Notícias

GE: ‘Mancu vai bem na frente, mas ainda precisa crescer na recomposição’

Gringo faz bons cruzamentos e inversões de bolas pela ponta, porém não demonstra a mesma intensidade que outros que atuaram por aquela área na hora de recompor

Contratação mais cara do Flamengo em 2016 – custou R$ 12 milhões aos cofres do clube -, Mancuello iniciou a atual temporada como titular e numa nova função, mais aberto pela ponta direita. Dos pés dele nasceram as principais chances rubro-negras na etapa inicial do amistoso com o Vila Nova, no qual atuou apenas o time principal – o jogo terminou em 2 a 1 para o Tigre.

Com espaço pela direita, conseguiu finalizar uma vez e achava Jorge livre frequentemente com boas inversões, como fez aos 17 minutos em jogada que terminou em firme cabeçada de Willian Arão. Pouco antes, havia feito o que poucos canhotos conseguem com a “perna ruim”. Abriu pelo flanco e, com o pé direito, cruzou na cabeça de Guerrero.

Bons no quesito finalização, Mancuello e Diego infiltram pelo meio enquanto Everton dispara (Foto: Fred Gomes)

Embora designado para explorar o corredor do lado direito com o auxílio de Pará, Mancu tem o cacoete de meia. E, bom de finalização como Diego, às vezes aparecia na área mais central da intermediária ofensiva do Flamengo. Confira na imagem acima.

Mancu está mais aberto pela ponta, enquanto Diego vira o centroavante, e Guerrero, ponta esquerda (Foto: Fred Gomes)

Mancuello não é jogador de extrema movimentação, mas ele, Diego e Guerrero variaram bastante seus respectivos posicionamentos diante do Vila. Repare na imagem acima que Guerrero sai da área, enquanto Diego vira o centroavante na trama ofensiva do Flamengo. Apesar de não ter resultado em jogadas perigosas, o trio foi capaz de confundir a defesa rival.

Mancuello defende pelo lado direito (Foto: Fred Gomes)

A principal deficiência apresentada por Mancuello foi no auxílio a Pará e Márcio Araújo na fase defensiva pelo lado direito. Confira em nova foto, esta ao lado, que Mancu recompunha corretamente em relação a posicionamento, mas quando o lateral-esquerdo Jonathan ou o atacante Wallyson engatavam a quinta marcha, Pará sofria bastante.

Aos 30 minutos da etapa inicial, na primeira jogada de perigo do Vila Nova, por exemplo, Mancuello desiste de acompanhar Wallyson quando percebe que não chegaria nem perto do camisa 9 colorado. (veja abaixo).

No geral, Mancuello, por ser um atleta majoritariamente ofensivo, foi bem. O entendimento com Diego e Guerrero pode fazer do Flamengo um time com maior poder de fogo, mas é preciso evoluir na recomposição para auxiliar Márcio Araújo, Pará e Réver.

Autoavaliação positiva

Terminado o jogo, Mancuello, em rápida conversa com os jornalistas, autoavaliou-se de forma positiva. E diz que conversou bastante com Zé Ricardo antes de atuar pela ponta direita, nova função que afirma ter recebido com a melhor das intenções.

– Eu falei muito com ele, a gente vem trabalhando junto faz tempo e conhece o que ele quer. Tanto na função de meia como hoje na ponta direita. Ele perguntou se eu podia jogar nessa posição, eu falei que não tinha nenhum problema em fazê-la. A gente tem que se adaptar ao momento e, na partida, acredito que achei espaços para poder jogar. Talvez a gente ficou um pouco preso na hora de fazer jogadas de perigo, mas acho que foi boa minha atuação.

Questionado sobre sua atuação defensiva, reconheceu que precisa de adaptação, porém julgou que foi bem-sucedido na tarefa de acompanhar o lateral-esquerdo (Jonathan) rival.

– Quando faço uma análise da partida, não analiso separadamente ataque e defesa. Também depois do jogo falei com o treinador e com vários companheiros. Consideramos que foi uma boa partida, eu consegui acompanhar o lateral, mas também foi pouquinho tempo, só no primeiro tempo. É questão de se adaptar e se entrosar mais com meus companheiros.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Não tem como um jogador bom desses ficar no banco para Gabriel . Agora o Zé está testando ele em uma função que NUNCA fez na vida...foi bem e para variar o cara tira o Mancuello e vem com Gabriel. PQP. Desculpem ,mas não entendo isso. Deixa o cara se adaptar a essa função porra. A mesma merda de sempre e ai vem a turminha criticar o Mancuello...quem Inventa merda é ele? Tem que dar uma sequência e deixar o cara em campo.
    A inteligência sempre terá, mas para render tem que jogar aonde sabe. Coloca o Conca de lateral Esquerdo, Diego de Zagueiro, e veja o que vai dar, e são muito inteligentes também...fica a reflexão.

    • Almir,
      Provavelmente a substituição ocorreu porque o condicionamento físico está no seu início. Faz parte do planejamento.
      Agora se à partir de março a coisa for se repetindo lhe darei plena razão.
      SRN

      • Sim eu entendo, mas não sei não Mancuello andou se cuidando muito nas férias...viu o vídeo dele treinando?

        • N tem nada a ver o cara se cuidando nas férias cara.... isso n é nada mais do que a obrigação de todo jogador.. às vezes a galera se supreende quando alguém faz nada mais do que sua obrigação. SRN

          • Me refiro ao preparo físico, estar em forma. E só vi isso dele, Diego e Rômulo. SRN.

        • Almir, vi sim. Mas uma coisa é ele se cuidar e outra é o planejamento físico para o ano.
          Esse planejamento é então responsabilidade do CEP que leva em conta, como foi mostrado em matérias ao longo do ano passado, até mesmo a forma como o atleta se desidrata ao longo da atividade física.
          Sei que temos pressa e ansiedade para ver a "nova cara" do Flamengo.
          Tenho fé que chegaremos lá.
          SRN

    • Cara isso era um treino brother.
      Todo mundo tem que treinar, até o Gabriel.

      • Amigo, só acho que Mancuello tinha que ficar mais tempo exatamente por ser uma função nova para ele.

        • Vai ter tempo pra ele rapaz, mais treinamentos vão ocorrer amigo. O que não pode é deixar de treinar todos.

        • Foi apenas o primeiro jogo da temporada. Praticamente um treino com ingressos. As mudanças já estavam planejadas. Deixar o jogador mais tempo seria arriscado.

      • Não é hora de treinar ou estudar, a hora era de mostrar o que vem fazendo na pré-temporada! Foi jogo amistoso, mesmo sem valer nada não deixa de ser um jogo, treino é entre companheiros!

    • Ele não tirou só o Mancuello, ele mudou o time todo, vamos com calma, não dava pra estourar a musculatura do cara já no primeiro "treino".
      SRN

  • "No geral, Mancuello, por ser um atleta majoritariamente ofensivo, foi bem. O entendimento com Diego e Guerrero pode fazer do Flamengo um time com maior poder de fogo, mas é preciso evoluir na recomposição para auxiliar Márcio Araújo, Pará e Réver.." -- Sério? A conclusão da análise é algo para lá de PREVISÍVEL por qualquer torcedor que entende o mínimo de futebol? Na boa: esperava mais... &;-D

    • Basta Arão ficar e deixar os 3 se movimentarem, mas se Arão subir, certamente Mancu tem que descer, isto nesse esquema do ZR, se Mancu jogar como o Robeen da Holanda, pode ser interessante, mas precisa aumentar o condicionamento físico, esse vai e vem que o ZR quer é muito fácil de ser bloqueado para atacar o adversário, só funciona para se defender! Por isso foi derrotado!

Notícias recentes

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Flamengo busca aumentar retrospecto positivo contra o Fortaleza em jogo do Brasileirão

Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…

23/11/2024