Notícias

Fla latino: Rubro-negro vai à Libertadores com número recorde de estrangeiros

Compartilhe

Ainda é cedo para dizer se o Flamengo contratará o colombiano Orlando Berrío. Mas as investidas evidenciam ainda mais a filosofia do Rubro-negro este ano. Para ter sucesso na Libertadores, a diretoria quer um elenco o mais rodado — e internacional — possível. Independentemente do sucesso nas negociações com o atacante do Atlético Nacional, o clube da Gávea chega à competição com um recorde de estrangeiros no elenco.

São seis ao todo. Eles correspondem a 17,6% de todo o plantel, que hoje conta com 34 jogadores. Com exceção do goleiro, há estrangeiros para todas as posições. Uma oferta impensável há dez anos, quando o Rubro-negro disputou a competição continental com um elenco 100% nacional pela última vez.

— Nossas expectativas em termos de Flamengo são sempre as melhores. Estamos trabalhando muito duro para fazer uma grande competição — projetou o argentino Federico Mancuello.

Há um ano no Flamengo, o volante tem uma trajetória que simboliza bem o maior desafio de se ter estrangeiros no elenco. Ele chegou à Gávea cercado de expectativas, mas sofreu com a adaptação e perdeu espaço no time no segundo semestre. Agora, inicia a temporada numa posição nova, a de ponta, disposto a mostrar seu valor:

— Considero que fiz boas partidas no Brasileiro. Depois, por decisão do treinador, jogaram outros companheiros. Eu me considero uma peça importante dentro do grupo e espero ajudar.

De todos os estrangeiros, apenas Guerrero, contratado em 2015, conseguiu passar da marca de um ano de casa. Ainda assim, a diretoria está disposta a correr o risco. Tanto que trabalha para resolver o quanto antes a vinda de Berrío.

O agente do jogador, Nestor Villarreal, reuniu-se com o presidente do Atlético Nacional nesta terça. Os dois estão no Rio, já que o atacante está a serviço da seleção colombiana que hoje enfrentará o Brasil no Nílton Santos. Entre o Rubro-negro e o atleta, já está tudo acertado. Mas os dois clubes ainda têm pendências a resolver.

Confira a lista de gringos do Fla na Libertadores:

2017: 6 – Conca, Donatti e Mancuello (Argentina); Cuéllar (Colômbia); Guerrero e Trauco (Peru)

2014: 3 – Cáceres (Paraguai); Erazo (Equador); Mugni (Argentina)

2012: 3 – Bottinelli (Argentina, na foto); González e Maldonado (Chile)

2010: 3 – Fierro e Maldonado (Chile); Petkovic (Sérvia)

2008: 2 – Diego Gavilán (Paraguai); Maxi Biancucchi (Argentina)

2007: 0

2002: 1 – Petkovic (Sérvia)

1993 e 1991: 0

1984: 1 – Ubaldo Fillol (Argentina)

1983, 1982 e 1981: 0

Fonte: Extra

Ver comentários

  • Olha a diferença - 2014: 3 – Cáceres (Paraguai); Erazo (Equador); Mugni (Argentina)
    Da até tristeza pensar que acreditamos que esse time poderia ser campeão da libertadores. isso pq n citei o elenco titular. kkkkkkk
    Agora o nível está outro - 2017: 6 – Conca, Donatti e Mancuello (Argentina); Cuéllar (Colômbia); Guerrero e Trauco (Peru)
    Torcer pra da liga!

Notícias recentes

  • Destaque

Vini Jr deixa Real Madrid de lado e manda recado sobre renovação: “Vou falar…”

Vinicius Júnior tem contrato com o Real Madrid (ESP) até junho do próximo ano Vinicius…

12/06/2026
  • Notícias

Escalação: Ancelotti deve repetir 8 jogadores de estreia de 2022 na Copa do Mundo de 2026; 3 são do Flamengo

Escalações do Brasil em 2022 e 2026 devem ser parecidas Carlo Ancelotti ainda não confirmou,…

12/06/2026
  • Notícias

Voltaram? Virginia exibe buquê de flores gigantes no Dia dos Namorados e Vini Jr reage

Vini Jr e Virginia anunciaram o fim do namoro semanas antes da Copa do Mundo…

12/06/2026
  • Destaque

Júnior questiona convocação de jogador do Flamengo na Seleção Brasileira

Júnior atuou como lateral esquerdo e defendeu as cores de São Paulo e Palmeiras A…

12/06/2026
  • Notícias

Por que Vini Jr é tão diferente do Real Madrid para a Seleção? Atacante aponta ‘culpado’ antes de estreia na Copa

Vini Jr costuma ser alvo de críticas de torcedores por conta da diferença de desempenho…

12/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr manda real sobre camisa 10 da Seleção Brasileira: “Neymar é o…”

Seleção Brasileira encara Marrocos, neste sábado (13), com presença de Vinicius Júnior A Seleção Brasileira…

12/06/2026