Que 2017 tem tudo para ser um ano promissor, de glorias e vitórias expressivas, todo rubro-negro concorda não é? Porém há ainda um certo medo ou receio sobre nosso os soldados que vestem a farda de nosso exército preto e vermelho. A pergunta que remói minha mente é:
Cadê a coragem de ser FLAMENGO?
Tal questionamento me vem de fatos alternados, porém o que motivou a expor minha opinião é o fato de o MAIOR DO MUNDO querer renovar como o eternamente promessa Gabriel.
Gabriel veio do Bahia como jovem promissor e promessa de frutos financeiros futuros para os que nele investissem. Não à toa o Flamengo abriu mão da bagatela de 6 Milhões de reais para contar com a revelação baiana que surgiu como ‘jogador’ após ser descoberto através de uma pelada. O fato da renovação com Gabriel está sendo justificado por nossos gestores por fatos como o tempo de casa, comportamento e etc., mas o fato e que eles ainda sonham e ‘recuperar o prejuízo’ vendendo o atleta numa ‘possível, talvez, quem sabe, eventual, ocasional’ proposta, o que dificilmente acho que ocorrerá (que eles queimem minha língua), pelo fato de que jogadores do calibre de Gabriel são encontrados aos montes em qualquer equipe pequena do Brasil (e olhe lá porque nem o Íbis deve querer ele lá).
Essa renovação é um erro. Renovar com um lixo como Gabriel é o mesmo que renovar com O (maiúsculo mesmo) incontestável e indomável, Márcio Araújo. É o mesmo que insistir no lixo Wallace como titular de uma zaga de time grande, pior, sendo capitão do time. É o mesmo que entrar com time misto numa eliminatória da sul-americana ‘poupando’ os titulares. Essas coisas não podem fazer parte do cotidiano do Flamengo. Errar e humano, mas já passamos da hora de parar de errar. Pra ser Flamengo tem que ter garra, tem que dar a vida no campo, tem que suar a camisa. Tem que jogar quarta e sábado se for jogo importante. O cara tem que saber que por a armadura significa carregar sobre si a maior torcida do mundo
Ta na hora da diretoria parar de ter dó de mandar jogador embora porque ele é bonzinho, porque ele é competente. Isso ai é o mínimo que ele tem que ser!! Tá na hora do Zé Ricardo mostrar sua estrela, mostrar que ele soube treinar nossas joias da base como Ronaldo, Matheus Sávio, Paquetá, Vinicius Jr.,Léo Duarte, e por os garotos para jogar ao invés de deixar eles esquentando banco para jogadores medíocres como M. Araújo, Gabriel, Cirino e os outros encostos que saíram de nosso elenco, tá na hora do Zé mostrar para o que veio. Arriscar, sair do básico, mostrar a carta na manga. Isso é ser grande. É agir no momento certo, na hora certa, com o movimento certo.
Temos um time invejável para alçarmos os mais altos voos nessa temporada que irá ser ainda mais incrementado com decorrer do ano com a volta aos gramados de Conca, Ederson e Tiago Santos. Todos jogadores que só tendem a incrementar o poder de fogo de nosso elenco, coisa que Gabriel, Marcio Araújo e Cirino por exemplo, jamais conseguirão ser.
Passou da hora. Mas ainda há tempo. Vamos e devemos ser grandes, pois foi assim que o Flamengo nos ensinou a ser. Ser o temido, o forte, o gigante, o corajoso, SER FLAMENGO!!
COM O FLAMENGO E PELO FLAMENGO ONDE O FLAMENGO ESTIVER
SRN.
Francisco Junior
Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie seu texto para o e-mail redacao@colunadofla.com com o assunto “Coluna do Torcedor“. Ele será avaliado e, se aprovado, publicado no site.
Todo texto publicado nesta seção é propriedade intelectual de seu autor e de sua inteira responsabilidade. Não necessariamente representa o pensamento do Coluna do Flamengo.
Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…
Ver comentários
Tem muita gente que vem com essa conversa que o flamengo se contenta com pouco, mas todo o time tem seus encostos, muitos nao usam a base como deveriam, sendo que já foi dito que usaremos esse ano, enfim, muita gente vem nessa temática que o flamengo nao estaria pensando grande, mas isso é coisa de torcedor mesmo, faz parte, nao dá pra levar a sério
Nick se for pra compor temmque ser com a base. A torcida não argumenta mais jogadores como: MA, Gabriel, Cirino. Será que não tem ninguém do mesmo nível ou superior na base?
Se não tiver pode mandar fechar...
Quem tem MA, Gabriel, Cirino não necessita de base, precisa fazer exames de vista ou psíquico!
Se ele usasse os melhores, ninguém o criticava, agora deixar de colocar, relacionar os melhores para insistir nos piores é andar como caranguejo Nick!
Texto quase perfeito. Acrescentaria apenas o técnico Zé Ricardo nesta lista de dispensáveis.
Ontem contra os RESERVAS do foguinho ficou claro (mais uma vez!) que o Flamengo é muita areia para o seu caminhão. Assim como nenhum time será campeão de nada com MA, Gabriel e Cirino em campo, lamento constatar que ZR nada evoluiu desde os tempos de juniors (não é à toa que sempre senti falta do filho do Paulo Henrique no banco do time campeão da Copinha...) e continua a não mostrar um traço de caráter praticamente obrigatório em qualquer grande líder: a absoluta e genuína não aceitação de uma derrota (ou um empate com sabor de derrota...), especialmente contra times tecnicamente muito inferiores e ATÉ O ULTIMO SEGUNDO DE UMA PARTIDA.
Na minha modesta opinião, o elenco está carregando o tecnico nas costas desde o ano passado e causa-me estranheza que ninguém da estudiosa CT tenha observado isso ainda (ou já observou e falta coragem de correr o risco de uma nova multa milionária, como só o Flamengo costuma ter que pagar na Justiça???). SRN!
PERFEITO, faltou a inclusão do ZR no meio dos demitidos, quando ele cair o Flamengo vai subir...Faz sentido seu parágrafo final!
Parei de ler "em renovar com o lixo do Gabriel", lixo é esse cara que escreve, texto lixo, escritor lixo.
Vai Torce pro barcelona. Seu modinha.
Exagerou, faltou profissionalismo ao chamar bons jogadores de lixo!
Não podem ser uma "brastemp", mas dão pro gasto. E nem todo time só vai ter jogadores top, sempre terão medianos. Não pode encher de juvenil, pois eles amarelam, quase sempre, se queimam e perdem valor de mercado, temos diversos casos destes.
Deixa diretoria trabalhar!
SRN
Engraçado, o Gabriel entra, a torcida vaia, pedi pra que o mesmo não entre, o cara joga 9 de 10 partidas ruins, e depois de 5 temporadas, ainda não se queimou ??? mais um jogador da base se queima ?? Esses jogadores são medianos pra péssimos, só ver que posição terminamos o brasileirão de 2013, 2014, 2015 com esses jogadores de titular. Se ronaldo, cafu, paquetá, matheus savio, vizeu, leo duarte e thiago não estão preparados pra jogar com 20 anos, isso se deve a incopetencia do tecnico deles no sub 20, e advinha quem foi esse técnico ??? Se pegarmos essa linha de raciocínio sua, ZR nunca poderia ser técnico do flamengo esse ano de libertadores, pois nunca comandou uma equipe profissional, nunca jogou uma libertadores(como jogador), logo é um inexperiente e pode acabar sendo queimado também ??
Sim, claro que pode...veja que o ZR demorou a ter o contrato definitivo assinado, só assinou pois deu conta do recado e resultados!
O Vizeu só seguiu no time de cima, não foi emprestado, pq qdo subiu, deu resultado. O Leo Duarte ainda não foi emprestado igual o Rafael Dumas, por que não tem outra opção para completar no mercado melhor que ele.
O Jorge só ficou de titular por que só tinha lateral esquerdo ruim, não tinha rivalidade, e deu conta dor recado quando subiu, mesmo oscilando muito ano passado...
Em outras palavras, só importa uma coisa: resultado!!
Airton foi mandado embora sendo campeão brasileiro e por que caiu na libertadores.
Jayme de almeida mesma coisa após ganhar copa do brasil em 2013 e cair na libertadores em 2014, mesmo sendo campeão carioca.
Concordo
Sempre que um torcedor é critica a Diretoria por alguns pontos ou a comissão técnica, é taxada de modinha, vai torcer pra outro time, corneta e tantas outras coias, só o que muitos não percebem, que as críticas é que fazem o ser humano melhorar, mesmo que faça um bom trabalho, ninguém é 100% perfeito, e as criticas vem pra que se chegue o mais próximo disso.
O texto toca em alguns pontos que são relativamente importantes pra tornar o flamengo, como um comentário ai a baixo em m barcelona, um real Madrid da America do sul.
Pra isso acontecer, a equipe deve ser composta por um elenco onde quando se machuca um jogador ou o mesmo sai por cansaço ou está suspenso, seu substituto possa entrar e desempenhar o papel semelhante e que não seja uma diferença técnica tão grande.Vamos aos exemplos citados:
1) Hoje temos como titular de 1 volante o Rômulo, um jogador que tem uma boa marcação, e que com a bola nos pés, tem um bom passe, visão de jogo pra fazer lançamentos, aparece muito bem la na frente e sabe fazer a saída de bola com qualidade, sempre indo de um lado pro outro aparecendo como uma opção pros zagueiros. Seu substituto imediato na cabeça de ZR nao tem isso, nao sabe fazer essa saída de bola, se esconde entre os adversários e não aparece la na frente com qualidade, no maximo é um bom marcador.
2) Você tem hoje no time pontas como Everton e Mancuello de titular, o berrio de reserva e ederson e conca pra voltar, e ZR ainda insiste em colocar Gabriel no decorrer do jogo, percebam os ultimos jogos que o mesmo entrou, e não se vê nada de produtivo ofensivamente no mesmo, o cara não consegue entrar e fazer uma boa partida nem mesmo contra os pequenos do carioca, até o RODINEI jogando de ponta, se apresentou mais eficiente que o menino Gabriel, que só entra pra marcar, não sabe chutar, nao parte pra cima do adversario, nao sabe armar uma jogada, nao infiltra, nada. Assim vale pro CIRINO que apesar de nao estar entrando (ainda bem), nao tem esse perfil de entrar e melhorar uma partida, apesar que ele seja ainda mais efetivo em gols que o Gabriel.
3) A base pouco foi utilizada, mesmo tendo tantos % de jogadores formada da base, JUAN e Adryan não pode ser considerados mais jogadores de base, pois já faz tempo isso. Devem ser dadas as chances a Ronaldo, que no mínimo, faz o que o MA faz, ao cafu que não deve ser tão pior que o Gabriel, aos garotos que estavam no sub 20 e voltaram, e tambem ao Leo duarte que entrou numa roubada ano passado e mesmo assim foi bem no geral.
4) A torcida tem que parar de achar que jogador da base é inflamavel, e qualquer coisinha eles vao se queimar, hj temos um time estruturado, temos um GUerrero, Diego, Mancu, Arao, Everton a que cobrar por uma partida ruim. Só pegar que a galera está num medo danado de o muralha nao jogar um jogo e o Thiago nao estar preparado, como que o garoto vai estar se nao joga ??w pra que contratar um goleiro reserva se quase nunca ele joga, so ver que o PV sai por conta disso.
Vamos parar de achar que qualquer critica é ruim e que nao serve, elas devem ser ouvidas e serem pensadas pra construirmos um FLAMENGO cada vez melhor, brigando por varios titulos. Só pra lhes lembrar, em 2014, 2015 tanto Gabriel, MA, cirino estavam no elenco, jogando de titulares e em que posição terminamos no Brasileirao ??? então será mesmo que foram eles que ajudaram na campanha de 2016 ?? pense nisso,
Pois bem, apenas complementando...
não bastasse a máxima de que errar é humano, ou seja, que seria próprio de sua essência, tenho que este aspecto é também da própria essência do futebol;
não simplesmente porque praticado por humanos, mas sim no sentido de que nele encontra melhor espaço do que em outros esportes, talvez em razão do baixo escore que tanto o caracteriza;
aliás, tanto é assim que a arbitragem por vídeo é questionada de modo a que não se encerre completamente os erros;
dito isto e aceitando o erro, vou além: não queremos torcer para um time de robôs, se todos fossem perfeitos todos os jogos acabariam sempre 0X0, portanto, o que queremos não é o "não erro", mas sim o acerto!
não podemos, portanto, nos limitar a jogadores ou jogadas que visem apenas o "não erro", como os trocentos mil passes laterais de alguns jogadores, ou da posse de bola improdutiva de certos momentos de 2016 ou ainda a postura de time pequeno de algumas outras agremiações que abdicam do jogo se fechando completamente e apostando tudo em uma única bola...
isto é pouco, talvez sirva para quem tem o esporte como estatística, como profissão ou como alguma outra coisa que o valha;
mas, certamente é pouco para quem tem o futebol como paixão...
queremos o encanto do futebol, queremos o surpreendente e o imprevisível, portanto, precisamos de jogadores aptos a algo mais...
claro que aceitaremos que em alguns momentos ou em alguns jogos isto acabe acontecendo, somos tolerantes; mas isto não pode virar marca ou estigma do time, isto não serve ao Flamengo;
alguns jogadores atuais já deram mostras claras de que já chegaram ao auge e não possuem muito mais a oferecer e, infelizmente, o que oferecem ainda não é (ou não é mais) o suficiente;
assim, fico feliz que uma barca já tenha deixado o Flamengo, mas ainda torço pela saída de muitos, não porque sejam execráveis, lixos ou algo assim, certamente são pessoas excelentes e possuem famílias, merecem respeito; mas apenas porque quero melhor ao Flamengo;
quero jogadores promissores e que tenham coragem, e mínimas condições para isto, de arriscar;
a renovação com alguns jogadores tem o aspecto ruim de incentivar o jogo morno, quando o que queremos é intensidade;
por coerência, algumas contratações e renovações já se justificaram no passado, mas estes momentos já passaram;
claro que aceitaremos, pois os erros fazem parte do futebol, mas se arriscássemos um pouquinho mais... talvez o equilíbrio fosse melhor atingido.
É sempre assim, ninguém pode criticar, pois o time está ganhando e alguns aqui preferem os piores do que os melhores, não critico para a piora, o time venceu, mas não convenceu, creio que os críticos jamais falariam se o treinador usasse os melhores, nem vou citar quem são os melhores, mas pior que CIRINO, GABRIEL e MÁRCIO ARAÚJO não existe no elenco do Flamengo, são ótimas pessoas, más péssimos jogadores! Aí eu vou colocar para jogar por bom comportamento, é muita sacanagem e falta de respeito com o torcedor, renovar o contrato de jogador por que ele tem bom comportamento e não por ser bom de bola, nunca vi isso em time nenhum só no Flamengo!!! Que isso!
Muito chato visitar alguém e não encontrar ninguém em casa...
Verdade Helio, espero que um dia o nosso elenco seja composto apenas de estrelas, mas qual o clube do mundo que tem um elenco composto apenas de estrelas?, mesmo aqueles que podem comprar, as vezes acontece de um clube ter um time completo na reserva de excelentes jogadores, as coisas não acontecem da noite para o dia, estamos ainda e vamos estar por alguns anos numa cressente.......e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.
Tá falando do jogo com o Botafogo!?
Nossa tem cara aqui que estão reclamando porque o autor está criticando o crack Gabriel, não acredito que tem torcedor que ainda defende o espetacular Gabriel.
O Gabriel foi útil na ponta direita ano passado. Mas isso não quer dizer que eu aprovo sua renovação. Jogadores medíocres que só cumprem papel tático como o defensivo do Gabriel e a correria (cercamento) do MA. Não podemos renovar e ficar reféns de jogadores desse nível. O Flamengo tem poderio financeiro para contratar melhores jogadores e se for pra compor elenco que seja com a base.
Por isso critico Arão Vaz, Araujo, Pará pertencem ao mesmo pacote
Rafael, acredito que as críticas não são pelo questionamento da renovação do Gabriel e sim pelo tom chulo que o colunista se refere a ele, podemos até achar que ele não tem lugar no Fla mas se faz necessário o respeito para com o cidadão... SRN
Crititcar é uma coisa... chamar de lixo é outra...
https://uploads.disquscdn.com/images/5894d92f8ce991b62fa1068d6dcfee11408ab3b9a47ac6a34a0dcfc5ab3c6c7b.jpg
deveria criticar também a renovação do Pará, do Vaz, do Arão, pertencem ao mesmo pacote, em que patamar esses jogadores colocam o flamengo, vejo a diferença nesse meio com chegada do Romulo, mas Arão, jogador pobre tecnicamente e taticamente
Arão e bom jogador, só é acomodado o resto eu concordo.
Por isso que entra na barca, se contestam um jogador como Gabriel que luta o tempo todo, corre, marca, não anda em campo e ainda dá seus passes para gol e também faz, porque não contestar um cara, que não têm sangue, não corre?
Kkkk para né cara, Arão jogando do jeito que esta tem muito mais probabilidade de decidir, tanto defensivamente quanto ofensivamente um jogo do que o Gabriel, me fale quantas assistências Gabriel deu no fla ano passado? No máximo 3 ,e se tiver feito 3 gols ano passado foi muito, " ele corre, marca e blá blá blá..."se ele decidiu ser ponta e sua obrigação fazer isto,alem do mas não tem dificuldade alguma em jogar la,pois até o mancuello está fazendo isto bem e olha que ele não tem poder algum de marcação e nunca jogou lá, não invente qualidades pra ele cara, ele é fraco tecnicamente e fisicamente.
1º Que jeito é esse que ele tá jogando?
2º Jeito lentidão, pipoqueiro em grandes jogos, anda em campo, não dá opção de passe;
3º Arão (70 JOGOS como titular, 8 gols 4 no carioca e 04 no brasileiro, e ainda FEZ UM GOL CONTRA, assistência para gols 3 em cada competição) Gabriel ( 46 jogos ALGUNS entrando DURANTE os jogos 04 gols e 03 assistência)
4º Gabriel em seu primeiro ano (2013) de Flamengo foi campeão da Copa do Brasil! e em 2014 foi um dos destaques do time que foi campeão carioca e que chegou a semi final da Copa do Brasil.
5º Não estou defendendo Gabriel, agora se for falar de números e importância para o time este desempenhou dentro de seus limites a sua melhor performace;
6º Se Arão tem realmente todo esse potencial, porque ainda não apresentou? Se essa bolinha quadrada de chutes toscos( quando ele chuta) te agrada, na boa, agora dizer que ele está jogando bem não posso dizer...jogadorzinho de time B.
Quer ser levado a sério mesmo? Vc faz uma comparação de 2 posições com funções completamente diferentes, e quer ser levado a sério? Fale dos números do arão importantes pra posição dele, como desarmes (maior ladrão do brasileiro.), Passes certos (Dentro do Time foi quem mais acertou.), Média de desarmes por jogo (Teve a maior do brasileiro) jogos feitos, não dê números relacionados a atacante pro cara que joga na volancia... Gabriel em 46 jogos 4 gols e 3 assistência e tu fica feliz? Ah meu, sei nem Pq estou perdendo meu tempo com isso, Vizeo jogou 26 jogos (poucos como titular) e tem números melhores, arão está mal sim (hj prefiro o Cuellar), mas jogando mal mereceu ir pra seleção. Gabriel jogou sozinho em 2013? Sabia não, o mais engraçado é que ele era reserva, e terminou o ano reserva em 2014 onde ele fez 1 jogada boa (contra o galo), e hj vem caras como vc tentando convencer alguém que esse medíocre e útil.