André Rocha: “Fla é 100% em resultado, mas não evoluiu o desempenho em jogos grandes”

Compartilhe com os amigos

Os três primeiros jogos oficiais contra equipes de menor expressão no Carioca deixaram a impressão de que o objetivo maior de Zé Ricardo na temporada começava a ser alcançado: tornar o Flamengo mais criativo, imprevisível.

Por isso a escalação de Mancuello como ponta articulador para tornar o 4-2-3-1 mais móvel e criar espaços dentro de uma ideia de propor o jogo, ocupando o campo de ataque com posse de bola.

Foram 11 gols marcados e um sofrido em três partidas. Protagonismo, trocas de passes, mobilidade, pressão na saída de bola dos adversários. Mancuello saindo da ponta e Pará, Arão, Diego e até Guerrero aparecendo pela direita. Um repertório mais amplo.

Mas bastou enfrentar dois times grandes, com elencos mais qualificados e com postura defensiva por conta do contexto para o time rubro-negro repetir um equívoco dos momentos mais complicados do Brasileiro de 2016: a insistência em tocar a bola até abrir o jogo e levantar na área.

Foram 25 cruzamentos diante do Grêmio nos 2 a 0 pela estreia na Primeira Liga no Mane Garrincha e mais 31 nos 2 a 1 sobre o Botafogo no Engenhão que garantiram classificação para as semifinais da Taça Guanabara e os 100% de aproveitamento na temporada.

Mesmo considerando que é um reinício de trabalho com pouco mais de um mês e jogos seguidos, sem muito tempo para treinamentos, não deixa de ser algo a ser observado e corrigido. Principalmente porque sem espaços e diante de oponentes mais atentos e bem posicionados, Mancuello apareceu pouco.

Porque o time, na dificuldade, ainda procura o flanco para efetuar o cruzamento. Usando pouco as diagonais, as tabelas no centro. Sem ideias. Toca, toca, toca e joga na área. Neste cenário, a função de Mancuello perde o sentido e a equipe uma peça para as combinações com Pará e Arão.

Não por acaso, o argentino deu lugar a Berrío no segundo tempo das duas partidas e Everton seguiu em campo. Confortável com a proposta antiga, o ponta velocista foi destaque com dois gols e boas jogadas.

Diego segue com liderança, inteligência, presença de área e bons passes. Mas o toque de primeira para fazer o jogo fluir, furar as linhas de marcação e acionar o companheiro que se desloca em situação mais confortável não acontece. Na proposta de Zé Ricardo é fundamental para criar a brecha na retaguarda postada. Missão para o meia criativo.

Há também falhas defensivas de quem joga com a última linha adiantada e não consegue ter intensidade para manter a pressão sobre o adversário com a bola em boa parte do tempo. Contra o Bota, erros de posicionamento em cruzamentos que ocasionaram duas finalizações no travessão de Leandrinho poderiam custar o empate com os reservas do rival que só pensa em Libertadores.

As cinco vitórias transmitem confiança e tranqüilidade para o trabalho seguir. Mas a seqüência precisa de evolução. Nos dois jogos maiores até aqui o Flamengo que se viu foi o estagnado, que sofreu e, na reta final, deixou de disputar o título nacional do ano passado. O que Zé Ricardo não quer ver em 2017.

Fonte: André Rocha | UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É isso mesmo!

  • Cometário excelente, esse foi o pior jogo do fla no ano, toda vez que pega um jogo um pouco mais difícil os caras se apequena, não intendo o que acontece com esse elenco( coisas assim vem acontecendo contra vasco, corinthians … Msm o fla sendo superior joga muito mau respeita muito o adversário, falta sangue no olho ), esses chuverinhos do jogo contra o botafogo lembrou muito o final de brasileiro do ano passado tive sem criatividade lento, com aquele toque de bola com os zagueiro de um lado a outro.

  • Perfeito comentário!

  • Jogo horrível do Flamengo. Flamengo estava ganhando de time pequeno e o povo achando o máximo, que o ano será mágico. Pegou dos times grandes com sua equipe B e foi horrível . Não levo muita fé que irá ganhar alguma coisa com esse futebolzinho. O Flamengo não melhorou absolutamente em nada.

  • Perfeitas observações, é exatamente isso que ocorre em jogos contra times que sabem se defender, comentava isso ontem com outros torcedores.

    Flamengo não tem criatividade no ataque, é bola no Guerrero ou chuveiro.

  • Ué, mas os cruzamentos, agora, resultam em gol. Foram x cruzamentos contra o Grêmio, o que resultou no segundo gol. Contra o Botafogo, foram mais x cruzamentos, sendo que os dois gols saíram em jogadas assim. Não vejo toda essa bronca. A diferença é que agora temos mais eficiência nesse tipo de jogada (os números do Guerrero dizem por sí). SRN

  • Boa matéria. Sendo um torcedor exigente e sabendo do potencial que esse time tem, o jogo de ontem foi decepcionante. Ganhos os 3 pontos? Ok. Mas o Flamengo deixou um time suplente se igualar a nós em campo quando deveríamos ter jogado mais do que jogamos. Desgaste? Início de temporada? Não sei qual é a desculpa que irão inventar para a atuação ruim de ontem (principalmente no segundo tempo), mas vi algo ontem que vi com freqüência no ano passado: Sair na frente e não saber administrar resultados. Recua em hora indevida e acaba pagando caro pela covardia. Perdemos um título ano passado por não manter a intensidade e abdicar do jogo ofensivo ou não contra atacar com qualidade no momento de se poupar fisicamente, mas ser letal na hora das saídas para contra ataque.
    É bom analisar o jogo de ontem como algo que deu errado e modificar muito para a Libertadores. Por pura sorte não tivemos um placar ruim contra nós. Não faz mal fazer um placar mais folgado se quiser diminuir o ritmo em campo, afinal o Flamengo já provou diversas vezes ano passado que não sabe segurar resultados. SRN.

    • Amigo, eu acho que esse é o ponto mais interessante a ser discutido. Boa análise. O flamengo não sabe jogar segurando resultado. O time é altamente ofensivo, então que se mantenha a postura até o final. SRN

  • Pra mim ainda tá faltando um pouco de habilidade no ataque… o time não tem drible… bem ou mal, o único que tentava dribles no Fla era o Fernandinho (e errava em 90% das vezes, eu sei, mas pelo menos tentava… agora não tem ninguém). E isso quebra defesas em jogos mais fechados, e no ataque não tem ninguém com essa característica do drible curto, só velocistas. Isso e chutes de fora da área, que tbm quebram retrancas (o Mancu e o Arão pegam bem na bola, mas ontem estavam apagados).

  • Eu apostaria em um esquema 4-1-4-1, sendo mais ofensivo com Conca ou Mancuello pelo meio, tirando 1 volante.

    ——————–Muralha——————

    Pará (Rodinei) – Rever – Donatti (Vaz) – Trauco

    ———Rômulo (Arão, Cuellar, Ronaldo)——–

    Berrío – Diego – Conca (Mancuello) – Éverton

    ——————-Guerrero————————–

    O time iria ter 2 velocistas em cada ponta e 2 excelentes criadores de jogadas pelo meio.

  • E essa gestão linda que não acaba, eles merecem um beijo coletivo de todos os torcedores!

    Muitos não percebem, mas o Flamengo está tomando um caminho sem volta, a cada dia está se distanciando de todas os outros clubes.

    Está se tornando uma instituição de alto rendimento, e atingirá níveis europeus de patrocínio, pois é um clube nacional.

    Isso um dia iria acontecer, naturalmente, só não aconteceu antes por causa do câncer que existia lá gerindo de forma amadora o clube (Kleber Leite, Edmundo S. Silva, Márcio Braga, P. Amorim, Capitão Léo, etc).

    As vendas de latinhas de Carabao serão tão intensas, que eu acredito que o clube e empresa terão de rever daqui há uns anos certos termos contratuais, tamanho o sucesso que vai ser a venda dessa bebida.

    Que felicidade é saber que não estamos nas mãos de Diretorias pífias e amadoras de antigamente.

    Que sofrimento esse caminho sem volta…

    https://uploads.disquscdn.com/images/10bba40c8cdedf10957cbce9c4459cbc31dc39537139a7ffa942e4a8aa43d816.jpg

  • Pra mim ficou nítido que precisamos de um Primeiro Volante Clássico, estilo Ralf. Dos segundos volantes subindo ao mesmo tempo deixa muito espaço pra nossa defesa, e convenhamos que o Rafael Vaz não está jogando muita coisa. Por o Donatti contra o Madureira PoW. Arão Pífio. ZÉ Fraco. COLETIVO razoável.

  • O time realmente cansou, eu acredito que deveria poupar todo mundo nos 2 próximos jogos e dar minutos ao donatti, renê e o Berrío, pq ja estamos classificados e o time vem de uma maratona de jogos seguidos

  • Esses comentaristas são comédia mesmo, ontem o Lédio Carmona disse que: “foi a pior partida do Flamengo” Flamengo venceu clássico na casa do adversário
    Palmeiras Corinthias Perderam os comentaristas: Alê (ESPN) .” tem que ressaltar que é início de trabalho, ainda falta chegar o grande reforço…” palmeiras jogou contra Ituano “em casa”…com Guerra, Willian, Keno, Dudu, Alecssandro, Felipe Melo, Zé Roberto, Jean,Thiago Santos, Vitor Hugo, e não conseguiu dá um chute a gol no segundo tempo, mas os comentaristas…disseram…”o time foi bem” o mesmo para curinga

    • Cara tu tá preocupado com Flamengo ou comcomentarista e outros times? O Flamengo foi horrível ontem, acha que vai ganhar alguma coisa com esse futebolzinho? Blz então .

      • estou preocupado com você!!!

        • Fica não, estou super bem.

  • PRECISO REPETIR ATE QUANDO AQUI.. DIZENDO QUE NÃO TEMOS TECNICO… QUE NÃO TEMOS VARIAÇÕES….. QUANDO O TIME ENFRENTA ALGUM DIFICULDADE .. VOLTAMOS AO JOGO BUROCRATICO DE SEMPRE…. AI EU COMENTO.. E DIZEM QUE EU SOU ANTI !!! SRN

    • Padawan, calma vc deve ter, coisas no seu devido tempo hão de ocorrer.

      • to calmo cara… so que não deixo de dizer a verdade… time, elenco ele tem.. so não sabe fazer o que se deve !! pode ganhar mundial, libertadores, o raio que o parta.. mas vai ser pelo elenco e por sorte.. pq se for por ele.. estamos fritos !!

        • Seu descontentamento pelo técnico demasiado é, o passado com a metade do Brasileirão 2016 e início de 2017 te mostra que retrospecto positivo ele ter.

          • ai voce vai me desculpar… maior parcela de não ganharmos ano passado, ta na conta dele…. ele é fraco.. simples

            • Caro padawan, em alguns meses alegrias vc terá.

  • Agora o Andre Rocha me explicou…..
    Depois do jogo contra o gremio, eu disse, posso estar so cornetando, mas parece que o time ficou muito grande para o zé. Ontem, depois do jogo contra o botafogo, essa sensação aumentou. Tá explicado, o time/tecnico tá viciado no modelo do ano passado, a tal zona de conforto. O time se aperta e ele prontamente volta para essa “zona”. só que troca o Cirino/Fernandinho pelo Berrio/Gabriel.

  • 1º Houve uma evolução sim que foi a entrada do Mancu
    2º o time cansou, logo não conseguia pensar mais em nada se não somente levantar a bola na área do adversário.
    3º o trabalho não está só começando, afinal a base é mantida desde 2016, então algo esta errado ai.
    4º o Arão caiu de produtividade, chego a falar que o M.Araujo daria mais combate que ele pelo menos.
    5º pra libertadores precisamos urgente, dar um jeito de colocar o Donatti pela experiencia que tem no torneio.
    6º com nosso estilo de jogo o Berrio não conseguirá jogar muito, a não ser que voltemos para o velho 4-3-3

    • 1 – houve modificação. porque o time se aperta ele volta correndo para o esquema antigo.
      2. Esse papo de time cansado nao cola mais. Muricy ficou falando disso o tempo todo. Se o time tá “cansado”, roda o time, elenco tem.
      3 – perfeito
      4 – M.A nao!!1 rsss. Mas tem o ronaldo e cuellar, porque nao testar? o proprio Mancuello.
      5 – Eu continuo achando que nao precisa contratar zagueiro, mas ontem vimos um pouco da avenida trauco. Com o Vaz na cobertura, vai ficar complicado.
      6 – Essa é a “critica” do André. O berrío vai virar o Cirino/Fernandinho, ou seja, ajudante de lateral.

      • Na parte Ofensiva e claro que teve uma melhora significativa, na parte defensiva ( principalmente em bolas aéreas ) e que está o problema o Trauco e pará são fracos nesse ponto, e na libertadores isso é explorado a todo momento.
        Acredito que deveria ser testado contra o madureira uma formação de 3 zagueiros, com 5 no meio do campo e 2 atacantes ( everton ou berrio) caindo sempre para uma ponta hora para outra.

        Muralha
        VAZ REVER Leo D( Juan/Donatti).
        Ronaldo ( marcio araujo)
        Mancuello Romulo Trauco
        Diego Adryan
        Guerreiro

      • obrigado pela análise, boa tb

  • Agora o Flamengo tem de começar a poupar o time principal dessas viagens pela Primeira Liga, quando estiver com todos os garotos vão de: Thiago, Rodinei, Juan, Donatti, Renê, M. Araújo, Cuellar, L. Paquetá, Berrio, Adryan, Vizeu.

  • Eu tava assistindo o jogo do Palmeiras na primeira rodada do Paulistão pelo YouTube, e mesmo com o time ter vencido pir 1×0, boa parte dos torcedores deles no Chat estavam cornetando o EB, mas tinha outros dizendo a mesma coisa que muitis aqui dizem, “ah o time ganhou e estão reclamando”, mas ganhou jogando mal de um time pequeno com um gol do Tche Tche de fora da área, poxa nem sempre ele vai acertar um chute desses com o time jogando mal, e era por isso que os palmeirenses estavam insatisfeitos com aquele jogo, pois mesmo com a vitória eles sabiam que com aquela atuação eles pideriam perder para um time um pouco melhor que o Botafogo-SP e acabaram perdendo pro Ituano, dessa forma eles poderiam ser goleado por um Sabtos por exemplo, é a mesma coisa do Flamengo ontem, ganhou,mas ganhou jogando mal do Botafogo com o time reserva, e se jogar dessa forma contra o San Lorenzo, dificilmente vai cobseguir ganhar e pode até perder.

  • Não concordo! Início de trabalho, mas os objetivos alcançados. O Flamengo evoluiu sim! Mas vai melhorar mais. O cansaço bateu. Teremos a semana cheia, ganharemos bem o AMG, e ainda assim os cornetas aparecerão na segunda-feira, reclamando do jogo com o Madureira.

    • deixa eu ver se entendi. Teremos a semana cheia e ganharemos do AMG? E depois do Madureira?
      Semana cheia com 2 jogos?

  • Esse time do fla tem muitos pontos positivos, mas só focam nos problemas… eu acho que O problema maior do Flamengo é a falta de um jogador habilidoso no ataque, pois o time fica refém de passes certos, o que é difícil acertar sempre…um jogador habilidoso faz o time respirar e abre Defesa!Talvez venha o Taisson no meio do ano?

  • Bom texto! Concordo!
    O Flamengo está tendo uma boa caminhada de início de temporada, como não lembro de ter visto anteriormente.
    É natural que existam melhorias a serem feitas. As jogadas de meio vão acontecer e devem melhorar, pois o Zé Ricardo já deve estar olhando para isso.

    De qualquer forma, é importante valorizar que, independente deste ponto, o Fla está trazendo o resultado nos dois jogos mais difíceis através das jogadas que sabe fazer melhor, usando os pontas no fundo e cruzamentos. Mesmo os adversários sabendo que essa é a jogada do Flamengo, o time ainda continua efetivo em sua jogada em todos os jogos.

  • Lógico que o técnico precisa ser cobrado pelas más atuaçoes, mas esse papo de só tem um esquema tático é ridículo, como se os outros times todos nao jogassem igual, e ainda que o Mancu tá de titular e nao jogou nada nos jogos importantes, mas a culpa nao é do jogador, é do técnico

  • A verdade é que pode contratar os melhores jogadores que tem, e não vai adiantar nada, o Zé não vai abrir mão desse esquema tático e nem dos seus jogadores preferidos,sempre vais ser a mesma substituição, sempre a mesma coisa, ele levou um baile do treinador do foguinho com o time reserva, e outra sabe o que falta no flamengo um jogador de pulso firme,ontem aquele jogador do foguinho foi de maldade no Mancu ele já tinha tocado a bola igual o Fagner foi no Ederson, E vc não ver atitude nenhuma, todos apáticos dentro do campo.assim não dá.

  • Nos testes mais difíceis até o momento(que são fáceis comparados aos adversários da Libertadores) apresentamos os mesmos erros do ano passado, falta um zagueiro melhor no lugar do Vaz e um técnico com variações táticas.

  • Flamengo ganhando e a pequena oportunidade aparecem os cornetas, o poderoso time do Palmeiras perdeu para um time de série D, deixa o time trabalhar, inicio de temporada ainda. Confio no time e no técnico mesmo não concordando muito com ele as vezes. SRN.

    • Não é corneta, é cobrança. O time não jogou bem contra o time reserva do foguinho. Tem muita coisa pra acertar por isso temos que cobrar, não só cobrar mas também apoiar. Se o time jogar a Liberta igual jogou ontem vai dar vexame.

  • *Corrigindo, Mancuello saiu no jogo contra o botinha por contusão no ombro. E vinha bem na partida. Realmente noto o time meio desarrumado mas acredito que seja pelas mudanças de postura e no esquema. Diego está jogando mais nos lados, Arão acho que recuou muito, poderia jogar mais no meio e se juntando a guerreio, vindo de trás para finalizar. Realmente falta mais profundidade e Mancuello rende por dentro, acho a ideia boa do Zé Ricardo em usar o Argentino na direita, mas vido para o meio e recompondo. O lado Esquerdo tem que ter uma maior cobertura, pois Everton e Trauco não são muito de marcar e dão espaço, como vi no jogo contra o botinha. Outro ponto que tem que ser revisto é o Vaz, acho que Donatti tem que ser usado. Zé terá oportunidade de fazer mudanças e testar Donatti, Cuellar e Ronaldo , por exemplo (poupando o Rômulo), mas ai lá vem o Zé com Gabriel e MA ao invés disso…ai ninguém Aguenta. O jogo é contra o Madura, que vai dar trabalho e testar o time. Isso é bom, pois vitórias fáceis contra times menores , são ilusórias. Pés no chão e trabalho duro.

    • Ontem o Mancuello fez um jogo apagado. Tirando duas jogadas em que conseguiu sair bem da marcação, ficou preso ao lado esquerdo e pouco apareceu. Até comentaram aqui que faltou ao time a movimentação dos primeiros jogos, com trocas constantes de posição. Talvez pela sequência de partidas quarta e domingo desde o começo, o que aliás só acontece no Brasil. As equipes ainda estão buscando a melhor forma e já precisam encarar uma sequência de jogos e viagens. Até por isso concordo em testar os jogadores que você citou e vamos ter duas boas oportunidades de rodar o elenco contra América-MG e Madureira. Espero ver o Renê em campo, pois por melhor que seja o Trauco acho que ele ainda vai precisar de um período de adaptação na parte defensiva. De repente pode ser uma boa revezar os dois dependendo das características do adversário. SRN

      • concordo mais particularmente eu acho o Trauco mais meia do que lateral ele gosta de partir pra dentro dos adversários

  • Isso se deve bastante as limitaçoes técnicas do elenco, que nao é essa máquina que alguns pensam, mas o Zé Ricardo precisa achar um jeito de fazer esse time jogar bola. Mancuello nao jogou nada nesses jogos, e ele é o cara que mas faz o time jogar com a bola no chão, eu nunca confiei nele fazendo essa funçao. Também nao aconteceu a mágica que alguns imaginavam de tirar o MA e de repente a saída de bola acontecer naturalmente. Pará errando passes, até o Trauco tem errado bastante, e quando o time chega no ataque nao tem um jogador sequer que possa driblar no mano a mano e criar numa jogada individual, além de como o André Rocha disse, nao saem tabelas e diagonais. O Paquetá deveria ter umas chances agora nessa funçao do Mancu, tem um pouco mais de agilidade, apesar de nao ter ido bem no mundial sub-20, e os volantes precisam se oferecer mais pra receber a bola. SRN

  • No caso dos classicos regionais, acho que o problema eh psicologico. Ontem o time do foguinho tava calmissimo, enquanto o nosso, mesmo ganhando, tava pilhado, nervoso. A mesma coisa nos jogos contra o vice. Precisa ter mais calma.

  • Temos um elenco muito forte e variado pra ficar só nisso ai. O time continua sem ambição de ampliar mais o marcador quando está na frente. Sinceramente eu não gostei.Aguardemos os próximos jogos.

  • A verdade é que o time não jogou bem e foi mostrado os mesmos problemas e vícios do ano passado. O esquema já está manjado e fácil de ser anulado. Continuam as jogadas áreas, aquela correria pelas pontas e um meio campo sem criação de jogadas.

  • mas que saco estes comentaristas,que eles querem que o flamengo
    de goleada sempre?tem que ver que do outro lado tem 11 jogadores

    também,se ganha de um time pequeno é porque é pequeno se ganha
    de um grande não evoluiu assim não da

    • O placar nao foi o problema, mas sim a atuaçao, ele só disse a verdade

  • O problema e tatico, o esquema do 4-2-3-1 com pontas marcadores não consegue furar o bloqueio de esquemas como o 4-4-2 com 3 cabeças de area ou o 4-5-1, isso vem desde o ano passado. A razão é que os pontas recuam muito para ajudar os laterais e acabam jogando num posicionamento onde sempre teremos o Guerrero isolado na frente, e os pontas tendo que vencer 3 a 4 adversarios. O esquema precisa ser adaptado, se mudar para um 4-4-2 com homens de area vai jogar muito melhor contra os times que jogam fechados e no contra-ataque. Esse é a maior critica ao Zé, ele só joga em um esquema tático e isso tem atrapalhado muito a forma de encara os times que jogam atras.

    • Vai apanhar.
      Não te avisaram que só é permitido falar bem do Zé Ruela Ricardo?

    • Boa observação.

Comentários não são permitidos.