Após mais de três meses em prisão preventiva, os torcedores do Corinthians presos após a partida contra o Flamengo, no dia 24 de outubro do ano passado, no Maracanã, foram soltos pela Justiça fluminense. O juiz Marcelo Rubioli, titular do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, determinou nesta terça-feira (17 de janeiro) a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares de restrição ao grupo.
A atitude vem à tona em um momento de crise carcerária no país, com os próprios torcedores apelando à insegurança de um possível confronto entre facções para receber a liberdade. Mesmo com imagens que não comprovavam a presença dos detidos na briga com policiais que teve lugar no Maracanã, a Justiça até então havia sido implacável com os alvinegros.
As medidas cautelares impõem a cada réu o comparecimento ao juízo da Comarca de domicilio para informar e justificar as suas atividades até o fim do processo. Ou seja, os torcedores deveram prestar esclarecimentos em suas respectivas cidades periodicamente.
Os aficionados ficarão proibidos de comparecer aos jogos e outros eventos esportivos do Corinthians, seja o clube mandante ou não da partida, em todo o território nacional. Nos dias de jogo, os réus deverão comparecer e permanecer nas delegacias de polícia distritais, uma hora antes e até meia hora depois do evento.
O magistrado determinou também a expedição dos alvarás de soltura e solicitou agendamento da Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ) à Central de Assessoramento Criminal.
Veja a lista dos corintianos libertados:
Alexandre Gomes da Silva Pereira
Wagner Vinicius Ferreira
Eder Felipe de Oliveira
Rogério Aparecido dos Santos
Bruno da Costa Zacharias
Edilson Feliciano da Silva Filho
Willian Santos Gomes
Jabes Naan Pinheiro de Sousa
André Ricardo David dos Santos
Gustavo Inocêncio Meira Rosário
Kauan Gentil
Anderson Zanqueta da Silva
Sidnei Barbosa Silva
Wesley Alves da Silva
Edson Rodrigues
Eduardo Ramos Veronez
Victor Hugo Souza de Oliveira
Michael Ricci Alves de Godoy
Isaias Aparecido da Mota
Elton Santana Rodrigues Borges
André Luis Tavares da Silva
Rodolfo da Silva Barreto
Jamary Mauri Ribeiro Neto
Tiago de Lima Rodrigues
Vinicios Cassimiro Fernandez de Souza
Lidiomar Feitosa da Silva
Renan Leal Salgado
Fabio Barbosa Tome
Leandro da Silva Coelho
Lucas Uanderson Silva Santos.