Notícias

“Numa tarde de domingo, o flerte com morte, o sangue e a guerra”

Compartilhe

Quando o Botafogo alertou para o que entendia como falta de segurança para a realização da partida, comecei a rodar o Estádio Nilton Santos. No Setor Norte, às 17h30, ainda não havia a primeira confusão, que começou 15 minutos depois. No Leste, soube que policiais até de Cabo Frio foram convocados para o jogo. Manifestações justas, que viraram rotina no estado desde os últimos dias da semana passada, impediam a saída de viaturas e de oficiais do batalhão responsável pela área do jogo, no caso, o bairro do Engenho de Dentro

No Setor Sul, organizadas chegavam sem escolta. Não que todos os presentes ali tivessem a violência como objetivo, mas não eram poucos os que a buscavam. Estava ali anunciada a barbárie que eu presenciei perto da entrada do Setor Oeste. Centenas de membros de torcidas organizadas entrando em confronto, primeiramente entre si, depois com policiais militares. Todo mundo bateu, todo mundo apanhou.

Eu vi gente sem camisa com todo tipo de objeto na mão. Barras de ferro, vidro, lixeiras, pedras, parte de catracas. Centenas de pessoas. Eu vi policiais castigarem uns de tanto bater, e depois liberá-los. Eu vi e ouvi de outro: “Ganhamos a guerra!”. Eu vi tudo isso escondido, também me protegendo.

Parece banal chegar em casa, sentar no sofá e comer. Normalmente até é. Mas se você voltar ao parágrafo anterior, atente para o fato de eu ter me escondido. Eu consegui me refugiar e agradeço a quem me deu abrigo. Tive sorte. E se você retornar ao primeiro parágrafo deste mesmo texto, vai perceber que por conta de 15 minutos eu não estive na área onde tiros foram disparados. Eu tive sorte. Poderia ser eu. Poderia ser você que passou por ali também pouco depois. Poderia ser você que lembra já ter passado pelo portão Norte.

Eu vi cenas de um anseio pelo sangue alheio que é primitivo. E eu vi isso por parte de quem se diz torcedor dos dois clubes e de quem deveria fazer a proteção do evento. Não consigo entender por que alguém merece morrer por ter opiniões ou paixões diferentes das de seu assassino.

Se não há segurança que garanta um evento, esse evento não faz sentido. Mas, principalmente, se matar tem alguma coisa a ver com torcer, não há razão para tal entretenimento existir. Não há justificativa que se sobreponha às lições que o esporte ensina. O que eu vi foi sede de sangue. Foi uma guerra que precisa ter fim.

Mas as mortes não costumam parar guerras.

Felippe Rocha

Fonte: Lancenet

Ver comentários

  • uma pena isso ter acontecido.. mas deixo aqui minhas sinceras condolencias a familia do botafoguense morto.. e uma pronta recuperação aos feridos...... isso não representa o futebol..... SRN !!

  • Eu só estou achando estranho o fato de ninguém comentar quem iniciou a briga, pois pelo o que eu vi e li foi a torcida do bostafogo que invadiu o lado do Flamengo, mas ninguém tocou nesse assunto, mas se fosse o contrário ... , assim como tem gente culpando a polícia, os dirigentes etc., mas ninguém fala das organizadas e dos torcedores que brigaram, se nós precisamos de polícia para respeitarmos os outros é por que nós não somos civilizados, e nessa confusão mais uma vida se vai.

    OBS: Quando veremos a CBF e sua bancada da bola, lutar por leis mais severas que punam esses criminosos fantasiados de torcedores, como na Inglaterra?

    SRN #ChegadeViolência

Notícias recentes

  • Notícias

Delegação do Flamengo desembarca no Rio após amistoso em Brasília; veja programação do elenco para este sábado

Elenco do Flamengo está de folga neste sábado (18) Nessa sexta-feira (17), o Flamengo venceu…

18/07/2026
  • Notícias

Jorge Carrascal se reapresenta ao Flamengo neste sábado

Colombiano é o último jogador convocado a se reapresentar ao Flamengo O Flamengo venceu o…

18/07/2026
  • Notícias

Pedro aponta principal benefício da intertemporada do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo contra o Olimpia (PAR), Pedro falou após o…

18/07/2026
  • Manchetes

Os detalhes das contratações do Flamengo e o recado de Leonardo Jardim a Lorran

O que disse Leonardo Jardim, técnico do Flamengo, após jogo contra o Olimpia (PAR)?  …

17/07/2026
  • Destaque

A visão de Bruno Henrique sobre a permanência de Lorran no Flamengo

Bruno Henrique elogiou Lorran e outros garotos oriundos da base O Flamengo venceu o Olimpia…

17/07/2026
  • Destaque

Com golaço de Bruno Henrique, Flamengo vira contra o Olimpia e encerra intertemporada invicto

Flamengo e Olimpia (PAR) se enfrentaram nesta sexta-feira (17), em Brasília Intertemporada concluída com sucesso!…

17/07/2026