Coluna do Torcedor: “Estádio próprio ou Maracanã?”

Compartilhe com os amigos

Ontem, o Governo do Estado finalmente se manifestou a respeito do encaminhamento do imbróglio envolvendo o futuro do Estádio do Mario Filho, ao habilitar os dois pretendentes a aquisição da concessão pertencente a Odebrecht. Esse processo percorreu um longo caminho, não vale a pena relembrar os episódios dessa novela, com escândalos de corrupção, traições, promessas não cumpridas, bandidos e poucos mocinhos, mas estamos muito próximos do seu capítulo final.

Temos hoje três opções no cardápio:

  • assumir junto com nossas parceiras a gestão do Maracanã (GLE, CSM e Amsterdam Arenas);
  • construção de um estádio próprio, pra chamar de seu, e por último;
  •  o futuro incerto.

Eu convido meus colegas de paixão a uma reflexão a respeito do tema muito controverso e cheio de particularidades a serem analisadas.

Nas redes sociais rubro-negras sempre há partidários de abandonarmos nosso querido e cheio de histórias Maraca e, partirmos de peito aberto para nossa casa própria,  alguns até sugeriram o nome de batismo, Estádio Arthur Antunes de Coimbra, já pra outros, Presidente Eduardo Bandeira de Melo.

No estudo de Economia há um termo muito utilizado, denominado trade off, no qual um ser humano possui duas ou mais opções ou caminhos a escolher, a depender de suas prioridades, cultura, conhecimento e perspectivas, escolhe uma ou outra. O Flamengo encontra-se atualmente nessa encruzilhada, no meu ponto de vista gostaria de elencar alguns aspectos que devem ser considerados na tomada de decisão:

1. Dinheiro

Maracanã: Não tenho ciência do pré-acordo firmado entre o Flamengo seus parceiros, mas creio que não contam com investimentos ou aportes significativos do Flamengo. Os recursos virão das parceiras que terão retorno através das receitas dos jogos dos outros times e diversas outras relacionadas ao estádio (visitação, Maracanãzinho, publicidade, comércio, shows e outros). Caberá ao Flamengo ser o responsável integral (despesas e receitas) pela gestão dos seus jogos como mandante.  Novamente, a depender da forma associativa a ser firmada com o Flamengo, o mesmo terá obrigatoriedade de jogar “N” partidas no estádio por ano e a depender do desempenho do time, isso pode causar prejuízo dos cofres do clube, já que trata-se de um estádio grande e com elevado custo de operação e manutenção. Imagino que o Fla não vá participar dos ganhos e perdas de outros eventos no estádio, apenas dos jogos próprios que realizar no local, portanto eventual ociosidade ou prejuízos decorrentes a administração, operação e manutenção, não deverão impactar no Flamengo, apenas na Concessionária.

Estádio próprio: não existe a possibilidade do Flamengo ir a frente neste projeto sem ter de perder patrimônio (Morro da Viúva e outros) assim como, a real necessidade de desviar recursos que poderiam ser aplicados no time, na estrutura (clube e CT) na construção do estádio, sem falar na possibilidade de endividamento, através de empréstimo junto a Bancos ou ao patrocinador do estádio (construtora ou equivalente). O valor do prédio abandonado do Morro da Viúva não é suficiente para aquisição do terreno e  construção de um estádio para 50 mil torcedores. Nas redes sociais há muitos torcedores citando o caso da WTorre e o Palmeiras, como exemplo a ser seguido, creio que seja muito pouco provável que ocorra novamente, já que ficou comprovado ter sido um mal negócio para a construtora, pelas noticias divulgadas na imprensa, sentiu-se prejudicada no acordo firmado com o clube. Portanto não será barato a construção de um estádio.

Exemplos mal sucedidos do Corinthians e Grêmio devem servir de parâmetro para não cometermos loucuras.

2. Localização

Maracanã: por ter sido construído na década de 50 e ser uma referência na cidade do Rio de Janeiro, possui uma larga infraestrutura de acesso, seja via metrô, ônibus, trem, carro e até mesmo a pé pra quem mora próximo. Localização privilegiada, perto da Zona Norte e Centro, não muito distante da Zona Sul (Rebouças ou metrô), de fácil acesso da Baixada (trens), pela Ponte (Niterói e outras cidades do outro lado da poça), assim como, para quem vem de longe (rodoviária e aeroportos). Seu principal defeito é não possuir estacionamento, se fosse concessionário, proporia uma permuta o Governo, destruiria a piscina e Estádio de Atletismo para construção de estacionamentos e, construiria algo da mesma magnitude e características em outro local onde pudesse ser efetivamente utilizado na formação de atletas dessas modalidades esportivas.

Estádio próprio: o clube possui uma longa e triste história de embates com a vizinhança onde pretende construir algo, exceção talvez do CT, exatamente por ser distante e pouco habitado. Quando almejamos construir uma estádio/shopping na Gávea a Associação de Moradores do Leblon, os arco íris e prefeitura impediram de realizarmos nosso sonho. A construção da Arena McFla, apesar de aparentemente resolvida a peleja, foi uma luta árdua, com questionamento e denúncias até contra corte de árvores. Recentemente estamos vendo pipocar na mídia queixas de moradores da Ilha, insuflados por papagaios de pirata querendo aparecer, contra a construção de uma arena de apenas 20 mil lugares, sendo que até dezembro passado existia no mesmo lugar, outra arena bem mais feia e com capacidade próxima (15 mil), sem contudo terem se manifestado a respeito.

A facilidade de  acesso é algo muito importante na hora de decidir onde construir um estádio. As opções que foram divulgadas recentemente, estão localizadas na zona Oeste da cidade, local remoto para grande parte dos fiéis frequentadores do Maracanã, neste caso, para lotar o estádio teríamos que atrair uma nova torcida formada pelos moradores da região ou melhorar significativamente o acesso, de modo a convencer os moradores distantes a se deslocar até lá, esta segunda possibilidade não é rápida, barata e nem depende do Flamengo.

3. Tempo

Maracanã: apesar de abandonado, os ajustes necessários para coloca-lo novamente em operação, não demandarão recursos absurdos e são de rápida execução, em um mês o estádio estaria pronto para funcionar.

Estádio próprio: esta opção indiscutivelmente demandaria uma tempo significativo para sair do papel e se tornar realidade, entre etapas a serem cumpridas destacam-se:

  • escolha e aquisição do terreno;
  • orçamentos e obtenção de recursos, seja pelo Flamengo ou seus parceiros nessa empreitada, ninguém possui R$ 600 milhões guardados debaixo do colchão;
  • contratação e execução de projetos estudos diversos (arquitetônicos, básico, detalhamento, análise do solo, etc);
  • licenciamentos, trata-se de uma capítulo a parte, principalmente por envolver diversos órgãos municipais e estaduais: CET, bombeiros, associação de moradores, INEA, IPHAN, Secretarias diversas vinculadas a Prefeitura e muitos outros terão que analisar o projeto, exigir mudanças, compensações e aprovar;
  • contratação e execução das obras;
  • Novos licenciamentos e inauguração.

A principal consequência do longo período de construção seria: onde jogaremos nesse tempo? No Maracanã sob administração da concessionária contrária aos nosso interesses? Faremos como ano passado, ser um clube itinerante, jogando em diversos estados e estádios, fazendo com que o time não treine, canse e comprometa o desempenho? Indubitavelmente essa opção significará perda de títulos e receitas.

4. Consequências

Seja com o Maracanã ou no estádio próprio, as receitas do Flamengo aumentarão de forma significativa, através:

  • renda dos jogos;
  • aumento de sócios torcedores;
  • publicidade nos jogos e estádio;
  • comércio de bebidas, comidas, camisas e itens licenciados do Flamengo;
  • patrocínio e Naming Rights, quem não gostaria de vincular sua marca a um time estruturado;
  • camarotes, TV e outras receitas oriundas por temos uma casa.

Caso o consórcio fechado com o Mengão seja o escolhido pela Odebrecht, todas as receitas acima entrarão no curtíssimo prazo no caixa do Flamengo, com exceção do name right. Mais receitas significa mais investimentos no time, na estrutura e principalmente se traduz em títulos e crescimento contínuo rumo ao infinito.

Por último, apesar de indesejada por todos nós, precisamos analisar a hipótese do consórcio encabeçado pela Lagardère vencer este embate, para administrar o Maraca. Sinceramente não creio que o Fla abandonará o Maraca, isso seria extremamente penoso aos cofres do clube, sua torcida carioca e principalmente ao desempenho do time. Nossa diretoria vai espernear, gritar, se debater, mas vai acabar assinando com os malditos, como fez recentemente com a Globo para transmissão dos jogos do Carioca, contrato curto, poucos jogos por ano, vislumbrando paulatinamente construir seu estádio próprio, como alternativa natural e duradoura para um clube como o Flamengo.

SRN

João Henrique Rocha


Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail [email protected], com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O maior problema do Maracanã, na minha opinião (e acho que na de muitos), é a identidade do estádio com essa obrigatoriedade de dividir a casa com o Fluminense. Além disso, o Maracanã é algo que só renderia lucro ao Fla em dias de jogos, não podemos construir um complexo lá (vulgo shopps) e digamos de passagem que é um baita desperdício ter todo o entorno preso ao parque aquático e esportivo. Existem muitos pontos positivos no maraca é verdade, mais sei lá, não é “nosso”, não é do clube. Vai ser da concessionária, vai continuar sendo um estádio neutro.

  • O Flamengo tem que ter um estádio próprio! Onde possa administrar do seu jeito, com ações de marketing, com lojas próprias, com publicidade, em fim: DO FLAMENGO! O Maraca … acho que possou! O momento é do novo… do Mengão ter seu próprio estádio e ganhar dinheiro com ele! Um estádio pra 40 a 50 mil pessoas!
    Acho que o maior desafio é a respeito da localização…isso sim é um problema! Tem que estudar com carinho, o ideal é um local que tenha fácil acesso a 2 ou 3 tipos de transportes públicos! Também facilidade de estacionamento!

    • Concordo com essa ideia. Também pondero mais um problema que precisaria ser resolvido antes: O clube precisa terminar de quitar as dívidas para partir para este tipo de investimento, pois o Flamengo com dívida zero, poderá investir grandes quantias anualmente para a construção de seu próprio estádio.

  • Conheço bem o estádio dos gambás e do pig.localização é o que faz a diferença. Uma fica numa área mais “rica”,” segura”,mas de fácil acesso.O que possibilita Shows caros,a outra,num buraco,perigoso, horrível, sem estrutura, com trem/metro na porta, mas a linha,é uma linha muito cheia.O estádio é luxuoso, mas a demanda de poder,só pra MC Catra.e olhe-la.No Rio tem poucos terrenos,malha de metrô, ainda precária (relação a expansão) trens bem piores que de SP.Realmente é difícil opinar corretamente. Localização de terreno é importante, o Engenhão(vazião) ninguém gosta por vários fatores.

    • Buraco perigoso? Vc é maluco a zona norte do rio onde fica o maracana é tranquilo? Ou o engenhao rodeado de favelas tu não sabe de nada

    • kkkk A distância do centro até a arena do Corinthians é de de uns 20 minutos, apenas 19 kilometros!

      Tem duas linhas de metro e não uma, fora os onibus etc.

  • Rubro-Negros, ricos e pobres, classe média e classe ferrada, vamos nos unir e contribuir para a construção de nosso estádio próprio. Dá mais quem tem mais. “Simbora Flamengo”!

  • Deveria fazer assim já prolongar esse contrato p jogar na ilha pelos próximos 6 anos , este seria o tempo necessário para o projeto captação de recurso parceiros local e tudo que engloba a construção do estádio, tentar elevar a lotação dá ilha para mais uns 5 a 10 mil torcedores fechando totalmente o estádio nas pontas , ficando entre 25 a 30 mil torcedores , fazer um estádio próprio com capacidade de 40 a 50 mil lugares estaria ótimo de bom tamanho e público , se desgarrar de vez do Maracanã não jogar nunca mais lá encerrando nossa história com o estádio que é lindo mas está nas mãos mais sujas do Mundo que a mão dos políticos brasileiros.

  • Seria bom trazer aqui cases de sucesso e de fracasso. Fica todo mundo dando opiniao sem dado concreto algum. Aí é achismo!

  • Maraca para os clássicos regionais, e um estádio próprio para jogos contra paulistas e mineiros, a ilha pra jogos contra timinhos sem expressão rsrs

  • FODA-SE O MARACANÃ… QUE FOI EXTINTO QUANDO DEMOLIRAM PARA CONSTRUIR ESSA COISA RIDÍCULA.

  • Falam que o tema é batido (e realmente é), mas está longe de ter uma solução. A coluna levanta pontos importantes, só faltou apresentar os contras do Maracanã. O Flamengo precisa se resguardar muito bem pra acabar não assumindo prejuízos nem ser obrigado a manter fornecedores contratados pela Odebrecht.

  • Mil vezes estádio próprio , porém temos fatores contrários q incomodariam mto. Suponham q levemos 5/6 anos pra construir o estadio(burocracia+construção). Nós teríamos q jogar esse tempo todo na ilha e se fossemos longe na libertadores teríamos q jogar fora do rio…além da arrecadação ser prejudicada pelo baixo público na ilha, ou seja, a curto prazo o estádio próprio seria um pé no saco para nós mas aí dps seria só alegria né. Aqueles q forem contraargumentar a burocracia lembrem-se q a arena mcfla pra 3000 pessoas levou 6 anos pra ser aprovada

    • Concordo com você. A burocracia e a politicagem no Brasil são terríveis. No entanto não é mais vantajoso termos um estádio com as nossas características, ao invés de um que manteríamos para os nossos rivais jogar quando quisessem? Alavancaríamos uma série de receitas, mas muita coisa pode acontecer no maracanã em função da lava a jato. Concordo que levaríamos mais tempo, mas poderíamos explorar e difundir muito mais a nossa marca. Continuarei acompanhando o Flamengo, mas o maracanã já deu, acabou!

    • Concordo com você. A burocracia e a politicagem no Brasil são terríveis. No entanto não é mais vantajoso termos um estádio com as nossas características, ao invés de um que manteríamos para os nossos rivais jogar quando quisessem? Alavancaríamos uma série de receitas, mas muita coisa pode acontecer no maracanã em função da lava a jato. Concordo que levaríamos mais tempo, mas poderíamos explorar e difundir muito mais a nossa marca. Continuarei acompanhando o Flamengo, mas o maracanã já deu, acabou!

  • Assunto mais q saturado.

  • eu acho ridiculo usar o estadio do corinthians como exemplo foi feito pelo governo e não pelo clube obvio que iria dar merda

    • concordo estadio do corinthians foi feito com dinheiro publico sabemos que tudo o que envolve dinheiro publico e super faturado, o estadio do palmeiras foi construido com dinheiro próprio e custou 650 milhões, tem varias formas de o flamengo arrecadar esse dinheiro parte com a vendas do prédio no morro da viúva, parte com vendas de camarotes e cadeiras cativas, parte com os naming rights ( nome do estadio) que pode ser vendido como acontece em vários clubes da Europa e foi feito com o estadio do palmeiras também, Allianz parque. pq o corinthians não conseguiu vender? resposta é simples começaram a negociar os naming rights depois de o estadio ja pronto e apelidado de Itáquerão e principalmente esta envolvido com a lava jato.

  • com o MARACANÃ todos os projetos e seus resultados seriam de curto a medio prazo ……. ja com o estadio proprio, alem de viabilizar investidor e ter que pagar pelo estadio… o projeto seria a longo prazo…. tem que ser o maracanã, por tudo o que a gnt ja viveu lá, pela mistica.. é a nossa casa e só o flamengo pode salvar o estadio da vergonha que está passando….. se o flamengo não pegar a adm, eu temo pelo nosso patrimonio do futebol !!

  • Exatamente… os caras pensam que é algo simples e barato, querem dar um passo maior que o outro sempre, conseguimos ano passado construir metade do CT a parte da base só termina ano que vem e já estão pensando em estádio, hj com os valores e as vantagens divulgadas pela imprensa sobre o acordo com a CSM e mais vantajoso assumir o Maracanã.

    • Disse TUDO!

  • O bandeira já disse.

  • De novo esse assunto? Acho que ja deu de falar desse assunto. Flamengo vai tentar administrar o maracanã, e se não conseguir, vai partir pra criação do próprio. O bandeira ja falou isso. Não adianta ficar dizendo que tem que fazer estádio, que não tem que fazer.
    Ele já disse que vai ser assim, e pronto!

  • Se fosse realmente possível o Maracanã pertencer ao Flamengo, não teria dúvida de que seria a melhor opção!

    Mas, concessão e com outras empresas envolvidas e com políticos corruptos sempre querendo achar um jeito de se beneficiar, tendo ainda que permitir clássicos dos antis, onde as torcidas provavelmente destruirão o que puderem visando sacanear o Fla, tudo isso torna o Maracanã apenas um mal necessário.

    Digo um mal necessário, porque embora precisamos dum estádio próprio, até que ele fique pronto vai demorar muito.

    Assim creio que o cenário ideal seria o Maracanã até que o estádio próprio ficasse pronto.

    Mas, discordo do texto acima de que o Flamengo tenha que acabar assinando com os franceses, se eles assumirem o Maraca.

    Temos a Arena da Ilha por pelo menos 6 anos e para jogos com necessidade de um estádio maior, como semi finais e finais, temos o Pacaembu, Brasília e até o Engenhão se o falido Botafogo aceitar alugar…

  • ESTÁDIO PROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Sem dúvidas a melhor opção é o MARACA, contudo, muitas arestas devem ser aparadas para que o negócio seja vantajoso para o MENGÃO. Imaginei, inclusive, que o Flamengo pudesse fazer uma proposta de compra do estádio com um preço descontado e pagamento a perder de vista. Dessa forma não teríamos que fazer concessões a nenhum clube, governo, empreiteira ou seja lá o que fosse. A construção de um estádio oneraria muito os cofres rubronegro e como bem disse na matéria, o FLA estaria a mercê da formação de um novo tipo de torcedor, com uma nova cultura.

  • Fala que a W torre nao quer mas a coluna aqui mesmo ja mostrou matéria que já tem até proposta pra fazer o nosso também!

  • Ou seja voce dendende o Maracanã agora outro escritor pode fazer seu ponto de vista defendendo o estádio próprio e falando dos reais riscos e assumir essa bucha do pripinao a galera que se influência fácil pré já postar que concorda, mas o que vejo e que somos humilhados para poder jogar aí desde quando Maracanã se fechou pra reformas pro panamericano em 2007 mais de dez anos de humilhação e não larga o osso, se tivesse comprado um tijolo por dia desde que isso aconteceu já teríamos tijolo de fazer dois estádios e isso nunca vai mudar pq esse estádio e de todos e do governo e tudo que envolve políticos féde propinao já tá fedendo literalmente, podemos zangas com Eurico o quanto quiser mais de uma coisa ele não mentiu Esse estádio.não é nosso ele é de todos e nunca sera nosso!

    • Parei de ler o texto do João Henriqur Rocha:

      Localização:
      “As opções que foram divulgadas recentemente, estão localizadas na zona Oeste da cidade, local remoto para grande parte dos fiéis frequentadores do Maracanã, neste caso, para lotar o estádio teríamos que atrair uma nova torcida formada pelos moradores da região”

      ta de sacanagem…esse João… Fanfarrão….. Flamengo lota qualquer Estádio do país, onde o Flamengo fizer um estádio no Rio vai ter o mesmo público no maracanã…. que nos jogos menores colocam 15 a 20mil…..

  • é o que eu venho falando aqui: pra que gastar dinheiro, em uma coisa que se pode ter de graça, ou quase isso ? Ai tem gente que diz:” Ah mas o Flamengo nunca vai ser dono do Maracanã enquanto esses corruptos estiverem aí, eles vão sempre prejudicar de alguma forma; O Flamengo é grande demais pra não ter um estádio próprio.” O que pode atrapalhar o Flamengo quando estiver com o Maracanã ? Jogos panamericanos ? Olimpíadas ? creio que não vai ter isso por um bom tempo aqui no Brasil e essa coisa de ter estádio próprio só em caso de necessidade, porque exige dinheiro, o Flamengo hoje tem condições de ter um grande elenco (como já tem) e uma grande estrutura (como também já tem), pra que voltar aos tempos de vacas magras só pra construir uma m… de estádio sem necessidade só pra inflar os egos de torcedores que ficam se importando com o Vasco ter um estádio ? A solução mais viável é sem dúvidas o Maracanã, se não conseguir ai é outra história.

    • Apenas 17% dos 732 clubes europeus, tem estadio proprio, O restante 63% dos clubes, alugam estádios públicos!Penso que quando for o momento propicio_ que não é agora_ podemos pensar num estadio proprio.Concordo com vc quando diz, que parte da torcida esta muito preocupada com o fato do VICE ter um estadio , assim como outros que ja foram rebaixados, nós não… mesmo sem estadio proprio. SRN

Comentários não são permitidos.