Notícias

Há sete meses sem jogar, Ederson ainda é uma incógnita no Flamengo

Quando ele volta? Só o Flamengo sabe. Sem jogar desde 3 de julho do ano passado, quando sofreu uma entrada violenta de Fagner, num duelo contra o Corinthians, pelo Brasileiro, o meia Ederson ainda não tem previsão de retorno às partidas. O jogador de 31 anos tem contrato com o Rubro-Negro até o fim desta temporada e ainda é uma incógnita no clube. Ele chegou à Gávea em julho de 2015, mas vem sofrendo com problemas de lesões desde então. Por isso, tem apenas 32 jogos pela equipe e quatro gols.

Contratado para ser o camisa 10 do Flamengo, Ederson ainda está longe de ser o jogador que se esperava. Ele chegou a ter alguns bons momentos no Rubro-Negro, mas não conseguiu dar sequência por causa das lesões que sofreu.

Ederson foi inscrito no Campeonato Carioca e há esperança que ele possa, finalmente, voltar ao time ainda nesta competição. O atleta já foi visto correndo no gramado do Ninho do Urubu e, há algumas semanas, vinha fazendo reforço muscular e trabalhos de condicionamento físico.

O meia foi contratado sem custos pelo Flamengo e não chega a ter um salário astronômico para os padrões dos grandes clubes do futebol brasileiro. Estima-se que ele receba cerca de R$ 200 mil. Porém, de qualquer maneira, é uma quantia considerável sendo investida num jogador.

O Flamengo admite que o retorno do meia depende do próprio jogador.

– Ederson sofreu uma lesão atípica (edema ósseo), que não tem um tempo específico de cura. Prefiro não dar um prognóstico. Temos que esperar para ver como ele vai reagir. Assim como no caso do Conca, estamos fazendo o máximo possível, mas isso foge um pouco da gente, depende mais do organismo dele do que da parte médica. O caso dele está sendo um pouco mais longo, realmente – disse o chefe do departamento médico do clube, Márcio Tannure.

O jogador também preocupa o Flamengo no aspecto psicológico. Recentemente, o coordenador de psicologia do clube, Fernando Gonçalves, falou sobre a situação do meia, ansioso pelo retorno aos jogos.

– Ederson passa por esse sofrimento, algo de quem quer demais a recuperação. Mas em função do edema ele não consegue avançar. Falamos com o Márcio (Tannure) nesse processo. Ele (Ederson) é muito perfeccionista, gosta de ter muitas certezas, flexibiliza o processo para a recuperação ser a mais saudável possível, para que a cabeça ajude. É difícil, ele quer muito ajudar. Tivemos a fatalidade do jogo contra o Corinthians, que é um fator externo, que comprometeu. Ele acaba usando tudo de forma inteligente para que esse processo seja da maneira mais saudável e que a cabeça jogue a favor nessa recuperação – disse o psicólogo.

Ederson chegou a despertar o interesse de Coritiba e Atlético-PR no início desta temporada, mas não houve avanço nas negociações.

O Flamengo vai divulgar um boletim sobre o estado de Ederson e Conca nesta sexta-feira. Fica a expectativa para saber se o camisa 10 poderá, finalmente, voltar a atuar.

RELEMBRE OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR EDERSON:

Estiramento na coxa esquerda – Ederson sofreu um estiramento leve no músculo adutor da coxa esquerda num jogo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 2015, em agosto daquele ano.

Contusão virou problema ainda maior – Novamente contra o Vasco, porém pela Copa do Brasil, em setembro, Ederson recebeu uma pancada e deixou o jogo. Num primeiro momento, o Flamengo divulgou que ele sofreu uma contusão no joelho direito. No entanto, dias depois, o clube informou que o camisa 10 sofreu, na verdade, uma lesão no ligamento colateral lateral.

Preparação especial e otimismo que não se confirmou – Ederson fez um longa preparação na pré-temporada para brilhar em 2016. O clube estava muito otimista com o atleta, mas isso não se confirmou. Cauteloso, o Flamengo só colocou o camisa 10 em campo já em março. Ederson chegou a fazer alguns bons jogos e foi decisivo contra o Internacional, no primeiro turno do Brasileiro, fazendo o gol da vitória por 1 a 0.

Edema após entrada muito violenta – Ederson fazia um jogo contra o Corinthians, pelo primeiro turno do Brasileiro do ano passado, no dia 3 de julho, quando foi vítima de uma entrada muito violenta do lateral Fagner. Naquele lance, o meia do Flamengo sofreu um edema ósseo no joelho esquerdo. Ele foi submetido a uma cirurgia em setembro e, desde então, segue se recuperando, sem previsão de retorno aos jogos.

Fonte: Lancenet

Ver comentários

  • Enquanto isso o Fagner segue sua vidinha...uma entrada covarde e criminosa. Deveria ficar o mesmo tempo do Ederson fora dos gramados. Ele é maldoso mesmo, vi jogos dele entrando forte para machucar. Lamentável. Eu torço muito pelo Ederson. Tem gente ai falando que ele está acabado, bichado...gente que não tem a menor consciência. O cara sofreu uma agressão, nada a ver com parte muscular. Profissional ao extremo. Um exemplo. Espero que ele de a volta por cima, pois é muito bom jogador e um ótimo caráter. Força Ederson.

    • Ah, para Almir. Qualquer jogador com físico razoável já teria voltado há muito tempo. Quiseram arriscar contratando um jogador com histórico de muitas lesões e que até hoje não jogou um jogo inteiro, por ser "oportunidade de mercado". Fora que é a terceira vez dentro do próprio Flamengo que ele fica um bom tempo fora. Só fez 31 jogos e está há +/- 220 dias fora. Por causa da fragilidade física dele, tivemos que aguentar Gabriel, Fernandinho, Cirino e Sheik ano passado e ainda aguentamos o Gabriel. E para ser sincero, dentre um pereba de baixo custo disponivel para jogar e um bom jogador de físico frágil que não fica disponível quando precisamos dele, prefiro o tal pereba. Conca volta antes dele ainda se duvidar.

      • Yan me desculpe, mas devo discordar em parte. No Flamengo foi constatado um desnível em um dos lados, que seria a causa das muitas lesões. No Flamengo quantas musculares ele teve? Me parece que uma. Contra o vasco foi uma Entorse no joelho, e contra o gambá foi a agressão do Fagner.Nada relacionado com a parte muscular. Ederson vinha em bom momento e com boa sequência até o jogo fatídico contra o gambá, e foi o edema ósseo que atrapalhou....caso raro, mas infelizmente aconteceu. Concordo que ele seja azarado rsrsrs, mas quando veio foi uma aposta sim é verdade e estava dando certo. Acho um jogador ainda útil, principalmente se olhar para opções como Gabriel, que nem deveria ter renovado (outra discussão). Acho que vale a pena mantê-lo no grupo. pode se fazer uma outra proposta para a renovação e baixar os valores, uma por produtividade...caso claro ele venha a se recuperar e jogar. Vamos aguardar né. SRN.

        • Eu não via ele "em ascensão" como o pessoal aqui fala. Ele foi mal no primeiro semestre de 2016 e no Brasieliro vinha fazendo partidas discretas. As boas partidas mesmo foram contra Fluminense, Internacional e Corinthians. Nada fora do normal. Mas falam como se fosse uma evolução de muitas partidas e atuações espetaculares. Eu fiquei com pena do Ederson nos primeiros meses e fiquei com muita raiva do Fagner, juiz e do Corinthians naquele jogo. A previsão inicial de retorno era de um mês. Mas depois viraram dois, final do campeonato, ano que vem, Carioca, sem previsão de retorno... enquanto isso outros jogadores limitados da posição reinam em seu lugar. Inteiro ele consegue agregar muito à equipe, mas o problema é que é muito difícil ele estar inteiro. E até pegar ritmo, sequência de jogos, adaptação ao time e esquema, lá se foi o ano. Não vejo tanto otimismo como vocês vêem a volta do Ederson. Está no elenco e quase se recuperando, ok. Continua e veremos se consegue manter uma boa sequência de jogos. Mas estamos pagando caro pelo risco elevadíssimo que foi a sua contratação.

          • Yan eu entendo, mas o caso do Ederson é raro. Não foi só a torção em si, mas o edema ósseo que agravou a contusão. QUALQUER JOGADOR ESTÁ SUJEITO A ISSO. E cá pra nós, qualquer jogador iria sentir aquela entrada desleal. Não por ser o Ederson...Com relação a evolução do Ederson, falo por mim, nunca postei que foi maravilhosa e sim que ele vinha em uma crescente, bem diferente. E vinha mesmo. Cada um faz a sua leitura. E o jogador se contundiu jogando, e tem contrato com o clube, e o clube tem que dar respaldo, bom isso é Lei, cabe ao Flamengo cumprir...acho viável que ele tenha uma oportunidade de mostrar serviço e ai sim ver se vale a pena mantê-lo. Penso assim. SRN.

    • E sem falar que o salário é considerado baixo pro nivel dele 200 mil. Prefiro mil vezes ele recebendo esse valor, do q o gabriel e girino jogando.

      • Amigo só nessa última contusão já são 07 meses sem jogar! Fora o tempo das outras várias que ele já teve no clube! Adianta de que?! Me explique ai!? 200 mil reais é baixo para ele pq?! Oq ele anda mostrando para valer tudo isso?! Ele já mereceu tal valorização, mas hoje não!

        • Amigo são fatalidades...todo jogador está sujeito a isso. Infelizmente o Ederson não dá muita sorte. E muito bom jogador, isso não se pode negar, e ainda quero ver o Ederson jogando e ai sim vamos ver se ele tem condições. Imagina ele voltando bem e dando a volta por cima. Será de muita ajuda e quem sabe desperte o interesse de algum China, Europa...quem sabe. SRN.

          • Olha as palavras que vc estar usando: "Sorte" "imagina" " quem sabe" "ainda quero"! Amigo é tudo muito hipotético! Haja paciencia de esperar... já deu amigo!

    • Independente da entrada ter sido violenta, como realmente foi, a questão é muito mais ampla Almir. Ederson é um jogador que tem limitações físicas evidentes! Já chegou no clube lutando contra as lesões! É um cara que antes desse última, já tinha tido várias outras já no clube! Éderson custa caro e não joga! Infelizmente deve ser interpretado como um mal negócio que o clube fez! Tem qualidade, é um jogador diferente dos demais do clube (exceto diego), mas até agora só DM! A melhor solução é dar todo suporte a ele, para que possa se recuperar mas tem que rescindir o vínculo! Não dá mais...

      • Hymerfla. Em parte você tem razão, mas como disse ao Yan ai em baixo, Ederson se não me engano só teve uma leve contratura na coxa e duas contusões sem nenhuma relação com a parte muscular. Uma contra o Vasco que ele torceu o Joelho e essa mais grave que foi a agressão covarde o Fagner. por isso que acho válido ainda mantê-lo no elenco. Com relação aos vencimentos, ele deve estar no fim de contrato (acho que até o final desse ano), bom, é procurar o jogador e propor um contrato mais em conta...claro desde que ele comece a jogar e dar retorno em campo, do contrário eu concordo em nem renovar. SRN.

        • Se ele estiver machucado, a lei obriga o clube a manter ele até ele se recuperar, mesmo se contrato já estiver expirado, ou seja o contrato é estendido até a recuperação.

        • Almir entao Quer dizer que vc é a favor dele pq ele nao teve nemhuma lesao muscular? É esse o parametro que importa?! Vc quer ainda q no fim do contrato ele venha mostrar serviço?! Serio? Vc é muito otimista amigo...

    • E outra, se um atleta machucar um outro atleta e ficar fora pelo mesma quantidade de dias que ele, o que a princípio parece justo, aquele que machucar o Ederson vai cumprir 10x a pena que se pagaria por lesionar qualquer outro jogador.

      • Kkkkk... A vantagem é que ninguém ia querer dar um carinho nele. Daí ele ia passar pela marcação facilmente. Kkkkk

    • Imagina o time do cara que agrediu... ficar pagando os salários pro cara sem que ele possa jogar... se fosse um empréstimo ou ate mesmo uma compra... o investimento perdido nesse tempo...
      Claro que o time que teve o jogador agredido tb tem esse mesmo prejuízo...
      Talvez fosse mais justo deixar o agressor jogar, mas dando integralmente o seu salario para o jogador que foi agredido... assim minimiza o prejuízo no time do agressor... e imputa pena apenas a ele...

  • Foi um erro grosseiro da diretoria ter contratado esse cara. Se em toda contratação há um risco de não dar certo, nessa tinha 98% de chance de dar errado. #FORAEDERSON

    • Cara. Nesse caso eu ainda sou um esperancoso. Acho que um dia ele vai se recuperar e jogar bem pelo fla. mas concordo que pode ser inocencia minha.

  • Esse cara se fosse decente pediria pra sair do flamengo e devolveria os salários do período que ele não jogou! jogadorzinho de merdaaaaaaa!

    • Vc devolveu o seu salario os dias que ficou vendo sacanagem na internet no horario de trabalho!? Hauahahaha

        • Soh se vc tem uma empresa onde vc da meia hora de cuh por cem merreis. Aí meu irmão. Prefiro morrer pendurado no inss. Se fode aí literalmente pederasta.

          • esta historia de cuh e se vender é contigo assalariado, como disse sou dono do meu próprio negocio, hahahahahaha se fode escravo!

    • Ele é a esperança do Gabriel não ser mais relacionado futuramente kkk

  • O Éderson tem muita qualidade e ainda vai nos ajudar muito. Eu espero que ele se recupere e possa fazer uma boa temporada para renovar com o Flamengo. #ficaederson

  • Olha, pessoal , tudo bem que concordamos ao perceber nitidamente a entrada violenta de Fagner como fator determinante para tirá-lo de campo. Entretanto, outros jogadores já levaram entradas piores e se recuperaram mais rapidamente.

    Dodô, lateral revelado pelo Corinthians e emprestado ao Bahia em 2011, levou uma entrada duríssima do zagueiro Bolívar (ex-Inter), do Botafogo, numa partida válida pelo Brasileirão daquele ano. Mesmo com uma lesão bem mais feia e uma punição mais justa pro agressor, o jogador se recuperou mais rapidamente.

    Sobre a contratação do Éderson tenho duas ressalvas: ou ele foi contratado pra mostrar o excelente trabalho do CEP, ou existiu um erro de planejamento dado que o jogador possui um histórico de várias lesões.

    Torço para que esse atleta se recupere a tempo e forme um belo trio de ataque com Guerrero e Berrío. Se lesionar novamente e ficar muito tempo parado, prefiro que não renovem mais.

    SRN!

    • O CEP não foi inaugurado em 2016?
      A contratação por oportunidade foi boa ( o Flamengo tentou fazer o q Corinthians fez com o Renato Augusto), mas está dando errada até o momento (quando entra é difícil jogar mal), realmente não só pela entrada do Fagner.
      "Torço para que esse atleta se recupere a tempo e forme um belo trio de ataque com Guerrero e Berrío. Se lesionar novamente e ficar muito tempo parado, prefiro que não renovem mais."
      Concordo. Dependendo da lesão, talvez até o próprio jogador queira sair.
      SRN

      • Ederson jogou por 31 jogos e marcou 4 gols. Em todas as partidas ele nunca jogou por 90 minutos completos em campo (nem quando começou de titular). Já se nota daí certos problemas físicos que o atleta pode vir a ter. O corpo aparenta se recuperar muito lentamente, e só nos resta esperar e torcer pelo melhor.

  • bom não precisa antecipar a volta dele, trabalha mais ele, reforça a estrutura dele não ta fazendo falta agora.... vai ser bom pro elenco a volta dele.. mas nessa volta vai ser a ultima chance dele ..... que volte bem , e que DEUS ABENÇOE E LHE DER MUITA SAUDE E PROTEÇÃO (NÃO FOI IRONIA) !! VAMOS FLAMENGO

  • É uma pena porque esse cara tem bola pra ser titular em qualquer clube do Brasil e até do exterior.

    Não sei se ele tem problema de saúde crônico ou é azarado ao extremo.

    • Ele eh muito bom. Mas teve o azar de ser bichado por natureza.
      Parace ate aquele filme corpo fechado onde um cara nunca sofre nada e o outro acontece de tudo. Seria ele e o karl malone do utah jazz. O cara nao jogou em apenas em 10 jogos em 1500 jogos. Huahuahua. Xmen total.

    • Verdade Xará. Ederson acho que é um pouco azarado mesmo. rsrsrs. Mas o cara joga muita bola. SRN.

  • Sem voltas... Ederson é prejuízo. Isso é fato.
    Pior negocio, só o Cirino, que parece que joga machucado.

  • Sinceramente eu não consigo entender quem defende um cara que não joga, e ainda por cima colocam a alcunha de craque! Só pode ser brincadeira isso.... tinham que demitir um cara bichado desse, não acrescentou em nada ao Flamengo desde que chegou.

    • Ele não joga porque não quer? É irresponsável ou mau profissional? Todas as informações que saem dizem que todos elogiam o atleta pelo comportamento e dedicação. Não vejo motivo para crucificá-lo.

      • Entendo seu posicionamento, mas basta ter um bom comportamento e dedicação? Mesmo com esses atributos Marcio Araujo é crucificado. O que eu digo é que até hoje o único parâmetros que temos é o futebol que ele jogou a anos atrás. Não da pra esperar que o Ederson a qualquer momento vai voltar e carregar o Flamengo, ou que vai voltar e ser superior a qualquer um que já esteja no clube. Um jogador de futebol precisa dar retorno de alguma forma ao clube, se isso não acontece algo esta errado... Pelo menos é assim que eu penso.