Vivendo situações opostas na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, Botafogo e Flamengo fazem o clássico da penúltima rodada do Grupo B neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Rubro-Negro lidera com nove pontos e cem por cento de aproveitamento, precisando de um simples empate para assegurar a vaga nas semifinais. Já o Glorioso, que vem de triunfo de 2 a 1 sobre o Macaé, tem quatro pontos e precisa vencer para seguir alimentando chances apenas matemáticas de avançar.
Apesar dessa diferença, os times chegam empolgados para este jogo. O Flamengo, que na semana passada goleou o Nova Iguaçu por 4 a 0, no meio de semana bateu o Grêmio por 2 a 0 na estreia na Primeira Liga. Já o Alvinegro arrancou empate por 1 a 1 com o Colo-Colo, no Chile, avançando para a terceira fase da Copa Libertadores.
“Vai ser um jogo entre duas grandes equipes, que chegam empolgadas para este compromisso e por isso mesmo estamos esperando muito equilíbrio. O Flamengo depende de seus próprios resultados para conseguir a classificação e temos que saber tirar proveito desta realidade”, disse o técnico Zé Ricardo.
Jair Ventura, comandante do Botafogo, também espera um choque marcado pelo equilíbrio.
“Os dois times têm qualidade e bons jogadores. Portanto, podemos esperar equilíbrio, até porque estamos falando de um clássico marcado por grande rivalidade. O Botafogo vai mandar a campo um time em condições de atingir seus objetivos. Isso eu posso assegurar ao nosso torcedor”, disse Jair.
O fato de o Botafogo, envolvido na disputa da Copa Libertadores, poupar seus principais jogadores não é visto com euforia pelos flamenguistas.
“O Flamengo sabe que do outro lado do campo vai enfrentar jogadores de um grande clube. O Botafogo, assim como o Flamengo e boa parte dos clubes brasileiros, está realizando muitos jogos neste começo de temporada e por isso mesmo está sendo obrigado a fazer uso de um elenco muito grande”, afirmou o lateral-direito Pará.
Em termos de escalação, o Flamengo não quis antecipar o time que vai mandar a campo, porém, não está descartada a possibilidade de preservar alguns atletas que apresentam desgaste muscular. Já pelo lado do Botafogo o time será reserva mesmo, com alguns jogadores revelados nas categorias de base sendo utilizados.
Fonte: O Fluminense
Rivalidade onde? Qual título de expressão o Botafogo disputa para ser rival do Flamengo?