Zé Ricardo desenha o Flamengo com Conca e Diego

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo tem duas certezas: uma, a de que a chegada de Conca dará ao Flamengo mais qualidade técnica; outra, a de que sua tarefa é organizar o time com o argentino e Diego juntos. Encontrar espaço para os dois meias, formação que deixou de ser tão comum no futebol brasileiro, sem que a equipe perca defensivamente, faz o treinador já formular hipóteses.

Uma delas, um 4-2-3-1, similar ao sistema tático com que o time terminou 2016. Ele não dá detalhes, mas neste desenho deve caber a Conca o papel de meia deslocado para o lado do campo, com Diego centralizado, por trás de Guerrero. Outra alternativa, que seria uma mudança radical de característica do time, um esquema sem qualquer dos pontas, um 4-3-2-1, com três meias ou volantes, Diego e Conca à frente deles e Guerrero como centroavante.

Zé Ricardo é, por convicção, adepto do 4-1-4-1, esquema da seleção brasileira, com um volante à frente da zaga, uma linha de quatro meias — dois deles meias centrais e dois jogadores pelas pontas, seja com características de atacantes ou de armadores — por trás do centroavante. Em 2016, após a chegada de Diego, o técnico sentiu a necessidade de recuar Willian Arão para atuar mais próximo a Márcio Araújo, ficando com dois volantes e três meias, alterando o esquema para o 4-2-3-1. Ele admite partir deste desenho.

Em conversa com o GLOBO, perguntado se usaria o 4-1-4-1 com Diego e Conca como meias centrais, mais dois pontas pelos lados e Guerrero como centroavante, Zé Ricardo disse ser possível. Mas fez ressalvas.

— Diego e Conca teriam funções defensivas a cumprir. Sem a bola, se o time se equilibrar com os dois pontas e um volante, pode funcionar — disse. — É meu trabalho ajustar. É perfeitamente possível os dois jogarem juntos.

Diante dos obstáculos, a pergunta foi se a solução mais segura seria manter os dois volantes, no 4-2-3-1. Assim, na linha de três homens por trás de Guerrero, caberia a um dos dois “camisas 10” do Flamengo atuar pelo lado, embora com liberdade para, no momento ofensivo, cair pelo meio e ajudar a armação.

— Passa por aí. A princípio, ter só um homem (volante) por trás deles (Diego e Conca) pode não ser o ideal — disse Zé Ricardo.

Esquema sem pontas

Mas Zé Ricardo vê outra possibilidade: alterar mais radicalmente a formação de 2016 e não usar qualquer dos externos, ou pontas. No ano passado, o time encerrou o Brasileiro com Gabriel e Éverton abertos e raramente abriu mão dos extremas.

Zé Ricardo falava sobre a necessidade de o time se agrupar, reduzindo o desgaste de Conca e Diego ao marcar.

— A ideia tem que ser essa, talvez com a utilização de mais um jogador por trás dos dois. Seria situação totalmente antagônica à que a gente joga hoje, sem a utilização dos externos — elucubrou o treinador. — Não é fácil, perde-se largura (ocupação dos lados do campo). Mas com sincronismo entre laterais e volantes de lado, pode-se equilibrar.

Este sistema, um 4-3-2-1, ficou conhecido com “Árvore de Natal” ao ser usado pelo italiano Carlo Ancelotti entre 2002 e 2003.

Conca não deverá estar à disposição para trabalhos de campo até março, pelo menos, já que vive a fase final de recuperação de cirurgia no joelho. Até receber o argentino, Zé Ricardo pensa em preparar um time moldado para que o argentino seja enxertado.

— Podemos buscar uma forma de jogar para que, quando Conca estiver 100%, possa ser inserido — afirmou.

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Fiquei extremamente feliz agora:
    Ao que deu a entender ele pode mudar o esquema já no início, que seria o correto, e deixar o time entrosado nesse novo esquema, para quando o Conca estiver pronto entrar.
    O carioca poderia ser o treinamento ideal…..
    4-3-2-1
    Muralha
    Para-Rever-Donatti-Jorge
    Romulo-Arao-Cuellar
    Diego-Mancuello ( Conca )
    Guerreiro

    O papel do Jorge e Para de apoiar o ataque seria fundamental….. Nesse esquema não ficaríamos refem dos atacantes de ponta. Eles entrariam no segundo tempo, pegando o time adversário cansado.
    Imaginem o Marinho entrando no segundo?????

    A outra seria:
    4-2-3-1
    Muralha
    Para-Rever-Donatti-Jorge
    Romulo-Arao
    Marinho-Diego-Conca
    Guerreiro

  • Zé fica de conversinha, mas sabemos que ele não vai abandonar a panela…Ele vai começar com a mesma formação do ano passado: Muralha-Pará-Rever-Vaz-Jorge-Araujo-Arão-Diego-Everton-Gabriel-Guerrero, já que o Dario só estará a disposição em abril/maio. Com a chegada do Conca há sim diversas possibilidades, a formação arvore de natal favorece os laterais deixando eles mais agudos, Jorge que é muito bom. Contudo vejo ele opatando mais por araujo do que para o Mancuello ou para o Ronaldo. Ponto negativo seria a diminuição de velocidade nos contra ataques, apostar em Arão péssimo finalizador e corredor. Há outras variações, contudo vejo o Zé ricardo muito covarde até mesmo nas entrevistas, nunca vejo ele motivado por ter grandes jogadores em mãos, parece que ele se conforma com Gabriel-Fernandinho-Araujo-Arão…
    Certamente nosso time reserva será mais forte que o titular: PV-Rodinei-Donnati-Juan-Trauco-Rômulo-Cuellar-Mancuello–EdersonThiago-Vizeu

  • Ficaria muito legal um 4-3-2-1 com (começando do meio) Mancuello – Rômulo – Arão/Cuéllar – Diego – Ederson/Conca/um ponta – Guerrero.

  • traduzindo vai manter os pontas. provavelmente vai tirar o 2 volante para por o conca.

  • Gostei da ideia do do 41221 dava pra formar o meio com romulo, mancuello( cuellar), Arão, conca, diego

  • Não vamos esperar Conca e Diego jogando juntos, no atual futebol brasileiro e com a idade deles vai dar brecha no sistema defensivo, sonhar não custa nada mas é muito pouco provável que isso aconteça, eventualmente até pode ser, e não é o técnico, não é treino, é que o futebol brasileiro e até do mundo requer marcação com uma recomposição muito rápida, por isso a grande maioria dos maiores times do mundo jogam com pontas de recomposição rápida, é assim que é atualmente, fazer diferente vai perder partidas fáceis…….e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

    • Fazer igual todo mundo faz é fácil, o grande técnico faz um esquema que beneficie os seus melhores jogadores, tendo equilíbrio defensivo e ofensivo.
      Pode ter ctz, que Diego por exemplo, marca muito mais que gabriel, que só sabe correr, mas corre torto.
      O povo fica numa sisma de achar que meia não corre e nem sabe marcar.
      O flamengo ano passado por exemplo, jogou com dois pontas pra voltar na marcação e explorar os contra-ataques, mais quantos gols o time fez durante o brasileirão inteiro de contra-ataque ??? se tiver sido 5 foi muito.
      O esquema de Arvore de natal, com Rômulo, Arão e Mancuello; Diego e Conca; Guerrero é um bom esquema mais que deverá ser usado em algumas partidas mais complicadas e tals.
      Optaria pelo 442, com um ponta rápido la na frente jogando pelos dois lados, diego e conca no meio e Romulo e arao de volantes, voltando num 4141 pra defender….

      • Faz diferente se tiver peças para fazer diferente. as peças do ano passado eram ruins por isso esta se contratando peças para o ataque, são muitas variáveis a serem consideradas para poder escalar um time, eu gostaria de ver os dois jogando juntos e acho até que vamos ver mas não acho que vai ser sempre, vamos ver.

        • Não ai ser sempre pq o conca so volta em Março/abril, porém depois que estiver 100%, eles devem jogar juntos, a não ser que um deles machuque ou seja suspenso.
          ZR só nao pode invetar desculpas de que os dois nao pode jogar juntos, o time fica muito exposto e tals, isso nao existe…. O flamengo ano passado na reta final do brasileirao, mesmo jogando com o esquema que ele achava ideal defensivamente tomou mts gol e nao criava mt la na frente.
          Ele podia aproveitar e pedir uns conselhos ao DIego, que jogou num time onde tem o melhor tecnico pra armar o time defensivamente sem perder qualidade ofensivamente, Simeone no Atletico de MAdrid.

    • Mas o cara falou que o Conca apesar dá idade era o jogador que mais corria no time. Então não deve ter problema. Diego já faz esse papel defensivo então já está acostumado.

  • 4-3-2-1:
    Muralha
    Pará-Réver-Donatti-Jorge
    W.Arão-Rômulo-Mancuello
    Diego-Conca
    Guerrero

    4-1-4-1:
    Muralha
    Pará-Réver-Donatti-Jorge
    Rômulo
    Marinho-Diego-Conca-Ederson
    Guerrero

    4-2-3-1:
    Muralha
    Pará-Réver-Donatti-Jorge
    W.Arão-Rômulo
    Marinho-Diego-Conca
    Guerrero

    4-4-2:
    Muralha
    Pará-Réver-Donatti-Jorge
    W.Arão-Rômulo-Cuéllar
    Conca (Losango)
    Diego-Guerrero

    • E um 3-4-3, tinha vez???

      • Sinceramente, um 3-4-3 aqui no Brasil, ao meu ver, é um 5-2-3. Pois o esquema com 3 zagueiros, necessita de alas no meio campo, sendo que não existe jogadores no Brasil com essa função, então quem seria os nossos alas? Pará e Rodinei? Então ao invés de ser um esquema com 3 zagueiros, se tornaria um com 5 defensores. Até pq os nossos zagueiros seriam quem? O Réver, Donatti, Rafael Vaz, Juan e Léo Duarte são todos lentos, o mais rápido deles é o Vaz. Em um 3-4-3 quando não se tem alas, no mínimo o primeiro e terceiro zagueiros têm que ter velocidade para puxar a marcação ao menos até o meio de campo e recompor com rapidez. Moral da história: uma formação boa no papel com esse esquema seria:
        Muralha
        Réver-Donatti-R.Vaz
        W.Arão-Rômulo-Conca
        Diego(Losango)
        Marinho-Guerrero-Ederson.

        Seria super ofensivo, mas levaria uma chuva de gols no contra ataque, por não existir alas no Brasil, e o Réver e Vaz serem Lentos.

    • O esquema que você mencionou de 4321 e o 4231 são os que deveriam ser usados esse ano, sendo que o flamengo deveria ir atras de apenas um ponta de qualidade, já que terá ainda everton, ederson, thiago santos, gabriel a disposição

  • O Zé terá um time muito forte e tem por obrigação variar o esquema. Chega de ficar na zona de conforto. Agora é trabalhar para que os melhores e mais técnicos atuem. Qualidade. Isso que é importante. Não tem mais o porque não mudar.

    • E o melhor na minha opinião também, ainda teremos bons jogadores na reserva, eu só trocaria o Rômulo pelo Cuellar vejo o Cuellar em grande time da Europa só o flamengo dar chance que logo logo encheremos os cofres com ele tem potencial demais!

    • Concordo. ótimo esquema.

    • Amigo, esse esquema para jogar no Playstation é excelente, mas no mundo real não funciona. Dessa forma teremos apenas um jogador de marcação, Diego, Conca, Vitinho, Marinho e Guerrero no máximo cercam e ocupação espaço, não dão combate, não roubam a bola e se pedirem a eles para fazerem isso, vão fugir de suas características e o desgaste será imenso, com o time perdendo muito poder ofensivo. Precisamos pensar o time também sem a bola. SRN

      • Funciona amigo e funciona muito, depende é do técnico treinar direitinho, no Corinthians tinha Jadson Renato Augusto e o mesmo Guerrero e funcionava muito bem a diferenca que la era o Tite ne aqui temos que aguardar! SRN

        • Não, não é igual ao Corinthians. Talvez você não se lembre do Elias. Se tirar o Conca e colocar o Mancuello, aí sim, o esquema passa a ser viável. Caso contrário, não.

          • tem também o Romulo Ruan e o Diego recompoe mt bem

            • Silas, me desculpe, mas se você (ou alguém) tem esperança de ver uma linha igual a essa, como formação prioritária de jogo e não como alternativa ocasional da partida, lamento dizer que não ocorrerá, não com o Zé Ricardo.

              Não só ele, mas as equipes com grandes conquistas ultimamente tendem primar pela defensiva e organização atrás da linha da bola, ou então com um posse surreal e linhas defensivas extremamente altas (Barcelona, Bayer).

              Arão joga com o Rômulo (se Deus quiser).

              Na frente, ele vai variar entre pontas (esquema mais utilizado), e um meia aberto (Diego se comportaria bem pelo lado, creio eu), semelhante ao que tentou fazer com o Alan Patrick em várias oportunidades e não deu certo (talvez pela falta de velocidade, talvez pela falta de sequência, mas não é por que deu errado que não seja boa idéia).

          • Elias e o Arão
            Ralf e o Rômulo
            Jadson e o Conca
            Renato Augusto e o Diego
            Onde ta a diferenca tao grande ai que voce tá vendo?

            • Conca e Diego.

              Renato Augusto e Jadson.

              Jadson dava carrinho pelo lado direito da defesa marcando lateral adversário. Conca vai fazer, no máximo, o que faz o Diego.

              Num 4-1-4-1, todos precisam ser defensores e atacantes (não ajudar na defesa, e sim ser um defensor sem a bola).

              O que mais surpreendia no time do Tite era o Jadson e o papel que cumpria em todos os espaços do campo (e o Renato Augusto, claro).

              • Se no máximo o que ele vai fazer e o que Diego faz então ele vai dar muito carrinho pq Diego féz muito isso marcou muito, voce acompanhou o flamengo 2016 não ? É te digo mais o flamengo tem mais marcação que o Corinthians daquele ano pq o Arão e o maior ladrão de bola o Rômulo vai agregar muito e tanto o Conca quanto o Diego marcam mais que Renato Augusto então elas por elas marcação nossa ainda melhor cabe o Ze ruela treinar só isso!

                • Que bom que e tao que bom que é tão simples assim, ufa.

                  Infelizmente, não vejo da mesma maneira. Mas ok.

                  Abraço!

                  • Mais aí você se perdeu na discussão saudável nossa aqui pq estamos falando do 4-1 4-1 o que corrimãos atrás de lateral era no 4-2-3-1

                    • Infizmente não entendi sua forma de expressão.

                      Que corrimão tira falando, bixo? Kkkkkkk

                      Sendo 433, 442, 4603827 .. qualquer esquema precisa de marcação pelo lado. Será feita por atacantes de lado, volantes e laterais, meias, pelo papa.. mas será feito.

        • Jadson, Renato Augusto, Elias e Ralf…

      • O Diego já faz isso. Ele roda o campo todo irmão .

    • O Grande problema da variação para qualquer outro.esquema è o nosso técnico cabeça dura. O esquema que você sugeriu já podia ter sido testado durante 2016 com o Mancuello e/ou Cuellar no meio.

      • mas ai seria na vaga do Arao. Arao não deu brechas para ser sacado.

    • Esquece, não vai vim Vitinho e MArinho pro flamengo, a diretoria vai e deve investir apenas em um desses jogadores e comprar em definitivo….
      O esquema deve ter pelo menos dois volantes que saibam marcar, caso de Romulo e Arao(cuellar).

  • Resumindo, o nosso brilhante tecnico não consegue imaginar nosso time sem o Caramujo e dois pontas….

  • O Zé não falou de formação, quem escreveu a matéria especulou. Ele disse que é difícil jogar só com um volante e pode jogar sem pontas. Então na verdade o esquema seria o 4-4-2.
    Isso que ele dá a entender na entrevista. Seria Muralha, Pará, Rever, Vaz, Jorge, Rômulo, Arão, Diego, Conca, algum atacante contratado e o Guerrero.

  • Vai ser a maior decepção do ano o Zé escalar Márcio Araújo nessa linha de três volantes. Seria para dar adeus a libertadores. Time que tem Márcio Araújo não é campeão.

    • Capaz que ele coloca e inveta uma desculpa de que o MA faz melhor a cobertura do que todos os outros volantes do flamengo…..
      Se ZR independente do esquema adotado, inventar Gabriel, MA no time, pode ter ctz que não dura o fim do campeonato carioca.

  • é a melhor formação, se for bem escalado:

    4-3-2-1 esquema da árvore de natal

    ———-Muralha———-
    rever———donatti——
    para————-jorge——
    Mancuello—romulo–arao
    conca———-diego–
    guerreiro

  • Traduzindo vou colocar 3 volantes só pra eu escalar o caramujo!

    • Verdade – Caramujo – Rômulo e Arão.

  • Tô tentando me convencer de que ele não está pensando no Márcio Araujo pra segunda linha desse 4-3-2-1

    • Se isso acontecer, será o fim do universo…

      • Se isso acontecer ele vai sofrer as consequências esse ano jogaremos aqui no rio constantemente Zé panela se não mudar vai conhecer a torcida do flamengo

    • Vc ainda tem duvida q caramujo sera titular…? Kkkkkkk esse nosso tecnico e uma piada msm….

  • 4-3-1-2 com um losango no meio,igual o Cúrintia do Tite jogava.

    • o tite nunca usou losango. Eram duas linhas de 4 jogadores com um volante entre elas e o atacante isolado.

    • O Tite começou no 4-4-2 e mudou para o 4-1-4-1…

Comentários não são permitidos.