GE: “Após pedir garantias, prefeito de Volta Redonda diz que o jogo está marcado”

Compartilhe com os amigos

Mais uma polêmica para a coleção do Campeonato Carioca 2017. A prefeitura de Volta Redonda emitiu uma nota no fim da tarde desta quarta-feira dizendo não ter sido procurada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro e alegando não ter condições de receber Flamengo x Vasco, no sábado de Carnaval. A Ferj, só então, agiu e entrou em contato com o prefeito Samuca Silva. Uma reunião acontecerá nesta quinta-feira para que os detalhes operacionais sejam acertados, mas o próprio prefeito, em contato com o GloboEsporte.com, adiantou que a cidade receberá, sim, a partida.

– Sem o apoio da polícia do Rio, nós não teríamos condições de receber um jogo desse tamanho. Mas o jogo está marcado para Volta Redonda depois que recebi a ligação do presidente da Ferj (Rubens Lopes) e do grupamento especial do Rio (Gepe), garantindo o reforço no policiamento. O jogo está marcado para Volta Redonda – disse Samuca.

O que a prefeitura de Volta Redonda alegou era que o comandante do 28° Batalhão não tinha como assegurar a segurança do jogo por falta de efetivo. No entanto, a Ferj afirmou que o Gepe garantirá a segurança interna do clássico, além de fazer a escolta das torcidas. A Federação confirmou a realização da partida no município sul fluminense  em nota à noite em seu site:

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirma que o clássico Flamengo x Vasco, pela semifinal da Taça Guanabara, será realizado no próximo sábado (24/02), às 17 horas, no Estádio da  Cidadania, em Volta Redonda.

Já a outra semifinal da Taça GB, Fluminense x Madureira, será disputada no mesmo dia, às 16h30, no Estádio De Los Lários, em Xerém”.

O passo a passo da quarta-feira:

– Às 13h, dirigentes dos clubes e da Ferj, representantes das partes envolvidas e Polícia Militar, com a presença do juiz Guilherme Schiling, decidiram, após 3h30 de reunião, que a liminar que impede torcida mista nos clássicos seria suspensa. Desta forma, Flamengo x Vasco se enfrentariam no sábado de Carnaval com 50 a 50 na arquibancada.

– Foi informado que o clássico seria realizado em Volta Redonda, às 17h. Já Fluminense x Madureira se enfrentariam às 16h30 em Los Larios, em Xerém.

– No fim da tarde, a prefeitura de Volta Redonda soltou nota oficial dizendo que não havia sido comunicada do clássico em seu município e não teria efetivo da Polícia Militar para assegurar a segurança dos torcedores. O prefeito Samuca Silva disse que foi informado apenas pela imprensa do jogo em sua cidade.

– A Ferj, então, entrou em contato com o prefeito. Prometeu o Gepe para fazer a segurança interna e a escolta das torcidas. Os dirigentes da Federação vão nesta quinta-feira para a cidade no sul fluminense acertar também os detalhes operacionais.

– Após o telefonema da Ferj, o prefeito Samuca voltou atrás e disse que o jogo aconteceria na cidade. Logo em seguida, a Ferj também confirmou o clássico Flamengo x Vasco.

– A Polícia Militar do RJ enviará efetivo de 100 homens para o interior do estádio e duas viaturas do Batalhão de Choque com 40 homens para atuar na área externa. Há a possibilidade de ser acionada a tropa de cavalaria.

A última nota oficial divulgada pela prefeitura de Volta Redonda:

“A Ferj ligou pra prefeitura de Volta Redonda pedindo desculpas e informando que o Gepe garantiu a segurança no jogo.

A Ferj está vindo para Volta Redonda amanhã, quinta-feira, para resolver questões legais com a prefeitura de Volta Redonda, que administra o Raulino de Oliveira”.

Entenda o caso:

Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a determinação de torcida única movimentou os bastidores dos clubes do Rio. A primeira reação foi de Eurico Miranda, que afirmou – e mantém a postura até hoje – que o Vasco não entraria em campo caso a medida não fosse cassada. Flamengo e Fluminense também foram contrários; o Botafogo mostrou interesse em fazer um teste, mesmo não abraçando a causa por completo.

Sem definição, a alternativa mais segura era levar a semifinal para fora do estado. As primeiras opções foram Manaus (preferência do Vasco) e Brasília (escolha do Flamengo), mas as negociações não avançaram. Nesta segunda-feira, a Ferj surpreendeu ao colocar Juiz de Fora como local do duelo, mas, no dia seguinte, Prefeitura e Polícia da cidade mineira, que afirmaram nem mesmo terem sido contactadas por ninguém da Federação do Rio, vetaram a realização, alegando grande número de compromissos com o Carnaval da região.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Uma dúvida, com mudança de horário será que o jogo vai ser transmitido em rede nacional? Pois antes estava previsto o jogo do Fluminense

  • O policiamento tinha que pegar esses torcedores brigões e mandar lá para Bangu igual os cúrintianos, os caras passaram 1 mês lá e saíram chorando, nunca mais eles vão arrumar problemas com o GEPE. Ficar refém desses marginais e mudando local do jogo por causa deles é admitir incompetência dos órgãos de segurança do estado; não dá mais para aturar isso.

    SRN #VamosFazerAnossaParte

  • O Flamengo tem o mando de campo, porém a Ferj não quer abrir mão dos seus interesses que é colocar um da dupla vices e faísca na final.

  • Pessoal,
    Uma dúvida jurídica:
    Para quê existe regulamento e tantas regras que são definidas no arbitral se no final, quando é do interesse de alguns, tudo é feito nas coxas e no clima barata voa?
    Uma dúvida rodoviária:
    Sabendo do histórico de confronto nas estradas, em pleno “sabadão de carnaval”, com aquele já característico trânsito pesado, quem vai garantir a segurança das demais famílias que estiverem trafegando pelas estradas que ligam o Rio a Volta Redonda?
    Um dúvida do Estatuto do Torcedor:
    Qual é a janela de tempo anterior ao jogo que o Estatuto define para tudo já estar resolvido e já com venda de ingressos?

    Opinião pessoal: Clássico Barata Voa!!!
    SRN

Comentários não são permitidos.