Depois de sentença favorável em 1ª e 2ª instância, o técnico Dorival Júnior venceu mais uma vez o Flamengo nos tribunais. Desembargadores da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região analisaram embargos de declaração das duas partes e rejeitaram os argumentos do Rubro-Negro contra a ação milionária de Dorival. O treinador cobra cerca de R$ 11 milhões entre salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS e outros dividendos da passagem pela Gávea.
O acórdão do caso foi publicado na semana passada. O Flamengo ainda vai recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Os advogados do atual técnico do Santos não se manifestaram sobre o caso. Procurado pela reportagem, o Rubro-Negro se manifestou através de seu diretor jurídico, Bernardo Accioly:
– O Flamengo, quando intimado, irá recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho e confia na reforma da decisão.
No fim do ano passado, o departamento jurídico do Flamengo avaliava que a sentença em segunda instância tinha “itens favoráveis ao clube”, embora ainda fossem recorrer do que Dorival pediu. Ainda não há expectativa de acordo. O Flamengo quer diminuir ao máximo o prejuízo com a ação trabalhista.
Contratado durante o Brasileiro de 2012, Dorival assinou com o Flamengo até dezembro de 2013. Vencedora das eleições no fim daquele ano, a administração Eduardo Bandeira de Mello propôs redução salarial do treinador, que teria reajuste em maio – segundo contrato firmado pela gestão Patricia Amorim. Sem acordo, o técnico foi demitido. O Flamengo gastava mais de R$ 1 milhão por mês com a comissão técnica de Dorival Júnior – que incluía os auxiliares Lucas Silvestre e Ivan Izzo e o preparador físico Celso de Rezende.
Dorival chegou ao Flamengo em meio ao Brasileirão de 2012, em substituição a Joel Santana. No total, ele comandou o time em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 51,3%). À época, o Flamengo justificou a demissão alegando que “a rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube”.
Confira o texto do acórdão:
“Tomar ciência da conclusão do Acórdão ID 18f3cf3 – ACORDAM os Desembargadores que compõem a 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, por unanimidade, em ACOLHER PARCIALMENTE os embargos de declaração do reclamante para sanar as contradições apontadas e: (I) determinar sejam calculadas as diferenças de 13º (décimo terceiro) proporcional de 2012 e férias integrais com um terço relativas ao período de 2012/2013, decorrentes da integração ao salário do empregado dos valores recebidos nos contratos de imagem e de prestação de serviços declarados nulos, imprimindo-se efeito modificativo ao acórdão e (II) determinar que seja desconsiderado do acórdão o seguinte trecho: “O reclamante não postula o pagamento da última parcela, prevista para 10/04/2013, donde conclui-se que foi por ele recebida” (p. 20), sem contudo, imprimir efeito modificativo ao julgado; por igualdade de votação, REJEITAR os embargos de declaração do réu, tudo nos termos do voto do Desembargador Relator.”
Ver comentários
Mais uma grande realização da administração Patrícia Amorim.
Vamos com calma pessoal! Essa conta tem que ser dividida. A Paty contratou e o Bandeira o mandou embora aparentemente sem um acordo. 70% e 30%.
Trobero,
O Bandeira se viu obrigado a mandar embora porque era inviável tanto o Contrato dele como o do Wagner Love, Ibson, etc. Isso mostra que existia um vício na administração PA.
Guardadas as devidas proporções a situação lembra um tanto a revolta da torcida em relação à renovação do Gabriel. Poxa mas o clube já investiu tanto no jogador, porque não renovar? Não renove justamente para não aumentar o prejúízo. Tem hora que é melhor realizar o resultado financeiro de uma única vez, seja ele lucro ou prejuízo, do que ficar projetando casas em base de mangue.
SRN
Concordo que o Bandeira foi obrigado a manda-lo embora, mas desde então esse situação deve ter sido monitorada. Se agora esta nesse montante, foi pq a diretoria administrou e sabia das consequenciais.
Troberto,
Veja que ainda não sabemos o valor que deverá ser pago. 11 milhões é o que o Dorival pede. Na sentença a justiça envia o ofício para que os valores sejam calculados de acordo com as premissas listadas.
Espero que o valor fique bem menor que o pleiteado.
SRN
Todos nós esperamos! SRN !
Não pagou na época, mas já devia saber que teria que pagar agora, é triste, foi o melhor técnico que o Flamengo teve desde 2012.
VTNC. LAVE SUA BOCA P FALAR DO EBM .
Quando a Patricia Merdarim deu entrevista, dizendo que não entendia o porquê da atual diretoria pegar empréstimos para ajustar o caixa, demonstrou ser uma amadora na administração. Essa ameba ainda ganha um cargo público na administração Crivela. Meu Deus, tenha piedade do Rio!
Pensei o mesmo, ela ainda tem a audácia de questionar a administração do E.B.M,
E o sonho dela, pesadelo de qualquer pessoa de bom senso, é administrar o Maracanã. KKKKKKK
Onde está a Patrícia Amorim nessas horas? Ela teria que no mínimo ser enquadrada no crime de responsabilidade fiscal. Mas nesse país, quando uma lei é cumprida, os beneficiários serão sempre os políticos e ex-presidentes de clubes como essa praga.
Cabe ao Bandeira, entrar com uma ação para cobrar da Patrícia Amorim esse valor caso tenha que pagar.
Na matéria que ela deu, e que foi publicada aqui na coluna, de uma forma geral, ela imitou o Lula e disse que não sabia de nada e que não vida nada demais e que foi injustiçada. Ah, é claro, ela também se considerou super honesta.
Segue o jogo.
SRN
É uma vadia ladrona isso sim , deveria estar na cadeia.
Ela foi protegida no Conselho do Clube.
Se contratasse o advogado do Fluminense já tinha encerrado o caso a muito tempo
E ainda era capaz dele entrar com recurso contra o Dorival cobrando esses 11 milhões kkkkkk
Os advogados do fluminense são SUPER COMPETENTES KKKKKKKKKK
Patricia amadorim, é mais uma caveira que temos que enterrar. A sorte que temos o ato trabalhista.
Madruguinha, você saberia dizer quanto ainda existe de saldo nessa conta que o Flamengo deposita regularmente?
SRN
Pelo que sei, são 15% da receita anual, pois já pagamos Romário, Ronaldinho Gaúcho, Petkovic, Renato Abreu, entre outros. O doriival deve entrar ai também.
Na época o flamengo não tinha condições de fazer acordo nenhum ,era diminuir a folha salarial é pronto, mas a incompetente da Patricia contrata um técnico com vários auxiliares caros , só poderia dar nisso, comissão técnica precisa ser permanente !
Clesio,
É sempre importante lembrar que o Contrato do Dorival possuía gatilhos de aumentos generosos e automáticos sem nenhuma contra partida. Mais um "gol de placa" da gestão "Patrícia Amadorim" (royalties ao Madruguinha) - deveria se concentrar apenas nos esportes amadores porque lá, em tese, não existe dinheiro o que por si só já diminui bastante a chance dela se enrolar.
SRN
André, a comparação com o lula foi demais, kkkkkkkkk
"Cúpanheiirus, eu num sabia di nada, eu decidi diero im caxa de oitenta miliois"
Madruguinha, fugindo um pouco do tema da coluna, você já teve a oportunidade de assistir aos vídeos do youtube que mostram o Lula explicando de onde ele tirou o número de criancinhas com fome no Brasil? Pois é, a diferença entre as personagens de "antes" e as de "hoje" reside apenas na maior capacidade que hoje temos de registrar e divulgar o que elas sempre fazem.
SRN
Sai pra lá assombração!
VTNC Patrícia MERDARIM
Mais uma herança maldita....como sabemos que a justiça trabalhista é totalmente pro-empregado,o melhor é fazer um acordo logo e pagar parcelado....é capaz de termos saldo suficiente no Ato Trabalhista para pagar tudo de uma unica vez. Não adianta chiar, e isso não é culpa da diretoria atual (apesar da demissão ter sido um ato extremo que talvez pudesse ter sido negociada na época para que fosse feita de forma amigavel e com acordo para pagamento). Vida que segue, chorar o passado nos impede de olhar o futuro...vamos em frente....
Bom tá ai mais de um estádio de futebol com as falcatruas das gestão passadas .Jogado fora por incompetentes imagina todas estas ações trabalhistas e mais a dívida de 750 milhões daria um belo estádio . Mais.
Pois é...teriamos construido pelo menos um estádio de 60 mil pesssoas com os desvios, os acordos com empresários e o descaso com o pagamento de dividas, impostos e direitos trabahistas....o unico consolo é que parece que temos as lições aprendidas e dificilmente iremos seguir esse caminho novamente....Graças a Deus!!!!