Nesta terça-feira, o meia Diego, do Flamengo, completa 32 anos. Vivendo grande fase, ele tem muitos motivos para comemorar, assim como os torcedores, já que o atleta vive uma das fases mais goleadoras de sua carreira.
Desde que foi contratado pelo time rubro-negro, em 19 de julho do ano passado, Diego fez 24 partidas pelo Fla e marcou 10 gols, incluindo um logo em sua estreia, na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, em 21 de agosto, pelo Brasileirão.
Com isso, ele já igualou o mesmo número de tentos que fez em suas passagens por Atlético de Madri e Fenerbahce, dois últimos times nos quais ele esteve antes de se transferir para a Gávea.
A diferença é que o armador atuou dois anos e meio somados pelos times da Espanha e da Turquia, enquanto no Flamengo são apenas sete meses desde que ele foi contratado, e seis desde que entrou em campo pela primeira vez.
Neste período na Europa, anotou 10 gols em 92 partidas, o que deu média de 0,11 gol/jogo.
Foram dois em 19 partidas pelo Atlético, na temporada 2013/14, e mais cinco em 73 duelos pelo Fener, nas temporadas 2014/15 e 2015/16.
A média de gols atual de Diego (0,42 gol/jogo), aliás, só foi superada em uma temporada numa única vez em sua carreira: em 2008/09, quando ele fez 21 tentos em 39 partidas pelo Werder Bremen, da Alemanha, o que deu média de 0,54 gols/jogo.
Os 10 gols pelo Flamengo também já foram suficientes para ultrapassar o total que ele fez pela Juventus, nas temporada 2009/10 e 2010/11: apenas sete em 47 partidas.
Em 2017, o craque rubro-negro tem quatro gols marcados, todos no Campeonato Carioca.
Foram três em times pequenos (um no Boavista, um no Macaé e um no Madureira) e um – totalmente decisivo – no clássico contra o Vasco, no último sábado, pela semifinal da Taça Guanabara.
Já em 2016, ele marcou seis vezes no Campeonato Brasileiro: contra Grêmio, Chapecoense, Figueirense, Atlético-MG, Coritiba e Santos.
De seus 10 gols, apenas três foram de pênalti até agora.
Matéria muito mal redigida. Só considera os gols no Campeonato Turco, sem contar Copa da Turquia e Europa League, e a mesma coisa com relação ao Atlético de Madrid, só contam os gols pelo Campeonato Espanhol e referente apenas à segunda passagem dele pelo clube, em que chegou no meio da temporada e foi reserva. Sem dúvida o Diego vive grande fase aqui, mas pra mostrar isso não é necessário distorcer informações sobre os últimos anos na Europa. Só olhar o footstats.