Maracanã: Entenda a situação da guerra nos bastidores

Compartilhe

O estádio que já foi eleito o maior do mundo e que é símbolo e um dos cartões postais do Rio de Janeiro, encontra-se abandonado, cheio de problemas e em estado de penúria. A Odebrech, sua atual gestante, decidiu vender sua concessão, válida por mais 31 anos, e houve dois interessados:  Lagardére e GL Events, que estão em guerra nos bastidores.

Há um fator que pesa na escolha das concessionárias: A Lagardére quer verificar o estado atual do estádio para descontar eventuais reformas antes de pagar o preço de R$ 60 milhões, mesmo valor que vem sendo oferecido pela GL Events, que não faz tal exigência e topa assumir do jeito que o estádio se encontra.

Para as Olimpíadas 2016, o estádio foi cedido para a Rio 2016, empresa que geriu o Maracanã durante o evento. Mas, após o fim da concessão, a Odebrecht não aceitou de volta o Maracanã pois considerou que o estádio estava fora das condições de quando foi entregue. Contas atrasaram, luz foi cortada, segurança reduzida a poucos indivíduos para um complexo enorme, e os furtos começaram já nos primeiros dias de dezembro.

No primeiro mês deste ano, o jornal O Globo revelou que o estádio se encontra em situação crítica. Todos os envolvidos na disputa da concessão do Maracanã foram ouvidos e nenhum deles conseguiu estipular quanto dinheiro será preciso investir para deixar o estádio pronto para receber jogos.

A Odebrech, que se recusou voltar a gerir o estádio, teve que, por meio de uma liminar prevista no contrato,  reassumir a gestão. Recentemente houve um pedido da FERJ para as que semifinais da Taça Guanabara acontecerem no Maracanã, mas não houve respostas. A Federação do Estado do Rio de Janeiro entrou na justiça.

A disputa para a concessão já se arrasta por alguns meses. A Odebrech, no segundo semestre de 2016, já havia comunicado o desejo de deixar a concessão. Isto provocou alterações nos planos dos concorrentes. A Lagardére excluiu do processo a BWA, sua parceira no Castelão e no Independência, os dois estádios que ela administra no Brasil.

Ver comentários

  • Não entendi o texto. rs
    Não era pra explicar? Explicou nada. kkkk

  • Tipo de matéria q dá um aspecto de tabloide sensacionalista a "Coluna". Se é pra ganhar cliques a qualquer custo, tô fora. Espero q não se repita. SRN

Notícias recentes

  • Destaque

Flamengo larga em desvantagem no confronto com o Cruzeiro pela Libertadores; entenda

Flamengo terá menos tempo para treinar com o elenco completo em relação ao Cruzeiro O…

04/06/2026
  • Notícias

Criador de conteúdo sofre perseguição após vídeo sobre polêmica em jogo do Palmeiras

Vídeo expôs a pressão de jogadores do Palmeiras sobre a arbitragem na anulação de um…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo espera valorização de Jorge Carrascal na Copa do Mundo

Seleção Colombiana convocou Jorge Carrascal para disputar a Copa do Mundo de 2026 O Flamengo…

04/06/2026
  • Manchetes

Flamengo monitora atacante argentino e enfrenta disputa com Palmeiras e Cruzeiro

Qual é o atacante do Tigre (ARG) que aparece como possível contratação do Flamengo?  …

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quinta, 04/06/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 04 de junho O Coluna do Fla reuniu…

04/06/2026
  • Manchetes

Filipe Luís e Rodrigo Caio fecham nova parceria após saída do Flamengo

Qual é a nova parceria entre Filipe Luís e Rodrigo Caio?   Desde que saíram…

04/06/2026