Notícias

Vice diz que Fla tem dinheiro para contratar, mas admite ‘mercado travado’

O Flamengo tem ou não dinheiro para contratar? O questionamento é frequente entre os torcedores e povoa as redes sociais em inúmeros e intermináveis debates. A resposta: sim, o Rubro-negro tem capital para investir. No entanto, a forma adotada para negociar jogadores cobra um preço alto em diversas situações. Quem explica é o vice-presidente de planejamento, Pedro Paulo Pereira de Almeida.

Em entrevista ao UOL Esporte, o dirigente abordou a relação entre diretoria e departamento de futebol – nem sempre serena pela necessidade de um poderio maior no mercado. Ele foi um dos responsáveis pela formatação do orçamento que prevê gastos de R$ 217 milhões apenas com o futebol em 2017. A conta se divide entre salários, luvas, direitos de imagem e custos diversos.

O poder de investimento em reforços é mantido em absoluto sigilo para não inflacionar o mercado, mas estima-se que esteja abaixo dos R$ 20 milhões. Como o Flamengo conduzirá as ações em 2017? É possível esperar contratações de peso? É fundamental vender jogadores? O dirigente responde.

UOL Esporte: Sendo direto e para esclarecer a polêmica. O Flamengo tem ou não dinheiro para contratar?
Pedro Paulo: Sim, temos dinheiro para contratar. É óbvio que um clube com quase R$ 450 milhões de orçamento, sendo mais ou menos R$ 200 milhões apenas para o futebol, tem o seu poder de investimento.

UOL Esporte: Mas qual é a verba para contratações? Em 2016, o orçamento previa R$ 20 milhões apenas para investimentos no mercado.
Pedro Paulo: A torcida precisa entender. Paramos de divulgar o número por conta da inflação do mercado. Tivemos enormes dificuldades por causa disso. É importante ver o quanto temos em despesas do futebol. Esse é o dinheiro que o Flamengo possui. O novo desafio do departamento de futebol é caber nesse valor.

UOL Esporte: O disponível é praticamente o mesmo de 2016 para investir em reforços – R$ 20 milhões?
Pedro Paulo: Não existe um número exato. Pode ser mais ou menos do que isso. Existem variáveis consideráveis. O que o departamento de futebol precisa fazer é vender jogador. Para a torcida entender. Alan Patrick, Emerson Sheik, Chiquinho… Todos terminaram os contratos. Isso nos deu uma sobra para pagamentos. Mas também chegaram Conca e Trauco. Renovamos os contratos com Juan, Márcio Araújo, Alex Muralha e Willian Arão. Existem luvas, salários. A conta é complexa.

UOL Esporte: Negociar jogadores facilitaria? O Jorge, por exemplo, tem uma multa de cerca de R$ 102 milhões, mas poderia ser vendido até por R$ 35 milhões, dependendo do caso.
Pedro Paulo: Sem dúvida, uma venda deste porte mudaria o cenário. O Flamengo ainda deixa a desejar na questão de vender jogadores. Trabalhamos nisso. É um processo que também faz parte da reestruturação do clube. Fizemos uma previsão de R$ 10 milhões apenas com vendas em 2017. Se uma negociação assim ocorrer, logicamente que nos dará folga considerável para atacar o mercado com mais força.

UOL Esporte: Por que o Flamengo enfrenta tanta dificuldade no mercado? O clube definiu uma forma de negociar [compra de parte dos direitos econômicos de forma parcelada] e não há flexibilidade? A impressão é de “mercado travado” para a contratação do tão necessário atacante de lado de campo.
Pedro Paulo: O Flamengo tem dinheiro, mas trabalha em uma nova modelagem financeira para contratações. Nos baseamos em pagamentos a longo prazo. Muitas das nossas receitas são de médio e longo prazos. Precisamos nos adequar a isso. O nosso mecanismo de contratações mudou. Vale lembrar que antecipamos negociações no ano passado. Só em 2017 pagaremos R$ 12 milhões de atletas que adquirimos em 2016. A mesma coisa em 2018.

Nota: No começo de 2016, o Flamengo comprou quatro jogadores. Alguns pagamentos serão encerrados apenas em 2018.
Alex Muralha – R$ 2 milhões por 60% dos direitos econômicos pagos parceladamente
Rodinei – R$ 4 milhões por 50% dos direitos econômicos pagos parceladamente
Mancuello – R$ 12 milhões por 90% dos direitos econômicos (50% pagos em 2016 e os 40% restantes até 2018)
Cuéllar – R$ 8 milhões por 70% dos direitos econômicos (R$ 2 milhões à vista e R$ 6 milhões em 2017)

UOL Esporte: A torcida pode sonhar com grandes contratações? Guerrero e Diego são exemplos. Curiosamente, os dois só chegaram no meio da temporada. É possível reajustar o valor para investimento em reforços?
Pedro Paulo: Ainda buscamos mais uns dois jogadores para compor o elenco. Não é também para ter expectativa de grandes contratações agora. Pode acontecer de não conseguirmos algo que se encaixe em nossa modelagem financeira. Uma janela no meio do ano facilita em razão de receitas a mais. A readequação orçamentária é feita sempre em todo o meio de ano. Deveremos ter mais receitas. Sou otimista e acredito que faremos mais principalmente na questão de patrocínio. Tudo isso nos ajuda a alterar o panorama do futebol.

UOL Esporte: O modelo utilizado pelo Flamengo no mercado faz o clube perder boas oportunidades de negócio?
Pedro Paulo: Certamente. Mas não podemos flexibilizar em relação a isso. É um trabalho muito maior. Nenhum clube também tem dinheiro para pagar as fortunas que são pedidas nas negociações. Se você abandona a linha de trabalho, cai muitas vezes em um caminho complicado. O Flamengo honra os seus pagamentos. Não entramos em nenhum negócio sem a certeza de que cumpriremos as obrigações. Foi assim com Guerrero, Diego e todas as outras contratações.

UOL Esporte: E se a tão falada oportunidade de mercado surgir agora. O Flamengo vai deixar passar? Como resolver e reforçar o elenco?
Pedro Paulo: O Flamengo pode não ter o dinheiro agora, mas possui toda uma capacidade de investimento. Somos conscientes e responsáveis. É um desafio enorme para o Flávio Godinho [vice-presidente de futebol] e para o Rodrigo Caetano [diretor executivo de futebol]. Eles entendem que é uma forma de gestão, mas é um modelo diferente do praticado pelo mercado. Se acontecer essa falada oportunidade, teremos a possibilidade de pedir empréstimos e resolver. Aprovamos até R$ 50 milhões em empréstimos no orçamento. Mas isso é para todo o clube, não apenas futebol. Já pegamos R$ 10 milhões para pagamentos no início do ano, quando não temos bilheteria e outras receitas. Foram R$ 12 milhões em outro modelo para a construção da Arena da Ilha. O total é de R$ 62 milhões nessa alternativa. Se for o caso, pedimos o empréstimo e em duas semanas levantamos o dinheiro no mercado.

Fonte: UOL

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Temos que pará de rotular esse ou aquele jogador essa postura só contribuí para marginalizar os profissionais que hoje veste a camisa do Mengao, o Fernandinho e o Marcio Araujo são profissionais do clube e tem que ser respeitado.

    • Certíssimo, é o elenco que temos, podemos no máximo cobrar seriedade e compromisso dos atletas.

    • Perfeito, isso atrapalha até uma possível venda desses atletas de desempenho mais fraco. Na minha opinião essas críticas até contribuem para que os "odiados" não saiam do clube, porque a direção e o técnico querem mostrar que não é a torcida que vai tirar quem quiser, quando quiser de forma bagunçada como já fizeram até mesmo com bons jogadores como o Erazo.

    • É verdade, o pessoal reclama que ninguém faz proposta pelo MA. Mas quem faria? O barulho que a torcida do Flamengo faz contra ele chegaria em qualquer lugar queimado tendo a contratação contestada.

      • Rafael, você é um cara lúcido, dá pra perceber.

        Considere que não existisse toda a caricatura (exagerada, confesso) por parte das torcidas pelos clubes que ele passou (não e so no Flamengo que ele é 'amado').

        Sinceramente, você acha que teriam propostas por ele antes do final do contrato, ou com ele disponível pra assinar pré-contrato?

        Lembrando que ele estava em plena atividade, titular, com sequência, time em evidência, já disponível para assinar um pré-contrato.

        • Mas um marketing e propaganda negativa em redes sociais e todas as mídias, proporcionais ao tamanho de nossa torcida, ajudamos e muito a cavar sua permanência POR AUSÊNCIA DE PROPOSTAS, diga-se de passagem...
          Nenhum Série A proporia algo e Série B não tem grana pra paga-lo.
          Impossível negocia-lo...
          Quem o contratasse já chegaria com um fardo enorme nas costas e toda sua torcida contra e sendo chamado de burro por conta do que diz nossa torcida, já vi isso antes e procede sua observação.
          Série A, NUNCA o contrataria.
          Muito TAMBÉM na conta de nossa torcida a ausência de propostas, ISSO É INEGÁVEL...
          Marketing NEGATIVO no último !!!!
          Abraço.
          Mengão sempre.

          • Mas Carlos, me corrija se eu estiver errado:

            "Ele ficou por ausência de propostas".

            Como assim? Era só não propor um contrato ao rapaz. Ou não?

          • Oi Ruan, vou explicar melhor meu pensamento...
            Primeiro...
            "Ele ficou por ausência de propostas"
            NÃO ESCREVI ISSO...
            Em segundo...
            O Báscu...
            Mas escrevi o seguinte:
            "ajudamos e muito a cavar sua permanência POR AUSÊNCIA DE PROPOSTAS, diga-se de passagem..."
            Tive o cuidado de condicionar sua permanência A TAMBÉM o tal do "Marketing Negativo" que citei no texto e NÃO A APENAS ISSO, que com o tempo e insistência brutal porém merecida (ele é como arame farpado, só serve para cercar), levando a CONTRIBUIR com outros fatores para sua permanência, inclusive também o desejo de Zé Ricardo, que já contava com seus serviços para o ano, acredito inclusive que para banco e não titular e mesmo querendo 2 anos o Fla só permitiu 1, tanto que aí está o Rômulo em vistas de chegar e se não me engano foi um dos primeiros nomes a ser badalado nas especulações e com contrato de 3 anos...
            Outro fator dele ficar são as PORRAS dos tais números e sua tendência a fazer poucas faltas, principalmente na frente da área, tomar poucos cartões, ser bem mandado pelo Zé e outros técnicos, contar com a simpatia e apoio dos zagueiros, Arão, Diego e etc...
            E tudo isso já no grupo, sem mexer em grana pra contratar onde também mais precisamos e um aumento salarial que sairá na urina do Fla durante o ano.
            Não aprovo esse cabiçudo no titular do Flamengo, mas sempre apoiei a ideia de em 2017 sua manutenção para o BANCO DE RESERVAS devido ao elevado número de jogos e competições que disputaremos.
            Tá vendo o perrengue pra contratar ???
            Esse outro fator pra esse peste continuar por aqui...
            Grande abraço Ruan!!!
            Mengão sempre!!!

        • Valeu Ruan. Só tem um detalhe que a torcida esquece, ele era sim odiado nos outros clubes, mas exercia outra função. Ele jogava de segundo volante, função inclusive que chegou pra executar no Flamengo. O Luxemburgo inclusive já falou que se ele tivesse começado a carreira dele jogando de primeiro volante teria tido muito mais destaque.
          O problema foi que ele veio pra substituir o Elias, então teve uma responsabilidade muito grande e que não tem futebol pra corresponder. Mas pra ser sincero, a partir do momento que mudou de função, não foi tão mal assim e foi sim importante defensivamente. Se não fosse a perseguição da torcida, outros clubes teriam tentado tirá-lo daqui, assim como o Santos fez com o Leandro Donizete. Ou alguém aqui acha que o Leandro Donizete é um craque?

          • Olha, sem pensar meia vez, eu vou de Donizete a Márcio Araujo! Entrega algo com a bola nos pés, no atlético chegou a ter assistências (pasmem!). Alguém aqui lembra de uma assistência do MA? Ou de um chute?

            Ambos são jogadores que servem, no máximo, pra compor elenco (não reserva imediato, compor elenco). É inegável que todos os jogadores do time precisam trate bem a bola, participar do momento ofensivo e defensivo.

            Agora eu te pergunto: se ele passou a vida toda sendo segundo volante, o que eu concordo, foi pra isso que ele veio, o passe não teria que ser melhor?

            Ele saia mais pro jogo, tinha que clarear jogadas, apoiar, elemento surpresa.. aliás, recuar jogadores com maior talento também é tendência: Lucas Leiva, Mascherano, Alaba, Lahm..

          • Sim. Mas por isso ele foi tão odiado por onde passou, era um segundo volante sem recurso nenhum.

      • Impossível negocia-lo...
        Quem o contratasse já chegaria com um fardo enorme nas costas e toda sua torcida contra e sendo chamado de burro por conta do que diz nossa torcida, já vi isso antes e procede sua observação.
        Série A, NUNCA o contrataria.
        Muito TAMBÉM na conta de nossa torcida a ausência de propostas, ISSO É INEGÁVEL !!!
        Marketing NEGATIVO no último !!!!
        Abraço.
        Mengão sempre.

      • Especialmente de clubes onde presidentes vivem de politicagem e agrados à torcida para se manter no poder... &;-D

  • É isso aí mesmo, não pode abandonar o planejamento. Nesse ritmo seremos um PSG aqui no Brasil e não vai demorar muito.
    Não adianta fazer loucuras, pode ganhar 1 ou 2 títulos e depois anos sofrendo a consequência, como vemos com frequência no futebol brasileiro.
    Já vi time do Flamengo com Álvaro, Airton, Willians e Zé Roberto de titulares, Pet voltando com 39 anos só pq estava abrindo mão de uma dívida, tinha sido reserva no Goiás, ninguém acreditava mais no futebol dele e o Imperador voltando da aposentadoria, tinha anunciado que não jogaria mais, tava 3 meses parado, e esse time foi campeão brasileiro em 2009. E já vi um ataque formado por Sávio, Romário e Edmundo dar errado. Vi também um time com Pet, Alex, Denilson e Edílson quase ser rebaixado.
    Então vamos com calma, a base do ano passado é boa, com alguns reforços vamos brigar por tudo e sem precisar fazer loucuras.

    • Em nossa escalada, devemos subir, um degrau por vez, com cuidado pois o Céu e o Chão, são limites extremos

    • PSG está mais para o Palmeiras, já que ambos tem pessoas físicas que injetam dinheiro no clube para comprar jogadores medianos ou bons por um preço inflacionado. Flamengo, desta forma, está mais para um Real Madrid, Barcelona, United; se erguendo por forças próprias, sem a necessidade direta de investidores.

      • Amigo, a referência ao PSG não foi pela forma de administração, foi pelo protagonismo no futebol francês. Esses outros que você citou não dominam sozinhos os campeonatos locais, dividem o protagonismo com outros clubes.

  • Vou ser crucificado aqui mas, muitas vezes a torcida elogiou a disciplina tática e a voluntariedade do Márcio Araújo, jogador que embora mediano, e nunca foi mais que isso, joga mais sem a bola do que com a mesma. Verdadeiramente o ideal que servisse apenas como um bom reserva, mas é o que temos é o que melhor se encaixou no esquema de 2016, visto a falta de maturidade e tranquilidade de Cuéllar. Honestamente, criticar Márcio Araújo e esquecer que no mesmo nível ou até abaixo temos outros nomes mostra-se injusto. Chiquinho pelo que recordo não acrescentou nada desde que chegou; Pará demorou dois anos para ao menos fazer o que um lateral deve fazer; Juan não é mais o mesmo e ainda veste a camisa por falta de opção. Temos que ser pacientes e entender que temos limitações em determinadas posições e este é o nosso elenco. Se ganha libertadores ou não só depois veremos, lembrando que Palmeiras foi campeão Brasileiro com um time improvável, com poucos medalhões, mas seu certo.

    • não vou te crucificar rs, Porém entendemos o que o Zé fez, montou a base do time as pressas para a disputa do Brasileiro, porém não seria o ideal de testar o Ronaldo ou Cueller? ja que a base inteira esta mantida e a defesa se mostrou boa.
      Cueller jogava como 2° volante e disse que faria essa função, entao nada mais justo a comissão tecnica ensinar a ele, ou com tratamento da ansiedade.
      Ronaldo pode novo e precisa amadurecer, mais sem sequencia de que forma conseguira? Incrivel em outras equipes a base é promovida e consegue sequencia e deixando muitos medalhoes na reserva.
      So acho errado da diretoria, não saber vender os jogadores não utilizados os que voltam de emprestimos. Jorge multa rescisoria de 100 milhoes, e falam chegar com oferta de 35 milhoes leva é brincadeira

      • Agora, nessa temporada, sim seria o ideal ele testar Cuellar e Ronaldo. Pela primeira vez o Zé está comandando o time uma pré temporada e terá todo tempo para corrigir erros de posicionamento, orientar esses dois jogadores etc... Porém, eu compreendo perfeitamente ele não ter feito isso em 2016; como você disse, o time foi montado as pressas e, naquele momento, o limitadíssimo Márcio Araújo foi o que melhor se encaixou. Mas, pra essa temporada, se o Fla aumeja vôos maiores, precisará de um jogador com muito mais qualidade que o Márcio Araújo exercendo aquela função de primeiro volante. Seja ele o Cuellar, o Ronaldo ou o Rômulo...

        • Com certeza, mais espero que nao aconteça a mesma coisa que o Thiago Santos, porém tem jogadores emprestados que servem para o time, Douglas Baggio é ponta e veloz tbm, nao entendo pq desfazem deles

    • Comentário mais inteligente que já li aqui sobre o Marcio Araújo.

      "Márcio Araújo, jogador que embora mediano, e nunca foi mais que isso, joga mais sem a bola do que com a mesma. Verdadeiramente o ideal que servisse apenas como um bom reserva, mas é o que temos é o que melhor se encaixou no esquema de 2016, visto a falta de maturidade e tranquilidade de Cuéllar"

      Comentários inteligentes como esse está cada vez mais raro aqui nessa coluna.

    • Claro que nao mano vc não irá e nem pode ser crucificado,aqui é um espaço democrático e rubro-negro para trocar idéias.
      Mas quando se fala em Marcio Araujo é complicado,eu nunca vi esse cara dando carrinho em alguém,tem Ronaldo e agora o Rômulo e nem em pensamento esse cara não pode ser titular,não tem perfil e dna de jogador do flamengo e ainda nessa posição,o que me faz sentir falta de Airton,Amaral e Willians.
      Vi Varias entrevistas do zé nesse ano e varias falácias pra defender esse volante limitado tipo como:
      O grupo adora ele.
      Ele tem 33 anos e muito a evoluir.
      E jogou pra cima dos zagueiros do Fla que tem que fazer lançamentos verticais e que é uma obrigação dele fazer esses passes e lançamentos...vc olha os volantes modernos dá até pena desse cara, mas em ponto vc tem lógica porém com a chegada de Rômulo não tem como caramujo ser titular.

    • Márcio, você não está errado. Se por um lado o Cuellar é mais técnico e talentoso que o MA, não tem sua capacidade defensiva. Ocorre que cabe ao técnico desenvolver o potencial da equipe e isso significaria entender que o MA é um quebra-galho. Parece que o técnico é extremamente sistemático, se o Cuellar e Mancuello não brilharam em um primeiro momento, que se quebre a cabeça e ao menos tente pensar uma forma de inseri-los no time e subir de nível.

  • Eu náo disse que a diretoria não iria divulgar por conta dos urubus querendo alto.

  • Mercado só tá travado pro Flamengo? Palmeiras tá aí contratando todo mundo....Para de dar desculpa.

    • Contrata sem responsabilidade pois quando a patrocinadora e o presidente saírem vão sofrer, e se alguns desses jogadores quiserem ferrar o clube eles vão quebrar. Sem falar que estão trazendo muitos jogadores renomados que possuem egos altíssimos, vocês acham que algum desses jogadores vão aceitar banco de reservas? Zé Roberto, F. Mello, Moisés, Tche Tche, Guerra, Dudu, R. Guedes, Keno, R. Veiga sem falar que é um técnico novo, se não houver uma grande conversa, haverá uma grande racha por vaidade no clube, o Flamengo tem tomado cuidado com isso, trazemos uma estrela por ano, a desse ano já foi o Conca, com isso temos Diego, Conca e Guerrero podendo vir talvez mais para o ataque quem sabe.

      • Cara, chega ser ridículo o que vocês fazem pra defender essa diretoria pífia em futebol, porra somos flamingo e não bandeira de Mello, isso é futebol e não um banco. SRN.

      • Amigo, isso é conversa. O Palmeiras tem uma estrutura financeira consolidada. A crefisa está auxiliando nas contratações. Estão acabando com o mercado e contratando todo mundo. Queria que o fla tivesse um parceiro de negócios e um investidor igual ao nobre. Vc tá com inveja dos caras e falou uma besteira sem tamanho. Os melhores times tem os melhores jogadores. REAL, BARÇA, BAYERN, tem os melhores elencos. Não tem essa. Chora na cama que é quente. Flamenguista tem que cobrar a diretoria para se reforçar.

      • Eu concordo nesse sentido, mas ao mesmo tempo acho o Flamengo extremamente lento em contratações. Todo ano é isso, só termina de montar o time no meio do campeonato brasileiro, assim não vamos ganhar nada nunca.

        Gostei da contratação do Conca, mas temos que ver que o cara está lesionado e gordo pra cacete, não sabemos o que vai ser de fato..e o Trauco é uma incógnita q vem p ser reserva, portanto, se formos ver, o time é o mesmo, com um ataque pífio

    • Palmeiras tem um bilionário bancando os pagamentos a vista... Flamengo quer parcelar porque também recebe em longo prazo..

    • Tenho enorme curiosidade em saber o valor da folha salarial do Palmeiras entre salários e luvas.
      Queria também saber o valor da folha salarial do banco de reservas deles.
      SRN

    • Tá contratando muito mas também saindo muito né. O que é melhor: Tche Tche Moises Cleiton Xavier Roger Guedes Dudu e Gabriel Jesus (porco em 2016) ou Felipe melo Tchetche Moises Guerra Dudu e Wiliam Bigode (porco em 2017 até agora)? será que melhorou mesmo? algum destes 3 trintões que chegaram é melhor do que o jovem centroavante da seleção que saiu? O time ficou mais velho, mas será que melhorou? esse elenco envelhecido (além dos 3 trintões contratados ainda tem ze roberto, edu dracena, arouca, michei bastos, alecsandro, rafael marques, barrios, jean) aguenta mais de 80 jogos? nenhum time da série A tem tanto jogador com mais de 30 anos, nem o vice da gama. outra dúvida: o felipe melo aguenta catimba da libertadores sem ser expulso? Outra: o novo treinador do porco é melhor do que o que saiu? Michel bastos é reforço ou promessa de confusão interna?
      Agora vamos ao nosso caso. O titular da seleção peruana é melhor do que nosso mais limitado reserva em 2016, o Chiquinho? Sim, creio eu.
      O Conca é melhor do que nosso reserva que menos partida jogou, Gabriel? Sim, creio eu.
      Perdemos algum titular? Não.
      Todo mundo fala em Palmeiras, mas até agora dos brasileiros apenas 3 não perderam nenhum titular Flamengo, Santos e Gremio.

      • corrigindo: O Conca é melhor do que nosso titular que menos partida jogou, Gabriel? Sim, creio eu.

    • Cara, pensa. O Palmeiras tem dinheiro pq tem um patrocinador que torce pro clube e tá injetando tudo que tem lá. Totalmente sem responsabilidade financeira e sem visar retorno pra marca da empresa. Então não tenta comparar aquele time (sortudo) com um time que aqui ta trabalhando suado pra arrumar dinheiro e investir no momento certo.

  • Contratou jogador pra p pagar esse ano, até aí ok...O problema é que o Zé Ruela não usa os jogadores contratados e somos obrigados a ver todo ano o Cirino,Gabriel e companhia

  • A entrevista eh com o pedro e colocam foto do godinho. Taquilpa

    • é o redator mandando o estagiário escrever a matéria....
      SRN

  • Ponta direita ja tem no Flamengo que é o Ederson(gabriel horroroso) mas vamos ver como ele vai se proceder no campo pois se lesiona fácil,tudo bem que o fagner fez um falta criminosa no cara.
    Sinceramente se o ederson conseguir se firmar ta ótimo

      • Ihhh é foi mal.
        Kkkkkkkkk então fudeu, tem que contratar.
        A ponta direita que ta muito problemática.

      • Mas ele tava jogando pela ponta, até contra o Corinthians e antes ele tava na ponta.

        • tava improvisado. ele prefere jogar (e joga melhor) pela meia esquerda (mesma posição do Mancu)

          • Então ele tava improvisado o ano todo mano, msm sendo a preferência dele, onde ele se destacou no fla foi na ponta pois o alan morto tava no meio.

          • se você pegar os jogos que ele tava bem e assistir, vai ver que ele subia bastante mas sempre vinha mais de trás que o ponta direita. escalavam ele por lá mas ele semrpe estava mais recuado um pouco

          • Mas esse recuo dele até por ele ser meia, ja vai no automático...se o Ederson não se lesionar já é um baita reforço.
            Mas acho que passou na fox que o coritiba ta de olho nele.

          • então.. por isso que digo que ele prefere e joga melhor por lá e tava improvisado de ponta.

            por mais que ele "seja de vidro" como alguns dizem por aqui, acho que liberar ele seria uma baixa muito grande pro elenco. ele, em condições, é muito bom jogador. boa técnica, boa visão, ótimo passe.. acho que não tem ninguém mais completo que ele no elenco, só o Diego

      • Ele joga pela esquerda, no meio ou mesmo aberto na ponta. A diferença dele na ponta é que não aprofunda a jogada como a maioria dos pontas, ou seja, não é de chegar muito a linha e sim de afunilar para o meio buscando finalizar ou triangular. Eu sinceramente prefiro pontas assim, são mais objetivos. Se for só para chegar a linha de fundo é melhor ter bons laterais. SRN

        • Mancu joga um pouco mais recuado ainda do que o Ederson mas ambos preferem a meia esquerda e puxam pro meio.. vejo Ederson ajudando mais o Guerrero e Mancu ajudando mais o Diego nesse quesito, mas cobrem a mesma área em campo

          mesma posição com funções diferentes, digamos assim..

          • Na realidade ocupam o mesmo lado do campo, porém em posições diferentes. O Mancuello pode render demais caso jogue em sua real posição que segundo volante ou terceiro homem de meio pela esquerda. Já o Ederson é um meia que joga aberto, bem próximo ao atacante e fazendo as vezes de um ponta, mas como falei antes, as características de ponta dele são diferentes de todos os outros de nosso elenco. O que em meu ponto de vista faz dele o melhor. SRN

  • ADMINISTRAÇÃO CONSCIENTE É UMA COISA.. TER MEDO DE ARRISCAR E TOTALMENTE DIFERENTE... SE QUER JOGADOR DE NIVEL, QUALIDADE..TEM QUE ARRISCAR, NÃO DA PRA ESPERAR OPORTUNIDADE DE MERCADO TODA HORA ( VIDE GUERRERO,DIEGO, ROMULO) TEM QUE CONTRATAR... APOSTARAM ERRADO NO CIRINO, COMPRARAM MANCU, CUELLAR, E DONATTI ..PRA PORR@ DE UM TECNICO NÃO USA LOS... TEM MUITA COISA ERRADA AI ..DA TEMPO DE MUDAR !!

    • Primeiro que em qualquer time do mundo tem jogadores que são comprados e acabam virando reservas. O maior salário do Brasil, por exemplo, o Barrios, é reserva do reserva ano passado, era reserva do Alecsandro ganhando 1milhão por mês. Segundo que estes jogadores são reservas de outros jogadores que também vieram de fora. O único jogador titular do Flamengo que não veio de fora é o Jorge!!! O Flamengo deve ter entre 20 e 25 jogadores no elenco profissional que vieram de fora, todos trazidos na presidência do EBM que começou em 2013. Da gestão anterior não restou nada vindo de fora, somente o PV e o Adryan se minha memória não falha, e que são da base, não vieram de fora. A não ser que um time de futebol entre com mais de 20 jogadores em campo, sempre vai ter gente de fora esquentando banco. E no Brasil se pode disputar mais ou menos 80 partidas por ano, então todo mundo joga. Aliás, se não tivessem feito merda na sulamericana logo no primeiro jogo contra o figueira, vários reservas poderiam ter aproveitado a sulamericana para mostrar futebol. PV, Rodinei, Juan, Donati, Cuellar, Chiquinho, Sheik, Mancuello, Alambique. Qual deles aproveitou a oportunidade da sulamericana para mostrar bom futebol? tirando o Chiquinho, qualquer um deles poderia ter aproveitado melhor

  • Tá certo, mas pagar luvas e dar aumento salarial pro Márcio Araújo foi sacanagem...

    • É isso que não da pra entender, com jogadores da base (Ronaldo) e a chegada do Rômulo não tinha pq renovar com este inominável, além disso Cuéllar e Arão tbm jogam bem na posição, ou seja, elenco não falta...

      • Mas Rodrigo Caetano vive dando entrevistas que Rômulo está chegando e nem por isso Cuellar precisa sair dando a entender que o Marcinho é titular absoluto e Rômulo/Arão/Cuellar que disputem a outra vaga.

Notícias recentes

“Nunca vou esquecer”: Jorge Jesus se emociona ao lembrar título do Flamengo na Libertadores

Conquista histórica do Flamengo na Libertadores completa cinco anos neste 23 de novembro Todo torcedor…

23/11/2024

De saída, Gabigol manda recado especial à torcida do Flamengo

Nas redes sociais, Gabigol relembrou título da Libertadores de 2019 O dia 23 de novembro…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Cruzeiro x Racing: final da Sul-Americana hoje define mais um classificado à Libertadores; Flamengo já tem vaga

Final da Copa Sul-Americana acontece no Estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla", em…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024