Saudações Nação Rubro-Negra, quero começar essa coluna de uma forma diferente, pois ela é mais um desabafo do que um artigo em si. A motivação para isso foi nessa semana, pois custei achar uma notícia relacionada ao futebol do Flamengo em meio a notícias sobre estádio, Ferj, policia e etc…
É do saber de todos que o Maracanã é a “casa” do Flamengo. Foi o local de inúmeras vitórias, conquistas, recordes de públicos. Porém, formalmente, o Flamengo nunca passou de um mero inquilino nessa casa, e esse sempre foi o interesse do Governo e das empreiteiras que recentemente assumiram a sua administração. Eu concordo que, se lá atrás, o Governo entregar o Maraca pro Flamengo administrar era algo temeroso, pois antes da gestão EBM o clube era visto como caloteiro e não conseguia cuidar nem da Gávea quanto mais de um complexo como é o Maracanã.
Mas agora nada explica o Flamengo não ser incluído no rol de interessados para gerir o estádio, hoje o clube não atrasa salários, é exemplo em negociações e já mostrou conseguir organizar partidas não só no Maracanã, mas como em outras arenas do Brasil, aliás sem o clube o estádio dificilmente irá sobreviver. O Governo além de não querer mudar o edital de licitação em prol do Flamengo, ainda permite que a empresa mais corrupta de todos os tempos do Brasil decida qual será o futuro do estádio.
Fora isso, quantas vezes o Mengão ficou prejudicado por não ter estádio para jogar por causa de Jogos Panamericanos, Olimpíadas, Jogos Paralímpicos, Copa do Mundo entre outras oportunidades que o Governo sempre aproveita para fazer reformas superfaturadas e descaracterizar ainda mais o Monumento do Futebol. Além de ter que escutar humilhações de Vasco e Botafogo, proibindo o rubro negro de querer mandar alguma partida em seus estádios.
Sabendo disso, a solução encontrada em utilizar o estádio da Portuguesa da Ilha foi um gol de placa da diretoria rubro-negra que terá um estádio em forma de Caldeirão na própria cidade para minimizar os efeitos de tantas viagens e ganha tempo para conseguir uma negociação melhor pelo Maracanã ou se parte para um estádio próprio. Esse colunista apesar de saber todos os esforços que demanda, como investimentos, local, licenças, prefere a um estádio próprio, pois acredita que só assim o Flamengo poderá se concentrar no que realmente importa que é o futebol.
Por: Wesley Paulo @wesleypbc
Saudações RN
Elenco do Flamengo se apresenta no CT Ninho do Urubu na manhã deste sábado (23)…
Atacante rubro-negro foi o herói do título do Flamengo em cima do River-Plate (ARG) Neste…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Pelo título achei q era o Viny.. kkk
Mais um com essa choradeira de estádio próprio.
E ele está errado? Prefere ser sempre inquilino do estado, com as calças na mão?
Prefere ser sempre inquilino de uma empresa privada com as calças na mão?
É melhor pagar um aluguel fixo para alugar um estádio ou abrir mão de setores do estádio,estacionamento,bares,...?
Flamengo não tem dinheiro para construir um estádio e não pode abrir mão de nenhum tipo de receita para satisfazer caprichos da torcida.
Puro capricho, esses caras só querem é se livrar das piadinhas de não ter estádio... se pararem 1 min pra pensar, vão ver o óbvio, que HOJE É INVIÁVEL PRO FLAMENGO CONSTRUIR UM ESTÁDIO DO 0... Quando for possível, e se for possível, a diretoria do Flamengo o fará sem pressa... e que se for construir, o clube terá que voltar pra austeridade financeira pesada (ainda não vi nenhum defensor ferrenho de estádio próprio tocar nesse assunto... e o time, enquanto se constrói o estádio, seria bom? já que o foco do clube todo seria pelo estádio novo?)... Se o time é bom, ganha campeonatos e o clube ganha dinheiro, o lugar onde joga é mero detalhe... e pra aqueles que dizem como o título do texto, que o Maraca nunca será do Flamengo, o Bayern de Munique tbm não botou 1 tijolo na Allianz Arena... o arrendou depois da Copa e hoje quem é que diz que o estádio não é deles? Prefiro mil vezes um acordo rentável com o Maracanã do que um estádio próprio mas com contratos toscos, tipo pagar 1bi como o curica, poder nem jogar uma final de Libertadores em casa ou reformar o gramado se a dona da arena não quiser, como o palmares, ou ter a maior parte da renda penhorada pra pagar a empreiteira, como o gaymio...
Arthur, acredito que todos nós sendo rubro-negros queremos o melhor para o Flamengo.
Quando apoio a construção de um estádio proprio para o clube pode considerar que não é um mero capricho.
Levo em consideração os vários fatores que dificultam a relação Flamengo x Governo do estado do Rio de Janeiro x Empresa que será a vencedora da pseudo-licitação.
Historicamente, pelo menos nos ultimos 30 anos, o Flamengo não é beneficiado, em nenhum ponto, pelas autoridades cariocas.
Vide o caso do Faísca que recebeu um estádio contruido com dinheiro de todos os contribuintes (haviam flamenguista no meio desses contribuintes?) e agora posa de dono absoluto do mesmo, negando inclusive a realização de partidas do Mengão no Engenhão.
Não sou carioca, mas, sempre escutamos noticias que a prefeitura do Rio doou terrenos para construção dos CTs de Vasco, Botafogo e Fluminense.
E qual apoio o Flamengo recebeu?
Se o Flamengo fosse o gestor do Engenhão, vozes já teriam se levantado do tumulo GRITANDO que o estádio é publico e sendo assim não poderia ser patrimonio exclusivo de um clube.
Por isso acho que o Flamengo e o grupo com o qual é parceiro não conseguirão sair vencedores desta licitação.
Sempre haverá uma tramoia contra o clube.
A iniciativa do estádio proprio, dentro de analises financeiras bem realizadas, seria a tentativa do clube para se livrar de todas essas amarras.
Choveu no molhado.
Certíssimo... Já chega desse imbróglio. Porém, acho que os 3 (na verdade, 6) anos de contrato com a Portuguesa são estratégicos. É um período de tempo apropriado para a construção de um estádio... Nossa "casa própria" sairá em breve.. SRN6
Espero isso.
É a minha unica tristeza com Bandeira, ele sempre visa a parte financeira do que a técnica se não fosse o maracanã ele ia levar pra Brasília mas na ilha que é o único lugar que faríamos realmente pressão não vai, digo uma coisa se o Bandeira fosse o presidente do Atlético-MG naquela libertadores que foram campeões eles não teriam sido, pq o atlético ganhou aquele libertadores por causa do estádio do América Mineiro que lá faz sim pressão, ganhou todos os jogos la com sobra e adversários acanhados com medo e pressionados quando chegaram a final o atlético queria recorrer PR jogar lá más como a capacidade não era grande a Comebol não aveitaria então eles estudaram aumentar a capacidade do estádio com arquibancadas móveis só quando viram que nao ia dar tempo resolveram levar pro Mineirão e la iam perdendo o título fizeram um gol de empate nos acréscimos e foram campeões nos penaltis jogo que se fosse no horto teriam goleado pois o time do olimpia era fraco chegou a final por ganhar sempre em casa por causa do caldeirão que eles tem, em fim o Kalil visou retorno técnico o tempo todo querendo ser campeao e conseguiu se fosse o bandeiea teria jogado todos no Mineirão e não chegariam nem na final pq esses estadios grandes zanguem quem zangar sao nêutros podem lotar que são neutros, Santo André América do México figueirense Coritiba Corinthians Leon e etc que o diga se tratando de maracanã!
Que coisa sem sentido, cara!!
Eu tinha escrito isso no post que diz que o flamengo vai fazer a estreia no maracanã na libertadores copiei e coloquei aqui pois acho cabível cabível o mesmo assunto!
A ilha pode ser um caldeirao, mas o maracanã pode sim receber nossas partidas importantes.
Madruguinha, concordo com o rubro-negro André Luiz.
O que ele quis dizer é que o Atlético-MG usou o fator casa como determinante para a conquista da Libertadores/2013.
Numa competição como essa, o clube possuir um verdadeiro "caldeirão", faz a diferença.
O Maracanã é um estádio muito bonito, mas,já faz muito tempo não possui essa "atmosfera" de caldeirão, de pressionar nossos adversarios.
Isso é uma vantagem psicologica sobre os adversários.
Só que nada disso basta, se a equipe não desenvolver um futebol competitivo.
Mas você não acha que esse clima de caldeirão se perdeu ao longo tempo por causa da torcida?
No New Maracanã, Padrão FIFA, esse clima de caldeirão praticamente não existe.
Acho que mudaram a estrutura do estádio, assim como o perfil dos torcedores que frequentam as partidas.
Eu nem respondo meu amigo so nao encherga quem nao quer, parecem parentes do governo ou tem cadeiras cativas ou já são acostumados a serem humilhados na vida que nem se sentem humilhados por governo consórcio torcedores presidentes rivais Joelma chimbinho e etc!
Entendi o que ele quis dizer, mas o maracanã é bem diferente do minerao.
Em que sentido voce acha o Maracanã bem diferente do Mineirão?
Atmosfera do RJ.
Melhor jogar com 20 mil a dar um real para a Lagardere
Quero que a largadinha se dane também, mas eles náo estão na jogada. É bem capaz do estadio cair no nosso colo em breve.
Precisam pensar em ampliar a Ilha.
Ganhou por causa do estádio? Quanto times foram campeões jogando em estádios que não eram caldeirões?
Seguindo sua lógica pq o Atlético não ganhou a libertadores todos os anos seguintes?
O que importa é a torcida do lado.
SRN
Eu também sou bandeira roxo mas o que falo e fato ele sempre preferiu retorno financeiro que técnico não adianta espernear zangar querer dizer que sou louco a verdade e essa é ela está provada pelas tantas vezes que ele vendeu jogo pra Brasília Natal Manaus e etc ao invés de jogar em Cariacica onde só cabiam 17 mil mas a pressão era maior e a torcida sabia torcer não adianta espernear esperemos com algo que não acontece mais isso aconteceu e vai continuar acontecendo não adianta zangar comigo!
Concordo que em relação a ele priorizar o financeiro, mas a situação do Flamengo ainda é essa, depende muito ainda de arrecadação com bilheteria (ou venda de mando de campo), hoje o Flamengo não consegue manter a saúde financeira sem a renda dos jogos.
É ridículo, será necessário investir 80% de um novo estádio para arrendar o Maraca por 30 anos.
O que fica de pergunta é a seguinte. Por que a diretoria está insistindo tanto com o maracanã? Na Bombonera por exemplo, o estádio é uma região pobre, mas fatura com tour, lojas, vendas de miniaturas e tudo o mais. Por que a nossa diretoria insiste com o maracanã?
Pq já esta construído e pq é em uma área localizada com vários acessos. Onde seria construído o novo estádio? a localização seria acessível para a maioria?
Eu gostaria muito que o Flamengo tivesse uma arena de uns 50-45 mil, mas é difícil ali no RJ.
SRN
Quero saber em que parte do RJ eles querem construir uma Arena desse tamanho.
O Flamengo já tem um terreno de 120 mil m2 na Barra reservado para compra. O pessoal está trabalhando na surdina, e arena da Ilha será a experiência em administração do estádio "próprio", o Maracanã é só para corroborar com a afirmação de que o Flamengo é o trem pagador, e se não houver uma oferta que agrade não haverá participação. Essa diretoria não dá ponto sem nó, pode acreditar.
SRN
Ter o terreno é simples, só que o entorno também é muito importante. Saber se isso é de fato verídico ou se é uma manobra para pressionar a licitação do Maracanã também é importante.
O ruim é a distância da Baixada, mas em outros locais há sempre questionamentos e processos contra.
O Flamengo poderia tentar construir aonde é o Estádio da Gávea. Um Estádio para 45 mil pessoas moderno seria o ideal! é utopia quer fazer estádio para 100 mil ou 80 mil que seja pq é inviável um terreno para tamanho estadio e a manutenção seria muito cara
Precisa de aprovação dos moradores também.. e eles não querem nem de uma de 20 mil, imagina uma de 45?
SRN
Entendo até certo ponto. Mas nessa de utilizar o que está pronto, perdemos ao longo de nossos 121 anos, a chance de termos nosso estádio construído. Entendo que com a expansão imobiliária nos dias atuais torna complicado, mas é sim possível o Flamengo alavancar um estádio que gere crescimento em seu entorno e aumento em suas receitas.
Eu já falei e vou repetir um milhão de vezes. O maracanã e o Flamengo foi um bom casamento, durou muito tempo, mas acabou. Chega!
Eu concordo plenamente com o desabafo do colunista, precisamos de uma casa onde nós sejamos quem decide o que, quando e como fazer. Administrar um estádio para deixar os outros clubes utilizarem quando quiserem e bem entenderem me deixa extremamente irritado. Apoio esta direção do Fla em tudo, mas essa insistência com o maracanã já passou dos limites.
Incluo que dividir estádio com um rival, no caso o florminense, também seria bastante incômodo...
Porém tem uma turminha de PREGUIÇOSOS que defendem essas teses imbecis de que "o Maraca é nosso", o governo não autoriza, as associações de moradores não permitem, o Trump não quer, etc...
Para mim, essa gente não passa de herdeiros de cadeiras cativas ou vizinhos do Maracanã que não querem perder seus privilégios!
Não tem outra explicação...
O Maracanã não é, nunca será e nem precisa ser para o Flamengo jogar lá e lucrar com ele.
O maior reforço que o CRF terá na sua história é o estádio próprio.
Apesar das dificuldades de levantar um estádio, ja passou da hora de o fla ter o seu, não sei o que a diretoria tá esperando pra dar início a isso, até porque é um processo demorado que precisa de toda uma documentação, mais eles preferem esperar pelo maracana pro fla ficar refém do governo e de empreiteiras.