O Flamengo está com um início de ano arrasador. São 4 jogos oficiais, 4 vitórias, 13 gols marcados e apenas 1 sofrido. Mesmo com esses números, Zé Ricardo prefere manter os pés no chão.
Mesmo não sendo o time titular do Grêmio, este jogo foi o mais difícil deste início de temporada. No entendimento do técnico, o jogo serve de parâmetro para a força do Flamengo, após três vitórias contra equipes pequenas no Campeonato Carioca.
– Sem dúvida era uma partida na qual queríamos ver como a equipe se encontrava. Apesar do Grêmio escalar jogadores sem ritmo, como é o caso do time A, eles mostraram qualidade e organização. Quero parabenizar o (auxiliar técnico) Alexandre Mendes e acredito que o Grêmio nos colocou à prova. Vamos tirar lições desta partida – disse o técnico do Flamengo.
Confira a coletiva completa, na íntegra.
Zé Ricardo não escondeu a felicidade de Berrío ter marcado em sua estréia.
– Berrío tem estrela muito grande. Ele estreou com vitória, marcando gol. Apesar de jogar 30, 33 minutos, percebemos doação muito grande. Ainda se encontra longe da forma ideal, mas o entrosamento vem com o tempo. Para uma estreia, acredito que foi atuação constante. Quando fizemos troca com duas linhas de quatro ele acabou tendo tranquilidade para jogar ao lado do Guerrero.
Análise de início de ano
Tínhamos previsão de contratar exatamente quatro ou cinco jogadores. Acabou acontecendo uma oportunidade de mercado que foi o caso do Conca. Acredito que dentro do planejamento que tínhamos a gente se reforçou bem. Lógico que uma equipe demanda tempo de entrosamento e uma ou duas peças já fazem diferença. Estamos a um mês da estreia da Libertadores e temos que usar esse mês para que a gente fique muito forte. Mas não vamos esquecer do Carioca, que é um objetivo nosso. A Primeira Liga também é um projeto nosso. Mas penso que, para 20 poucos dias de trabalho, tivemos boa sequência. É o terceiro jogo sem levar gol. Hoje apresentamos alguns aspectos que precisamos fortalecer, mas é um bom início para uma equipe que pensa grande na temporada.
Clássico com Botafogo: vai poupar?
Ainda não temos uma definição 100% do que vamos fazer. Mas já temos uma ideia de como a gente vai enfrentar o Botafogo no domingo. Temos que levar em consideração, mais uma vez, o desgaste desses dias para que a gente possa ter todo mundo o maior tempo possível na temporada. A princípio vamos com força máxima, com aquilo que temos de melhor para enfrentar um grande adversário como o Botafogo.
Adaptação do Trauco
Me chamou atenção a rápida adaptação dele. Tem jogadores que precisam de um pouco mais de tempo. Ele rapidamente se entrosou com a equipe, que o abraçou também. Chama atenção a personalidade que ele chegou, quase que preparado para assumir a posição. É uma felicidade poder contar com ele. Espero que a chegada do Renê eleve ainda mais o nível dele, porque também é um grande jogador. Além disso, Trauco deve sair para as convocações do Peru e a gente rapidamente buscou um jogador para manter o nível pelo lado do campo.
Rodízio de estrangeiros?
Donatti teve uma dificuldade nos primeiros dias, na questão física mesmo, um pequeno desconforto. Ficou quatro dias atrasado na preparação, acabamos optando por deixá-lo de fora, porque temos um compromisso com nosso sub-20 amanhã e ele vai ganhar ritmo de jogo. Acredito que ganhando o ritmo a gente possa utilizá-lo, porque é um jogador experiente, conhece bem o jogo sul-americano. Nosso objetivo é, nesse último mês, condicioná-lo mais para estar na melhor forma. É um limite que o regulamento nos impõe, na verdade não sei se seria um rodízio, mas vamos avaliar caso a caso. Acredito que eles entendam essa situação. Mas vamos pensar primeiro no Botafogo, depois a gente vê o que acontece na sequência.
Esperava dificuldade contra os reservas do Grêmio?
Essa foi nossa maior preocupação, passar para os atletas que o jogo seria realmente difícil. Acredito que qualquer grande clube, Flamengo, Atlético, Corinthians, São Paulo, Grêmio, que é um grande, para jogar no plantel os jogadores têm que ter uma qualidade acima. O Grêmio mostrou isso hoje, organização bem definida, a proposta de jogo com três jogadores bem rápidos na frente, Bolaños, Fernandinho e Éverton. Um trio de ataque desse não é qualquer equipe que tem. Conseguiram, na proposta de jogar um pouco mais recuado, dificultar bastante a gente. Não seria nada demais se o jogo terminasse empatado. Essa preocupação atingiu em cheio os atletas, porque entenderam que essa partida tinha uma importância vital para a gente, de continuidade, de afirmação de um trabalho, de entender onde podemos melhorar. É em grandes jogos que a gente faz um avaliação mais específica, em que nível estamos, em que momento a gente se encontra. O Flamengo fez questão de trazer todos os atletas, tudo que tinha de melhor, porque entendeu que na preparação que fizemos lá atrás, que começamos a fazer em outubro, novembro, os primeiros jogos seriam importantes. Vi os atletas se cobrando bastante no jogo, todos muito atentos. A concentração era o que mais me preocupava e eles foram perfeitos. Conseguimos uma vitória que, no meu modo de ver foi merecida, mas muito dura. Agora é seguir no Carioca e semana que vem na Primeira Liga contra o América-MG.
Com boas lembranças do dia 23 de novembro com o Flamengo, Jorge Jesus terá recordação…
Estádio terá ganho de decibéis na torcida do Flamengo em comparação ao setor visitante O…
Gerson, Bruno Henrique e Lorran protagonizaram diálogo engraçado sobre a Libertadores 2019 O dia está…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Ver comentários
SE PRA VENCER O TIME RESERVA DO GRÊMIO FOI TÃO DIFICIL , ESTOU PREOCUPADO COM AS PEDREIRAS QUE VEM POR AI, O FLAMENGO TEM UM BOM ELENCO , O QUE PREOCUPA É O TREINADOR, COM SUA MANIA DE TIRAR O JOGADOR CANSADO E COLOCAR EM SEU LUGAR O PEREBA DO TIME.
time reserva do gremio é muito mais dificil do que qualquer time do rio, tirando os 3 grandes também. Futebol hj em dia é difícil um time bobo que toma goleada. O último foi a seleção na copa, contra a alemanha, com um zagueiro querendo ser atacante e o outro chorão, com medo.
Descobri hoje que tem um time na Libertadores chamado carabobo, Esse deve tomar goleada ha ha ha.
SRN
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Precisamos avaliar com calma o trabalho do panela nos jogos que virão, porque me causa uma tremenda desconfiança um técnico que elogia, privilegia, pede a renovação e banca pseudo jogadores como caramujo, gabriel e cirino. Lembrando que ele tb havia pedido a permanência do fernandinho.
Na liberta tomaremos um choque de realidade... para o lado bom, ou para o lado ruim ! Aí sim eu quero ver quem realmente merece estar ou não no Flamengo !
Cara, fico imaginando o gabriel jogando na altitude ou enfrentando um zagueiro uruguaio.
Sem comentários.
Esse choque de realidade tem que vir o quanto antes, pois ainda daria tempo de corrigir a tempo de se manter vivo na competição. SRN!
Espero q tenha enxugado as lágrimas.
Só se for pelo seu senso de humor.
Sabe o que acho, posso estar falando cedo demais ainda, mas acho que o time ficou grande para as idéias dele.
???????????????????
Tem visto futebol, jogos do Flamengo, lê ou ouve comentários de profissionais do esporte, acompanha o dia a dia do Flamengo pelas mídias ???
Que isso colega ???
Saudações.
Mengão sempre.
Depende. Tem uns malucos que eu faço questao de nao ouvir. 95% da foxsport e 40% da sportv, 20% da espn
afinal de contas:
cicero melo/espn que acompanha o clube, é profissional e faz parte da midia, disse que o melhor jogador contra o nova iguaçu foi o gabriel.
O outro lá da sportv disse: - de onde vem o dinheiro do flamengo?
Os da foxsport nem cito, porque é uma perola por dia.
Lendo o globo hoje vi a analise do Mancuello - "Com a entrada de Berrío tem a posição no time ameaçada". Tá de sacanagem né? Que visao limitada.
São 2 jogadores totalmente diferentes, para situações totalmente diferentes. A entrada do berrio buscava o contra-ataque, o mancuello é para dominio de meio-campo.
Entao, até ouço e vejo, mas sempre tento tirar minhas proprias conclusoes.
O que vi foram 3 goleadas contra ninguém e um jogo amarrado contra os reservas do gremio. Nas 4 partidas, vi um bom jogo, crescimento da equipe, entrosamento e variaçao tatica, ou seja um trabalho em boa evolução, mas em nenhuma deles vi o adversario agredindo o flamengo.
Porém, minha critica foi, que me dá um receio a falta de ambição do zé em alguns momentos, e principalmente, o espacinho que ele sempre arrumar para gabriel, marcio araujo, pedido de renovação com fernandinho (que nao deu certo) graças. Ou seja, um lado dunga tá ligado?. Esses caras me ajudaram, o time rendeu e mesmo que eu tenha melhores opções eu vou ficar abraçado com eles até o fim.....
Ontem ele tinha o Cuellar e salvo engano o Ronaldo no banco e que ele pôs? Marcinho.... Rss
Desculpe se a resposta foi longa.
Vamos aguardar.
Pra mim esse tem sido o grande erro do Zé. Na parte tática o time tem evoluído e o vejo buscando variações, o que faltou ano passado. Mas a insistência em alguns jogadores em detrimento de outros é difícil de entender. SRN
Concordo plenamente. Pô o cara coloca o MA e não o Ronaldo. Ai é dose. Esse papo manso de aproveitar a base é balela a meu ver.
No time só há possibilidade de entrar 11 em campo...
As escolhas TEM de ser e SEMPRE serão da Comissão Técnica ( graças a Deus ) e NUNCA serão minhas ou suas...
Temos que torcer, afinal torcedor... TORCE.
Quem treina, escala e acompanha o dia a dia é a Comissão Técnica e tudo dito aqui não passa de puro achismo e especulação...
Saudações.
Mengão sempre.
Caro Carlos, torço sempre. E como torcedor acompanho o futebol do Gabriel há 5 anos, do Márcio Araújo há 4, para ficar nesses dois exemplos. Mesmo não estando no dia a dia, é tempo suficiente para conhecer as características e o potencial de cada um e tirar minhas próprias conclusões. Nem com muita torcida eles vão apresentar mais do que já apresentaram em mais de 100 jogos pelo Flamengo. Enquanto isso, há outros jogadores pedindo passagem (pelo que mostram ou mostraram quando tiveram chances) e que não recebem nem 1/3 das oportunidades desses dois. Mas se você não acha estranho essas escolhas, sorte a sua.
Perfeito!
Arão foi um dos melhores em campo...
A cornetada pira!
Não acabamos a segunda fase da pré temporada e você já fala em "teste" ???
Flamengo ainda em "PREPARAÇÃO".
Muito AINDA a evoluir...
UM exemplo disso...
Acabamos de receber o Berrio que NÃO fez pré temporada e está AINDA desentrosado...
Num câmbio de 5 marchas acabamos ontem de engrenar uma terceira, ainda podemos engrenar duas...
Relaxa, Keep Calm e não esquece o Rivotril...
MUITA água pra rolar pela ponte do Mengão esse ano ainda...
Apesar do que NADA que o Técnico esse ano FIZER e já está FAZENDO você irá reconhecer de bom...
A propósito... ano passado queria o Abel ???
Mengão sempre.
Amiguinho, acho que vc e outros ufanistas deveriam entender que as pessoas têm pontos de vistas diferentes e liberdade para expressarem suas opiniões. Ou não?
Deixa ver se entendi: se elogiar é torcedor, mas se criticar é corneta??
Estou falando de fatos, vou repetir para o amiguinho: FA-TOS . Anotou aê, amiguinho? Pois é. É proibido desconfiar de um cara que continua acenando que privilegia uns em detrimento de outros? A tolerância com essas malas é zero! E faz dois dias a diretoria anunciou a renovação do Gabriel, e veja lá a repercussão.
Fui um que apoiou a efetivação dele desde o início e me sinto confortável para criticá-lo.
E não esqueça o gardenal, amiguinho, quando estiver tenrinho, e o prosac, quando estiver xué.
Pqp para de falar merda
So chegamos na liberta direto por causa do treinador.
Mania de dizer que o elenco é otimo. Mas quem recuperou Rever, Vaz, Guereiro, Para e fez o diego encaixar perfeitamente no esquema foi o ZÉ. Sem isso provabelmente tds estariam mal e a galera caindo pau na diretoria dizendo que nao temos elenco... quanta idiotice de argumentos
O time tá muito bom, não temos que cornetar.
Só acho que o teste maior será o clássico final de semana, que temos obrigação de ganhar.
Esse ano não pode perder pra aquele time horrível do Vasco, nem empatar com Botafogo.
Sempre tem que criticar, o que é diferente de cornetar, claro. Mas criticar sempre, pq senão o time seria perfeito e não é.
Clássico é clássico, e mesmo com mais time, não creio nesse lance de obrigação de vencer, não existe isso no futebol. Mas com o time que o flamengo tem hoje é terá em breve, é obrigação jogar com vontade, disposição e com fome. Até pq se vencermos, ganhamos mais moral pra continuar na pegada.
E graças a Deus, São Judas Tadeu, Comissão Técnica e a Liderança INTERNA do time entre os jogadores JÁ vi isso ontem...
Não vi ninguém reparando uma coisa, o Flamengo NÃO mais recua depois do 1 a 0 para garantir vitórias magras... fez 1 quer 2 fez 2 quer 3...
Pau dentro o tempo todo !!!!
E isso é nossa GRANDE evolução esse ano, a mudança de paradigma para pensamento e mentalidade de VENCEDOR !!!!
Título esse ano... Eu acredito !!!
Grande abraço.
Mengão sempre.
Criticar um time que vem de 3 goleadas é uma vitória incontestável sobre um grande do Brasil?
Pra mim tem obrigação de vencer o clássico sim, pois o Flamengo é muito melhor, tem mais elenco, com times inferiores venciamos, tem que entrar com sangue nos olhos em classico pra mim isso que tá faltando.
Não acabamos a segunda fase da pré temporada e você já fala em "maior teste" ???
Flamengo ainda em "PREPARAÇÃO".
Muito AINDA a evoluir...
Acabamos de receber o Berrio que NÃO fez pré temporada e está AINDA desentrosado...
Num câmbio de 5 marchas acabamos ontem de engrenar uma terceira marcha...
RELAXA e KEEP CALM...
MUITA água pra rolar pela ponte do Mengão esse ano ainda...
Saudações !!!
Mengão sempre !!!
Eu digo maior teste dentre os jogos que já teve, pois é um clássico.
E claro que quando esse time se entrosar ninguém segura
SRN!!!
Se o treinador campeão brasileiro do ano passado viesse treinar nosso time, com esse elenco que aí está, eu iria torcer como ninguém. Porque, para minha humilde opinião, não existe outro para comandar.
Porém, o que vejo de críticas aqui, é o mais do mesmo. Então, prefiro confiar num técnico promissor, que tem seus erros e seus jogadores de confiança a escutar o pouco mais de 30 milhões de "técnicos" torcedores que o Flamengo tem.
#EuDecidiConfiar
Belo comentário Kaduarte! A cornetada pira demais com a fase do Mengão, tão doidos por uma derrota para voltar com tudo a destilar veneno, para ver o tipo de torcedor que temos.
Prestem atenção aí Ôooo Zé Cornetas...
Kaduarte,
Apenas lembrando que apesar de ter montado times que jogavam um belo futebol, o Cuca demorou um bom bocado para ganhar um título de expressão. Então força Zé Ricardo que o time já se mostra mais aguerrido e insinuante que no ano passado.
SRN
Outra coisa André...
Não vi ninguém reparando uma coisa, o Flamengo NÃO mais recua depois do 1 a 0 para garantir vitórias magras... fez 1 quer 2 fez 2 quer 3...
E isso é nossa GRANDE evolução esse ano, a mudança de paradigma para pensamento e mentalidade de VENCEDOR !!!!
Título esse ano... Eu acredito !!!
Grande abraço.
Mengão sempre.
40 milhões *
FLAMENGO CAGA PRA TUA PREFERENCIA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
As respostas dele me trazem várias dúvidas, mas duas grande certezas. Ele não tá usando o mancuello como duble de conca. Ele vai resolvendo jogo a jogo. Ou seja, não tá pensado em conca, ederson, vizeu e etc. O próximo jogo e o que importa. Aliás, vou ser honesto, o berrío entrou e nos primeiros lances eu pensei, um Cirino colombiano, mas ele mostrou presença de área.. Já foi diferente.
Concordo com ele...
Pensar JOGO a JOGO...
Trabalhar com as surpresas e imprevisibilidades.
Saudações !!!
A jornada é longa, estamos apenas no começo da temporada. Agora o Zé Ricardo pode optar por variações táticas durante a partida. Vamos dar um tempo para ele trabalhar, também não concordo com muita coisa que ele faz como por exemplo as constantes entradas de Gabriel e Caramujo no time, mas pior do que 2016 não será.
Prestem atenção aí Ôooo Zé Cornetas...
O grêmio pouco produziu.
Aquela cabeçada do Rever não ter entrado foi um pecado.
Que gol o Guerrero perdeu, só ele e as traves conseguiu chutar no goleiro.
No mais, senti falta do jogo do Mancuello hoje.
Realmente o Mancuello não teve muita liberdade hoje, o Grêmio jogou muito recuado.
Já em relação ao Guerrero, ele não chutou em cima do goleiro, o gol estava aberto, ele preferiu fazer o simples. Chutou somente pra acertar o gol, até porque tinha muita gente dentro da área, mas deu azar que o goleiro conseguiu se recuperar e salvou com o pé.
Gostei do futebol do Flamengo, apesar do Grêmio ter jogado com o time reserva, jogaram com 3 volantes e 3 atacantes rápidos, marcaram muito forte e tentaram explorar o contra-ataque.
Achei um bom teste e até certo ponto gostei do que vi.
Parecia que já estávamos disputando um jogo de Liberta...
Tal a intensidade e aplicação do Flamengo.
O Grêmio não jogou por que NÓS não os deixamos jogar... foi pau dentro tempo TODO !!!
Outra coisa Rafa... não vi ninguém reparando uma coisa, o Flamengo NÃO mais recua depois do 1 a 0 para garantir vitórias magras... fez 1 quer 2 fez 2 quer 3...
E isso é nossa GRANDE evolução esse ano, a mudança de paradigma para pensamento e mentalidade de VENCEDOR !!!!
Título esse ano... Eu acredito !!!
Grande abraço!!!
Mengão sempre !!!
Ótimo comentário, compartilho exatamente o mesmo ponto de vista.
Parabéns Zé Ricardo, Rodrigo Caetano e Eduardo Bandeira de Melo pelo excelente trabalho que estão prestando ao Mengão!
Isso é planejamento e é preciso entender que derrotas irão ocorrer!
O Zé pode não ser o maior treinador de time que temos no Brasil, talvez até esteja um pouco longe disso, mas ele e esse Berrío são largos, e esse Berrío sem sombra de dúvidas vai dar caldo e é cedo para o Mais Querido.
Flamengo ta iniciando o entrosamento SRN