores, ainda assim, sinto haver a carência de expressões que definam melhor o jogo efetivamente praticado por cada time; mas, apenas criticar é fácil.

    • Kenywats, o 4-4-2 é o mais indicado pra ser usado pelos jogadores que temos no plantel, mas nada impede que o 4-2-3-1 seja utilizado, com os 2 volantes de marcação(Rômulo e Arão, ou Cuellar ou Ronaldo sendo utilizados tambem no carioca) se revesando, quando o ataque do adversário vem por um lado, um dos volantes faz a cobertura do lateral, enquanto que o outro fica posicionado a frente da meia lua como proteção aos zagueiros.
      No apoio, só um deles vai e o outro fica posicionado pelo centro da intermediária ao circulo central ocupando esse espaço, muitas vezes até como o homem mais atrás do time, em bolas paradas e escanteios quando os zagueiros vão pra área do adversário.
      Nessa formação, a linha de 3 seria formada pelo DIEGO ao centro e 2 alas/ponteiros/atacantes "de lado", jogando com ele para chegarem junto ao centroavante e assim chegarem ao gol do time adversário.

  • "Se ele fosse padeiro, fatalmente queimaria também a “rosca”, com certeza!", hã!?
    Seguindo o seu raciocínio e apenas para o alfinetar, vc citou o CR8, então ainda o acha, de alguma forma, necessário!?
    No mais, parabéns pelo debute.

    • Só pra mostrar que o Flamengo não pode nunca ter um jogador(?) como o VSQ!

      Obrigado e aquele abraço

  • Douglas...
    Demorou mas saiu a publicação, parabéns !!!
    Gostei e como um todo é uma boa leitura.

    Destaco algumas posições pontuais suas que concordo tais como:

    - O FLAMENGO entrará em 2017 com o time e plantel mais acreditado pela Torcida.
    - Agora o meio de campo, onde é que se "ganha o jogo" literalmente, não pode ter o VSQ
    - PAQUETÁ e - MATHEUS SÁVIO que devem ser usados inicialmente no 2º tempo das partidas do Carioca para irem se entrosando e se adaptando ao time.
    - O ataque, ora, nós temos boas peças e, até por isso devemos utilizá-las com 2(4-4-2) ou 3 jogadores(4-3-3) de acordo com o adversário a ser enfrentado.
    - precisamos de 2 a 3 contratações não pra compor elenco(pra isso temos os juniores) e, sim, pra serem titulares absolutos.
    - A quantidade ideal de jogadores no nosso elenco deve ser de 3 para cada posição, sendo que 2 deles tem que ter condições semelhantes de serem titulares
    - vamos dar crédito a diretoria nesse sentido e elogiar ou criticar os jogadores só depois que estiverem efetivadas as suas contratações!

    Pois é Galvão...
    O que destaquei acima vai de encontro a minhas convicções de início de temporada.
    O que não concordo faz parte da interpretação de cada um e opinião própria e só o desenrolar de 2017 dirá se tenho razão ou não.
    Bacana sua iniciativa desse bate papo com a gente que só comenta e a coragem de se expor a todo tipo de opinião e crítica.

    Grande abraço !!!
    Mengão sempre !!!

    • Carlos, eu até já tinha perdido a esperança de que esse texto viesse a ser postado aqui no "Coluna do Flamengo"(enviei o mesmo em 14/01 sábado) e só hoje é que eu o vi publicado, pra minha surpresa.
      Que bom saber que de algum modo o texto foi aprovado por todos e, provocou uma discussão sobre o nosso elenco atual que era a minha maior intenção ao escrevê-lo!

      Aquele abraço

      • Valeu Douglas !!!!
        Tamo junto... vamos ver hoje a copinha e comentando lá na Conversa Flamenga !!!
        Mais tarde eu tô lá !!!!

  • Anos atrás, dificilmente sabíamos se o elenco do Flamengo numa temporada permaneceria intacto pro ano seguinte. Seja por maus desempenhos, falta de pagamentos salariais, brigas de jogadores com torcedores, entre outros, os motivos que levaram à saída de vários atletas são os mais variados.

    Fazia um tempão que não se via um Flamengo construíndo uma base forte. Com um trabalho muito bem planejado de maneira homérica ,vemos uma gestão conseguindo montar um elenco sólido e entrosado com um orçamento que a cada ano terá mais folga. Aos poucos o buraco deixado pelos incompetentes do passado está sendo tapado, e o clube agradece e só tem a ganhar.

    Um elenco forte assim facilita (e muito!) o lançamento da categoria de base. Ao invés de jovens serem postos à prova como verdadeiros salvadores da pátria, vemos pratas-da-casa integrados apenas pra compor elenco, ajudando demais no quesito psicológico. Jorge, Léo Duarte e Vizeu foram colocados na fogueira e foram bem.Contudo,erros assim não podem ser repetidos.

    O fator preocupante é o ataque. É evidente que não é preciso explicar tantas vezes que Cirino,Damião e Gabriel são ruins. Everton, por mais que seja voluntarioso e raçudo, não será aquele que mudará o patamar e encerrará de vez nossos problemas. Adryan,Matheus Sávio e Thiago Santos são incógnitas. Ederson torna-se imprevisível pelo fato de sua condição física. Só nos resta aguardar se os tais "pontas de qualidade" chegarão ou não. Caso contrário, paciência, coisa aparentemente fácil pra uma torcida que já viu tanto pereba jogando.

    Prevejo uma campanha ainda melhor pra 2017. Espero que títulos importantes sejam como bons frutos dando numa árvore, que espera ser regada é bem cuidada pra que continue assim.

    SRN

    • Puxa Vinícius...
      Grande texto !!!
      Merecia ter sido enviado para publicação !!!
      Assim como gosto de ler o Ruan Pedro, Giulia, Almir, Douglas e outros colegas daqui, você já garantiu sua vaga nesse seleto time.
      Parabéns.
      Grande abraço !!!
      Mengão sempre !!!

    • Ótimo texto! Com essa competência, profissionalismo, transparência e moralidade da Diretoria podemos ir muito longe. Sinto mais orgulho do Flamengo hoje do que em todas as épocas de Kleber Leite, Edmundo Santos Silva, Márcio Braga, Patrícia Amorim e etc. Prevejo um Flamengo muito, mas muito forte a cada ano se houver a continuidade do trabalho dessa Diretoria.

    • O meu medo é a gestão posterior vir e estragar tudo... &;-D

      • Com as mudanças realizadas no estatuto e a gestão atual mostrando competência e profissionalismo, cabe a torcida e ao conselho fiscalizarem a nova gestão.

        • Acho que terão uma liberdade menor para cometerem erros, seja por força estatutária, seja em razão desta diretoria ter definido um novo patamar de gestão, conscientizando a todos da importância de um trabalho bem feito.

    • Vinicius, dizem que o Flamengo já sinaliza que está querendo contratar o Berrío e, concorda em pagar os 5 milhões de dolares que o time colombiano quer pelo jogador.
      Isso é bom porque nós não temos um atacante como ele, forte, rápido, de bom cruzamento rasteiro e chute forte e certeiro - um verdadeiro CARABAO(búfalo) que não perde uma dividida e, irá tornar o nosso ataque mais perigoso e qualificado - um ataque de respeito, caso ele venha a ser contratado!

      Aquele abraço

  • Uns dos segredos do Porco era congestionar, encher d jogadores em frente a zaga, assisti Santos x Porco eo Peixe sofreu para fazer um golzinho neles, o Fla fechou as laterais, mas a cabeça da área ficou um pouco exposta, 2 pontas q pouco ajudam no ataque acabam formando um 4-3-3 furado, prefiro 4 no meio e um jogador rápido no ataque junto com o avante, o Zé tem q tentar o Guerrero junto com o Vizeu, o Paquetá pela ponta, etcs, no 2ºturno tomamos 2 gols do Inter, do Corinthians, do Galo, do Coxa, etcs, time q tá brigando pelo título não pode tomar tantos gols, teríamos q fazer 3 para vencer e não vencemos nenhum desses jogos, tem q avaliar e mudar oq não está funcionando, SRN

    • crazy-fla, o seu comentário procede e, neste ano acho que vamos resolver os problemas que você citou e, teremos umtime mais confiável e fazendo mais gols.

      Aquele abraço

  • Com Rômulo, Arão, Diego, Conca, Guerrero e Damião, de fato teremos um meio/ataque mais forte e qualificado; em contra-partida, seremos bastante suscetíveis à contra-ataques, viradas de jogo e trocas rápidas de passes. Ou seja: será um time "parecido" com o de Muricy Ramalho no início do ano passado... &;-D

    • Ednei, você deve ter notado que no texto da coluna eu citei apenas 2 formações, 4-3-3(que o MURICI deixou pra ser utilizada em todos os times desde o infantil e o Zé usa sempre) e o 4-4-2 que eu acho ser mais adequada para o elenco atual de jogadores que temos.
      Mas, nada impede que o 4-2-3-1 seja utilizado, com os 2 volantes de marcação(Rômulo e Arão, ou Cuellar ou Ronaldo sendo utilizados tambem no carioca) se revesando, quando o ataque do adversário vem por um lado, um dos volantes faz a cobertura do lateral, enquanto que o outro fica posicionado a frente da meia lua como proteção aos zagueiros. No apoio, só um deles vai e o outro fica posicionado pelo centro da intermediária ao circulo central ocupando esse espaço, muitas vezes até como o homem mais atrás do time, em bolas paradas e escanteios quando os zagueiros vão pra área do adversário.
      Nessa formação, a linha de 3 seria formada pelo DIEGO ao centro e 2 alas/ponteiros/atacantes "de lado", jogando com ele para chegarem junto ao centroavante e assim chegarem ao gol do time adversário.

      Não sei se me fiz entender e, quero tambem salientar que as formações tem que serem treinadas para serem utilizadas de acordo com o adversário que vamos enfrentar. Variações e, ou mudança dessas formações, podem e devem ser utilizadas durante a mesma partida para melhorar a performance do time.
      Obs: O que nós vemos constantemente é que o Zé só utiliza o 4-3-3 em todos os jogos.

      Aquele abraço

      • De fato, a formação 4-4-2 é a mais adequada (especialmente com a chegada do Conca). Mas o que não gosto é justamente o "conceito" de definir a formação de acordo com o elenco, pois este último tende a ter constantes mudanças (jogadores saem, jogadores entram) e os que chegam podem não se adequar a formação atual e "prejudicar" a base remanescente. Por isso, prefiro a idéia da formação-base (independente de ser 4-1-4-1, 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2) e moldar as peças do elenco de acordo com ela. Á partir da formação-base, desenvolvem-se variações táticas de acordo com o adversário em questão (o que é diferente de entrar com uma formação diferente para cada adversário).

        Gostei do artigo, apesar de você deixar de fora o baiduzinho... nem na reserva! &;-D

        • Ednei, no meu entender deveriamos treinar 2 formações pra serem usados de acordo com o adversário e mudar, se necessário com o desenrolar do jogo. Não devem ser utilizadas inúmeras formações.

          baiduzinho - KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Então, se montarmos uma formação de acordo com o adversário, técnicamente deixaremos ELES proporem jogo? Pois com um dos elenco mais forte e time bem entrosado, deveria ser o contrário: ELES é que deveriam montar formações para jogar contra a gente... &;-D

          • Você está correto do modo como apresenta o seu argumento, mas quando eu falo em formação melhor é aquela em que nós iremos jogar em cima do ponto fraco do adversário sem negligenciar de marcar mais de perto e sem dar espaço nos jogadores e setor que eles mostram mais virtudes!

  • Amigos Rubronegros do "Coluna do Flamengo", que grata surpresa ver que finalmente o meu texto foi aprovado e publicado neste site tão apreciado pelos Rubronegros.
    Me sinto até lisonjeado por isso.

    Aquele abraço e obrigado

  • Eu peço desculpas aos Amigos Rubronegros por ter respondido aos seus comentários com atrazo por não ter conhecimento de quando esse texto seria postado e, de só ter aparecido aqui, hoje à tarde!

    Aquele abraço a Todos que me honraram com a presença a essa coluna e com belos comentários que fizeram a ela.

    Obrigados a Todos

  • Meus Amigos Rubronegros, ainda sobre a derrota de 2x1 para o Vilanova, o que se tem a considerar não é uma derrota pura e simples em começo de temporada, isso pode acontecer para um time de igual categoria, mas, é como ela se deu e, contra quem ela aconteceu.

    Perdemos um jogo com os nossos jogadores de seleções e de qualidades comprovadas que jogam junto e com o mesmo treinador há quase 1 ano, para um time inexpressivo que devido a uma campanha negativa teve praticamente todos os seus jogadores dispensados, inclusive o seu treinador e teve novo treinador e jogadores que foram contratados a menos de 1 mes e, que tiveram 2 semanas de pré-temporada para que fosse tentado montar o time para jogar contra o TODO PODEROSO FLAMENGO!

    Missão mais impossível que aquelas enfrentadas pelo ator consagrado TOM CRUISE nos filmes de mesmo nome: - MISSÃO IMPOSSÍVEL I,II e III.
    Mas, a despeito de tudo isso o Mazola Jr, treinador que deixou o CRB de Alagoas no final do ano depois de ter feito um bom trabalho com esse time, apesar de ser uma equipe modesta, foi contratado pelo Vilanova e teve 2 semanas só de trabalho e, conseguiu formar um time equilibrado contando só com jogadores recém-contratados e juniores que VENCEU com Méritos o FLAMENGO cheio de jogadores de seleções e de qualidades comprovadas que jogam junto e com o mesmo treinador há quase 1 ano.

    Até agora não consigo achar outra explicação pra isso, a não ser a incapacidade do nosso treinador para comandar o Nosso Grande FLAMENGO!!!!!!!

    Aquele abraço

Notícias recentes

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Flamengo busca aumentar retrospecto positivo contra o Fortaleza em jogo do Brasileirão

Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…

23/11/2024