Jornalista critica postagem do Fla após clássico contra o Botafogo

Compartilhe com os amigos

Após a vitória de 2 a 1 sobre o Botafogo no último domingo (12), os dois clubes passaram por um novo duelo, dessa vez nas redes sociais.

Flamengo provoca Botafogo no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

O rubro-negro carioca publicou uma imagem com a mensagem “#CadeVocê? Não adianta fugir, não adianta correr. Deu Mengão no Engenhão só com a Nação: 2×1.” e foi aí que tudo começou.

Antes da partida começar, membros das torcidas organizadas dos times realizaram um momento triste para o futebol. Briga, tiros e mortos.

E foi por esse motivo que o Botafogo, achando que o Flamengo havia feito apologia a morte e respondeu a mensagem também pelo Twitter.

No programa Redação SporTV, o jornalista Martín Fernandez, comentou sobre o caso falando que o Flamengo agiu de maneira equivocada:

Twitter Botafogo e Flamengo (Foto: Reprodução)

– A primeira mensagem do Flamengo é errada em tantos níveis, é tão errada, que não sei o que dizer, não sei por onde começar, é muito errado. Morreu um torcedor na porta do estádio e o cara coloca: “cadê você”? “Estou no hospital, estou no cemitério” – disse o jornalista, indignado com a postagem.

O colunista Carlos Eduardo Mansur, do jornal “O Globo”, não vê apologia à violência, mas também faz críticas à postagem, considerada insensível e infeliz.

– Ali é a insensibilidade em todos os níveis. Na hora da primeira mensagem do Flamengo, não se sabia da morte, mas se sabia do caos instalado. Não é hora desse tipo de brincadeira, até porque o “não adianta correr, não adianta fugir” fazia também referência ao pleito do Botafogo de que o jogo não acontecesse, e caberia ser discutido (…) Não consigo ter interpretação de que foi incitação de violência, foi uma brincadeira infeliz. Mostra que exige-se mais cuidado no manuseio dessas ferramentas sociais pela sociedade que a gente vive. Não adianta achar que as brincadeiras vão ser interpretadas da maneira que devem ser.

O Flamengo emitiu uma nota comentando o caso, veja:

“O Flamengo é um clube austero, íntegro e, apesar de se manifestar com humor quando cabe nas redes sociais, jamais faria “provocação” relacionada a um assunto tão sério e triste quanto a  violência que, todos sabem, é mazela social infelizmente comum em nosso país. Pelo contrário. Sempre condenamos e sempre vamos condenar atos como de hoje no entorno do Engenhão. A acusação por parte do perfil do Botafogo é, além de leviana, irresponsável e inconsequente. Como toda violência.”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando faltam argumentos e razão, surgem os ilusionistas das trevas que tentam distorcer qualquer informação e transformá-la em sustentáculos da sua ignorância.
    Não tem nada demais na postagem. SRN!

  • Que jornalista? Alguém conhece? Acho que nem é necessário fazer comentários né?

  • Esse é mídia ante Flamengo

  • Vamos aos fatos:
    1° A postagem pode até ter sido inoportuna mas não foi maldosa pois não faz nenhuma menção à morte do torcedor e sim ao fato de a torcida do faísca nunca aparecer nos estádios.
    2° Vasco
    3° Esse oportunista de ? está se favorecendo do ocorrido para aparecer, não vi algo semelhante quando a torcida do Cocôrinthians quase matou os policiais no Maracanã e o clube emitiu nota que era inaceitável o que a POLÍCIA DO RIO estava fazendo em manter os bandidos presos e repudiava a AÇÃO DA POLÍCIA.
    Porque esse pseudo jornalista não ficou indignado?
    4° O faísca está tentando de todas as formas manchar a imagem do Flamengo, desde o caso Arão eles estão com dor de corno e ficam nessa palhaçada, time pequeno é assim mesmo.
    SRN

  • “Não é hora desse tipo de brincadeira, até porque o “não adianta correr, não adianta fugir” fazia também referência ao pleito do Botafogo de que o jogo não acontecesse, e caberia ser discutido (…) Não consigo ter interpretação de que foi incitação de violência, foi uma brincadeira infeliz.” Eu sempre tento ser imparcial nas análises. Concordo com o jornalista. Foi uma provocação do Flamengo em hora inapropriada e a preocupação do Botafogo antes do início do jogo era justamente a segurança de seus torcedores. E também poderia ser um nosso. Insensibilidade por parte do Flamengo. Por outro lado, não houve incitação à violência como o Botafogo acusa. Houve falha grosseira de interpretação por parte deles. Como bem disse o jornalista o “não adianta fugir, não adianta correr” se refere à recusa do Botafogo para se realizar a partida por motivos de segurança. E se confirmou. Repito, faltou insensibilidade ao Flamengo. O resto é conversa. Também achei sensata a nota emitida pelo Flamengo.

  • Os jornalistas e a diretoria do botafogo são burras mesmo ou apenas levianas?

    Para qualquer criança que acompanha um mínimo do futebol carioca sabe que a postagem se referia à constante e rotineira ausência de torcedores do botafogo nos estádios.

    Muitos simples pra ter que desenhar.

    • A não interpretação do “cadê você” é de uma imbecilidade sem tamanho. Como você bem disse, faz referência à ausência de trovadores do Botafogo nos estádios. Porém o “não adianta correr, não adianta fugir” foi inapropriado para o momento. Não sei qual era a real intenção por parte do Flamengo ao se publicar esta frase, mas ao que tudo indica se refere à recusa do Botafogo para se realizar a partida, justamente por motivos de segurança. Como disse o segundo jornalista, não houve apologia à violência, mas insensibilidade do Flamengo, pois mesmo que essa não tenha sido a intenção do Flamengo, a frase postada permite essa interpretação.

      • Concordo totalmente com você. Só para complementar, e nem quando se tentou cancelar o jogo a diretoria do botafogo estava certa. Como bem frisou nosso Presidente em entrevista na espn muito pior seria se os milhares de torcedores presentes ao estádio fossem despachados para as ruas. Lá, estariam expostos à barbárie. Caso fossem mantidos dentro do estádio, bastaria que entre eles também estivessem gente propensa à violência e a situação pioraria. Aí, talvez a triste notícia seria também de confrontos dentro do estádio.

  • A mensagem, caso postada após saber-se dos conflitos no entorno do estádio, foi inoportuna. Mas, pior que esse pequeno equívoco, ou alguém consegue mesmo crer que quem a postou apoia a violência reinante entre os celerados que dela participam (?), foi a falsa indignação oportunista e hipócrita de que se serviu a direção do menor do Rio. Oportunista, pois tentavam diminuir o sabor da derrota. Hipócrita, pois esconde o verdadeiro sentimento de despeito. Francamente, Flamengo e botafogo não têm culpa alguma pela ação de marginais que se aproveitam do futebol, sem sequer torcerem de verdade, para extravasar suas perversões morais. Mas é certo que um deveria ter sido mais cauteloso e o outro menos fariseu.

  • Errado mesmo é o Botafogo e esses “jornalistas” se preocuparem em crucificar o Flamengo por uma postagem de internet ao invés de procurarem descobrir e punir o real culpado da morte do torcedor. Mas é como o grande Tabet disse: tudo no Flamengo é maior, mais importante e mais relevante. #PAZ

  • O Flamengo está certo em se posicionar desta forma. O Botafogo é tão pequeno e os jornalistas são tão despreparados que sequer avaliam as coisas como deveriam.
    Deixem a porra destas babaquices e serem levianos nas interpretações totalmente distorcidas e foquem na responsabilidade das autoridades, da Ferj e de quem tinha o mando de campo.
    O futebol brasileiro precisa catalogar os torcedores e reprimir as idas e vindas de marginais travestidos de torcedores. Precisam cobrar isto das autoridades e da polícia, sobretudo. Os clubes tem parcela mas de melhor organizar suas torcidas ou extinguir estas.

Comentários não são permitidos.