Colunas

Nomes de peso só virão em julho, se vierem

Hoje me dirijo a cada um de vocês, amigos leitores desta coluna, que acompanham com expectativa as movimentações futebolísticas da pré-temporada. A montagem do elenco é uma das fases que mais inspiram ansiedade, por sua grande importância durante todo o ano. Por isso, o trabalho deve ser bem feito, tanto pra fazer nossa faxina dentro de casa como para buscar as peças ideais no mercado.

Não há segredos por aqui, e todos sabem bem que sempre há pontos a serem melhorados, não importa quão bem a equipe se apresentou na última temporada. Mesmo que o esqueleto do time já esteja pronto, como positivamente lembra nosso amigo Jerônimo (leia aqui), sobram uns velhos ossos a serem trocados.

E para o Flamengo de hoje, o que é necessário? Bom, isso já foi bem identificado pela diretoria. Lateral esquerdo, volante, atacantes… falta muito pouco para termos o time ideal. Imaginem vocês, se chegassem um volante e dois atacantes com nível de seleção? Não vou especular nomes para não quebrar o romantismo do leitor, mas imagine você aqueles seus jogadores preferidos para tais posições vestindo o Manto. Quem não se empolgaria? Eu, obviamente, sou parte da multidão.

Porém, em direção contrária a nossa euforia, a diretoria mantém os pés no chão. O próprio Rômulo, apesar da boa contratação que é, não chega perto de ser um ídolo, uma unanimidade no futebol nacional. O rapaz se destaca muito mais pelos defeitos de Márcio Araújo do que por suas próprias qualidades, há muito não vistas por nós. Se trata meramente de um bom jogador, portanto, porém de alta importância para o elenco. E qual a posição da diretoria? “Deixem que o garoto resolva”. E se os russos resolvem não liberar? Como ficamos? Estamos tão cômodos assim?

Para o ataque, está muito difícil conseguir alguém de qualidade a baixo custo, principalmente falando de atacantes de lado de campo. R$17 milhões por Marinho seria loucura, R$30mi por Vitinho está fora de cogitação… mas especulamos a permanência de Fernandinho enquanto Bruno Henrique, que fez boas temporadas por Goiás e Wolfsburg, vai praticamente de graça para o Santos. Além disso, Podolski não vem, contrariando nossos sonhos, e tudo indica que nos contentaremos com qualquer jogador que saia mais barato que toda a média.

Sabem qual é a explicação de toda essa demora e cautela nas contratações? O início de temporada. Vejam como foram todas as janelas desde que os blues assumiram o comando de nosso clube. Prefere-se gastar mais dinheiro em julho, quando os jogadores europeus estão em final de temporada e, teoricamente, mais baratos, com o mercado mais aquecido. Além disso, a parte mais importante de todas as competições que disputamos está no segundo semestre. Melhor, então, economizar agora e trazer estas peças de peso no segundo semestre.

Parece burrice, eu concordo. Mas financeiramente faz muito, muito sentido. Foi assim com Diego, por exemplo, e este bolo ainda veio recheado com impulsionamento do programa sócio-torcedor e grandes públicos no Maracanã.

Então o problema, pra mim, tem um nome: o calendário. Não crio mais expectativas para este período. O time titular poderá permanecer com Márcio Araújo, inclusive, e quase que certamente habitado por Éverton e Gabriel nas pontas. Por agora, pouca coisa irá mudar.

Com o fraco desempenho, as coisas podem mudar em julho. Se vierem as boas atuações, nos contentaremos na doce ilusão de ter bons jogadores e viver de grandes limitados… e gastamos nosso pouco dinheiro em jogadores que transitam entre banco de reservas e quarto de hotel.

SRN!

Rodrigo Coli

contato@colunadofla.com

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • O foco é o campeonato carioca. E talvez a Copa do Brasil. Conca só deve jogar em nível no meio do ano, até recuperar a forma física...
    Nosso time é bom mas pra ganhar a libertadores não dá.
    Vamos ver o q vai acontecer ano q vem.

    • Foco é o Carioca? Wtf.

      Nosso time não é bom não. É excelente.

      Cite 4 times da america do sul com um elenco melhor que o nosso?

      Parem de achar que a grama do vizinho ta sempre mais verde e vamos apoiar com otimismo o Mengão!

  • Se os contratados não tiveram multa ou venham sem custo aí sim.

  • E para começar com Trauco, Conca e Rômulo (e talvez + 1 ou 2 de peso) é nada mau. E no meio do ano vai se repetir o quê aconteceu ano passado: só Flamengo contratou.

  • "Bruno Henrique fez boas temporadas por Goiás e Wolfsburg"
    Queria saber que temporada ele fez boa pelo Wolfsburg..os números deles são bem fracos..
    SRN

    • Wolfsburg quer se livrar dele,tanto que se o Santos o quiser por empréstimo será obrigado a compra -lo no final do ano.

  • Temos time para ganha a liberta sim, pois acredito. Eu vi o San Lorenzo, o pior colocado ganhar a libertadores.

    • Independiente del Valle, mesmo com uma equipe horrorosa e dependendo de Orejuela e Sornoza, foi finalista.

  • Primeiro tem que combinar com o Zé "Ruela", pois, gastou-se uma novela inteira e uma grana preta em Donatti, Cuellar e Mancuello e continuo-se com a panela do Zé.

    • Nao basta ser caro e ter destaque em outros times, tem que mostrar nos treinos e nas oportunidades que aparecem, Donatti realmente teve poucas oportunidades, mas ninguém acreditava na boa campanha do Rafael Vaz.

    • Só porque os caras foram caros têm que ser titulares absolutos né? Desses aí só concordo, em parte, com o Mancu que deveria ter mais chances. A zaga com o Rever e o Vaz foi uma das melhores do Brasileiro, basta ver os números, então o Donatti vai ter que mostrar ser melhor que os dois. Assim como o Cuellar que precisa mostrar ser melhor que o Arão, pois ele mesmo disse que se sente melhor como segundo volante. Acho que se o time conseguiu sua maior pontuação na era dos pontos corridos deve ter sido pela " panelinha" do Zé que não gosta dos estrangeiros que são muito melhores que os escolhidos por ele. Vamos apoiar mais e criticar menos. Não lembro de ter visto o clube tão bem organizado e com um elenco tão forte como esse. SRN

      • Valmir, muito bem explicado, porém, existe um centro de inteligencia que monitorou e indiciou esses 3 jogadores para suprir CARÊNCIAS. Foram investidos milhões em cada um deles. O mínimo que se espera é DAR SEQUENCIA aos caras para ai sim, não dando resultados, preteri-los. Insiste-se muito em vários jogadores de qualidade no mínimo "discutível" e querem que jogadores que vem de outro pais, com outra cultura, que necessitam de maior prazo para adaptação, resolvam jogando meia duzia de minutos.

  • Sempre reclamamos aqui que os garotos precisam de chances e criticam o técnico por as vezes dar essas oportunidades, por outro lado ficam insistindo em contratações e mais contratações, com o grupo inchado de bons jogadores que seriam titulares na maioria dos times no banco, como podemos dar chances aos garotos?

    • exatamente. Querem mágica. Né time de futebol americano no, só jogam 11.

    • Pelo contrário, só vejo críticas ao técnico por dar poucas oportunidades aos garotos! O seu "as vezes" só aplica ao Vizeu, pq só esse q teve algumas chances. Paquetá e Ronaldo se jogaram 15 minutos a temporada inteira foi muito!

      O q parte da torcida queria ou quer é q jogadores como Fernandinho e Gabriel não vistam o manto, que o fla traga jogadores de nível e o técnico mescle esses jogadores com a base, pois um time bem montado e com grandes jogadores q assumam a responsabilidade favorece o lançamento de atletas da base, é só ver como o Barça faz bem isso!

      • Na verdade quis dizer que criticam o técnico por as vezes não dar essas chances, mas ele não tinha como dar mais chances do que deu, quando Everton se machucou não dava prá arriscar o Paquetá por isso jogou Fernandinho, que não foi mal, quanto ao Gabriel pura questão tática, o esquema que armou necessita de um ponta que volte prá marcar, só ele se adaptou. O erro da diretoria foi contratar Damião, isso atrapalhou o Vizeu.

        • Concordo totalmente na parte do Damião, mas, se me permite, discordo da parte de q não tinha como dar mais chances aos moleques. Em vários jogos com o placar já garantido o Zé vinha e trocava Gabriel por Fernandinho ou Gabriel por Sheik e deixava os moleques de lado (isso quando ficavam no banco), não seria melhor dar esses minutos de jogo aos moleques. O fla ganhando de 2x0 e com 35 min do segundo tempo, o Zé tirava gabriel e colocava Sheik... não era melhor colocar o Thiago Santos ou Paquetá? isso não seria um forma de dar mais oportunidades a base?

          Cara, é só ver o cúmulo q foi usar o Sheik quando todos sabiam, até o próprio Sheik, q ele não continuaria nessa temporada. Para q usar um jogador q vai ser dispensado? Não seria melhor dar os minutos de jogo dados ao Sheik a algum jogador da base?

          Respeito sua opinião, mas nesse ponto eu discordo! SRN

      • Não vejo problemas com Fernandinho e Gabriel, desde q eles sejam as opções para reserva. Não dá pra ganhar uma Libertadores com esses caras como titulares. E pior, tendo na base nomes q possam ser testados, nesse caso o Matheus Sávio. Contratar hj um jogador meia boca para "não queimar os garotos" não dá experiência pros muleques, não resolve o problema e, ainda por cima, gasta um dinheiro desnecessário. Hj, ou vai de Matheus Sávio e Vinícius Jr., ou contrata um nome que REALMENTE venha fazer a diferença.

        • "Não dá pra ganhar uma Libertadores com esses caras como titulares"

          Perfeito, assino em baixo!

        • Concordo com a não contratação de jogador meia boca; hoje já temos um elenco base, que não é ruim, então eu acho que não necessitamos mais de jogador meia boca, pois, se precisássemos, deveriam ser buscados na base; a base deve ser usada, no mínimo, para obter jogadores meia boca, agora, se a base do maior clube nacional nem isto conseguir então realmente é um caso grave a ser corrigido;
          jogador, para vir, tem que ser craque indiscutível, e, normalmente, caro; se não tiver dinheiro para contratar então não contrata e guarda a grana, utilizando-se da base meia boca ou, com sorte, da base craque; quais as vantagens? economia é a primeira, a segunda é a oportunidade que se abre para testar a base e, quem sabe, valorizar os pratas do ninho; sei que no ano passado a coisa foi meio atípica, mas este ano, com um planejamento de ano inteiro, talvez fosse a melhor opção;
          nunca colocar a base para jogar é a mais efetiva forma de queimar os garotos; dar oportunidade e o jogador não vingar é melhor do que nunca dar oportunidade.

  • Trauco, Romulo e Conca
    Contrataria somente um atacante... Somente isso!!!
    Tardelli, Vargas, Cecilio....
    Pra base ter chance....
    Não voltaria com Fernandinho....
    Negociaria o Cirino e o Adryan....
    Subiria o Vinicius Jr.
    Lembrando que o time jogando com o Conca e Diego juntos, só teria uma vaga para Atacante que vem de trás ( joga pelos lados ).

    Teríamos a contratação como titular, e no banco ficaria à disposição:
    Ederson, Everton, Gabriel e Vinicius Jr ( no lugar do Thiago Santos )

  • Pronto, chegou nos comentários daqui do site a TURMA DO DEIXA O ZÉ TRABALHAR! Parece q lambe as bolas do cara!

    • Na época do Muricy tb era assim. E quem criticava o trabalho do cara era chamado de modinha.

    • Posso revidar da mesma foram falando que chegou a turma do FORA ZÉ, COM ELE Não PASSAMOS NEM DA FASE DE GRUPO.

      E olha que esta turma é bem maior, hein.

Notícias recentes

Volante na Seleção Brasileira? Léo Ortiz abre o jogo sobre mudar de posição com Dorival Júnior

Léo Ortiz é bem avaliado pela comissão técnica da Seleção Brasileira, seja como zagueiro ou…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo tem 2 saídas confirmadas para 2025

Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…

17/11/2024